Reflexão

Reflexão: pare de se desculpar pela sua aparência!

05/04/2018

Um bom tempo atrás, estava toda serelepe gravando Stories no meu Instagram e recebi um direct que me abriu os olhos para algo que fazia consistentemente ao aparecer por lá.

Toda vez que ligava a câmera, tecia algum comentário sobre a cara de sono, a falta de maquiagem, o cabelo com frizz – e por aí vai. E só então começava a desenvolver uma linha de raciocínio.

Nunca tinha me dado conta desse comportamento tão enraizado até uma seguidora (desculpe, não me lembro do seu nome, mas OBRIGADA!) vir dizer: “Thais, você não precisa se desculpar pela sua aparência!”. Aquilo bateu forte – e positivamente – em mim.

Comecei a me policiar mais, afinal, qual o problema de aparecer do jeitinho que sou, longe de qualquer ideal de perfeição? Isso não é algo que mereça um comentário prévio ou um pedido de desculpas, não é?

Eis que, engrossando a conversa, assisti à mesma conclusão nos Stories de outra pessoa, a Fê Neute – adoro ouvi-la e recomendo o Insta dela! Inclusive, se você quiser ver, está tudo no ar ainda. Ela percebeu a mesma questão que eu recentemente: eliminar a necessidade de se explicar.

aparência

E isso não serve só para pessoas como nós, que constantemente estamos nos expondo para um público maior! É um pensamento bacana para você e todas as mulheres que conhece também.

Quantas vezes se pegou pedindo desculpas pela unha que não estava feita ou comentou sobre o delineado que não deu tão certo? Isso faz pensar: a quem estamos querendo agradar?

A gente batalha muito pelo nosso espaço no mundo, então por que não usar um pouco dessa energia para não sermos auto-depreciativas? Se todas nós pegarmos leve conosco, fica mais simples entender que somos quem somos. E somos por nós mesmas, por mais ninguém.

Que tal experimentar abraçar quem é, da maneira como está, sem neuras? Eu estou tentando todo dia – mesmo que não apareça nos Stories e mesmo que falhe algumas vezes também.

E você, o que acha disso? Vamos conversar nos comentários!

você pode gostar também destes posts

23 comentários

  • responder Bianca 05/04/2018 às 13:48

    Arrasou Thaís! Confesso que sempre que assisto seus stories e vc se desculpa pelo cabelo e etc., eu penso: “ela tá se desculpando, mas tá numa aparência melhor que eu agora!” hahahaha e sempre que te assisto, nunca me importo com essas coisas, mas com o que vc fala! E realmente, o que importa é o conteúdo – pra quem é blogueira/influenciadora, ou não! Eu tenho bastante olheiras, e antigamente não saía de casa sem corretivo.. hoje em dia só passo mesmo quando tô com vontade, assim como esmalte e maquiagem em geral. Acho que isso não nos faz piores ou melhores pessoas.. apenas pessoas! E todas lindas, do jeito que somos! Bjoos <3

  • responder Monique 05/04/2018 às 15:37

    Esse post é maravilhoso! Vi os stories da Fe Neute e vi também esse vídeo da Vic Ceridono (https://www.youtube.com/watch?v=Iqs41zWvy78) que fala mais ou menos a mesma coisa e achei incrível.
    Além de nos alertar sobre um comportamento auto-depreciativo tão enraizado que a gente sequer percebe, nos faz refletir sobre essa necessidade de estar sempre impecável pra atingir um padrão inatingível.

    Engraçado que pensando aqui agora, não lembro de já ter visto algum homem com esse tipo de comportamento. Nunca vi homem se desculpando por estar sem cortar o cabelo, ou fazer a barba ou por estar com uma roupa amassada ou apertada. Engraçado, né?

    • responder Thais Marques 18/04/2018 às 17:08

      NUM É MESMO, COLEGA??? Muito bem pontuado, adorei! E vou ver o vídeo da Vic, adoro ela! <3

  • responder Pauline 06/04/2018 às 08:41

    Perfeito. Esses dias ainda estávamos conversando sobre isso no trabalho, e na forma como as mulheres são vistas, mais especificamente. Em como devemos estar sempre perfeitas, e deusulivre faltar corretivo para esconder as olheiras do cansaço de uma vida corrida, com filhos, carreira e casa. Comentamos, inclusive, que quando um homem tem barriguinha é considerado normal, mulher (eca!) é relaxada. Acho que o machismo contamina a todos, já que acredito que muitas vezes somos duras umas com as outras para atingirmos padrões insustentáveis. Mas seguimos fortes na luta, dia após dia, porque a mudança tem que partir, também, de dentro.

    • responder Thais Marques 18/04/2018 às 17:07

      Sempre juntas e buscando mostrar outro ponto de vista pras pessoas todos os dias! <3

  • responder Anna Camila 06/04/2018 às 09:46

    Também ia sugerir o vídeo da Vic que a Monique falou aqui em baixo…
    É uma necessidade de se desculpar que denigre a nossa imagem, né??
    E ao mesmo tempo tão desnecessário, mesmo a gente fazendo sem perceber!
    Boa reflexão!

  • responder Eliane Prado 06/04/2018 às 09:49

    Puxa, verdade mesmo. A gente sempre se desculpa pela aparência, mas isso não é tão importante assim na verdade; quanta gente arrumadinha que encontramos que são grosseiras, desagradáveis, insensíveis, arrogantes? E elas não se desculpam por isso, não é? Por que temos que nos desculpar por estarmos “despenteadas” ou sem maquiagem, ou com cara de sono? O que vale é nossa essência, mas é um exercício diário reconhecer isso, já que estamos inseridos num mundo que preza tanto pela aparência. Vamos começar a treinar, então. Beijos, linda!

    • responder Thais Marques 18/04/2018 às 17:05

      Que comentário mais maravilhoso, Eliane! <3 Obrigada por compartilhar!

  • responder Heloisa Carvalho 06/04/2018 às 10:09

    Bem comum, né? Eu também não gosto quando vejo alguma blogueira começando o vídeo se desculpando por estar sem maquiagem e depois, com a maquiagem pronta, dizer que está com a dignidade recuperada. Tipo (???), é só maquiagem. E são inúmeras pessoas que fazem isso. Eu acho bem triste. Que bom que alguém falou com você e te deu esse clique, porque na maioria das vezes o comportamento tá tão enraizado que a gente nem nota, só reproduz.

  • responder Thaís 06/04/2018 às 11:46

    Adorei a reflexão. Realmente fazemos mt isso e não nos damos conta.
    Valeu pela dica!

  • responder Larissa 06/04/2018 às 21:08

    Esses dias fiz um comentário nesse sentido no vídeo da Camila do Abusando da
    Make, mas eu fiz elogiando pois no vídeo ela reclama que recebe muitos comentários dizendo que ela precisa fazer a unha e ela disse que vai fazer a unha quando der, e se não der tempo ela nao vai deixar de postar nada e nem se desculpar por isso.
    Eu acho um absurdo quando vejo youtubers e blogueiras se desculpando por essas coisinhas, como se a pessoa tivesse que estar perfeita sempre. Que bom que vc percebeu isso Thaís, pq temos mesmo que parar de nos desculpar por nao estarmos impecáveis.

    • responder Thais Marques 18/04/2018 às 16:58

      Tem toda razão, Larissa! Não só a gente que se expõe, mas todas as mulheres! <3

  • responder Camila 09/04/2018 às 01:02

    Perfeita a colocação, Thais! Um padrão inatingível, normalmente conseguido apenas em fotografia com MUITO photoshop e efeitos de luz, onde não há movimento, ou com computação gráfica de cinema, tem mexido cada vez mais com a cabeça de todo mundo. No “mundo real”, com todas as obrigações pessoais, de trabalho, e outras, ninguém realmente tem tempo de atingir uma perfeição diária quando se trata de aparência. A imagem surreal da perfeição estampada na nossa cara em todas as mídias, diariamente, tem como efeito colateral o seguinte comportamento: nos desculpamos pelos menores detalhes em nossa aparência. No entanto, infelizmente, certas situações da vida (em especial as profissionais) nos obrigam a “manter as aparências”. Por vezes, mais do que gostaríamos…

    • responder Thais Marques 18/04/2018 às 16:57

      Com certeza, Camila. E que pena que é assim. Mas cabe a nós pensarmos a respeito e cuidarmos para que tudo isso não entre na nossa cabeça de um jeito venenoso. Seguimos em frente! 🙂

  • responder Natalie 10/04/2018 às 22:16

    Depois que fui mãe me libertei de muita coisa que antes ficava meio neurótica! Uso sutiã sem bojo muito feliz, pinto a unha qdo dá ou quando quero (ainda tô na fase da unha mais curta pq minha filha é bebê), nos dias que quero me arrumar mais blz, nos dias que legging, camiseta e cabelo preso servem, blz tb…
    Enfim, já tinha reparado tb no quanto as blogueiras/youtubers se desculpam pela aparência e realmente, pra que né? Ótima reflexão e que cada vez mais a gente pare com esse gasto de energia desnecessária! Bjo

    • responder Thais Marques 18/04/2018 às 16:56

      Total gasto desnecessário de energia, Natalie! Amei o que você escreveu. <3

  • responder Elisa Alecrin 11/04/2018 às 15:04

    Eu me peguei fazendo isso há um tempo atrás e fiquei pensando no quanto é chato até pra quem vê quando a gente fica se autodepreciando. E muitas vezes a gente não está tão ruim quanto pensa. Nas outras vezes, vale pensar se o que estamos falando é mais importante do que a nossa aparência. Mas no final das contas, acredito que a gente faz isso tentando se proteger de possíveis críticas. Só que a gente se protege da crítica dos outros com as nossas próprias. E não sei se isso vale a pena, né

  • responder 5 hábitos de beleza que eu abandonei! 10/06/2018 às 13:31

    […] Reflexão: pare de se desculpar pela sua aparência! […]

  • responder BRUNNA DOTA 12/06/2018 às 13:28

    Nem sei o que falar.. Apenas Obrigada Thais.. pois ninguém é perfeito e ficamos o tempo todo nos cobrando uma unha que tem que estar feita, o cabelo definido, que tem que emagrecer, aquela olheira que insiste em ficar, que acabamos por ficarmos tristes conosco mesmas por algo estar fora do “ideal alheio”. me vi em uma fase em que se eu nao estava com maquiagem e cabelo arrumadinho perfeitinho, nao tirava foto ou tirava e nem postava para ninguem ver. estou tentando melhorar isso e ligar menos para o que as pessoas falam, mas é como você disse “um exercício diário”.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB