Reflexão

Por que você não usa (insira aqui qualquer coisa!)?

22/06/2018

O post de hoje – atrasadinho, devido a uma contratura na lombar que já está melhorando – é de reflexão. Faz muitos anos que eu penso nisso e, para falar a verdade, não sei a razão para não ter trazido pra cá!

Mas vamos resolver isso agorinha mesmo! Como você pode observar no título, temos uma pergunta que eu mesma já recebi muitas vezes de pessoas conhecidas e pela internet também:

Por que você não usa (insira aqui qualquer coisa!)?

E, por qualquer coisa, entenda itens de maquiagem, tipos de roupa, acessórios de qualquer espécie… Enfim, tudo aquilo que poderia fazer parte da sua expressão pessoal.

Muitos anos atrás, me perguntavam, por exemplo: “Por que você não usa roupa colorida ou estampada?”. Pelo tom, percebia que o questionamento não era apenas para saber minhas razões. Havia também uma certa pressão intrínseca para que eu fosse como a maioria.

Para alguém com menos maturidade na época, isso incomodava. Afinal, se usava roupa preta (coisa que ainda amo, aliás) ou em cores neutras e lisas (sigo amando também), tinha minhas razões, não é? E no fim das contas o juízo disso não cabia a ninguém além de mim mesma.

por que você não usa

Até chegar ao ponto de não dar a mínima para esse tipo de pergunta, foi um longo caminho. Com o processo, fui conhecendo mais a fundo quem eu era e como trazia isso à tona na minha aparência.

Foi assim que deixei de lado todo tipo de afirmativa relacionada também: “você TEM QUE USAR algo x porque está na moda” ou “experimente y porque está todo mundo usando”.

Quer coisa mais chata do que fazer algo que não quer por causa da opinião dos outros ou ter que justificar suas escolhas para as pessoas? Para que isso não aconteça, é preciso fortalecimento.

Esse post é, portanto, um lembrete de que ninguém no mundo pode mandar no que você usa. Reconheça e exercite seu eu todo santo dia – é assim que vai ganhar a confiança de que está fazendo aquilo que quer, pelas razões que possui, sem dever explicações a ninguém.

Nada me tira da cabeça que moda e beleza são maneiras de auto-expressão. Então, se sua mãe insiste que você ficaria linda de franjinha como quando era criança e você está feliz com seu cabelo, não corte. Se o salto alto incomoda você na balada mas todas as suas amigas usam, abandone. Se aquela colega de trabalho insinua que você se veste de maneira muito formal, não mude nada se não quiser.

Caso as perguntas ou afirmações ainda estejam perseguindo sua mente, pense com carinho nas minhas palavras. Seja feliz por você. Uma boa sexta-feira! <3

Foto: Shutterstock

você pode gostar também destes posts

7 comentários

  • responder ZILANDRA 22/06/2018 às 15:44

    Texto sensacionalllll

  • responder Priscila Dutra 22/06/2018 às 16:05

    Eu não uso cabelo longo… E sempre ouço algo do tipo: “Nossa seu cabelo é tão bonito, porque não deixa ele crescer?” ou ” Aproveita enquanto é jovem porque velhas com cabelo grandes é horrível! (quem falou né?)”
    eu uso cabelos curtos porque eu amo. E sempre respondo que a MINHA preferência é para cabelos curtos.
    Coisa chata né?

  • responder Mônica 22/06/2018 às 22:30

    Por que você não usa chanel de bico? Porque eu acho o corte de cabelo mais ridículo da face da Terra! Quem gostar, que use! Eu não gosto e pronto. Amei o post!!! Ninguém tem nada que se meter na nossa aparência, nem nos nossos hábitos de consumo. Também não uso jeans com camiseta branca. É básico, eu sei. Mas não é para mim. Sou do jeans com a camiseta preta.

  • responder Lola 23/06/2018 às 05:15

    Adoro <3333

    Eu sempre fui, como minha mãe sempre falou, do contra. Hoje em dia que as cacheadas e crespas estão cada vez mais assumindo seus cabelos maravilhosos e eu, que nunca, nem uma vezinha fiz chapinha, já ouvi milhares de vezes "por que você não alisa o cabelo?" e coisas do tipo, sempre respondi "porque não quero."

    Pra todas essas perguntas chatas "por que você não usa mais roupas coloridas?", "por que não deixa o cabelo crescer?" sempre respondia "porque não gosto/não quero/não tenho vontade."

    Felizmente sempre me senti confortável comigo mesma e tive essa liberdade de responder quem me incomodava com isso, algumas vezes menos educadamente do que deveria pra falar a verdade, mas é realmente chato ter as pessoas se metendo em algo que reflete a sua personalidade e que você está feliz.

  • responder Jaqueline 23/06/2018 às 11:09

    Quando era mais jovem também me incomodava muito com esses questionamentos…Nada como autoconhecimento e maturidade, né?!
    Sempre pertinente a reflexão…para não ficarmos dando mt peso aos perguntadores e não nos tornarmos os perguntadores… Cada um com o que preferir…aliás, como vcs sempre falam no blog: Use o que te faz feliz.
    Bjs

  • responder ster 23/06/2018 às 22:41

    Não uso minhas bijus bonitas no dia-a-dia porque acho que um dia irei numa ocasião importante
    e serão melhor aproveitas,mas não tem muito nexo,se esse dia nunca chegar??

  • responder Geovana Freitas 24/06/2018 às 15:42

    Por que vc não usa sapato alto? Porque priorizo meu conforto. Não tem como passar o dia todo num sapato alto só porque fica mais elegante e no final do dia e no dia seguinte estar morrendo de dor.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB