Dicas Livro

Livros escritos por mulheres: 10 titulos para ler já!

30/07/2015

Mês passado fiz um post aqui com indicação de livros em francês/sobre a França/de autores franceses e bastante gente gostou – também vivo recebendo mensagens e comentários de pessoas que gostam das minhas indicações, então resolvi sugerir mais alguns. Dessa vez, porém, são todos livros escritos por mulheres! Os primeiros eu já li e recomendo, enquanto os quatro últimos são alguns títulos que já separei para leituras futuras – amo ler e ultimamente minha rotina de leitura andava meio prejudicada porque precisava finalizar meu trabalho de conclusão de curso aqui em Paris. Agora que ele já foi entregue, estou retomando minha rotina normal :).

Livros escritos por mulheres: recomendados!

livros escritos por mulheres

Nessa categoria, selecionei três autobiografias e três livros de ficção que li ultimamente e dos quais gostei muito. Começando pelas autobiografias: tem aí a da Amy Poehler (Yes, Please), a da Tina Fey (A Poderosa Chefona) e a da Sophia Amoruso (Girl Boss). Vou começar pela minha pessoa e livro favoritos, risos, Amy Poehler, claro – infelizmente esse por enquanto só tem em inglês, mas não achei o vocabulário difícil e é bom para praticar. Para quem não conhece, a Amy é atriz/roteirista/escritora/produtora (além de maravilhosa haha) – é ela que faz a mãe da Regina George em Garotas Malvadas, lembram? Pois bem, ela também fez parte do elenco de Saturday Night Live e é protagonista de uma das minhas séries preferidas de todos os tempos, Parks & Recreation. Fora isso, o texto do livro é engraçado, inteligente e divertido.

Os outros dois, o da Tina Fey e o da Sofia Amoruso, já estão disponíveis em português. Tina Fey também trabalhou no Saturday Night Live (para quem gosta do programa é bem legal também, porque ela conta várias coisas dos bastidores), e conta a vida dela de forma engraçada e divertida – ela e Amy são amigas e ambas comediantes, então se você leu um e gostou, provavelmente vai gostar do outro também. Por fim, o da Sophia Amoruso – resolvi ir atrás porque vi muita gente curtindo e elogiando o livro. A Sofia é a dona da Nasty Gal, a marca que começou como e-commerce e agora já tem loja física também – a história dela é super inusitada e é bem legal acompanhar o processo dela para “se encontrar”, descobrir o que gostava mesmo de fazer e se tornar a poderosa que é hoje.

livros escritos por mulheres

Dos livros de ficção, dois são enormes, mas são aqueles livros que te prendem tanto que quando você repara, “opa, são 3h da manhã e preciso acordar às 8h”. O primeiro é O Pintassilgo, da Dona Tartt, que até já indiquei aqui antes – é sobre um garoto que perde a mãe num ataque terrorista em Nova York e o livro mostra a vida dele depois disso. É um pouco mais longo do que o necessário, mas gostei do estilo. O segundo na categoria #livrão é As Cataratas, da Joyce Carol Oates – foi o primeiro que li da autora, que é super renomada, e amei. É um livro que conta a história de Ariah, personagem que perde o marido de forma trágica e depois vai reequilibrando a vida, tendo sempre que lidar com uma certa aura mística e meio trágica que as Cataratas do Niágara exercem. A descrição parece meio insólita, mas é difícil não falar demais haha, não gosto de estragar as surpresas.

Por fim, um livro bem legal que li recentemente, Suíte em Quatro Movimentos, da Ali Smith, que é a história de um cara que vai jantar na casa de uns conhecidos e resolve se trancar num dos quartos e não sai por nada, só se comunica por bilhetes que passa por debaixo da porta. É uma história sensível e ao mesmo tempo irônica e absurda. Bem diferente.

Livros escritos por mulheres: na listinha

E esses outros quatro já estão na minha listinha de leitura – ainda não li mas inclui aqui junto porque são sugestões legais também. São duas autobiografias e dois de ficção.

Na primeira categoria tem o da Lena Dunhan (Não Sou Uma Dessas) e o da Alexa Chung (It) – adoro as duas e fiquei curiosa para ler os livros, mas sempre vou adiando porque as críticas/resenhas que vi de ambos não foram lá muito animadoras. Alguém já leu? O que achou?

livros escritos por mulheres

Já com esses dois de ficção eu estou bem animada, acho que vão ser os próximos que vou ler assim que for acabando os que larguei pela metade para terminar meu TCC da pós-graduação, haha. São eles: Americanah, da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, que foi eleito um dos melhores livros do ano em 2013 pelo New York Times; e A Elegância do Ouriço, da marroquina Muriel Barbery, que fez um super sucesso aqui na França há alguns anos, quando saiu. O primeiro conta a história de uma nigeriana que acaba virando blogueira (!!) nos Estados Unidos, e depois volta para o seu país natal, enquanto o segundo conta a história de alguns moradores de um prédio em Paris. 

E aí, quem já leu algum? Ou escolheu o próximo a ser lido? 🙂

 

você pode gostar também destes posts

54 comentários

  • responder Michele Bdz 30/07/2015 às 09:33

    Meu inglês não é lá aquelas maravilhas, e curti a indicação do livro da Amy Poehler!
    Vou procurar e, como vc falou, assim já faço um teste no meu inglês! 🙂

  • responder Heloisa Carvalho 30/07/2015 às 09:44

    O Americanah também está na minha lista!

  • responder Mari 30/07/2015 às 09:57

    Eu li Americanah, é bem legal, a gente não tem ideia como as coisas são em outros países as vezes e é bacana ter essa perspectiva.

  • responder gleika bernardo 30/07/2015 às 10:00

    adoro essas listinhas…tenho uma leve preferencia pelo em ingles pq ai sempre fico treinando..bj

  • responder Fernanda Gabriela 30/07/2015 às 10:03

    Estava lendo o Pintassilgo, mas abandonei pq afffffff cansei. Estou numa fase de estudos formais da vida (estudo para concurso ¬¬) e é MUITO difícil conciliar 10 matérias doidas com leituras de entretenimento. Geralmente, eu leio no dia que não estudo tanto, mas isso anda bem raro. É mega deprimente admitir isso, mas ler é um hábito mais fácil de manter quando eu tem muito tempo livre e não vivo cansada. BUT, i will be back. 🙂
    Marina, vc q tb é bem ocupada, que horas vc encontra para ler? Eu gosto de ler em ônibus e viagens, mas sempre acabo dormindo. Dicas?
    bjss

    • responder Jade 30/07/2015 às 10:37

      Fernanda, também estudo pra concurso, mas não deixo de ler o que quero. Se o livro for muito bom uso até como recompensa do tipo: se eu estudar tantas horas cronometradas hoje, posso ler o livro que quero mais cedo hahaha. Mas só dá certo se o livro for muito bom porque te empolga a continuar a história. O Pintassilgo não funcionou nesse meu sistema, pq apesar de bem escrito poderia ser muito mais curto. Se não tiver lido ainda, a trilogia Millennium deu muito certo pra mim como recompensa 😉

    • responder Paola Alves 30/07/2015 às 11:35

      Super me identifiquei <3 Desde quando comecei a vida louca de trabalho-academia-estágio-faculdade, de sair as 6 de casa e só chegar às 23 = não consigo mais ler ): É começar e um sono incontrolável me dominar, juro! E nem é porque os livros são desinteressantes, porque mesmo louca pra ler e continuar a história, não consigo mesmo. Fico bem triste com isso! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

    • responder Sylvia Aline 30/07/2015 às 16:00

      Jade, gostei desse tipo de recompensa

    • responder Marina G. 30/07/2015 às 16:07

      Já passei por uma fase assim, pois também estudava para concursos. Só conseguia ler por uns 20 minutos antes de dormir, então lia apenas poucas páginas por dia. Naquela época, optava por livros leves e com menos páginas, que me permitissem relaxar um pouco dos estudos. Felizmente, fui aprovada no concurso, e agora sobra um pouco mais de tempo para leitura!

    • responder Marina Fabri 31/07/2015 às 12:01

      Leio sempre no metrô ou ônibus e quando tô esperando alguma coisa (médico, por exemplo) – uma coisa que me ajudou bastante foi ter comprado o Kindle. Comprei mais porque vim para cá e não ia poder ficar acumulando mil livros para depois voltar com eles, e no fim das contas é ótimo porque ele é muito pequeno e leve, cabe em qualquer bolsa e levo para todo lugar (mas continuo amando livros físicos, claro haha).

  • responder Priscila 30/07/2015 às 10:18

    Eu estou a algum tempo querendo ler esse livro da Lena, mas não li nenhuma resenha ou crítica que me empolgasse.

  • responder Regiane 30/07/2015 às 10:27

    Da Chimamanda li “Sejamos todos feministas”, que é super curtinho, na verdade é a transcrição de uma palestra dela, algo assim. Só sei que me apaixonei por ela e quero ler tudo que ela escreveu na vida!
    E Jennifer Egan, vc gosta? Isabel Allende também é maravilhosa, e os livros J. K. Rowling sob pseudônimo masculino mas que eu conto como o nome dela mesmo! haha
    Tenho tentado incluir mais livros escritos por mulheres nas minhas metas de leitura <3

  • responder Jade 30/07/2015 às 10:42

    Quero muito ler Americanah, Chimamanda é o máximo. Não curto muito biografias, prefiro ficção mesmo e apesar de ser muito fã de Girls, acho que não teria paciência pra ler algo escrito por Lena Dunham (só assistir mesmo hahah)

  • responder Ana Clara 30/07/2015 às 10:51

    Tem um livro chamado “Dublê de corpo”, da autora Tess Gerritsen. É policial, mas sou péssima para resumir histórias, então sugiro que dêem uma pesquisada no google RS. Mas é muito bom, super indico!

  • responder caroline viana 30/07/2015 às 10:57

    que legal!
    despertaram curiosidade 😉

  • responder andressa 30/07/2015 às 11:06

    Li “Não sou uma dessas” e gostei. É uma leitura leve, em algumas partes ri muito, mas assim como a Hannah da série, a Lena é bem fantasiosa e exagerada, ela admite isso mais ao fim do livro e deixa agente se perguntando se tudo aquilo no livro é invenção, pq são situações bem absurdas kkkk

  • responder Márcia Daniella 30/07/2015 às 11:21

    Estou louca para ler Americanah, da Chimamanda. Já li várias resenhas que me deixaram com uma vontade louca de ler. Estou esperando só terminar alguns livros que estou lendo no kindle para compra o Americanah

  • responder Mariana 30/07/2015 às 11:26

    A Elegância do Ouriço é sensacional! Vale muito a pena a leitura.

  • responder Izabel 30/07/2015 às 11:27

    Estou super curiosa para ler o pintassilgo, ainda não comecei porque tinha uma listinha pra acabar antes! :-p
    Mas agora me empolguei! <3

  • responder isabel freitas 30/07/2015 às 11:27

    Estou adorando O Tempo Entre Costuras, da espanhola Maria Duenas. Recomendo demais!

  • responder Paola Alves 30/07/2015 às 11:31

    Também faço listinha de livros que quero ler <3333 Adoro! Tenho vontade de ler vários dessa lista, amei Marina! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • responder Samira 30/07/2015 às 11:44

    Oi Marina! Já anotei alguns pra listinha! Mas falando de autoras, posso recomendar minha favorita? Jodi Picoult. Conhece? As histórias dela geralmente giram em torno de 2-3 narradores e um tema que ela discute bem a fundo. Por exemplo Em o Pacto, ela fala sobre depressão através da história de sobre um casal de adolescentes que a menina morre com um tiro na cabeça, e o namorado e acusado porém alega q ela se suicidou. O q estou lendo agora, a menina que contava histórias, é sobre o Holocausto. Tem um sobre sd de asperger, um sobre bullying. Serio sao mto bons. A gente acaba aprendendo sobre os temas enquanto torce pelos personagens, q sao mto bem construídos. Super recomendo! Bjs

    • responder Marina Fabri 31/07/2015 às 11:56

      Não conheço, mas já anotei para procurar, me interessei!

  • responder Lady Cat 30/07/2015 às 12:11

    Eu amo um bom livro. Adorei as dicas

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  • responder Malu Frazão 30/07/2015 às 12:21

    A Elegância do Ouriço é muito bom! Já li duas vezes, e dei de presente a.uma amiga tb. Quando melhorar do francês quero ler de novo. 🙂 Recomendo.

  • responder Isa 30/07/2015 às 12:41

    Leia Karen Blixen de Rosa Montero! Você vai gostar! 😉

  • responder Jimena 30/07/2015 às 12:48

    Marina, a Elegância do Ouriço é um livro fabuloso! É profundo sem ser hermético. Muito interessantes as discussões sobre a vida, conceitos, valores, que a autora trava através dos personagens. Vale muito a pena! Vi que outra leitora indicou O Tempo entre Costuras. Tb é um livro muito bom. Mais simples do que a Elegância, mas de enredo envolvente.

  • responder Marília 30/07/2015 às 13:25

    Tô querendo muito ler The Martian/Perdido em Marte e o Yes, Please.

  • responder Mani 30/07/2015 às 13:53

    Estou louca pra ler GirlBoss
    E, há tempos, quero ler ‘A elegância do Ouriço”, mas quando volto no Brasil nunca encontro nas livrarias…. humpft!

    =***

    Mani Piñeiro

  • responder Gabriela 30/07/2015 às 14:11

    Desses só li Não sou uma dessas e gostei bastante. Quero muito ler o da Amy Poehler. http://www.alemdolookdodia.com

  • responder Marianna 30/07/2015 às 14:33

    Marina!!! Obrigadissima pelas dicas!!!! Eu li A elegancia do ouriço anos atrás e ameeeeei!!! É curtinho e maravilhoso!! Do tipo que me fazia dar um tempo entre uma pagina e outra pq estava ficando triste ao perceber que o livro estava por terminar!! Girl Boss é muito bom! Inspiradora demais a história da Sophia e fora que dá super um gás!! Juro! Esse livro aumentou minha motivação e produtividade!!! Comecei a ler Não sou uma dessas mas realmente não gostei… Peguei uma versão em português e algumas expressões simplesmente não rolam no nosso idioma… Fora que o livro é chato e eu acabei tomando um certo abuso da Lena (e olha q eu adoro Girls). Ta encostado há mais de um mês! Comecei a ler Americanah e esse me cativou mais!! Se posso te dar uma dica seria A morte do Gourmet, também da maravilhosa Muriel mas confesso que não é tão bom quando A elegancia do ouriço, além de ser mais dificil de achar (o meu comprei em um sebo)
    Certamente vou aproveitar várias das suas dicas!!!!! Muito obrigada por compartilhar!!! Me identifico muito com os seus gostos e as suas dicas sempre caem como uma luva pra mim!

    • responder Marina Fabri 31/07/2015 às 11:46

      Ahh, vou procurar esse outro da Muriel também, então 🙂

  • responder Sylvia Aline 30/07/2015 às 16:03

    gosto muito de ler, mas nunca li nenhum desses. vou terminar os que tem em casa e depois começar um desses

  • responder elisa. 30/07/2015 às 16:32

    melhores dicas do mundo todo sempre <3

  • responder Marina G. 30/07/2015 às 16:42

    Gostei das dicas e já coloquei As Cataratas na minha lista de futuras leituras! De autoras mulheres, gosto muito dos livros da Victoria Hislop (A Ilha e O Retorno) e da Kate Morton (O jardim secreto de Eliza e A Casa das Lembranças Perdidas).

  • responder Marina B. 30/07/2015 às 17:53

    A Elegância do Ouriço foi uma das mais agradáveis surpresas literárias que já tive! Comprei o livro simplesmente por achar o título interessante e fiquei encantada com a narrativa das personagens. Vale muito a pena!

    O livro da Lena Dunham também foi uma surpresa. Realmente não esperava nada demais e fui surpreendida com as histórias por ela contadas. Super leve e divertido.

    • responder Marina Fabri 31/07/2015 às 11:42

      Todo mundo curtiu o ‘Ouriço’, acho que vou ler já já 🙂

  • responder Juliana 30/07/2015 às 18:20

    Adorei as sugestões! Também amo ler mas minha leitura anda meio prejudicada pois estudo pra concurso público.

  • responder Patrícia Gomes 31/07/2015 às 11:20

    Ainda não li nenhum desses, mas quero muito ler Americanah.
    Para quem se interessa por livros escritos por mulheres, acho indispensável ler os livros das irmãs Brontë. São clássicos da literatura que eu considero atemporais, por revelarem a alma feminina através de heroínas imperfeitas, mas admiráveis. Também têm como pano de fundo a cultura inglesa de séculos atrás, o que é muito interessante.

  • responder Jacyra 01/08/2015 às 04:59

    Oi!

    Americanah já esta aqui na minha lista. Tenho uma sugestão de livro feminista (se e que pode se chamar assim) também..chama Bad Feminist da Roxane Gay. Muito interessante…ela tem um de ficção também recem lançado.

    Obrigado pelas dicas!

  • responder Juliana 01/08/2015 às 20:34

    Ahhhh, que máximo esse post! Acho que junto com os links legais da semana é o meu favorito!! 🙂
    Já li Americanah e A elegância do ouriço, amei muito os dois! Americanah foi um tapa na cara de tão bom, aquele tipo de livro incrível que você não sabe se corre com a leitura pra poder saber o que acontece no fim, ou se adia ao máximo pra não ter que se desfazer da história e dos personagens. Recomendo demais, acho que é desses livros obrigatórios que todo mundo deveria ler na vida. Chimamanda é uma escritora e pessoa incrível demais, acho que você vai gostar.
    Bjs!

  • responder Vanessa 02/08/2015 às 00:43

    A elegância do ouriço sempre vejo várias pessoas indicando…vou ler, bateu a curiosidade agora.

  • responder Miriã Andrade 03/08/2015 às 20:48

    Super interessada nesses livros de biografia! 😉

  • responder Julia Kubrusly 04/08/2015 às 00:30

    Não conhecia nenhum deles e me interessei por alguns, tenho um monte de livros na fila de ler, mas tô completamente sem rotina, preciso acabar com essa loucura na vida pra poder voltar a ler com ritmo.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Mariana Moreira 04/08/2015 às 18:28

    Adorei! São ótimas dicas..
    Beijos ?
    coisasloucasdeumamenina.blogspot.com

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 07/08/2015 às 16:01

    Até agora não li algum desses livros indicados, mas também meu tempo anda curto por conta da dissertação :p, até larguei o livro que estava lendo (Jogos Vorazes, a Esperança – que até por sinal é uma mulher que escreveu Suzzane Collins o/)

  • responder Renata 09/08/2015 às 21:03

    Gostei das dicas! mas ultimamente quase não tenho lido 🙁

  • responder Novas leituras e inspirações 13/08/2015 às 11:37

    […] que comecei a procurar novos títulos de livros. Acompanho alguns blogs e me chamou a atenção o post que a Marina, do Coisas de Diva, fez sobre livros escritos por mulheres. Como não amar, né? Vários deles já estão na minha […]

  • responder Dicas práticas: como ler mais! 01/11/2015 às 13:30

    […] vez em quando faço por aqui uns posts com indicação de livros, né? Pois bem, num desses posts (esse aqui!) recebi algumas mensagens de meninas que gostam de ler mas que não estavam conseguindo encaixar o […]

  • responder Links legais da semana! 11/01/2016 às 13:03

    […] um tempinho até fiz um post por aqui com indicações de livros escritos por mulheres, lembram? Agora aqui no Lugar de Mulher […]

  • responder luciana* 06/02/2016 às 15:58

    Entrei 2016 com a meta #leiamulheres em mente. Inclusive criei um DESAFIO: 50 mulheres >> 50 categorias >> 50 livros (goo.gl/ETgOgM) no GoodReads, quem quiser participar será bem-vindo. 😉

  • responder Livros escritos por mulheres: + sugestões para ler já! 21/08/2016 às 13:30

    […] sei se vocês lembram, mas já fiz um post com algumas sugestões de livros escritos por mulheres aqui no blog antes, e várias meninas gostaram das dicas, resolvi aproveitar uma […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB