Cosméticos

Esfoliante sem plástico: bom pra você e pra natureza!

13/07/2018

esfoliante sem plástico

Foto: Shutterstock

Esfoliar a pele para remover impurezas é uma delícia. Mas você sabia que isso pode ser prejudicial ao meio ambiente? A verdade, minha amiga, é que as partículas abrasivas presentes em parte desses produtos são feitas de plástico.

Aí você me diz: “Thais, mas as bolinhas são tão pequenas…”. São mesmo. Contudo, imagine a quantidade de esfoliante que é produzida e usada mundo afora. Junte todas aquelas mini partículas mentalmente e vai perceber que o estrago pode ser enorme!

E tem mais! O residual dos nossos deliciosos banhos vai para a rede de esgoto. Embora a água seja tratada, as danadas das bolinhas acabam passando batido e – adivinhe só! – vão parar direto nos oceanos (passando antes por rios e mares). Isso causa, logicamente, desequilíbrio ambiental.

Pra piorar, você mesma pode vir a ingerir as partículas ao consumir frutos do mar que as engoliram acidentalmente! Tá convencida agora? hahahaha Ai, ai. Rir pra não chorar.

E agora? Paro de usar esfoliante?

Não precisa! Faz alguns anos que as indústrias estão sendo pressionadas a mudarem a produção, inserindo partículas abrasivas biodegradáveis. Hoje, há esfoliante sem plástico como alternativa viável.

Mas, antes de apresentar opções para rosto e corpo nesse sentido, quero mostrar o que você deve procurar no rótulo para não cair em nenhuma armadilha! Os plásticos mais comumente usados nos esfoliantes que ainda não se adequaram são dois: polipropileno e polietileno.

Muitas vezes, materiais plásticos vêm escritos em inglês na rotulagem, então fique atenta às seguintes nomenclaturas: polypropylene, polyethylene, polyethylene terephthalate, polylactic acid (PLA), polytetrafluoroethylene, polymethyl methacrylate e nylon!

Onde encontro esfoliante sem plástico?

esfoliante sem plástico

Sabonete Líquido Esfoliante Corporal Orquídea Natura Tododia | Creme Esfoliante Corporal Benjoim e Sândalo AMVÏ (resenha) | Esfoliante Facial Algas Marinhas The Body Shop | Peeling Facial Dermosoft Clean Extratos da Terra | Sabonete Esfoliante Facial Maria da Selva Cativa Natureza (resenha) | Esfoliante em Óleo Karité The Body Shop | Polpa Esfoliante Castanha Natura Ekos | Esfoliante Antissinais Natura Chronos | Gel Esfoliante Corporal Vitta Extratos da Terra | Manteiga Corporal Esfoliante Cativa Natureza

Aqui vão algumas opções de esfoliante sem plástico para corpo e rosto. Como disse antes, as mini partículas sintéticas foram substituídas por alternativas biodegradáveis! Entre elas, as mais comuns são as sementes e suas cascas, o arroz, o sal e o açúcar.

Nesses casos, vale ficar de olho no rótulo também. Como apelo de marketing, algumas marcas colocam visível a informação de que não há plástico na composição. Mas é sempre bacana parar uns minutinhos para confirmar isso na fórmula antes de comprar!

Para quem quer ficar 100% natural, há ainda a opção de fazer misturinhas caseiras, como nos tempos da vovó. Um exemplo é a esfoliação corporal com açúcar cristal e mel!

Esse post foi sugestão de uma seguidora – agradeço a dica e só me arrependo de não ter feito isso antes, pois a informação vêm pipocando na mídia há algum tempo! Me ajuda a espalhar para mais gente? <3

você pode gostar também destes posts

23 comentários

  • responder Karla Noronha 13/07/2018 às 16:17

    ADOREI!!!

    Esse é um assunto que tem me preocupado bastante e fico muito feliz por ter sido trazido à tona aqui!!

    Obrigada, Thaís!!!

    =D

  • responder Jade Meira 13/07/2018 às 16:33

    Yay! Faz alguns anos que peço esse post hahah. Fico muito feliz que vocês acataram a sugestão. Se bem que pode ter sido de outras leitoras também, já que esse assunto foi ficando mais conhecido com o passar dos anos. Mas alerto para o da Body Shop. Não sei se é o caso desse, mas ao menos o esfoliante facial da linha Tea Tree não continha plástico na composição do site gringo, por isso encomendei na lojinha do enjoei que vocês fizeram uma vez. Mas quando chegou, a composição que vem para o Brasil tem plástico. Como as leis aqui são menos rígidas, eles aproveitam pra tacar plástico dentro, já que é mais barato. Não comprei mas nada da Body Shop desde então. Obrigada pelo post, Thaís =)

  • responder Daiane Domingos 13/07/2018 às 16:52

    Caramba não sabia disso…bom saber!!! Já vou trocar meu esfoliante.
    http://senhoritadoslacos.blogspot.com/
    Bjos

  • responder Ludimila 13/07/2018 às 17:05

    Eu faço esfoliação com pó de café usado. Funciona muito bem e vc reaproveita uma coisa que iria para o lixo. Recomendo.

  • responder Gabriel 13/07/2018 às 17:06

    Gente, que post lindo! É um assunto que precisa ser mais alertado. Vale lembrar que os microplásticos também são usados em outros cosméticos, principalmente protetores solares. O amado Isdin Fusion Water, bem como o protetor da própria The Body Shop usam polimetilmetacrilato =/
    Obs.: até onde vi, os esfoliantes da natura não usam mais microplástico na fórmula (mas é sempre bom conferir mesmo!)
    Obs.2: existe uma campanha internacional para abolir o uso de microplástico em cosméticos, a Beat the Microbead. No site dá pra ver produtos que usam/não usam microplástico:
    http://www.beatthemicrobead.org/product-lists/

  • responder Vânia 13/07/2018 às 17:50

    Eu já tinha ouvido algo sobre isso no ano passado, mas sempre compro os de frutas e sementes da Boticário, só os de rosto que nunca parei para ler o rótulo. Mas, muito bacana a pauta! Parabéns meninas!

    http://www.ziperchique.com.br/2018/07/diario-dorama-fight-my-way.html

  • responder Estela 13/07/2018 às 21:51

    Parabéns pelo post, isso se chama responsabilidade!

  • responder Daniele Van Lume 13/07/2018 às 23:34

    Açúcar cristal e hidratante também funciona!!!

  • responder Ana 13/07/2018 às 23:50

    Olá, Thaís, bem legal vocês tocarem nesse assunto. Há informações semelhantes sobre o glitter.

    Outro probleminha similar é o uso de óleo de banho que pode contaminar a água, danificar o encanamento e além disso o box fica imprestável.

    Ainda sobre os esfoliantes: algumas adaptações caseiras, tipo o uso do café, fubá, aveia podem entupir o encanamento se usados com muita frequência. Eu amo usar o café, a pele fica muito iluminada. Mas uso muito de vez em quando para evitar possíveis transtornos com o encanamento. Mel, principalmente quando ele cristaliza, é uma opção melhor nesse sentido. Ou o açúcar também mencionado por você no post.

  • responder Bruna 14/07/2018 às 00:53

    Eu tenho um esfoliante da granado que é em pó! mas veja bem, como que eu sei que aquele pó nao é plastico?
    eu tenho ele há anos, adoro!

  • responder Bruna 14/07/2018 às 00:56

    Eu tenho um esfoliante da granado que é em pó! mas veja bem, como que eu sei que aquele pó nao é plastico?
    eu tenho ele há anos, então não tenho mais a caixa….

    Eu estou tentando mudar meus hábitos de diminuir os plastico….
    agora estou procurando escova de bambu, mas está difícil achar na minha cidade.

  • responder Denise D. 14/07/2018 às 18:02

    Thais, parabéns pelo post. Se preocupar pelo meio ambiente e mudar hábitos é sinal de evolução. Não dá pra gente fingir que os produtos que consumimos não tem impacto na natureza.
    bjs

  • responder Andrea 14/07/2018 às 18:23

    Eu também tenho amado usar borra de café, mas limito com medo de entupir o encanamento ou mesmo poluir tanto já que ele não dissolve. O ruim do açúcar é que é muito áspero.

  • responder Daniela 15/07/2018 às 18:47

    Que legal. Adorei o post!! Li uma matéria ano passado que alguns peixes estavam correndo risco por conta das partículas que iam parar no mar… Acho que é imprescindível refletirmos um pouco sobre sustentabilidade antes de comprarmos produtos, nós usamos, mas depois esse material vai parar em algum lugar. Obrigada por trazer este assunto.

  • responder Claudia 16/07/2018 às 06:13

    Axho bem engraçado essa super preocupaçao com meio ambiente mas não estão nem ai se o batom da marca preferida é desnecessariamente testado em animais. Parece um tanto paradoxal

  • responder Bia 17/07/2018 às 13:59

    Eu costumo usar borra de café, açúcar refinado, fubá ou uma luva esfoliante do Boticário que comprei faz tempos. Não sinto a menor diferença em comparação aos esfoliantes que já usei.

  • responder Esfoliante de morango asiático: linha Food Therapy da Skinfood 26/07/2018 às 00:03

    […] O esfoliante de morango da Skin Food faz parte de uma linha de esfoliantes que usa açúcar mascavo orgânico para ajudar a remover células mortas e impurezas da pele. Não tem plásticos ou ingredientes que prejudicam a vida marinha na fórmula. […]

  • responder Testei: Sal Esfoliante Corporal Bio Extratus Botica 29/09/2018 às 13:30

    […] daquele meu post sobre esfoliantes sem plástico? Pois então. Esse é totalmente livre disso! Na verdade, ele é feito de… Sal. Pois é, a […]

  • responder 3 esfoliantes corporais sem plástico que recomendo! 18/11/2018 às 09:30

    […] falei por aqui sobre o perigo dos esfoliantes com microesferas plásticas para o meio ambiente? No post, comentei o assunto e indiquei 10 produtos que utilizam insumos […]

  • responder Verbena L'Occitane: novidades fresquinhas! 08/02/2019 às 09:30

    […] Esfoliante Corporal Refrescante não contém aquelas micropartículas plásticas que são nocivas ao meio ambiente. Ele é feito com um esfoliante natural, o pó da casca de nozes. Soma-se a isso a manteiga de […]

  • responder Petrolatos em cosméticos: vilões ou heróis? 14/03/2019 às 09:30

    […] E aí quem sofre é a natureza, né? Se a gente for pensar numa utilização massiva dessas substâncias, pode imaginar o tamanho do impacto gerado por elas. É mais ou menos a mesma dinâmica das partículas plásticas em esfoliantes, sabe? Já falei sobre o assunto aqui. […]

  • responder 3 esfoliantes faciais sem plástico que recomendo! 08/06/2019 às 09:30

    […] esfoliantes com microesferas plásticas para o meio ambiente. Porém, se não sabe, sem problemas: nesse post, comento sobre o assunto e indico 10 produtos que utilizam grânulos abrasivos […]

  • responder Para dormir melhor: linha Cuide-se Bem Boa Noite O Boticário 22/02/2021 às 09:30

    […] princípio, tinha ficado MEIO ASSIM com as bolinhas, achando que eram aquelas de plástico que não são boas pro meio ambiente. Inclusive, fiquei pesquisando a fórmula e entendi um dos ingredientes dessa maneira. Porém, com […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB