Dicas culturais e gastronômicas Livro

Livros escritos por mulheres: + sugestões para ler já!

21/08/2016

Não sei se vocês lembram, mas já fiz um post com algumas sugestões de livros escritos por mulheres aqui no blog antes, e várias meninas gostaram das dicas, resolvi aproveitar uma ‘desculpinha’ para indicar mais alguns. E a minha desculpinha é: o maravilhoso e novo livro da J. K. Rowling, a oitava história da saga Harry Potter, que eu terminei de ler há pouco tempo e quis indicar aqui! Bora?

Livros escritos por mulheres

livros escritos por mulheres

Já que já falei de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, vamos começar com ele! O livro na verdade não tem só a J.K. Rowling como autora, mas como ela é a criadora de todo o universo de Hogswarts, vamos considerar assim. Ele na verdade é o script da peça que está sendo encenada em Londres e mostra o que aconteceu 18 anos depois do fim do sétimo livro – ou seja, se você é Potterhead como eu, LEIA, porque não tem sensação melhor que a de estar perto de personagens que já amei tanto na infancia/adolescência. E também quero dizer que fiquei muito feliz porque nós, sonserinos, finalmente tivemos JUSTIÇA (haha). Tem aqui.

Para quem também gosta da J. K. Rowling, já falei também sobre os livros policiais que ela escreveu com um pseudônimo aqui.

livros escritos por mulheres

Outros livros escritos por mulheres que eu adoro e queria muito indicar são esses aí em cima. Amor, de Novo é um livro lindo e sensacional da escritora iraniana e vencedora do Nobel Doris Lessing. É a história de uma mulher de 65 anos que desistiu do amor depois da morte do marido. Depois de 20 anos nessa, o amor acaba encontrando ela de novo, e na forma de dois homens mais novos.

Curiosamente, outros dois livros que separei para sugerir aqui também são histórias de amor: Fazes-me Falta, da escritora portuguesa Inês Pedrosa, e O Amante (em algumas edições o título é O Amante da China do Norte, mas é o mesmo livro), da vietnamita Marguerite Duras. O primeiro é como se fosse uma troca de cartas entre um casal, só que um deles já morreu. Se você é aquele tipo de pessoa que está na fossa e gosta de se afundar em mais coisas tristes, esse livro é uma boa pedida (haha). Já o segundo é uma história mais ou menos autobiográfica – Marguerite nasceu na antiga Saigon, no Vietnã, quando o país estava sob domínio francês, e narra os encontros que teve com um chinês rico, quando ainda era adolescente. Esse livro é o mais célebre dela, é vencedor do prêmio Goncourt, super famoso na França, já que ela se mudou para lá ainda jovem (e até hoje segue sendo uma escritora muito querida dos franceses).

Outro dia também indiquei aqui alguns livros que acho que combinam com cada signo, quer ver?

Para terminar, vou indicar um livro diferente da nigeriana Chimamanda Adichie (já que vocês já devem ter cansado de me ver indicando Americanah haha): Sejamos Todos Feministas. É um livro curto, dá para ver inteiro e em algumas horas e, se você tem Kindle, dá para baixar gratuitamente lá pelo site da Amazon. Esse livro na verdade é um ensaio/discurso da Chimamanda sobre ser feminista no século XXI – recomendo para todo mundo, ela tem um texto incrível e acho o livro essencial para entender um pouco melhor nossa sociedade.

Bônus: quero ler!

livros escritos por mulheres

Da outra vez coloquei aqui alguns livros que ja estavam na minha listinha futura, então aqui vão os meus da vez: Aguapés, da Jhumpa Lariri (ela é americana filha de indianos, por isso o nome – vi esse livro dela numa lista de títulos que o Obama queria ler durante esse ano e me interessei haha) e Amiga Genial, da italiana Elena Ferrante.

E aí, ficaram com vontade de ler algum desses? 😉

você pode gostar também destes posts

21 comentários

  • responder Carina 21/08/2016 às 16:33

    É mesmo bom esse do HP? Ja sei de alguns spoilers e, sinceramente, não achei muito lógico oO
    Massa tenho de ler pra saber, né! rss

    Tenho uma indicação também, é a minha escritora favorita: LIONEL SHRIVER. É dela o “Precisamos Falar Sobre Kevin”, mas todos dela são geniais: “O ano pós-aniversário” e “Dupla Falta” são demais! Todos têm aquele quê de verdade que incomoda a gente. Super recomendo sempre!

  • responder Maria 21/08/2016 às 18:56

    Marina, amoo suas indicações de livros. Li A garota do trem e 1Q84 pelas suas indicações. Pretendia te indicar Amiga genial (achei o nome bem bobolhoca p um livro tão bom!), já li os dois primeiros e estou ansiosa pelos próximos. Gostei mto e acredito que vc tbm irá gostar. Bjos

  • responder Fernanda Gabriela 21/08/2016 às 19:03

    Preciso conter minha ansiedade por “criança amaldiçoada”. Não lerei em inglês pq eu canso demais e não acho que eu “renda” da mesma forma na leitura.
    No meio de tanto besteirol por aí, vem a Marina com essa avalanche de sugestão de qualidade. Adoroooo! Fiquei com vontade de todos. 😡

  • responder Miriã Andrade 21/08/2016 às 20:33

    Estou esperando a versão do livro do Harry Potter em português mesmo, estou muuuito ansiosa, com certeza irei amar, a J.K Rowling poderia lançar muitos mais! <3

  • responder Renata 21/08/2016 às 20:58

    Chimamanda <3

  • responder Ana 21/08/2016 às 21:26

    Todos da Elena Ferrante são super recomendados!!!!! Aguapés achei meio mais ou menos…

  • responder Jacyra 22/08/2016 às 05:28

    Marina, to lendo amiga genial e gostando muito. Você já leu algum da Joyce Carol Oates? Vc recomenda algum dela?

  • responder Natália 22/08/2016 às 09:01

    Eu AMO os posts sobre livros!!

  • responder Carolina 22/08/2016 às 09:34

    Já li “Fazes-me falta”! É maravilhoso!!!

  • responder Julia Paiva 22/08/2016 às 09:46

    TO doida pra ler a “Amiga Genial”, vi naquele perfil do instagram subway book review e fiquei curiosa! Aliás, sempre rolam umas dicas interessantes por lá, de uma forma diferente.
    Adoro suas dicas, já li diversos que vc indicou… Americanah é o próximo da lista.

  • responder Sônia Regina 22/08/2016 às 19:16

    Sue Monk Kidd A invenção das Asas (maravilhoso) e A vida secreta das abelhas (o filme é ótimo). E qualquer livro de Isabel Allende, mas o mais incrível é A Ilha sob o Mar, a história de uma escrava haitiana. Lindíssimo.

  • responder Pollyana 23/08/2016 às 14:18

    Harry Potter e Sonserina <3

  • responder Luiza 23/08/2016 às 18:44

    Adoro esse tipo de post, Marina! Obrigada pelas sugestões e pela dica da Chimamanda na Kindle store. Acabei de baixar.
    Posso deixar uma recomendação também? Terminei há pouco Just kids, da Patti Smith. Ela fala da vida e da descoberta da identidade artística dela e do Robert Mapplethorpe na Nova Iorque do início dos anos setenta. Dá pra fazer uma baita lista de coisas pra ler e escutar quando ela fala da cena local e do moradores do hotel Chelsea.
    Grande beijo.

  • responder Ali Oliveira 23/08/2016 às 18:48

    Mulheres que correm com os lobos. Um livro atemporal, fantástico…Me ajudou a me entender, me descobrir…e já li 3 vezes..pq sou dessas que quando gosta , gosta mesmo.

  • responder LU 24/08/2016 às 09:05

    a amiga genial é um dos melhores livros que ja li. Sao 4 livros na verdade, e apenas 2 estao traduzidos para o portugues. Vc vai amar.

    • responder carolina 08/03/2017 às 18:36

      não, já tem todos traduzidos para o português da tetralogia da “amiga genial”! pra mim é a melhor autora contemporânea desse gênero. li tudo num embalo só…

  • responder Dicas gastronômicas e culturais de Agosto 27/08/2016 às 13:36

    […] Amiga Genial, Elena Ferrante: eu disse aqui no blog outro dia mesmo que esse livro estava na minha listinha de leituras futuras – não estava planejando […]

  • responder Julia Kubrusly 01/09/2016 às 15:25

    Ai amei, mais livros pra eu pôr na minha listinha (que só aumenta e diminui bem devagar rs). Quero muito ler o do HP, só esperando lançar em português.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB