Autocuidado

Tudo sobre minha cirurgia de endometriose

27/10/2022

Se você acompanha o CDD no Instagram, deve saber que eu tenho endometriose, uma doença crônica e inflamatória que acomete de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva, de acordo com estimativas.

Veja tudo sobre endometriose no site do meu médico, Dr. Sérgio Podgaec. Tem muita informação útil por lá!

endometriose

Minha história com a endometriose

Uma das principais características da endometriose é a cólica forte durante o período menstrual. Sempre tive, desde adolescente. Quando tomava anticoncepcional, era menos, mas como parei em 2018, acho que foi aí que a coisa começou a piorar dentro do cenário da minha vida adulta.

No início do ano passado, também passei a ter dores abdominais – especialmente direcionadas no meu ovário esquerdo – em outros momentos do ciclo. Veio uma bandeirinha vermelha e visitei uma ginecologista do plano que me já me atendia há alguns anos lá em Curitiba. Ela pediu uma ultrassonografia transvaginal e constatou que eu estava com um cisto, que poderia ou não ser naturalmente absorvido pelo corpo.

A médica então me trouxe a suspeita da endometriose, já que o sangue acumulado poderia estar em outros pontos da minha pelve. Para descobrir, me indicou um exame de imagem mais completo e especializado, que mapeia a doença. Ele combina ultrassom pélvico e transvaginal. Esperei cerca de 2 meses para fazer e, no fim das contas, era isso mesmo. Quando voltei no consultório com o resultado, escutei muita coisa sobre infertilidade, congelamento de óvulos e gravidez geriátrica (tinha quase 35 anos na época).

Foi bastante para assimilar e saí de lá arrasada. Fiquei deprê por algum tempo até.

A mudança de médico

Foi então que, com a ajuda de uma amiga muito querida que passou por isso também, busquei um especialista na doença: o Dr. Sérgio Podgaec, que foi muito didático durante a consulta e me tranquilizou bastante quanto ao assunto. As informações do vídeo que deixei ao fim do post foram retiradas do site dele, inclusive!

Trabalhamos no controle clínico do meu caso por mais de um ano. Porém, infelizmente, apenas o uso de progesterona não foi capaz de me dar uma boa qualidade de vida, pois as dores da endometriose continuavam. Recebi então a indicação para a cirurgia, sobre a qual conto aqui embaixo. Tá tudo muito bem explicado, não deixe de conferir!

Endometriose: em vídeo

Espero que esse conteúdo chegue a muitas mulheres que, como eu, conhecem de nome a doença, porém, não relacionam seus possíveis sintomas a ela e por isso têm diagnósticos tardios. Quanto mais falarmos disso, mais podemos descobrir cedo e melhorar nossa qualidade de vida!

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB