Cosméticos Dossiê dos ingredientes

Petrolatos em cosméticos: vilões ou heróis?

14/03/2019

Já pincelei esse assunto algumas vezes, mas me dei conta recentemente de que não havia nenhum post inteiramente dedicado aos petrolatos nos cosméticos por aqui. Então, para resolver a questão, trago a partir de agora o resultado de algumas pesquisas que fiz + a opinião de um consultor e pesquisador em cosmetologia. Vem comigo!

petrolatos em cosméticos

O que são os petrolatos?

Essa nomenclatura não é a que costuma ser usada por especialistas, pois as divisões são mais específicas. No entanto, para nós, consumidoras, é possível entender que petrolatos são substâncias obtidas a partir de uma série de purificações do petróleo bruto que podemos encontrar nos cosméticos. Os mais encontrados nos rótulos são:

  • Petrolatum ou Petroleum Jelly (vaselina)
  • Paraffin (parafina sólida ou cera mineral)
  • Paraffinum Liquidum ou Mineral Oil (parafina líquida ou óleo mineral)
  • Microcrystalline Wax (cera microcristalina)

Por que são usados em cosméticos?

A razão primária são as propriedades hidratantes. Mas há outros motivos menos conhecidos. Lucas Portilho, consultor e pesquisador em cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, explica com o exemplo do óleo mineral, um dos petrolatos utilizados em cosméticos:

“O óleo mineral possui vantagens em relação aos óleos vegetais, sendo assim preferido pelos fabricantes. Isso porque, além de seu baixo custo, o óleo mineral não oxida tão facilmente quanto os vegetais e possui moléculas grandes demais para penetrarem na pele. Logo, é menos provável de causar alergias ou sensibilização”.

Até coloquei em negrito um trecho do que diz o especialista porque aí é que mora o xis da questão:

Se as moléculas dos petrolatos não penetram na pele, como elas ajudam na hidratação?

Porque, enquanto estiverem sobre a pele, formam uma espécie de filme protetor que impede que a água seja perdida para o ambiente. Ou seja: a hidratação permanece até que o produto seja removido do local. A via para o resultado desejado, a grosso modo, é física. Vale dizer que os petrolatos são comedogênicos, então podem obstruir os poros e causar cravos.

Por outro lado, existem cosméticos sem derivados de petróleo que tratam as causas da pele seca. Entre os fatores mais comuns, segundo Lucas, estão a falta de proteínas que mantém a barreira cutânea intacta, o afinamento da pele ou a deficiência de ceramidas e aquaporinas. São produtos com moléculas capazes de penetrar na pele para trabalhar suas necessidades.

Observação pessoal: Não vejo um jeito melhor ou pior de hidratar a pele quando comparo os cosméticos com ou sem petrolatos. O que me chama a atenção mesmo é uma das questões que você verá a seguir.

petrolatos em cosméticos

Por que algumas pessoas torcem o nariz para derivados do petróleo?

Além das afirmações recorrentes de que “mascaram” a hidratação, há também quem ache antinatural passar derivados do petróleo na pele.

De acordo com estudos, os hidrocarbonetos aromáticos presentes nos petrolatos estão relacionados ao desenvolvimento do câncer. Porém, as pesquisas se referem ao desenvolvimento da doença em trabalhadores que estão diretamente expostos aos compostos não-refinados.

“A questão é que, em cosméticos, os petrolatos já passaram por um processo de refinamento. Dessa forma, são completamente seguros e até mesmo certificados por órgãos reguladores como ANVISA, FDA e Europe Comission”, esclarece o especialista.

Agora, existe algo que eu não havia pensado até então e se torna um ponto de atenção importante sobre o assunto: o meio ambiente.

Como bem sabemos, o petróleo é uma fonte não-renovável, isto é, que um dia vai se esgotar. Não podemos dizer o mesmo do óleo vegetal, por exemplo. Ele é fruto do cultivo de plantas que, se manejadas de maneira sustentável, estarão sempre disponíveis.

“Além disso, os petrolatos presentes em altas concentrações nos cosméticos não se misturam com a água. Após a lavagem da pele, eles são capazes de chegar até os rios”, alerta Lucas.

E aí quem sofre é a natureza, né? Se a gente for pensar numa utilização massiva dessas substâncias, pode imaginar o tamanho do impacto gerado por elas. É mais ou menos a mesma dinâmica das partículas plásticas em esfoliantes, sabe? Já falei sobre o assunto aqui.

Vilões ou heróis?

Diria que os petrolatos são, portanto, vilões para o meio ambiente. Para a pele, podem ser heróis pontuais, quando a necessidade é manter a barreira de hidratação. Vai de cada pessoa escolher o que usar ou não. Na dúvida, há ótimas opções naturais no mercado. Fique de olho nos rótulos!

Fotos: Shutterstock

você pode gostar também destes posts

23 comentários

  • responder ALINE COSTA 14/03/2019 às 13:21

    Boa matéria Thaís!

    Estou pesquisando muito sobre o impacto do petrolato no cabelo, mas nem me passou pela cabeça que faria mal pra pele tbm. Investindo um pouquinho mais, a gente consegue uma ideia de hidratação “vegana”… Levando em conta que oleos vegetais são melhores absorvidos pela pele… ou seja, faz mais sentido como um tratamento. Acho que quem mora (ou está visitando) em lugares mais quentes, deve avaliar o custo beneficio do creme com petrolato né, pq querendo ou não neste caso ele é bem util…

    Enfim, acho que esse é meu primeiro comentário, apesar de ser leitora assídua HAHAHAHA

    Beijos <3

  • responder Vivian Vieira Arrabal 14/03/2019 às 13:48

    Meus Parabéns pela matéria ?

  • responder Laura 14/03/2019 às 15:15

    Algum tempo atrás, o Pedro, do Cosmeasia, falou sobre petrolatos nos stories do IG e eu concordo com ele.
    Segundo Pedro, existem petrolatos de boa qualidade melhor ou pior, assim como óleo vegetais de qualidade boa ou não.
    A Shiseido, que é uma das empresas de cosméticos que mais investe em pesquisas, considera petrolatos seguros e os usam em muitos de seus produtos.
    Muitas vezes, um produto com petrolatos de boa qualidade são mais eficazes e seguros que outros que usam óleos vegetais de origem duvidosa.
    Aliás, não existe nenhum estudo sério (segundo o Pedro) que ateste que petrolatos fazem mal para a saúde.
    Por isso, acredito que os petrolatos são apenas a bola da vez de marcas que querem se vender como antenadas e modernas e se preocupam apenas em dizer o que elas não tem, ao invés de focar no que elas têm de bom e, com isso, fomentar a histeria coletiva que aflige as pessoas atualmente.
    Como tudo na vida, equilíbrio, bom senso e procurar por informações confiáveis, vindas de pesquisas sérias são o que devem nos guiar.

    • responder Flavia 18/08/2021 às 18:39

      Excelente resposta Laura, concordo integralmente.

      • responder Tatiana 04/07/2022 às 00:35

        Pois é. Eu me dou bem com alguns produtos com petrolato. A questão é a qualidade. Melhor um produto bom com petrolato do que um produto liberado e que é uma bela porcaria, como Salon Line de hoje em dia. E confesso, passei a usar a técnica low poo, e meu cabelo ficou uó. Quebradiço e ressecado. Pior aparência em toda a minha vida.

  • responder Laila 14/03/2019 às 17:27

    Desde que esse assunto ganhou visibilidade na internet já mudei algumas vezes de opinão kkk! Já considerei os petrolatos vilões, depois absolvi eles mas pra mim não chegaram ao patamar de heróis, apesar de ocasionalmente usar produtos que tenham esses componentes (na face e no cabelo, hidratante pro corpo uso sem problemas). Mas agora vc tocou num ponto que eu não havia considerado: os impactos no meio ambiente! Juro que essa “perda” do produto no enxague nem havia me passado pela cabeça, as vezes é uma coisa tão cotidiana que a gente nem se flagra, né! A gente não enxerga as particulas sendo eliminadas, como no caso dos exfoliantes, mas não quer dizer que elas não existam! Há algum estudo sobre a contaminação por essa eliminação? Vou dar uma procurada a respeito!

  • responder ZILANDRA 14/03/2019 às 21:42

    ADOREI O POST, SEMPRE QUIZ SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO

  • responder Maria Julia 15/03/2019 às 08:26

    Fiquei muito feliz quando vi o alerta de notificação desse post! Comecei minha jornada com minha pele quando iniciei a usar maquiagem, o site de vcs sempre me ajudou muito, depois de conhecer a rotina de skincare coreana fui pensando mais e mais na minha pele.

    Conheci diversos ativos e ingredientes para tratar mas nunca gostei realmente dos produtos e depois que descobri que quase todas as marcas testam em animais eu não quis mais usar nada convencional.

    Hoje em dia uso óleos vegetais como hidratantes, óleos essenciais para tratamento da pele, protetor solar natural da bhava e um sabonete da multivegetal e minha pele nunca esteve mais saudável e bonita!!! Sem ingredientes de origem animal, sem testes em animais, sem químicos tóxicos ao nosso corpo e sem agredir o meio-ambiente!

    Eu acredito no potencial de vocês para usar coisas mais naturais no dia a dia e/ou apresentar essas opções ao público do blog, vai ajudar muita gente!! Obrigada pelo excelente conteúdo e por deixar a pessoa livre para escolher, mas citando todos os pontos positivos e negativos! Um beijo <3

  • responder Camila 15/03/2019 às 09:08

    Há 1 ano mais ou menos, parei de usar petrolatos na pele (há 2, parei de usar no cabelo). Há vários cremes (para o resto e corpo) baratos, que não levam esse componente.
    Cito, como exemplo: HIdratante Johson de lavanda ( o roxinho), Nivea q10, Dove de romã…

  • responder Alice Bogado 15/03/2019 às 12:22

    Eu tento sempre procurar produtos sem petrolato, afinal quando a gente compra sem conhecimento é uma coisa e quando sabemos dos malefícios para o meio ambiente e continuamos usando, estamos sendo irresponsáveis, mas cada um sabe do melhor para si.

    Adorei o post 🙂

    http://www.atesemsalto.com

  • responder Gesiangela 15/03/2019 às 14:54

    Ótimo post! Sofro muito com coceiras após o banho e hoje evito usar hidratantes que tem petrolatos, uso um hidratante maravilhoso que não tem dimeticona, corantes e petrolatos, o Theraskin klavie clinical, ele é maravilhoso. Já usei todos, fisiogel, cethafil, La roche etc… No Boti ( Nativa Spa) também tem alguns produtos veganos para quem quer óleos e hidratantes com cheiro.

  • responder Fabiane Sorrentino 18/03/2019 às 01:38

    Eu evito muito produtos com petrolatos. Mas em contraponto, a vaselina, tanto líquida quanto sólida são uma ótima forma de se tratar algumas feridas e até mesmo, um tratamento para preservar a pele em algumas doenças. Em relação custo é tratamento barato e eficiente. Acho que não dá para rotular como vilão. Acho que vilã mesma é a indústria que usa o produto indiscriminadamente para mascarar tratamentos e baratear custos, tentando ludibriar o consumidor.

  • responder Estela 18/03/2019 às 11:12

    Gostei que você conseguiu ser sucinta, ao mesmo tempo que mostrando os dois pontos. Realmente esta questão do meio ambiente é pouco falada e muito importante. Eu ainda uso produtos com petrolatos, mas estou cada vez mais me voltando a cosméticos naturais e gostando.

  • responder Amanda Lopes 19/03/2019 às 14:14

    ótima matéria! sempre quis saber mais sobre o assunto e achei muito legal o jeito que não caiu no clichê de simplismente dizer que é ruim e sim ter um carater mais explicativo ! Obrigada Thais

  • responder Thais Marques 27/03/2019 às 15:51

    Aline, muito bem pontuado seu comentário! É bem esta a linha de raciocínio mesmo. 🙂 E obrigada por escrever, a gente adora!

    Laura, mandou muito bem na reflexão também! Gostei muito. Acho o Pedro um cara super ponderado e confio muito no que ele diz!

    Maria Julia, sua maravilhosa! A gente é que agradece seu entendimento do que é nosso trabalho. Obrigada mesmo pela força do seu comentário! <3

    No mais, agradeço imensamente os comentários, meninas! Fico feliz de verdade que agradei com esse conteúdo! 😀

  • responder Adriana RP 02/04/2019 às 20:16

    Acho sempre complexo definir o que é bom ou ruim para o meio ambiente. Um bom exemplo disso foi mostrado na série The Good Place, porque uma escolha que parece a melhor pode ter várias premissas que não estão claras no produto. Sou favorável aos óleos vegetais, mas é algo para ser visto com cuidado, um exemplo é a extração de óleo de palma, que levou ao desmatamento de uma área enorme (péssimo para o meio ambiente) e a trabalho inumano. O óleo de palma é mais utilizado em alimentos, mas é um bom exemplo de como é difícil calcular ganhos e perdas ambientais na cadeia produtiva. Mas acho que é uma ótima discussão e acredito que vamos estar sempre em um estado de mudança de acordo com o que vamos aprendendo.

  • responder danielle 31/05/2020 às 18:35

    oi poderia por favor me informar a formula dos petrolatos que voce citou.

  • responder Renato 05/07/2020 às 10:19

    Oiiii, esse foi o primeiro post que eu li de vocês e além de ter adorado a maneira como você se mostra imparcial, mostrando todos os pontos positivos e negativos e deixando a escolha pra quem lê, eu fiquei impressionado com o tanto de pessoas engajadas conversando sobre isso aqui nos posts! Adorei! Vou compartilhar e ler mais! Vcs tem instagram?

    • responder Arguini 24/12/2020 às 01:19

      O problema é o preço!! Os produtos sem derivados do pretóleo costumam ter preços bem salgados e fora contaminarem o meio ambiente não vejo nada nessas explcações que o torne vilão. Vi um artigo de uma empresa de coméstico tentando causar pânico em quem usa petrolatos na pele e oferecendo seus produtos com oléos vegtais cujo o mais barato gira em torno de 300 reais. Fala sério né?!! O pior cego é o que não quer ver.

  • responder Jessica Cassia 08/07/2020 às 19:41

    Adorei a matéria. Muito completa e esclarecedora. Todo mundo fala dos petrolatos como vilões, mas nem sabemo pq. Simplesmente saem repetindo o que ouviu igual um papagaio, simplesmente repetindo sem ao certo ter algum embasamento no assunto. Adorei. Parabéns…

  • responder Eduardo 07/06/2021 às 18:49

    Olá, tudo bem?
    Ótima matéria. Aliás, o design faz toda diferença.
    Queria destacar apenas algo: na parte da matéria que faz alusão ao fato dos petrolatos serem cancerígenos, há uma menção do tipo “mas calma, não é cancerígeno para você, é perigoso apenas para quem está nas minerações”. São seres humanos, sabe?
    Houve um destaque após, extremamente louvável, da poluição dos rios, mas me entristeceu que sujeira no rio seja mais tocante do que um trabalhador pobre sofrendo de câncer para fabricar produtos com óleo mineral.
    Comprei, aliás, um produto com parafina liquida sem saber e vim até aqui pesquisar mais sobre.
    Foi extremamente útil!!! Obrigado.

  • responder Lucianne 18/11/2021 às 13:43

    Apenas faça um teste em você, suspenda tudo que tem e se hidrate com azeite extravirgem da sua cozinha. Aí , conversaremos e me diz se é ou não melhor para hidratar. Existem substâncias de origem vegetal que mantém a água na pele sem veda-la, como o petrolato faz.
    E se o vegetal não polui e o petrolato polui, já não precisa dizer mais nada. Não polui e hidrata de verdade porque penetra na pele.
    A natureza está gritando, não é possível que isso não seja suficiente. Até quando vamos poluir conscientemente?

    • responder Theo 04/04/2022 às 22:24

      Petrolatos poluem e óleos vegetais (a menos que venham de fontes sustentáveis) desmatam. É um dilema sem fim.

    deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB