Dicas culturais e gastronômicas Livro

Como ler mais? Algumas dicas práticas para melhorar seu ritmo de leitura

12/08/2018

como ler mais

[O Fique Comigo é um livro exclusivo para quem assina a TAG, um serviço de assinatura literária. Eu assino a caixa ‘Curadoria’, mas tenho direito de comprar os kits anteriores na loja deles. Esse aí foi o livro da assinatura ‘Inéditos’ de julho. Se quiser assinar, usando esse link você ganha R$ 35 de desconto para usar depois na loja deles).

Entre as mensagens que mais recebo, estão coisas como “queria ler mais, mas perdi o costume”, “não consigo me concentrar”, “como você lê tanto?” (apesar de eu nem achar que leio “tanto”, quem me dera ler mais!). Então reuni as ficas que funcionam pra mim aqui:

Como ler mais

1) Faça uma coisa de cada vez. Ler também é um exercício de foco. Diga para si mesmo que vai ler x páginas, ou ler por x minutos e se concentre mesmo, dê chance para o livro. Esteja presente ali, invés de começar uma coisa pensando em outra e cinco minutos depois já estar fazendo uma terceira (em geral, rolar o feed do Instagram).

2) Leia todo dia, nem que seja um pouquinho. Se não você vai esquecendo a história, perdendo o fio da meada, quando vê abandonou um livro que estava curtindo.

3) Leve seu livro pra todo lugar! Eu leio em cada momentinho que tenho um intervalo.

4) Ter um Kindle me ajuda MUITO. Leve, prático, compacto, me permite levar minha biblioteca sempre comigo. Leio muito mais desde que tenho ele (uma obs.: pessoas que tem e-readers também amam livros físicos da mesma maneira).

5) Descubra do que você gosta! Obviamente isso não quer dizer que você precisa ficar “presa” a esse estilo de livro específico, mas ajuda muito a descobrir outros livros dos quais você vai gostar.

6) Siga páginas ou redes sociais (tipo meu Insta literário!) que indiquem livros ou mesmo as das editoras, para ver os lançamentos. Assim você consegue conversar com pessoas que curtem as mesmas coisas e quem sabe não descobre seu próximo livro favorito?

Como ler mais: em vídeo

E, já que você está por aqui e curte nosso conteúdo, que tal dar um pulinho também no nosso canal do Youtube? Se inscreve lá! Tá tendo vídeo quase todo dia! Além disso, quem sabe você não nos ajuda a chegar aos 200 mil inscritos (sim, aqui já estamos pensando nos 200 hahaha)? <3

você pode gostar também destes posts

10 comentários

  • responder Eloiza Mendes Lopes 12/08/2018 às 12:22

    Eu substituí as redes sociais pela leitura no celular, com o aplicativo do Kindle. Outra vida!

  • responder Dalila 12/08/2018 às 15:11

    Marina adoro suas dicas de livro e series. Por favor, faz uma matéria sobre Kindle. Estou pensando em comprar um, mais ainda tenho muitas dúvidas qual o melhor modelo ou se vale a pena comprar um tablet.

    • responder Marina Fabri 12/08/2018 às 18:22

      Tem vários posts sobre kindle aqui no blog, só fazer uma busca, e também falei dele lá no Instagram 🙂 bjs

  • responder Glaucia 13/08/2018 às 10:48

    Marina, suas dicas me fizeram ler mais! Trabalho de dia e estudo a noite e reservo aquela horinha antes de dormir (que antes era utilizada para botar as series em dias haha) e já corro pra cama pra ler um livro… É relaxante e estimulante! Obrigada pela inspiração! <3

  • responder Fernanda Gabriela 13/08/2018 às 14:48

    Marina, depois vc poderia por um apanhado dos instas e fontes na internet sobre livros mais legais??

  • responder Jade 13/08/2018 às 18:59

    Recomendo o canal do Livrada! no youtube. Antes era um blog, que conheci por indicação da Sabrina há trocentos anos aqui no CDD, mas virou canal no youtube e sigo até hoje. Li muita coisa maravilhosa desde que comecei a acompanhar as indicações do Yuri (dono do canal).

  • responder Gabriela 14/08/2018 às 09:57

    O que tem me ajudado muito a ler mais é participar de um clube de leitura, o Leia Mulheres https://leiamulheres.com.br/ . Está presente em várias cidades do país, lemos o livro selecionado do mês e há o encontro presencial para conversar sobre.

  • responder ZILANDRA 14/08/2018 às 11:00

    To amando minha nova fase, to me interessando muito por leitura, confesso que fiquei um tempão parada estagnada, mais a gente so perde com isso ne?
    GRANDE BEIJO LINDONA
    VC MOTIVA

  • responder Priscila 14/08/2018 às 16:29

    Marina, estou louca nesse livro mas não acho de forma alguma!

    • responder Marina Fabri 15/08/2018 às 08:22

      O Fique Comigo? Só tem na Tag Livros, para quem é assinante.

    deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB