Acessórios

Esponja de maquiagem: o ranking definitivo das melhores!

24/10/2023

Eu amooo esponja de maquiagem! Para mim, não tem nada melhor para aplicar base, corretivo e até blush e pó! Até hoje nunca encontrei um pincel para base de que gostasse, caro ou barato… Já as esponjinhas, essas nunca decepcionam! Especialmente nos últimos anos, quando as opções nacionais evoluíram e melhoraram muito!

Quem lembra da época que a gringa Beauty Blender era considerada sensacional (e caríssima!), enquanto aqui a gente tinha que se contentar com esponjas duras, que mal ajudavam a espalhar os produtos? Eu lembro bem! E justamente por isso, acumulei uma boa bagagem quando se fala em testar esponjas de maquiagem! Logo, resolvi fazer um ranking das minhas favoritas. Porém antes disso vamos tratar de algumas questões importantes!

Esponja de maquiagem livre de latex

Se você for ler as embalagens das esponjas atualmente, vai notar que a grande maioria delas inclui um alerta de que ela é livre de latex. Mas você sabe exatamente o que isso significa? Primeiramente, são hipoalergênicas, o que as torna adequadas para todos os tipos de pele, especialmente as mais sensíveis que podem reagir ao látex.

Além disso, a ausência de látex significa uma textura mais suave e porosa que permite uma aplicação de maquiagem mais uniforme e sem esforço, absorvendo menos produto e, portanto, evitando desperdícios. Esponjas sem látex também são duráveis e menos propensas a se desintegrar com o uso contínuo e a limpeza, garantindo assim um ótimo custo-benefício. Por fim, essa opção é ambientalmente mais responsável, já que o látex natural tem um processo de colheita que pode ser prejudicial ao ecossistema das florestas de onde é extraído.

Devo usar úmida ou seca?

Depende do seu gosto! Pode usar como preferir – pessoalmente, costumo usar mais seca. Dessa forma, elas tendem a proporcionar uma cobertura mais alta e são frequentemente preferidas para aplicação de pós, como pó compacto ou solto. No entanto, a falta de umidade significa que elas podem absorver mais produto, o que pode levar a um desperdício maior e, às vezes, a um acabamento mais pesado.

Já esponja úmida ajuda a prevenir que ela absorva excesso de produto, permitindo uma distribuição mais uniforme e um acabamento natural e “airbrushed”. É especialmente útil para produtos líquidos ou cremosos, pois ajuda a espalhar a maquiagem de maneira mais eficiente, evitando acúmulos ou marcas na pele.

Esponja de maquiagem – minhas opções favoritas

Bora pro que interessa, né? Para esse ranking, considerei apenas esponjas com textura clássica. Hoje em dia já temos uma série de opções também em microfibra (parece tipo um veludinho) – eu gosto delas, mas prefiro usá-las para aplicar pó, então deixei de fora desse ranking.

8. Real Techniques

Eu amooo a Real Techniques! Única marca que eu conheço que tem um kit de viagem DE VERDADE, cujos pincéis são mini mesmo e continuam sendo bons! Mas confesso que a esponja da marca não é minha favorita – acho ela boa, sim, por isso está nesse ranking. Porém acho que já temos opções melhores, sabe? Essa acho um pouco rígida demais em comparação com as demais.

7. Niina Secrets para Eudora

Esponja de maquiagem

Essa esponja da Niina Secrets para Eudora é bem interessante por dois motivos. O primeiro é o fato de que ela vem com esse suporte em silicone que ajuda na hora de higienizar (só passar um pouco de sabonete líquido e esfregar a esponja levemente no suporte – isso faz com que ela fique limpinha mais rápido). E o segundo é o formato dela, que pra mim é ótimo. Para uma viagem, por exemplo, é um ótimo modelo – dá para aplicar base/corretivo usando o recorte maior, e pó com o recorte menor. Mas apesar disso, acho ela também um pouco mais rígida do que gostaria e é por isso que ela ficou na 7a colocação.

6. Feels, Ruby Rose

Esponja de maquiagem

Essa esponja da Ruby Rose já é mais macia do que as outras duas que aparecem depois dela no ranking, mas não é a mais macia de todas e é por isso que ela ficou em 6o lugar. Mesmo assim, acho que é uma opção com custo-benefício sensacional, uma vez que custa por volta de R$ 12! É a mais barata desse ranking e de forma geral acho ela boa, sim, deixa um acabamento bonito na maquiagem.

5. Bruna Tavares

Temos duas opções de esponja na Linha Bruna Tavares. A lilás, BT Soft Blender, e a azul marinho, BT Blender. Aqui já estamos falando de esponjas super macias tanto secas quanto úmidas! Deixam acabamento ótimo na pele. Mas por que, então, ficaram em 5o lugar? Vamos conferir!

Esponja de maquiagem

A BT Soft Blender tem uma cor que acho linda e um formato diferente, cheio de recortes – não vi nenhuma outra esponja como ela no quesito formato. Mas para falar bem a verdade, não achei esses recortes tão práticos, sinto que não me dão tanta precisão ao aplicar. Além disso, acho ambas da marca um pouco porosas demais (absorvem muito produto!).

Ah, mas se você gosta de usar esponja úmida, essa é uma excelente opção! Embora todas elas expandam bem quando molhadas, essa fica simplesmente ENORME! Sério, dá para passar base em uns 10 segundos kkk.

Entre as duas da marca, no quesito formato, eu acabo preferindo a BT Blender, a azul marinho. Gosto mais desse formato clássico porque me dá mais precisão para aplicar produtos até nos cantinhos do rosto, sabe? Mas acho essa ainda mais porosa que a lilás. Fora isso, acho ótima!

4. Manga, Dalla

Esponja de maquiagem

Acabo de falar que prefiro esponjas em formato clássico e aí veio com o quê? Exatamente, uma esponja em formato de manga kkk. Mas o que vou fazer se essa além de fofa é também muito boa? Ela tem maciez média, não é rígida mas também não é tão macia quanto o top 3 aqui deste ranking. Além disso, ela é menos porosa que as da Bruna Tavares e a pontinha ajuda bastante a aplicar nos cantinhos do rosto. E tem preço bom, né? Aprovada!

3. Klass Vough

Chegamos ao top 3!! E quero falar de uma marca que não é tão conhecida assim pelas esponjas, mas uso há algum tempo e acho muito boas – super macias, deixam o acabamento da maquiagem muito bonito e já vêm em três de uma vez kkk. Para não ter desculpa de ficar usando esponja suja, hein? Ficou no 3o lugar porque, pelo menos aqui em Curitiba, é mais difícil de encontrar em lojas físicas (esponja pra mim é algo que frequentemente compro pra usar já, é item tipo algodão ou desodorante, nem sempre dá para esperar kkk) do que as primeiras colocadas.

2. Océane Edition

Agora, nas primeiras colocações, vocês vão ver que temos apenas Océane! Não tem pra ninguém – pra mim é a rainha da categoria de esponja de maquiagem nacional! São super macias, pouco porosas, perfeitas no quesito textura da maquiagem na pele. Mas por que, então, essa da linha Edition ficou em 2o lugar e as da Mari Saad em primeiro? As duas têm mesmo uma textura bem parecida, mas têm formatos diferentes! Sim, prefiro as versões da Mari, mas essa é igualmente boa.

A favorita: Mari Saad para Océane

Esponja de maquiagem

Para terminar, elas, as esponjas da linha Mari Saad para Océane. Eu amo, uso há anos e até agora elas não foram desbancadas. Amo a versão original (maior) para aplicar base, corretivo e até espalhar protetor solar em bastão. Já a Sister Blend, menorzinha, é perfeita para aplicar pó, especialmente o solto, na região central do rosto (abaixo dos olhos, nariz e testa). Ela dá bastante precisão e encaixa em todos os cantinhos. Além disso, é facílima de encontrar, tem em farmácias, em perfumarias, em lojas online… Simplesmente perfeita, a melhor!

E vocês, têm uma esponja de maquiagem favorita? Qual?

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB