Dicas Reflexão Vídeos

Sair sozinha: um guia prático para você aproveitar a própria companhia

04/07/2018

Não é a primeira vez que trago o tema “sair sozinha” aqui para o blog. Há pouco mais de dois anos, escrevi a respeito das minhas experiências por aqui! O post fez bastante sucesso e, recentemente, transformei o conteúdo – com acréscimos, claro! – em vídeo!

Que tal sair sozinha?

Se você puder/quiser assistir ao que tenho para dizer sobre o assunto, o vídeo está abaixo! Caso não possa/queira fazer isso agora, continue comigo pois ainda tenho algumas dicas para dividir com você.

Camiseta Riachuelo | Batom Lip Matte Latika 30 | Óculos Prada

Curiosidade: Se você é mais atenta, percebeu que tem uma hora em que o ângulo e a luz do vídeo mudam completamente! Isso aconteceu porque eu não gravei ele uma, mas sim 3 vezes! Minha câmera deu o bendito problema de foco de novo. Quando consegui finalizar, já estava escurecendo aqui em casa.

Pode parecer meio doido mesmo que em pleno século 21 alguém precise gravar um vídeo encorajando as mulheres a saírem sozinhas. Li comentários assim no Youtube e entendo a colocação! Mas me parece que a questão ainda não é tão natural para algumas mulheres, especialmente quando falamos em atividades solo comumente feitas com alguém, como ir a um show ou ao cinema.

Por isso, aí vão minhas dicas caso você ainda tenha algumas ressalvas quanto a isso!

Um guia prático para você aproveitar a própria companhia

Eu acredito de verdade que saber aproveitar a própria companhia é sinônimo de maturidade e autoconhecimento. Afinal de contas, se nem você curte ficar consigo, quem é que vai curtir? Ok, sei que a frase é bem exagerada, mas pense nisso com carinho. <3

#1 Organização

Sei bem que, para algumas mulheres, é difícil vislumbrar a possibilidade de ficarem efetivamente sozinhas. Famílias grandes, relacionamentos muito próximos e filhos são fatores que fazem a vida girar sempre em uma ou mais pessoas! Mas mesmo com tanto amor em volta é necessário criar tempo para si – e mais ninguém! Se for o seu caso, livre-se do sentimento de culpa e organize-se para ter mais momentos solo fora de casa. Vale um passeio contemplativo pelo bairro, um café naquela padaria próxima, uma volta no shopping… Você é que manda!

#2 Devagar e sempre

Não precisa começar grande se esse não é um hábito seu! Como sugeri ali no fim do primeiro tópico, existem coisas super simples que podem ser feitas no dia a dia mesmo. Eu tenho certeza de que, com o passar do tempo, elas vão dar tanto gosto que a vontade será de fazer mais e mais! Quem sabe assim você vá expandindo sua visão e, quando menos perceber, estará curtindo a própria companhia num local que jamais imaginou ir desacompanhada!

#3 Opinião do outros

Pense na cena: você resolve ir jantar num restaurante fino sozinha. Senta à mesa, pede o cardápio e, quando vai chamar o garçom, percebe que está todo mundo olhando enquanto pensa em algo sobre você. Isso é tudo coisa da nossa cabeça, mana! Pode até ser que as pessoas estejam de fato observando e julgando, sim. Mas, sério: o que é que isso importa? Você vive para si ou para os outros, afinal? Vamos desfazer de uma vez a crença boba de que gente que sai sozinha é sem amigos, solitária, deprimida, fracassada, sem vida social ou sei lá mais o que. Isso não tem NADA a ver!

#4 Insegurança

E aqui falo sobre a insegurança das grandes cidades, porque a pessoal já comentei no tópico acima! Não posso ser hipócrita e dizer: “miga, se joga, se der na telha vai mesmo a pé sozinha pra balada às onze horas da noite ali no centro de São Paulo”. Não, né! hahahaha Caso o seu estilo solo já esteja pronto para abranger ocasiões noturnas (eu, por exemplo, já fui a shows e baladas sozinha), há sim cuidados:

  • Avise algum familiar ou amigo próximo que você está indo no lugar X, na hora Y e com previsão de volta Z. Não se esqueça de avisar quando chegar ao local e quando voltar para casa;
  • Eu costumo pedir carros por aplicativo, então dá para dar print na placa, nome, foto e rota do motorista e mandar para alguém de confiança;
  • Não fique de bobeira sozinha e não confie em estranhos (#mãe). Também é importante saber usar a intuição para identificar situações de perigo;
  • E, aqui, uma coisa que eu faço: se saio sozinha à noite, não bebo demais. Estar mais para sóbria do que para bêbada ajuda na minha própria segurança e escolhas, risos.

#5 Benefícios

Você vai perceber que, a cada saída, a presença da sua própria companhia vai ficando mais evidente. Eu já tô num ponto em que rio das minhas próprias piadas mentais (tô nem aí se vou parecer louca!), tenho milhões de insights sobre a vida e fico muito mais observadora interna e externamente.

E isso tudo que mostrei hoje nesse post não invalida o amor que tenho por estar cercada de outras pessoas! Relacionamentos sociais são super importantes também. Mas, mais importante que tudo isso, é que você viva em equilíbrio com essas duas partes.

Espero te ajudado você a sair sozinha numa boa, de mente tranquila e coração aberto!

você pode gostar também destes posts

21 comentários

  • responder ZILANDRA 04/07/2018 às 14:26

    Eu sempre digo, que primeiro temos que gostar e amar a nossa companhia, para sermos bo companhia
    Beijos lindona, como sempre, um texto maravilhoso

  • responder Flávia Ser 04/07/2018 às 17:00

    Engraçado que eu tinha tanto medo dos olhares estranhos caso um dia eu fosse me sentar só em algum lugar!!! Bastou eu por o pé pra fora da minha cidade que era bem pequena e ir novinha (15 anos) estudar em uma cidade bem maior que esse medo passou!!! Desde então sempre foi um prazer sentar comigo mesma em um restaurante e apreciar a comida e tudo em volta sem estar conectada a um celular ou notebook! Depois de conhecer esses pequenos prazeres (almoço, jantar, cinema comigo mesma) o mundo ficou pequena e me dei de presente uma viagem pela Europa sozinha! Não sei nem explicar como foi um autoconhecimento!!! INFELIZMENTE, eu já fui abordada por homens nesses meus momentos – Já sentaram na mesa sem pedir, outros chegaram e pediram para sentar e a resposta foi única: “Não, obrigada!”, até perguntaram se eu era garota de programa uma vez e isso aconteceu em um restaurante mais chique – eu estava com muita vontade de comer risoto daquele restaurante e não estava com disposição de chamar a ninguém, me arrumei como eu bem queria e fui, pedi uma mesa para uma pessoa e fiz o pedido (entrada, bebida e o risoto – tb teria sobremesa hehehe), no meio do meu jantar todo calmo um garçom veio ao pé do meu ouvido e perguntou se eu estava esperando algum cliente, olhei assustada e só pedi para que chamasse o gerente do restaurante, passou uns 05 minutos e o gerente chegou, expliquei que o garçom daquele estabelecimento havia me abordada com uma pergunta que me constrangeu e por alguns minutos me fez pensar que eu não teria o direito de ir e vir, comer e beber, frequentar qualquer lugar que fosse SE eu não tivesse acompanhada OU se eu não fosse uma garota de programa! O gerente todo desconcertado pediu desculpas e na hora de pagar a conta não quiseram cobrar mas eu fiz questão de pagar. Fiz reclamação no TripAdvisor contando a situação e deixei bem claro a todos que ali nunca pisaria! Acredito que se fosse com um homem não aconteceria. MAS continuo saindo comigo mesma e me sentindo muito bem com isso!!!

    • responder Thais Marques 09/07/2018 às 13:50

      AH, O MACHISMO… Passada com sua história! Agiu muitíssimo bem, inclusive. Fico feliz que mesmo com esse incidente você não deixou de curtir a própria companhia! <3

      • responder Mira Schlegel 13/07/2022 às 16:30

        Que horror, realmente eu tb não permitiria não pagar a conta, mas iria gostar muito de saber se esse imbecil garçon foi, de alguma forma punido. Estou começando a encher-me de auto-confiança e sair sozinha, ainda sinto-me extremamente ansiosa e insegura, se vou a primeira a algum lugar sozinha. Com as cantadas e olhares, não tenho lá muito problema, saio-me sempre bem, um não categórico e “nariz empinado” rs rs rs, afinal de contas, saí comigo mesma e assim quero continuar.
        Ainda sinto muito medo…dicas???. Serão muito bem-vindas.
        Adoro teatro, cinema, pianos bar.

  • responder Maíra Bueno 05/07/2018 às 13:51

    Adoro sair sozinha. Na verdade passo boa parte do meu tempo só com meus cachorros, pois trabalho em casa e meu marido só volta pra nossa casa no fim de semana por conta do trabalho dele. Nesse esquema, se eu não aprender a ficar bem comigo mesma, enlouqueço! Claro que minha família e amigos são bem presentes, mas aprendi a fazer as coisas no meu tempo e de acordo com os meus desejos (desde que não atrapalhe ninguém, claro!)

    Como sou bem resolvida com isso (e também por ter horários flexíveis!) vou pelo menos uma vez por semana ao cinema, sozinha. Saio pra jantar, já fui a shows em outras cidades sozinha e coisas assim. Não passo vontade mesmo!

    • responder Thais Marques 09/07/2018 às 13:47

      Isso aí, faz muito bem! <3

      • responder Mira Schlegel 13/07/2022 às 16:41

        Invelo essa coragem, mas estou trabalhando a minha. Agora mesmo estou louca para assistir a uma peça teatral, mas cadê a coragem para ir sozinha???? Já não sinto mais tanto medo devido a insegurança das grandes cidades, meu medo está na situação nova, no local desconhecido, em mim. Dicas por favor. Obrigada.

  • responder Caroline Mendes 05/07/2018 às 14:40

    Gostei dessa palavra solitude (solidão acompanhada de si). Nunca viajei sozinha, mas já saí bastante sozinha. Uma vez fui numa degustação de vinhos bem chique sozinha e foi fantástico, voltei pra casa feliz da vida. Ir ao cinema sozinha também é muito bom, exposições, já fui num café da manhã com jazz sozinha também e foi muito legal. Tenho um namorado, mas gosto sempre de estar comigo, me sinto bem com a minha própria companhia e penso que isso é fundamental para que você se sinta feliz com outra pessoa. Recentemente fui sozinha numa casa de chás daqui de Brasília (The Queen’s Place), pedi um rapaz aleatório pra tirar uma foto minha na cabine telefônica vermelha inglesa que tem lá=), tomei um delicioso chá da tarde inglês glamouroso com porcelanas delicadas, pedi a garçonete pra tirar foto minha, tirei várias fotos da comida, dos chás kkk e saí de lá feliz da vida, com a sensação de que tomei um chá com a Rainha da Inglaterra. Amei esse post Thais, é isso aí!!! Temos que nos amarmos e nos bastarmos mesmo e sempre nos lembrarmos disso.

    • responder Thais Marques 09/07/2018 às 13:45

      AHHHH, QUE LINDA!!! Amei seu relato. <3

      • responder Mira Schlegel 13/07/2022 às 16:34

        Admiro muito…um dia chego lá. Ainda travo uma luta intensa com minha insegurança e medos. Adoraria sair mais. Gosto de me produzir, sem exageros para sair e nem sempre tenho companhia. Meu marido é extremamente caseiro.

  • responder Mariana Bresciani Penna 05/07/2018 às 21:36

    Comentei no vídeo no Youtube e vou complementar aqui: Te amo! Kkkkkkkkk! Acho muito importante encorajar as mulheres a isso! Certa vez, eu estava num niver em uma pizzaria (pizzaria de franquia, bem mequetrefe), e uma pessoa que estava comigo reparou em uma mulher sozinha e me falou: tadinha. E eu pensei: pq tadinha? ela tá com vontade de comer pizza, e é isso que ela está fazendo. De fato eu passei a reparar nela, mas não como “tadinha” e sim como “mulherão da porra”. A minha vontade era de ir dar um puta abraço nela, mas ela ia me achar louca. kkkkkkkkkk! Thais, obrigada mesmo por abordar esse assunto!

    • responder Thais Marques 09/07/2018 às 13:43

      hahahahaha, entendo perfeitamente o sentimento de querer ir abraçar a mulher! <3

  • responder Links da Semana: um guia para procrastinadores - Lu Ferreira | Chata de Galocha 09/07/2018 às 18:35

    […] – Sair sozinha: um guia prático para você aproveitar a própria companhia […]

  • responder Carla Cristina Alves 09/07/2018 às 22:35

    Ownnn, esse post resume tudo o que estou passando ou já passei. Enquanto estava em fase de separação, ao invés de ficar em casa discutindo, não tinha companhia, ia sozinha no barzinho escutar musica boa e beber umas. Já reparei que as pessoas me observam, mesmo! Mas eu não tô nem aí… Muitas vezes me perguntei sobre acharem que eu seria uma garota de programa, mas ninguém teve a audácia de perguntar nada até hoje. A maioria das vezes sentava sozinha num cantinho e ficava observando. Dessa ultima vez, fiquei onde tem mais gente, em frente à banda e conheci 2 mulheres, contei que estava sozinha e chamei-as pra sentar comigo. Foi interessante, e elas disseram que queriam ter a coragem de fazer isso. Recentemente passei alguns dias no Uruguay sozinha, minha primeira viagem internacional foi sozinha hahaha. Depois de uns dias vieram outras pessoas conhecidas, mas antes disso conheci outras pessoas por lá, foi muito bom! Ultimamente tenho feito muita coisa sozinha. Mas agora solteira tenho aproveitado também mais momentos com diferentes pessoas dos meus círculos de amizade. Quando era casada eu me sentia solitária, hoje me sinto plena, posso fazer tudo o que quero.

  • responder Paula Pessoa 11/07/2018 às 16:16

    Sempre gostei de fazer programas solo. Desde sair pro shopping, cinema, sair pra dançar e até ja fui para Argentina sozinha e essa viagem foi a melhor experiência da minha vida. Te dá uma sensação de independência e poder incrível! Saber que você se basta!

  • responder Morando sozinha: um sábado sem companhia 06/02/2019 às 18:04

    […] Aqui você encontra um post da Thais com 5 coisas para fazer sozinha e aqui, outro com um guia prático para você começar a sair sozinha. […]

  • responder Debora Denise dos Santos 12/02/2020 às 17:54

    Eu to com tanto medo, ganhei um sorteio de um rodízio de pizza e dos meus amigos e conhecidos ninguém pode ir comigo, para ajudar meu namorado não é muito sociável e acho que nosso relacionamento não esta muito bem, nao queria perder a oportunidade de ir no rodízio, busquei ajuda no Google de como sair sozinha e encontrei o seu blog, vou seguir as dicas e ir sozinha mesmo minha maior insegurança são os olhares das outras pessoas por aqui ser uma cidade pequena, mas essa pode ser a oportunidade que tenho de me encontrar de gostar da minha própria companhia, minha maior dificuldade na vida é conseguir fazer coisas sozinha. Espero que hoje seja o passo inicial para a minha mudança de vida.

  • responder ANA PAULA 10/04/2020 às 10:08

    estou num momento down da vida, dependente emocional à deriva, uma border em terapia, muito apegada ao que passou de negativo da minha, com muitos medos e traumas, estou num processo de autoconhecimento, que já entrei e saí diversas vezes, saio quando entro em relacionamentos, pois aí preciso ser aceita , dentro da minha crença mental, aí me abandonei e de novo e de novo para me sentir amada e aceita e meu brilho se esvai, me fundo no outro e já não sei mais quem sou sou e os medos se instauram em mim com muito mais força do que antes, medo de mim, de estar comigo…

  • responder Gabriela 04/09/2021 às 14:52

    Eu amei! Nunca saí sozinha só pra lazer, já fui ao shopping só, mas pra resolver coisas. Hoje eu estava pensando em pegar uma praia amanhã sozinha e parar de depender da companhia das pessoas para fazer qualquer coisa que eu goste. Obrigada pelo post, me motivou muito!

  • responder Marcelo Garcia 07/12/2021 às 00:47

    Com Homens pensam e agem como se fossemos ladrões.. É um absurdo. Me canso de reclamar a gestores e pelo aplicativo RECLAME AQUI. Saio sempre sozinho e não há prazer e liberdade maior ! ???

  • responder Marcelo Garcia 07/12/2021 às 00:48

    Com Homens pensam e agem como se fossemos ladrões.. É um absurdo. Me canso de reclamar a gestores e pelo aplicativo RECLAME AQUI. Saio sempre sozinho e não há prazer e liberdade maior !

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB