Cosméticos Pele oleosa Resenhas Sinceras

Saiba tudo sobre óleos para pele oleosa!

01/08/2018

Calma, eu não estou louca! Você pode sim usar óleos na sua pele oleosa, hoje vou explicar um pouquinho sobre isso de uma forma mais simples possível.

Saiba tudo sobre óleos para pele oleosa!

Fotos: Shutterstock

Pele oleosa e o deficit de ácido linoleico

Alguns estudos descobriram que o pessoal de pele oleosa e acneica tem uma deficiência de ácido linoleico dentro do sebo da pele. O que teoricamente deixaria os tecidos desequilibrados e vulneráveis à penetração de microrganismos e substâncias que promovem a inflamação. Estão sendo feitos mais estudos nesse sentido, mas por enquanto, é isso que sabemos até agora.

Outro fato interessante sobre as peles oleosas, é que normalmente usamos cosméticos e maquiagens para dar fim na oleosidade, fazendo de um tudo para deixar ela seca e esturricada. Mas o problema é que nosso organismo entende tudo errado! Ele olha lá para nossa pele que está esturricada e pensa MEU DEUS ELA PRECISA DE MAIS ÓLEO, e taca lhe produzir mais oleosidade. É o tal efeito rebote que a gente comenta por aqui.

O que as pessoas defendem sobre o uso de óleos vegetais na pele é que ele pode promover um equilíbrio no nosso organismo, fazendo com que o corpo entenda que está tudo bem na produção da oleosidade e que não precisa fabricá-la em excesso. Mas calma, que não é qualquer óleo que serve para nosso tipo de pele.

Saiba tudo sobre óleos para pele oleosa!

Ácido linoleico e ácido oleico

Os óleos vegetais são ricos em ácido linoleico, mas também no ácido oleico, com o detalhe que um é mais comedogênico do que o outro. Para quem não sabe, comedogênico quer dizer “entupimento dos poros”, o que também quer dizer CORRE QUE É CILADA BINO.

De modo geral e simplificado, ácido linoleico é menos comedogênico que o oleico. Então, os óleos que teoricamente seriam legais para a pele oleosa são os de alta concentração de ácido linoleico.

Cada óleo vegetal tem um perfil específico, com porcentagens diferentes dos dois ácidos e também com índices diferentes de comedogenicidade. O índice 5 seria o mais comedogênico e o zero, o menor.

Saiba tudo sobre óleos para pele oleosa!

Tá, mas como eu descubro tudo isso? Bom minha amiga, aqui você vai usar o bom e velho GOOGLE PESQUISAR. Você vai colocar lá o nome do óleo que você se interessou e pedir também o perfil dele. Tipo: “composição de ácidos do óleo de coco”. Fun fact: no caso do óleo de coco, ele tem muito mais ácido oleico, ou seja, não é muito interessante para peles oleosas pois pode ser comedogênico.

Óleo puro

Muito bem, você pesquisou e viu que o óleo de girassol tem mais ácido linoleico do que oleico, e veja só, tem uma garrafona de óleo de girassol ali na cozinha, bora passar no rosto! NADA DISSO, minha amiga! Veja o fator entupimento dos poros, pesquise quais são os benefícios do óleo na pele e ainda mais importante que tudo isso, preste atenção na composição dele. Sim, aquelas letrinhas miúdas que tem nas embalagens.

De modo geral, a forma de extração dos óleos é complicada pelos seguinte motivo: precisa de muita matéria prima para obter apenas o óleo, o que acaba deixando esse produto meio caro. E o que o pessoal faz para baratear um óleo bacana? Mistura ele com outros ingredientes mais baratos, o que acaba diluindo as propriedades e o que é pior, pode ter ingredientes que não são bacanas para nossa pele.

O truque é: procure por óleos puros e que sejam feitos para uso cosmético. Aqui vale dizer que os óleos essenciais não podem ser aplicados diretamente na pele, pois podem irritar o local e causar alergias. Leia a embalagem do óleo essencial e veja o que o fabricante recomenda. Normalmente ele dizem para misturar uma ou 2 gotas do óleo essencial em seu hidratante ou em outro óleo vegetal, como o de semente de uva ou de rosa mosqueta.

Saiba tudo sobre óleos para pele oleosa!

Óleos para pele oleosa

Os óleos legais para nosso tipo de pele tem alta concentração de ácido linoleico, baixo fator comedogênico, toque leve, absorção rápida e características parecidas com o sebo natural da nossa pele.

Alguns óleos conhecidos por serem interessantes para a pele oleosa são: melaleuca (tea tree), rosa mosqueta, semente de uva, jojoba, lavanda, babosa, gerânio e cânhamo.

Mas lembre, passou o óleo puro topíssimo na pele e achou que ela ficou melequenta e pegajosa? Então pare de usar, porque o efeito não deve ser esse. Ao passar 2 gotinhas na pele, o óleo deve dar sensação de hidratação mas sem toque oleoso. Por isso vale a pena testar óleos diferentes e de marcas já conhecidas por terem produtos de qualidade.

O que já usei

Eu andei me aventurando no mundo dos óleos usando o óleo de rosa mosqueta da The Ordinary misturado com óleo de melaleuca. Coloquei 3 gotas do óleo essencial de melaleuca dentro do vidrinho do óleo de rosa e aplicava 3 gotas da misturinha na pele por cima dos outros tratamentos. Percebi que essa combinação deixava a minha pele com sensação hidratada mas com um leve toque grudento. Não era nada assim MEUS DEUS TIRA ISSO DE MIM, mas não achei que a combinação “sumia” no meu rosto. Mas de todo mundo, parei de usar porque o cheiro do óleo de rosa mosqueta é ruim demais, e pior, permanece na pele o dia todo. Acabei me irritando por causa disso, mas ainda penso em colocar mais umas gotinhas do óleo de melaleuca na mistura para ver se melhora o cheiro forte.

Durante o tempo que usei os dois, não percebi diferença na oleosidade do meu rosto e também não apareceram espinhas. Mas ainda quero voltar a usar essa combinação para fazer um teste com mais propriedade. Talvez faça isso depois que resenhar o Discoloration Defense da SkinCeuticals.

Tenho medo mas quero usar óleo na pele oleosa

Se tudo isso pareceu muito mirabolante para você, vale procurar por cosméticos já prontos e específicos para a pele oleosa, mas que tenham na composição esses óleos para nosso tipo de pele. Por exemplo, a The Body Shop tem uma linha inteira de Oils of Live e outra só de Tea Tree. Talvez seja uma opção mais segura para quem tem medo de muita experimentação no rosto.

Saiba tudo sobre óleos para pele oleosa!

Lembro que não sou médica e não tenho nenhuma formação no ramo de cosméticos, tudo que escrevi aqui é baseado em matérias que leio e pessoas que acompanho no YouTube. Um médico dermatologista é a melhor pessoa para te ajudar em qualquer indicação para sua pele.

você pode gostar também destes posts

37 comentários

  • responder Mariana Protásio 01/08/2018 às 11:32

    Oi, Sabrina!
    O óleo de jojoba e o de semente de uva são ótimos e dão uma boa hidratada na pele, sem deixar oleosa demais, nem causar espinhas.
    Uma sugestão: tente misturar o óleo de rosa mosqueta com gel de aloe vera (eu uso da marca Livealoe). O gel é ótimo para acne, bem líquido e a pele absorve rápido. Eu uso ele como base pras minhas misturinhas com óleo. Não tem cheiro, então pode ser que ajude a diminuir o cheiro forte do óleo que você não gosta.

  • responder Mariana Protásio 01/08/2018 às 11:36

    Ah, nesse link, você pode encontrar uma tabelinha com os graus de alguns óleos pra conferir se é comedogênico ou não.
    https://www.florafiora.com.br/guia-da-pele-oleosa-produtos-comedogenicos-e-nao-comedogenicos/

  • responder Mariana 01/08/2018 às 12:47

    Mas vc leu meus pensamentos, guria!! Tô pesquisando óleo pra pele oleosa e ainda não consegui decidir rs

  • responder Heloisa Carvalho 01/08/2018 às 14:05

    Vim aqui só pra enaltecer o óleo de semente de uva e dizer que ele é a melhor coisa do mundo para cicatrização e hidratação de tatuagens!

  • responder Renata 01/08/2018 às 15:16

    Adorei, Sa! Muito boa a resenha. Esclareceu muita coisa, Tenho a pele muuuito oleosa, mas sempre busco hidratar. Queria testar o óleo de rosa mosqueta, porém tinha medo. Agora, vou tentar. Obrigada!

  • responder Meriluce 01/08/2018 às 16:21

    Lembrando que o recomendado para usar diretamente no rosto são os óleos vegetais 100% puros, pois não são comedogênicos, ou seja, não irão entupir os poros. Jamais compre um óleo que contenha parafina, óleo mineral, perfumes ou conservantes (parabenos). No caso de utilizar algum óleo essencial na pele, ter muito cuidado pois eles são extremamente concentrado e precisam ser diluídos em pequena dosagens em uma base neutra, pois provocam sensibilização da pele se usados erradamente. Outro cuidado ao usar os óleos essenciais é evitar a exposição solar logo após aplicação. Minha pele é oleosa e com rosacea e faço uso a noite do óleo de Jojoba e de Rosa Mosqueta na área dos olhos, vejo sim resultados e posso comprovar sua eficácia.

  • responder Dalila 01/08/2018 às 16:43

    Adorei a matéria Sabrina. E também gostei da complementação da Mariana.

  • responder Nathália 01/08/2018 às 19:40

    Olá! Adorei o post. Deixo como dica o óleo da Clarins chamado Huile Lotus. Ele é super leve e apesar do preço, ele rende horrores! beijos

  • responder Patrícia 01/08/2018 às 19:52

    Já usei o óleo de argan da Josie Maran e achei bem bom para a pele oleosa. Usava a versão light e antigamente era vendido na Sephora, mas agora acho que não mais. De qualquer forma, imagino que qualquer óleo de argan puro tenha a mesma função.

  • responder Ana Luiza 02/08/2018 às 09:59

    Ganhei uma amostrinha do óleo da Kiehl’s -Midnight Recovery – e achei fantástico! O preço não é muito amigo, mas teve um efeito lindo na pele (a minha também é super oleosa) e o cheiro é MARAVILHOSO. Até dormi melhor com o aroma de lavanda… hehehe
    Mas a pele não fica super sequinha não, tenho a sensação de que tem algo no rosto, mas não é desagradável.
    Penso que uma dica bacana para quem está começando no mundo dos óleos é justamente usar à noite, com a pele limpinha, para não ficar com muitas camadas de produtos/maquiagem e não estranhar a sensação pegajosinha. Estou ensaiando para comprar o produto agora, mas a crise tá maus. huahuahauhaua

  • responder Nathália 02/08/2018 às 11:46

    Olá! Adorei o post. Deixo como dica o óleo da Clarins chamado Huile Lotus. Ele é super leve e apesar do preço, rende bastante! beijos

  • responder Thati Soares 02/08/2018 às 14:56

    Pra mim o óleo de coco funcionou super bem! Passo a noite no banho, depois enxugo o rosto com a toalha bem de leve. A pele não fica nada melequenta. Menos de um minuto e a sensação é só de pele hidratada sem repuxar.

    • responder Maria Clarinda 17/05/2021 às 17:32

      Tenha cuidado, o óleo de côco é comedogênico, pode acabar entupindo os seus poros!

  • responder PAULA 03/08/2018 às 11:04

    Eu simplesmente amo óleo facial, desde que comecei a usar não paro mais!
    Uso o óleo de jojoba da By Samia 2x ao dia, de manhã e de noite após o tônico, o cheiro do óleo é bem suave. Faço massagem facial e deixo absorver.
    É incrível, em mim tem até o efeito secativo de espinhas! Minha pele nunca esteve tão linda e viçosa. Recomendo fortemente!

  • responder Camila 09/08/2018 às 18:46

    Minha pele não é oleosa, mas tenho umas bolinhas (milium) em volta do nariz que são persistentes ?. Há pouco tempo passei a usar óleo de jojoba puro pra remover maquiagem e notei que essas bolinhas secaram, além da sensação de pele hidratada. Não sei se a ciência explica rsrs, mas tô achando incrível o óleo de jojoba.

  • responder Most Wanted: nossa lista de desejos e tudo que queremos testar em agosto! 13/08/2018 às 11:21

    […] pele e combater o ataque dos radicais livres, proporcionando um brilho saudável e radiante. Depois do post de óleo para peles oleosas, fiquei louca para experimentar […]

  • responder Luciana 20/11/2018 às 15:31

    Oi Camila, poderia me dizer qual óleo de jojoba que você usa. Estou querendo um mas fico com medo de não ser puro, prensado a frio etc. Como você disse que usou e funcionou em fazer sumir o milhem queria saber a marca que você usou. Obrigada

  • responder Óleo de Rosa Mosqueta na pele oleosa: minha experiência sincera 01/05/2019 às 13:31

    […] por cosméticos naturais, muito tem se falado sobre a ação do óleo de rosa mosqueta na pele. Eu até já fiz um post específico sobre óleos para pele oleosa, mas hoje falarei mais especificamente sobre a versão de Rosa […]

  • responder Djanira 05/06/2019 às 20:54

    Eu uso óleo de melaleuca em cima das espinhas, passo purinho com um cotonete e seca tudo! Uso também algumas gotas no shampoo, conforme recomendação do fabricante. Uso o óleo da Vedis. Uso também óleo essencial de lavanda francesa como relaxante, passo uma gotinha nas temporas.

  • responder Óleos faciais: confira quais são meus favoritos 31/08/2019 às 12:52

    […] Se você tem pele oleosa, a Sá já fez um post sobre o assunto aqui. […]

  • responder Livia Regina Barcellos de Carvalho Santos 21/11/2019 às 03:05

    Por favor você pode me informar se o óleo Rejuvenescedor Antirrugas Guerlain Abeille Royals serve para pele oleosa com tendência a acne. E o óleo Premier Cru da Caudalie também serve.Desde já muito mais muito obrigada!

  • responder Óleo de melaleuca (tea tree): o que é, benefícios, como usar e cosméticos! 19/04/2020 às 09:30

    […] Saiba tudo sobre óleos para pele oleosa! […]

  • responder Um dia de Spa caseiro com RELAX Cosméticos Naturais * 19/04/2020 às 11:30

    […] já comentei anteriormente, os óleos essenciais podem ser usados de várias formas diferentes, podendo ser misturados no hidratante facial, no […]

  • responder Óleo facial na rotina de skincare 04/06/2020 às 09:30

    […] Você pode aprender aqui um pouco mais sobre óleos para pele oleosa. […]

  • responder 01507cb0c250c1dfc0990a792d3446aa | Sempre Atualizado 04/06/2020 às 20:25

    […] Você pode aprender aqui um pouco mais sobre óleos para pele oleosa. […]

  • responder Erika 22/10/2020 às 23:21

    Oi , eu tenho muito problema com acne. Estava usando óleo de coco ( esse eu buscava no sítio 200% virgem skksks) e um sabonete de aroeira … Minha pele estava incrível. A um mês eu ganhei um óleo de rosa mosqueta e comecei a usar junto com o óleo de coco , mas quando eu uso, parece que tem umas coisinhas no meu rosto … Como se fosse cola !! E agora eu estou me enchendo de espinhas dnv ! Oq eu faço?

  • responder Francielle de Oliveira 05/11/2020 às 18:02

    Uso todas as noites umas 3 gotas de óleo de semente de uva e 3 de óleo de rosa mosqueta, com 2 gotas de oleo essencial de melaleuca. Nunca senti tanta diferença na minha pele. Pela manha ela está sequinha, viçosa, e se mantem com menor oleosidade ao longo do dia. Percebi com o uso contínuo (já uso há meses) que diminuiram as manchinhas da pele e a ocorrencia de acne. Minha pele naturalmente é a fabrica da Liza, e fico muito feliz com esse resultado.

  • responder Mirian Ribeiro Machado 20/05/2021 às 22:47

    E o Óleo copaíba? Queria saber a respeito dele. Pode me ajudar por favor ??

  • responder Camila 09/09/2021 às 10:42

    Muito bacana sua matéria, gostosa de ler e com muita informação (boa, bem escrita e interessante) parabéns! É claro, muito obrigada ??

  • responder Camila 09/09/2021 às 10:43

    E claro, muito obrigada :)*

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB