Reflexão

Para começar bem a semana: confie no poder da gentileza

17/09/2018

gentileza

Um tempo atrás, acordei, peguei minha mala e fui para o aeroporto. Estava animada para passar o fim de semana com amigas minhas em São Paulo. No avião, resolvi pedir um café. O comissário de bordo, prontamente, me disse: “são seis reais – a senhorita quer pagar no dinheiro ou no cartão?”.

Caí na gargalhada, achando que ele estava brincando comigo. Embora as companhias aéreas cobrem por cada vez mais coisas a bordo, imaginei que o cafezinho fosse como água: um item básico. Mas não, ele estava falando sério. Agradeci e disse que não precisava (afinal, sou mão de vaca).

Relaxei, ainda rindo internamente da situação, quando ouvi alguém me chamar. Era o moço, com um copo de papel cheio de água quente e um pacote de café solúvel. Me disse, sorrindo: “essa é uma cortesia da companhia aérea para você”. Não pude esconder minha felicidade e abri um sorriso enorme.

O que mudou em mim

Não foi pelo café grátis em si. Foi pela gentileza. Como era possível uma ação tão pequena daquela fazer uma diferença tão grande no meu estado de espírito? Fiquei o restante da viagem saboreando lentamente a bebida e com um voto renovado de fé na humanidade.

Às vezes me sinto desesperançosa com as pessoas, mesmo sabendo que eu mesma estou bem longe da perfeição. Recentemente, no entanto, comecei a ler um livro que mais uma vez me encheu de positividade. Ele se chama “A Arte de Ser Leve” e foi escrito pela jornalista Leila Ferreira.

Um dos primeiros capítulos é inteiramente dedicado à gentileza. Me considero uma pessoa gentil, dessas que dão bom dia a estranhos ou seguram a porta para o outro passar. Porém, reconheci que tenho também momentos absolutamente egoístas, dos quais não me orgulho em nada.

Depois de ler com vontade cada uma daquelas palavras, resolvi instituir na minha vida um estado permanente de gentileza, em tudo que fazia. E foi muito gostoso perceber que isso se torna uma corrente, como diz o ditado. Sendo gentil, recebi gentileza de volta em momentos inesperados.

Não é sempre fácil, não. Algumas pessoas testam mesmo nossa paciência. Mas só de saber que fui gentil já me sinto melhor – e isso nem os mal-educados, estressados ou autocentrados podem me tirar. Por isso, digo: confie nesse poder. Ele é capaz de mudar você internamente para muito melhor. <3

Boa semana! <3

Foto: Shutterstock

você pode gostar também destes posts

6 comentários

  • responder Mel 17/09/2018 às 18:14

    O cafezinho nem era pra mim, mas até eu me peguei sorrindo aqui =) Thais e seus posts maravilhosos!

  • responder Vania 17/09/2018 às 20:56

    Adorei o texto. Ainda é o botão de like? ;))))

  • responder Caroline Mendes 18/09/2018 às 14:12

    Já li esse livro; é maravilhoso mesmo 😉

  • responder Jade 18/09/2018 às 14:20

    Apenas AMEI essa dica! Livro já anotado na minha listinha. =) ?

  • responder Priscila 19/09/2018 às 12:44

    Faz um tempinho que não entro no blog e me deparo com um post maravilhoso desses!
    Parabéns Thais, concordo com tudo o que você disse!
    Beijos

  • responder Bruna 19/09/2018 às 19:17

    Nossa! Amei ler esse texto seu! Eu sou uma pessoa muito gentil. Acredita que já recebi críticas por ser gentil demais ??? Hahahahahahahahaha Nada nesse mundo tá bom ! Mas continuo… É uma corrente mesmo. Beijão!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB