Cosméticos Vídeos

Como cuidar da tatuagem? 5 indicações de produtos! [2023]

21/10/2021

*Conteúdo atualizado em 2023

Esse post foi pensado especialmente para você, tatuada (ou que deseja ser um dia)! Quero mostrar em detalhes 5 produtos para que cuide bem das suas tattoos – cicatrizadas ou não. Vem comigo!

Como cuidar da tatuagem

Antes de qualquer coisa, vale dizer que, se você for a um bom profissional, ele vai indicar o que deve ser feito com a tatuagem a curto e médio prazo. Siga o que for pedido e observe – qualquer problema, vá ao médico!

Infelizmente, não há consenso entre tatuadores e dermatologistas sobre o que é melhor fazer. Por isso, as dicas que virão a seguir são fruto de pesquisas que fiz e de experiência própria, certo?

como cuidar da tatuagem

#1 Bepantol Derma Creme

bepantol derma

Mistura de pró-vitamina B5 (dexpantenol), lanolina e óleo de amêndoas, este creme ajuda na hidratação da pele. Além disso, evita a descamação e promove a renovação natural. Alguns tatuadores e dermatologistas recomendam o Bepantol no período de cicatrização. Eu mesma usei nas minhas duas primeiras tatuagens e não tive problemas! No entanto, a própria marca comenta sobre o uso após a tattoo estar cicatrizada. Além disso, alguns profissionais afirmam que ele atrapalha a cicatrização do desenho.

Aqui vai um guia completo sobre o Bepantol e suas funcionalidades!

#2 Eucerin Aquaphor

aquaphor

Já vi o Aquaphor ser recomendado para uso pós-tatuagem por tatuadores gringos. No entanto, eu mesma nunca experimentei dessa forma! A Eucerin diz que ele é um reparador da pele seca e extra-seca. Aqui tem um conteúdo da marca que sugere o uso na segunda fase período cicatricial, quando surgem as famosas casquinhas. Por outro lado, há quem torça o nariz para seus derivados de petróleo na composição. O que eu sei é que o produto cria uma barreira de proteção que retém a hidratação natural. Por isso, é possível notar uma aparência de pele bem cuidada nas tattoos consolidadas.

Veja uma resenha completa e sincera sobre o Aquaphor.

#3 Óleo de Coco

Nunca imaginei passar óleo de coco na tatuagem até receber a recomendação na minha terceira, em 2018! Mas, também pudera: ele possui benefícios para pele e cabelos, sendo hidratante, calmante, antibacteriano e antifúngico. Inclusive, nesse conteúdo do Facebook, a Copra Alimentos incentiva o uso. Usei do terceiro dia em diante e minha tattoo não coçou nem incomodou. No entanto, penso que o óleo de coco é meio chatinho de usar no verão. Gosto mais dele no frio, quando fica sólido feito um balm. Não sei se é ok colocá-lo na geladeira para isso, então nunca tentei!

#4 Bioderma Cicabio

cicabio

O Cicabio, da Bioderma, é um parente do Cicaplast, da La Roche-Posay (que, hoje, se chama Cicaplast Baume B5+). Ambos são os tais cica creams, que se utilizam dos multibenefícios da centella asiática em sua composição. As duas marcas pedem que eles sejam usados na pele íntegra. Contudo, eu já recebi a indicação de usar o Cicaplast na minha tattoo mais recente (após retirar a película de proteção) pelo menos 3 vezes ao dia. Pra mim, deu certo, viu? Acredito também que, pelo tipo de produto, poderia ter sido o Cicabio também, já que ele tem o poder de reparar, hidratar e acalmar, agindo na regeneração da pele em todas as suas etapas.

Gosto de chamar o Cicabio de cura tudo, porque ele é excelente! Resenha aqui.

#5 Nivea Creme

Creme Nivea

Engraçado que nas minhas pesquisas vi que o Nivea Creme é pouco recomendado pelos tatuadores (tampouco pelos dermatologistas) para ser usado na cicatrização. No entanto, quem segue o nosso canal do Youtube disse que ele é ótimo pra isso! Agora, a questão é que a marca não fala sobre o uso dessa forma. A recomendação feita é usar as propriedades super hidratantes para áreas ressecadas nas tattoos consolidadas, ou seja, a longo prazo! Então, melhor pensar no creme para a manutenção da pele e do aspecto da tatuagem. Vale dizer que a fórmula é mais ou menos como a do Aquaphor (misto de derivados de petróleo, lanolina e pantenol, com adicional de glicerina).

Tudo o que é verdade e mentira sobre esse clássico!

Qual o melhor?

Apesar de ter tido cuidados diferentes com cada uma das minhas tatuagens, em todas as vezes deu tudo certo. Tive zero problemas e elas cicatrizaram bem direitinho, viu? Mas, como disse: vale sempre conversar com seu tatuador e, no caso de maiores dúvidas, falar com um dermatologista para entender o que pode ou não ser bom pra você.

Em busca de inspiração para sua primeira tattoo? Aqui tem 220 fotos para você!

Como cuidar da tatuagem: em vídeo

Camiseta Riachuelo | Brincos C&A | Óculos Prada | Batom Nude Castanheli quem disse, berenice?

Veja mais: 60 ideias para você tatuar seu signo!

Gostou das dicas sobre como cuidar da tatuagem? Compartilhe com a gente o que sabe!

você pode gostar também destes posts

15 comentários

  • responder Mari 16/02/2019 às 14:50

    Acabei de fazer uma. O tatuador perguntou se eu tinha cicaplast, disse q não e ele falou q td bem usar bepantol (se eu tinha, e bepantol eu sempre tenho msm).
    Fiquei dois dias no bepantol e fui comprar cicaplast, achei a textura melhor pra passar numa area grande, acho q se fosse pequenininha o bepantol resolveria bem até.
    Gostei da ideia do nivea, eu tenho um potinho q não uso mto, vai ser util dps q cicatrizar.

  • responder sacha 16/02/2019 às 18:46

    Eu sempre tratei as minhas com cicaplast, acho o resultado ótimo

  • responder Pollyana 18/02/2019 às 11:55

    Usei Bepantol na minha e adorei, foi um região pequena e desde então sempre passo a pomada nos machucados e nos lábios (isso é herança dos tempos de Roacutan)

  • responder ZILANDRA 20/02/2019 às 20:11

    NÃO TENHO TATOOO
    MAIS NÃO ABRO MÃO DO NIVEA DE LATIHA PARA CUIDADOS COM A PELE
    BEIJOSSS

  • responder Thais Marques 21/02/2019 às 10:32

    Cicaplast bombando!!!

  • responder Elias Junior 13/08/2020 às 03:58

    Cicaplast sem duvidas é a melhor opção, usei em uma tatoo no braço inteiro e não me arrependo.

  • responder laura 01/09/2020 às 17:19

    nivea de latinha e bepantol?? naooooo, usem creme específico pra tatuagem ou ÓLEO DE GIRASSOL

  • responder Marilene de Fátima galiarde 19/11/2020 às 21:10

    Eu usei pomada cicaplast no periodo da cicatrização de todas minhas tatuagem eu acho a melhor pomada cicatrizante, pele fica hidratada, é elimina aquela coceira das tatoo, hoje eu uso Restaurador térmico Panta Neoskin da Panta é sensacional 24 hs de hidratação p suas tatuagens e a cor fica radiante.

  • responder wesley 08/01/2021 às 19:40

    Cicaplast é melhor creme a porém com oleo de coco a tattoo fica top além de ser mais natural é mais barato.

  • responder Jorge 13/05/2021 às 09:22

    Cicaplast na fase de cicatrização até formação da casca, após isso NIVEA creme sempre !

  • responder Tatuagem feminina: 220 fotos para inspirar em 2021! 05/11/2021 às 07:30

    […] Aqui você encontra 5 indicações de produtos para cuidar da tatuagem. […]

  • responder José 23/09/2022 às 13:36

    Usei Bepantol Derma por 1 mês após a tatuagem e a tinta clareou. Tive que retocar e meu tatuador afirmou que foi em decorrência do uso do Bepantol…

    • responder Thai 18/09/2023 às 23:25

      Já usei o óleo de coco e é muito bom, mas não gosto do cheiro que fica na roupa, atualmente uso o creme da cerave, a loção hidratante é boa e mais fácil de passar, mas o creme é melhor, a cicatrização é bem tranquila e a tatuagem fica perfeita, diminui bastante aquela coceira da tatto (com a loção não diminui), ja usei na cicatrização de 3 tatuagens, 2 são bem grandes e possui vários tipos de traços e ficaram perfeitas, sempre passo 3x por dia, lavando bem antes com um sabonete neutro. *as minhas tatuagens são preto e cinza, não sei se pode ter alguma reação com outras cores, como por exemplo clarear.

  • responder Ana claudia 21/08/2023 às 02:32

    Bepantol é usado e funciona muito bem para tratar da pele do rosto, clareia e hidrata, sendo assim clareia a tatoo tbm, minha tatuadora fala pra usar Nebacetin ou óleo de coco, nunca Bepantol.

  • responder Brendha 19/02/2024 às 23:03

    Com toda certeza Bepantol não é uma boa opção para pós tattoo, influência na pigmentação da tatuagem, não foi feita para isso, a tatuagem é um ferimento, mas também tem pigmento que deve ficar retido, a bepantol ajuda a expelir a tinta para fora deixando a tattoo falhada e fraca.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB