Dicas Maquiagem Vídeos

Como lavar pincéis de maquiagem: dicas e truques! [2023]

25/02/2020

*Conteúdo atualizado em 2023

Você sabe como lavar pincéis de maquiagem corretamente? Não? Então cola comigo porque vou ensinar minhas técnicas passo a passo e ainda dar um montão de dicas para os seus ficarem bem limpinhos!

Como lavar pincéis de maquiagem?

Antes de tudo, você deve saber que existe uma infinidade de conteúdos sobre o assunto internet afora. Eu mesma já experimentei muitas ideias que vi por aí até chegar à forma como faço hoje! E olha que o Coisas de Diva já tem quase 15 anos (!) sendo expert em beleza, hein? Algumas coisas funcionaram bem, outras nem tanto. E é para ajudar você a não se perder mais que estou aqui!

como lavar pincéis de maquiagem

Lista de materiais

Primeiramente, você vai precisar dos seguintes itens:

  • Shampoo de bebê (eu uso o Johnson’s tradicional mesmo) E/OU detergente neutro (prefira aqueles transparentes);
  • Condicionador (qualquer um que esteja sobrando na sua casa) – OPCIONAL;
  • Demaquilante bifásico – OPCIONAL;
  • Potinhos variados (para facilitar a operação);
  • Acessórios para limpeza (como tapete limpa pincéis) – OPCIONAIS (eu recomendo se a sua palma da mão for muito sensível);
  • Água corrente (de preferência, numa pia com bancada, como costuma ter no banheiro);
  • Toalhas antigas (melhor assim porque pode manchar) E/OU papel toalha resistente;
  • Lysoform em spray – OPCIONAL.

Mãos à obra!

como lavar pincéis de maquiagem

Organize-se

O primeiro passo para que você limpe seus pincéis maquiagem direitinho é organizar bem o espaço de trabalho. Parece bobeira, mas ajuda pra caramba! Confesso que tenho muita preguiça dessa tarefa, mas se crio um ambiente adequado vou mais rápido e não desisto no meio do caminho.

Por isso, coloque o shampoo/detergente dentro de um dos potes e o condicionador em outro. Posicione o tapetinho (caso vá usá-lo) em algum lugar dentro da pia. Também procure deixar espaço livre para ir colocando os pincéis limpos sobre uma toalha (e tenha outra sempre à mão).

Lavagem básica

Com tudo posto, você começa molhando levemente as cerdas do pincel em água corrente.

DICA: deixe uma vazão moderada, porque as chances de molhar o cabo são menores. Tome cuidado, porque se o cabo ficar úmido, a vida útil dos seus acessórios de maquiagem diminui.

Feito isso, mergulhe as cerdas no shampoo/detergente. Aí é preciso esfregá-las em movimentos circulares e leves (nada de mão pesada para não danificar!). Você pode fazer isso no tapete limpa pincéis ou na palma da sua mão. O importante é repetir a operação até que saia uma espuma branquinha, sem resíduo nenhum de maquiagem!

Quando achar que está bom, enxágue em água corrente.

DICA: aperte delicadamente as cerdas para ver se não tem mais nada por ali! Se a água continuar saindo meio leitosa, significa que ainda há maquiagem (especialmente no miolo do pincel) ou que não enxaguou totalmente.

Lavagem avançada

Os passos acima são básicos, mas pode ser que você precise de mais! Alguns pincéis (em geral, de base e corretivo) ficam com as cerdas duras de tanto produto acumulado! Nesses casos, antes da lavagem, deixe-os de molho com água + shampoo/detergente ou demaquilante bifásico.

ATENÇÃO: é para colocar os líquidos no potinho em quantidade suficiente para cobrir as cerdas, com os cabos em pé, sem jamais ficarem submersos.

Se você tiver muito amor pela sua coleção de pincéis, sugiro também que condicione as cerdas. Depois que lavar, coloque pouco condicionador nas cerdas, opere os movimentos leves e circulares e enxágue em seguida.

como lavar pincéis de maquiagem

Secagem

A secagem é super importante. Primeiro, esfregue as cerdas de leve numa toalha antiga (ou papel toalha resistente).

DICA: replique os movimentos que você faria no seu rosto para não bagunçar demais as coisas!

Na sequência, enxugue o pincel com apertões delicados, que respeitem a ordem natural das cerdas. O ideal é devolver o formato original!

A melhor maneira de secar seus pincéis é ao sol. Então busque fazer tudo isso durante um dia bonito! Coloque-os deitados sobre uma toalha e deixe-os repousando até secarem totalmente. Você pode completar a limpeza com umas borrifadas de Lysoform em spray, que é um desinfetante.

como lavar pincéis de maquiagem

Frequência

Você deve lavar seus pincéis a cada 15 dias ou uma vez por mês, pelo menos. Lembre-se: eles vão ser esfregados no seu rosto e, se estiverem sujos, podem dar problemas de pele que vão de acne até alergias!

Além do mais, acessórios de maquiagem bem cuidados duram anos a fio. Tenho pincéis que – juro – comprei em 2008, quando o blog mal tinha começado! Então vale a pena dar um atenção especial pra isso.

Você sabe MESMO qual é o kit básico de pincéis de maquiagem? Confira sugestões aqui.

Como lavar esponja de maquiagem?

Não falei disso no post porque a Sá já deu uma dica maravilhosa para ajudar você! Veja no vídeo a seguir:

Vídeo: como lavar pincéis de maquiagem

Se preferir ver todos os passos em ação, eu também gravei pro nosso canal no Youtube o conteúdo desse post. Confira:

Espero ter ajudado!

Continue no tema: será que os pincéis da Real Techniques valem a pena? Confira resenhas aqui e aqui.

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB