Marina na Ásia Viagem

O que fazer no Mianmar? O país mais mágico que já visitei

17/02/2018

o que fazer no Mianmar

Finalmente chegamos ao fim dos posts da minha viagem à Ásia com esse sobre o que fazer no Mianmar! Antes de voltar para Bangkok para pegar o avião de volta para o Brasil, nosso último destino foi o Mianmar, onde ficamos seis dias. Vou dizer que, apesar de eu amar todo o sudeste asiático em geral, estava MUITO ansiosa para conhecer esse país. Já queria ter ido na viagem que fiz em 2015, mas acabou que o roteiro não se encaixou e deixamos para a próxima. E a próxima chegou!

Fomos para duas cidades, Yangon e Bagan. Ficamos três em cada, mas acho que teria ficado um dia a menos no Laos e um dia a mais em Yangon – a cidade é grandona e tem muita coisa para ver.

Importante: se você pensa em um dia conhecer o Mianmar, lembre-se de que é preciso tirar um visto prévio antes de viajar. Ele pode ser feito online por esse link e custa US$ 50.

O que fazer no Mianmar: os templos de Yangon

Yangon é uma cidade grande, tem shoppings com grandes marcas internacionais. É a antiga capital do país e a maior e mais desenvolvida cidade. Em contraste com isso, lá ficam muitos templos milenares que guardam relíquias do primeiro buda, Siddharta Gautama, como dentes e cabelo (sim! haha).

o que fazer no mianmar

Como o Mianmar se abriu para o turismo há pouco tempo, por lá tem muito menos ocidentais do que em outros países asiáticos, como a Tailândia. O que deixa tudo ainda mais mágico – você vê quase que apenas a população local indo aos templos para rezar. É emocionante. Especialmente porque vários desses templos têm mais de dois mil anos! Pensar que aquelas construções já estavam lá há mais de dois mil anos me deixa muito emocionada, sério.

o que fazer no mianmar

Fomos à maioria dos templos grandes da cidade e amei todos. A Pagoda Sule tem uma energia sensacional – se não me engano é a mais antiga. A Shwedagon pagoda é a mais famosa da cidade e é deslumbrante, imensa, lotada de fieis, maravilhosa. Dizem que a melhor hora para ir até lá é no por do sol, que foi o que fizemos – a luz caindo sobre as construções douradas é lindo!

o que fazer no mianmar

Também tem a Botataung Pagoda, que abriga alguns fios de cabelo de Buda – ela é inteirinha dourada, é um local sagrado de peregrinação dos budistas. E, por fim, a Chauk Htat Gyi Pagoda, com o maior Buda deitado do mundo. É impressionante e maravilhoso. Acho todos imperdíveis.

O que fazer no Mianmar: Yangon Circle Line

Já tinha visto que muita gente que vai a Yangon faz um passeio de trem no Yangon Circle Line. Esse não é um passeio especificamente turístico – é o trem que os birmaneses usam para se locomover mesmo. Só que como ele dá uma volta enorme em Yangon e arredores, é ótimo para ver a cidade como um todo. Tanto que a volta dura três horas!

o que fazer no mianmar

E como falei, isso não é um passeio pensado para turistas. Logo, não tem ar condicionado. Mas fizemos o passeio à tarde (no que trem que sai às 15h) e estava bem tranquilo. Fomos sentadinhos na janela curtindo o vento, as paisagens absurdamente diferentes e observando os costumes do trem local.

o que fazer no mianmar

Recomendo muito, eu adorei! Dá para pegar o trem na estação central, que ficava pertinho do nosso hotel, e o ingresso não custa nem US$ 1.

O que fazer no Mianmar: ver os  templos de Bagan

o que fazer no mianmar

Depois de dois dias e meio em Yangon, pegamos um vôo para Bagan, outro dos principais destinos turísticos do país. Bagan concentra mais de dois mil templos super antigos espalhados por quilômetros e quilômetros de terreno sem outras construções em volta. Aquelas imagens clássicas do Mianmar com muitos templos no meio da terra/grama são lá.

o que fazer no mianmar

o que fazer no mianmar

Alguns templos são enormes e famosos, cheios de pessoas rezando. Alguns são menos menos populares, estão simplesmente vazios, cheios de estátuas antigas de buda e paredes desenhadas. Em alguns não dá para entrar. Alguns podem ser escalados e dá para ver o por e nascer do sol. E esse é o charme de Bagan – alugar uma moto elétrica e sair sem destino certo, parando para conhecer os templos que quiser. É simplesmente maravilhoso, um dos lugares que mais amei conhecer, com uma energia incrível.

o que fazer no mianmar

Ah, é em Bagan que tem passeios de balão por cima dos templos também. Acabamos não fazendo porque era bem caro. Mas me arrependi? Sim, me arrependi hahaha.  Fica para uma próxima.

O que fazer no Mianmar: hospedagem

Sobre a hospedagem em Yangon, já comentei aqui nesse post.

Já o hotel em Bagan foi esse aqui, o Mianmar Han. O hotel é lindo e as instalações são ótimas. Os quartos são grandões, a piscina é uma delícia e a comida do restaurante também. Sensacional para descansar – e foi uma ótima escolha para o último destino.

o que fazer no mianmar

PORÉM é importante dizer que o hotel fica um pouco longe do centro, mais precisamente, em Nyaung U, uma cidade que fica ao lado de New Bagan (onde tem vários restaurantes e lojinhas) e de Old Bagan (onde ficam os templos). Não é assim um absurdo de longe, as cidades são coladas e separadas por estradas em linha reta – porém não dá para ir a pé. É preciso pegar um transfer do hotel até lá ou alugar uma moto elétrica.

Reservamos todos os hotéis dessa viagem sempre pelo Booking.com. 

O que fazer no Mianmar: em vídeo

E, já que você está por aqui e curte nosso conteúdo, que tal dar um pulinho também no nosso canal do Youtube? Se inscreve lá, tá tendo vídeo quase todo dia! Quem sabe você não nos ajuda a chegar aos 100 mil inscritos? <3

Gosta de viajar? Dá uma olhadinha aqui:

Para quem se interessa por essa temática, vale dizer que já fiz alguns conteúdos bem legais (e úteis!) por aqui. Para conferir, é só clicar:

5 dicas práticas para montar sua nécessaire.

O que eu levei na minha nécessaire para essa viagem?

Mala cápsula: é possível sobreviver com mala de mão por um mês? (Spoiler: sim).

Como organizar uma viagem: fui com agência? Fiz tudo sozinha?

O que fazer em Bangkok?

O que fazer no Nepal?

O que fazer em Chiang Mai, Tailândia?

O que fazer em Luang Prabang, Laos?

O que fazer no Mianmar?

você pode gostar também destes posts

12 comentários

  • responder karoline 17/02/2018 às 15:08

    Marina,
    quanto custa em média esse passeio de balão???
    bjos

  • responder Sâmia 17/02/2018 às 21:44

    Que legal! Adoro esse tipo de viagem em que vc consegue vivenciar mais a cultura e o povo do local. Uma dúvida: para locar a moto vc precisou apresentar documento que comprovasse que vc estava habilitada a dirigir lá? Obrigada

    • responder Marina Fabri 18/02/2018 às 12:34

      Não precisa apresentar nada, não, haha não precisa nem saber dirigir.

  • responder Ana 18/02/2018 às 13:26

    Demais! Obrigada por compartilhar! Suas viagens sao o máximo! Já fui pra Hong Kong, Singapura e Bali, recomendo muito tb….

    • responder Marina Fabri 18/02/2018 às 20:32

      Adorei Singapura e Bali, Hong Kong ainda não conheço 🙂

  • responder Patricia Cascaes Manoel 18/02/2018 às 20:44

    Marina, faz meses que budista estão exterminando milhares muçulmanos no país mais mágico que visitou… violência existe em tudo quanto é lugar. Mas ali é genocídio mesmo, barra pesada, jornalistas não podem andar livremente nos campos de refugiados na fronteira de tão tenso… nada vem sido escrito no blog e depois uma coitada alienada vai parar no lugar errado. Vide a espanhola que foi fazer turismo na rocinha pouquíssimo tempo depois de tiroteios. Já morei na Ásia e convivi com muitos asiáticos. Não estou querendo brochar a viagem de ninguém, mas é um local relativamente peq

    • responder Marina Fabri 18/02/2018 às 20:54

      Eu sou jornalista também e estou por dentro de tudo que está acontecendo. Por dentro no sentido de acompanhar as notícias sobre a situação, uma vez que não vi de perto – como relatei no meu post, estive apenas em Yangon e Bagan, e não na fronteira com Bangladesh, onde estão acontecendo os conflitos. E não posso opinar sobre algo que não vi, por isso meu post não trata desse assunto, e sim sobre a minha visita.

      Também há violência no Brasil – e por isso deixa de ser um país bonito ou mágico?

      Bjs!

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 19/02/2018 às 08:51

    Ligares lindosss

  • responder Links da Semana: uma lição sobre ser gentil - Lu Ferreira | Chata de Galocha 19/02/2018 às 22:05

    […] – O que fazer no Mianmar? O país mais mágico que já visitei! […]

  • responder Fernanda 23/02/2018 às 16:33

    Adoro seus posts!!!…
    Amei…

    Mas o post do Nepal não abre… https://www.coisasdediva.com.br/2018/01/o-que-fazer-no-n%E2%80%A6na-nos-himalaias/

    bjss

  • responder Sâmia 05/09/2019 às 22:23

    Marina, estou em Chiang Mai seguindo suas dicas? Domingo farei o passeio de elefantes. Estou em dúvida: posso pegar o visto de turista para o Mianmar e entrar pela fronteira terrestre? Outra dúvida: como vc fez a foto do visto? Usou algum app ou realmente foi a um lugar especializado (infelizmente não sou como vc e deixo tudo p resolver em cima da hora? Pretendo ir ao Mianmar, depois um pulinho no Camboja e voltar para Tailândia em direção às praias. Ainda tenho 50 dias para viajar. Excluí o Vietnã pois estou com receio das monções. Se tiver pitacos, aceito, inclusive para Chiang Mai pois ficarei até dia 10 aqui. ?

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB