Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Comentei no meu último post que escolhi a cidade de Antonina, no litoral do Paraná, para passar os últimos dias de 2013. Como sei que o lugar é um destino turístico que algumas pessoas têm curiosidade em conhecer, resolvi fazer esse post dando dicas sobre a viagem. Dessa vez, fiquei 5 dias por lá e acho que me tornei uma conhecedora do local!

Para quem não conhece, Antonina é um município litorâneo (mas sem praia, só tem uma baía) localizado a 90 quilômetros de Curitiba. Sua fundação data de 1714, por isso a cidade toda é bastante histórica. Existem diversas igrejas e construções antigas. As ruas são de pedra e quase não se vê coisas novas.

Para chegar, existem algumas possibilidades. Dá para ir de Curitiba pela BR-277 e depois pegar a estradinha que dá acesso a Morretes (que fica antes) e Antonina. Essa parte da viagem tem paisagens lindas! Outra opção é a estrada da Graciosa, mais sinuosa mas muito bonita. Também dá para ir de trem. Eu já fiz esse passeio antes e vale a pena, é bem gostoso. Quem cuida desse tipo de transporte é a Serra Verde Express.

Existem algumas opções de pousadas e hotéis em Antonina. As principais hospedagens são: Hotel Camboa, Pousada Atlante e Pousada das Laranjeiras. O Camboa era nossa primeira opção, mas já estava lotado quando tentei reservar. Parece muito agradável e tem piscina! Já a Pousada Atlante eu não conheço por dentro, ela fica no centro. E, finalmente, a Laranjeiras foi nossa escolha para esses dias na cidade. O local é uma delícia, todo decorado com objetos de viagem e artesanato colecionados pela dona, Bete. Tem piscina com bar, aluguel de bicicleta, café da manhã colonial e quartos rústicos, mas muito confortáveis. Diria que é a opção ideal para quem quer relaxar, ler, descansar… Recomendo!

A cidade é também um polo gastronômico do Paraná. Como a região é litorânea, existe muita banana, frutos do mar e palmito. A estrela da cozinha local é o barreado. Trata-se de um cozido de carne feito em panela de barro. De tão quente, a carne se desmancha e é servida com farinha de mandioca (para formar uma espécie de pirão) e banana da terra. Posso ser suspeita, mas eu amo esse negócio! Morretes também serve a iguaria e os dois municípios “brigam” para ver quem executa melhor a receita.

Pude experimentar diversos restaurantes durante minha estadia e recomendo alguns. Os dois melhores são, sem dúvida, a Cantina Casa Verde e a Caçarola do Joca. No primeiro lugar, é servida durante o almoço o que André, dono e chef de lá, chama de Sequência Ítalo-Caiçara. São nada menos que 5 pratos (1 entrada, 3 principais e 1 sobremesa) com inspiração italiana e ingredientes produzidos por famílias locais. Vale a pena experimentar! Os mesmos pratos podem ser encontrados no jantar em versão maior, mas individual. Na Caçarola do Joca, o foco são os frutos do mar e o barreado – ambos deliciosos! Abre para o almoço e para o jantar com sistema a la carte. É bom preparar o bolso, porque não sai muito barato (eu e meu namorado dividimos um prato e gastamos, com cerveja, algo em torno de 150 reais). Para lanches rápidos, tem a panificadora Maná e a pizzaria Casa da Pizza. Tudo simples, mas gostoso (e mais barato, para dar uma aliviada no bolso).

Infelizmente, Antonina está precisando de uma injeção maior no que diz respeito ao turismo. A cidade é bastante movimentada durante o Carnaval e no Festival de Inverno organizado pelo UFPR. Mas, fora dessas épocas, fica bem vazia, inclusive no Réveillon. Para quem gosta de apreciar o que é antigo, ficar quietinho na pousada, passear a pé ou de bicicleta e comer bem, é uma boa pedida. Minha sugestão é passar um fim de semana por lá, dá para ver tudo. Na pousada que ficamos tinha o tal aluguel de bicicletas e um dia fomos para a Ponta da Pita, que é uma prainha (imprópria para banho) próxima a cidade. Foi bem legal porque fizemos exercício e paramos para fotografar as ruínas e construções do caminho. No último dia também fomos a Morretes, que é mais movimentada e cheia de restaurantes e lojinhas de artesanato.

Bom, espero que tenham gostado das minhas dicas de viagem! Se tiverem alguma pergunta, é só mandar nos comentários! Conseguirei responder direitinho quando voltar da praia (estou indo amanhã e volto no domingo). Depois disso, o ano começa pra valer e trarei mais um monte de coisas legais para vocês!

*Fotos: Instagram (@thaismarques86 e @timbira1)

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
46 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com