Cosméticos Skincare

Retinol descama a pele? Entenda como usar o ativo que diminui rugas e linhas

12/02/2024

Já ouviu falar que retinol descama a pele e ficou com medo de se arriscar em produtos com esse ativo? Então hoje é seu dia: preparei um guia bem completo sobre esse ativo, que é considerado um dos melhores quando se fala em redução de rugas e linhas finas. Te explico melhor o que é retinol e como usá-lo de forma segura! Bora?

O que é retinol?

O retinol é um derivado da vitamina A e um dos ingredientes mais eficazes e amplamente estudados no universo do skincare. Conhecido por suas potentes propriedades anti-idade, o retinol estimula a renovação celular e a produção de colágeno, ajudando a suavizar linhas finas e rugas, melhorar a textura da pele e combater a hiperpigmentação. Além de seus benefícios antienvelhecimento, o retinol também é eficaz no tratamento da acne, pois ajuda a desobstruir poros e prevenir a formação de novas lesões.

Retinol x Ácido retinóico

O retinol e o ácido retinóico são ambos derivados da vitamina A, mas diferem significativamente em potência e uso. O retinol é uma forma mais suave e está disponível em produtos de skincare de venda livre. Ele converte-se em ácido retinóico na pele, mas esse processo leva tempo e faz com que o retinol seja menos potente, porém mais suave. Já o ácido retinóico, também conhecido como tretinoína, é muito mais forte e geralmente disponível apenas por prescrição médica. Ele atua mais rapidamente e de forma mais intensa, sendo eficaz para tratar acne severa e sinais mais profundos de envelhecimento. Devido à sua potência, o ácido retinóico pode causar mais irritação e é recomendado para quem já tem experiência com retinoides ou sob orientação dermatológica.

Tretinoína é roacutan?

Não, Roacutan não é tretinoína. Roacutan é o nome comercial para a isotretinoína, uma forma oral de vitamina A, usada para tratar acne severa, especialmente aquela que não responde a outros tratamentos. A isotretinoína atua reduzindo a quantidade de óleo produzido pelas glândulas da pele, ajudando a renovar a pele mais rapidamente. Por outro lado, a tretinoína, também um derivado da vitamina A, é usada topicamente na pele para tratar acne leve a moderada e sinais de envelhecimento.

De qualquer forma, tanto tretinonína quanto isotretinoína são medicamentos, ok? Ou seja, para usá-los, é preciso de indicação e acompanhando médico. Já o retinol, por ser mais brando, é um ativo que pode ser encontrado em produtos de uso tópico que não demandam receita – mas é sempre bom conversar com um dermatologista antes de usar, ok?

Mas afinal, retinol descama a pele? Como usar?

Dependendo da forma como você usa o ativo e das características da sua pele, o retinol pode, sim, descamar a pele. Mas a gente te ajuda nessa – continue lendo para entender como usá-lo da melhor forma.

Para usar retinol sem sensibilizar a pele, é crucial começar com uma abordagem gradual e cautelosa. Inicie com uma concentração baixa (0,1%, por exemplo), aplicando o produto uma ou duas vezes por semana e observando como sua pele reage. Se não houver sinais de irritação, você pode aumentar gradualmente a frequência de uso, permitindo que a pele se adapte ao retinol.

Sempre aplique o retinol à noite, pois a exposição solar pode diminuir sua eficácia e aumentar o risco de irritação. No dia seguinte, higienize bem a pele e aplique protetor solar (mínimo FPS 30!), já que o retinol pode tornar a pele mais sensível ao sol. Além disso, hidrate bem a pele, pois o retinol pode causar ressecamento. Se sua pele é sensível, aplique hidratante, aguarde um minuto, e em seguida aplique o retinol. Já se sua pele não é sensível, aplique o retinol primeiro e depois o hidratante.

Se você sentir vermelhidão, descamação ou irritação, reduza a frequência de uso ou consulte um dermatologista. Com esses cuidados, é possível incorporar o retinol à sua rotina de skincare de forma segura e eficaz.

Indicações de retinol

Algumas opções de produtos que eu já usei, gostei e recomendo:

Retinol Puro linha Botik, O Boticário

A linha Botik, do Boticário, tem duas versões de produtos com retinol puro na composição. Esse da imagem é o com 0,1% do ativo na fórmula e temos também o com 0,3% (concentração máxima permitida em cosméticos no Brasil). Já usei ambos e gosto muito tanto da textura quanto dos resultados. Ambos são leves, fáceis de espalhar e não deixam a pele pegajosa. Além disso, acho interessante as duas concentrações diferentes. Assim, quem não tem o costume de usar pode começar aos poucos, com a versão com 0,1%. Eu acho que as duas versões ajudam a atenuar e minimizar linhas finas e já tive bons resultados especialmente com a linha do bigode chinês. Pra mim, estão super recomendados!

Revox Intense Retinol, da Dermage

Esse produto mudou de embalagem – hoje em dia ela é vermelha, mas é o mesmo que eu testei. Gosto muito dos produtos da Dermage, funcionam super bem para minha pele, deixando ela mais lisinha e uniforme sem sensibilizá-la – com esse não foi diferente. A textura é leve, de sérum mesmo, e a pele absorve rapidamente. Além disso, a fórmula é bem tecnológica e conta também com biopeptídeos, que ajudam a evitar a contração muscular e prevenir linhas de expressão.

Retinol B3 Sérum, La Roche-Posay

Outro produto que é muito interessante para peles sensíveis é o Retinol B3 Sérum da La Roche-Posay. Inclusive, ele é super indicado pela minha dermatologista para quem sofre com descamação ou vermelhidão na pele. Eu usei e notei que realmente ele é suave para a pele, não irrita e ainda ajuda a atenuar linhas de expressão. Gosto muito!

Retinol Face Stick da Dermage

Agora quero falar de um retinol com formato diferente – em bastão! É o Retinol Face Stick da Dermage, que tem 0,3% de concentração do ativo (ou seja, a máxima permitida em cosméticos) junto com dois tipos de ácido hialurônico. Esse tem sido meu favorito do momento justamente por conta do formato. Ultimamente, descobri algumas questões na minha pele – primeiro, foi o melasma, e mais recentemente, um início de rosácea. Ou seja, sim, pele super sensível.

Por conta disso, minha dermatologista recomendou que eu evitasse o retinol. Mas esse consigo usar justamente porque consigo aplicar em áreas localizadas – como testa e bigode chinês. Assim consigo ‘desviar’ das áreas com melasma e rosácea e ainda aproveito os benefícios do retinol. Esse em bastão é facílimo de aplicar, pois nem precisa espalhar, e ajuda a atenuar linhas finas e deixar a pele mais lisinha.

E vocês, tem algum retinol favorito?

você pode gostar também destes posts

1 Comentário

  • responder Karen 13/02/2024 às 03:28

    O da Princípia é ótimo e tem o melhor custo-benefício que já vi!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB