Cosméticos Pele

Aquaphor para tatuagens: uma super pesquisa!

08/02/2017

Quem me segue lá no meu Insta pessoal (@thaismarques86) deve ter visto que fiz minhas primeiras  – e únicas, por enquanto – tatuagens no ano passado! Coloquei uma âncora e um coração entre o calcanhar e o tornozelo de cada pé com um tatuador brasileiro que estava atendendo em Dublin (Bimbo Ink).

aquaphor para tatuagens

Foto ~artística dos meus bebês! <3

Na época, a orientação dele foi aplicar Bepantol – por sorte, levei minha bisnaguinha do Brasil e usei todo santo dia, no começo até mais de uma vez por dia. Tudo cicatrizou nos conformes e eu fiquei satisfeita.

Continuei com ele mesmo até ver uma dica dada pela Lara Nesteruk no Snapchat: Aquaphor para tatuagens! Coincidentemente, o produto, que antes era vendido apenas em outros países, chegou ao Brasil na mesma época (nesse post, a Marina fala dos benefícios para a pele ressecada).

Já tava toda agitada querendo garantir o meu e acabei descolando uma versão mini da fórmula gringa – cujo nome na embalagem é apenas Aquaphor; por aqui, está escrito Eucerin Aquaphor (o fabricante de ambas as versões é o mesmo). Tratei de começar a usar pra ver qual era!

Mas o resultado nas tatuagens já cicatrizadas eu conto no fim do post para vocês. Percebi que, apesar de o Aquaphor ser amplamente recomendado pelos tatuadores (em especial no exterior), ainda existem várias dúvidas a respeito. É por isso que fiz uma super pesquisa que quero compartilhar!

Aquaphor para tatuagens – perguntas e respostas!

aquaphor para tatuagens

Comparativo entre as embalagens do Aquaphor vendido no Brasil e o gringo (50 g)

O que é o Aquaphor e para quê ele serve?

O Aquaphor é uma pomada indicada para a pele extremamente seca que promete restaurar sua versão mais macia e saudável.

Qual é a fórmula do produto?

A composição contém poucos ingredientes. Na versão brasileira, são:

Ingredientes: Paraffinum Liquidum, Cera Microcristallina, Ceresin, Lanolin Alcohol, Panthenol, Glycerin, Bisabolol

Já na versão gringa, a fórmula é levemente diferente:

Active ingredient: Petrolatum (41%) – Skin protectant
Inactive ingredients: Mineral Oil, Ceresin, Lanolin Alcohol, Panthenol, Glycerin, Bisabolol

Muitas pessoas torcem o nariz para cosméticos com derivados de petróleo na composição. A afirmação mais recorrente é a de que eles apenas dão a sensação de pele mais hidratada, mas que na verdade não possuem poder hidratante. Pelo que já estudei, o que acontece é que tais produtos formam uma espécie de filme protetor sobre a pele, retendo a umidade do próprio organismo.

O tema é super polêmico por outras razões também. Há quem ache antinatural passar algo que vem do petróleo na pele, por exemplo. Eu, pessoalmente, não ligo para nada disso – o mercado possui opções diversas e sempre vou querer testar e escolher a que melhor se encaixa para mim. No caso do Aquaphor para tatuagens (o gringo), está sendo tão bom quanto esperava – mas, mais uma vez, já chego lá.

Aqui tem um texto muito interessante escrito por um farmacêutico a respeito dos derivados de petróleo na indústria cosmética. Baseio uma parte do texto a seguir no que está escrito lá.

O que muda da fórmula brasileira para a gringa?

Assinalei acima em negrito o que se mantém entre as duas composições e em itálico aquilo que muda. Na versão brasileira, o ingrediente número um é a parafina líquida (= óleo mineral, que está descrito em segundo lugar na fórmula gringa). Depois, vem a cera microcristalina. Já o petrolato, ou vaselina, é o principal composto na formulação gringa.

Basicamente, esses 3 ingredientes principais são derivados do petróleo. O que muda mais expressivamente a fórmula gringa é que são 41% de vaselina, substituída por parafina líquida (ou óleo mineral) na composição brasileira – sem uma determinação de quantidade.

De acordo com a minha pesquisa, a vaselina (petrolato) apresenta maior potencial hidratante para a pele seca quando comparada ao óleo mineral (parafina líquida) em estudos disponíveis na literatura científica. Isso quer dizer que a substituição dela como ingrediente principal na versão brasileira pode mudar a forma de ação do produto numa comparação com a versão gringa. Atenção! Eu disse PODE, porque na prática não vi muita diferença entre um e outro (usei o da Marina certa feita).

Aquaphor é igual Vasenol?

Não. A versão vendida lá fora do Aquaphor possui 41% de vaselina, enquanto a geleia feita pela Vasenol é 100% vaselina. Além disso, existem os ingredientes extras no Aquaphor, que incluem o pantenol, um bom agente para a regeneração da pele. Na versão brasileira, não há vaselina.

E o Aquaphor para tatuagens?

aquaphor para tatuagens

Comparação de antes e depois do Aquaphor (a tatuagem não entortou, eu que mudei de posição)

Finalmente, né! hahahaha Dito tudo isso, vou comentar da minha experiência. A região onde tenho minhas tatuagens é de uma pele bastante fina, seca e suscetível a agressões (meias, botas, raspões não-intencionais…). Como falei anteriormente, não usei o Aquaphor quando elas estavam recém-feitas, apenas agora por fins de manutenção do desenho, então não sei dizer se ele ajuda na cicatrização.

Os tatuadores dizem que sim, que é bacana usar o produto assim que bandagem plástica é retirada. A própria Lara usou o gringo e gostou – na minha próxima, vou tentar e aí atualizo esse post pra contar da experiência. Para uma proteção da pele e da cor, estou gostando bastante do Aquaphor. O que uso frequentemente é o gringo, como expliquei, mas já passei o nacional e senti a mesmíssima coisa. A sensação que tenho é de que ele reaviva o preto e deixa a região mais macia.

aquaphor para tatuagens

Sensorial do produto brasileiro versus o gringo na pele: praticamente a mesma coisa

Como a Marina já havia relatado, essa pomada é, justamente, grossa e chata de absorver. O que eu faço é usar no pós-banho uma pequena quantidade e ir deitar. Como as tattoos são pequenas, isso não me incomoda em nada. No dia seguinte, se for pegar sol, passo protetor.

A verdade verdadeira é que para uma tatuagem durar bem os cuidados do cotidiano são super importantes. E manter a pele com a hidratação em dia, além de protegê-la do sol, é fundamental. No primeiro quesito, sinto que o Aquaphor está me ajudando!

Ufa, então é isso. Desculpem aí pelo post enorme, mas queria deixar tudo bem esclarecido! E, se houver alguma farmacêutica de plantão que vir algo de errado, por favor, é só avisar. Como disse, fui bem criteriosa na pesquisa, mas a gente que é leiga pode falhar também!

você pode gostar também destes posts

17 comentários

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 08/02/2017 às 14:46

    Muitos fazem tatuagem mais nao tem os cuidados necessarios ne?
    eu nao tenho coragem de fazer rsrsrrs
    mais acho bonito, com certeza quem tem vai amar a dica
    bjs

  • responder Márcia Daniella 08/02/2017 às 17:51

    Post tá bacanérrimo e super informativo. Ainda não tinha ouvido falar do produto.

  • responder Leylane 08/02/2017 às 22:11

    Eu moro nos usa e uso aquaphor na minha filha pra tudo, desde queimadura de frio, sol, até qdo ela se machuca… não fico sem! A pomada é maravilhosa!

  • responder Lena 08/02/2017 às 23:22

    Thaís, não me dei bem com a bepantol na minha primeira tatoo, me deu alergia, acredita? Fiz a segunda e usei a cicaplast, que é maravilhosa e cicatriza super rápido.

  • responder Leticia 09/02/2017 às 00:59

    Artigo maravilho. É super imortante prestar atenção em todos os produtos que será usado na pele,com um artigo desses todo explicativo dar até gosto de ler
    Parabéns meninas ! Também tenho um blog de moda visitem lá e sejam bem vindas.

    http://meninacharming.blogspot.com.br/?m=1

  • responder Leticia 09/02/2017 às 01:01

    Artigo maravilho. É super imortante prestar atenção em todos os produtos que será usado na pele,com um artigo desses todo explicativo dar até gosto de ler
    Parabéns meninas ! Também tenho um blog de moda visitem lá e sejam bem vindas.

  • responder Amanda Vieira 09/02/2017 às 04:49

    Já usei Aquaphor e adoro!! É otimo!

    Bjs

  • responder Bruna 09/02/2017 às 08:58

    Parabéns pelo cuidado com as informações no post, Thais 🙂
    Eu sou uma das que não usa produtos derivados de petróleo principalmente por causa desse fato de ele agir apenas como um filme sobre a pele, retendo a hidratação própria (também pelo fator ambiental da coisa, mas aí é papo pra outra hora). Minha pele tende a ser seca, então eu avalio que realmente preciso de uma ajudinha externa para hidratar e mantê-la saudável.

    Cuidados com a tatuagem são controversos né, cada tatuador fala uma coisa!
    – Já ouvi recomendação do bepantol (eu não curto ele pra nada :P);
    – Já ouvi que não é pra passar nada, e sim deixar a pele respirar que é o oxigênio que vai ajudar a cicatrizar (tomando cuidado para não haver muito atrito);
    – E também já usei pomada manipulada pelo próprio estúdio sem nada de óleo mineral na fórmula (que foi ótima por sinal).
    O importante é dar tudo certo no final ;D

  • responder Michele Bdz 09/02/2017 às 14:26

    Já tinha visto a Lara comentando…
    gosto demais dos snaps dela e dos produtinhos que ela indica no geral…

  • responder Julia Kubrusly 10/02/2017 às 03:24

    Não tenho tatuagem, mas sou team bepantol pra tudo, pele ressecada, lábios, cutículas, cabelos (na versão líquida) e até pra fungo descobri que serve também.

  • responder Miriã Andrade 10/02/2017 às 22:25

    Achei esse produto muito interessante! Ainda terei a minha primeira tatuagem e lembrarei dele! 😉

  • responder Óleo de coco na tatuagem? Testei e funciona! 17/10/2018 às 10:22

    […] 2 primeiras tatuagens, lembro de ter usado Bepantol a pedido do tatuador e depois migrei para o Aquaphor. Deu tudo certo, mas confesso que de um ano para cá desleixei bastante com os […]

  • responder Como cuidar da tatuagem? 5 indicações de produtos! 16/02/2019 às 09:30

    […] vi o Aquaphor ser recomendado para uso pós-tatuagem por tatuadores gringos. No entanto, eu mesma nunca experimentei dessa forma! A Eucerin diz que ele […]

  • responder Greice Gracioso Montanher Vilarinho 03/11/2021 às 00:58

    Fiz minhas primeiras tatuagens no mês passado e desde então tenho passado o aquaphor comprado aqui no Brasil mesmo.
    Eu trabalhei como propagandista da Linha Eucerin por quase quatro anos e, na época, as dermatologistas sempre perguntavam quando o Aquaphor viria para o Brasil, pois é excelente no pós peeling para a regeneração da pele.
    Sendo assim, como eu já tinha meu Aquaphor em casa desde o ano passado ( quando usei um ácido no rosto), deduzi que seria bom para as tattoos.
    Tem sido excelente e até dá mais vida à tatuagem, ressaltando sua cor.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB