Cosméticos Skincare

Pode usar retinol com vitamina C? Descubra!

09/03/2024

Será que pode usar retinol com vitamina C na rotina de skincare? O post de hoje dará a resposta pra você. Afinal, cuidar da pele é coisa séria! O ideal é sempre ter o direcionamento de um dermatologista, mas a gente sabe que isso nem sempre cabe na realidade de muitas pessoas. Então, quero munir você de informação para não cair na besteira de ficar misturando compostos sem saber um pouco melhor o que está fazendo!

Retinol

retinol

O retinol é um derivado da vitamina A e um dos ingredientes mais eficazes e amplamente estudados no universo do skincare. Conhecido por suas potentes propriedades anti-idade, estimula a renovação celular e a produção de colágeno, ajudando a suavizar linhas finas e rugas, melhorar a textura da pele e combater a hiperpigmentação. Além de seus benefícios antienvelhecimento, o retinol também é eficaz no tratamento da acne, pois ajuda a desobstruir poros e prevenir a formação de novas lesões.

Vitamina C

vitamina c

A vitamina C – também chamada de ácido ascórbico em seu estado puro – é conhecida pela ação antioxidante e pelo combate aos radicais livres. Além disso, é capaz de estimular o colágeno, deixando a pele mais firme. Ela ainda tem o poder de uniformizar o tom da pele, reduzir as linhas de expressão e iluminar o rosto. Como tem moléculas bastante instáveis, o ativo tende a oxidar com facilidade. Por isso, existem várias opções de derivados no mercado para que sua eficácia seja mais prolongada.

Pode usar retinol com vitamina C?

A resposta é… Depende. Vamos lá! Se você pensou em colocar os dois compostos no mesmo momento da rotina de skincare (idealmente à noite, pois o retinol é fotossensível), melhor não. Isso porque, a depender da pureza e concentração dos ativos, a chance de você sofrer reações adversas, como irritação na pele, é alta. Então não misture!

Uma exceção é quando o mesmo produto traz os dois ativos na fórmula porque aí tudo foi pensado para ter a melhor eficácia com o menor dano, certo?

Até porque a vitamina C funciona muito melhor de dia, já que potencializa os efeitos do protetor solar. Portanto, se você quer contar com ambos em seus cuidados diários, separe os usos! De manhã, vitamina C; à noite, retinol, certo? Porém, fique atenta: se você não tem muito conhecimento sobre sua própria pele e o que está passando nela, vá com calma.

Não faz sentido você, que antes só passava hidratante, sair colocando retinol com vitamina C no rosto como se não houvesse amanhã! Reforçando, o correto é procurar um dermatologista. Mas, se for pra começar, inicie com uma vitamina C derivada no skincare diurno. A ordem é: lavar, passar a vitamina C, hidratar e fechar com o protetor solar, que é essencial!

Conforme a pele se acostuma (caso se acostume – senão, suspenda o uso) e os resultados aparecem, aí sim dá para partir pra uma vitamina C pura (clique para ver as dicas), começando com uma de concentração 10% e evoluindo até uma de 20%. Só depois de todo esse caminho, desde que haja uma boa resposta, eu seguiria para o retinol no skincare noturno – e ainda numa versão branda e de maneira intercalada inicialmente – por exemplo, uma vez a cada três dias ou dia sim, dia não.

Lembrando que o retinol é um grande amigo do ácido hialurônico, que está presente em diversos séruns, loções ou cremes faciais hidratantes. Se você quiser entender como fazer essa combinação nos cuidados à noite, clique no botão abaixo.

Resumindo

Se você está em busca de um rosto saudável e rejuvenescido, pode conseguir isso por meio da combinação de retinol com vitamina C. Os benefícios dos dois serão vistos desde que sua pele tolere bem os compostos e haja equilíbrio no uso. Skincare é investimento não só de dinheiro, mas de tempo também. Então, tenha paciência que, em algum momento, você poderá perceber um aparência mais fresca e radiante. Confie no processo!

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB