Dicas culturais e gastronômicas Livro

Os livros de Gilmore Girls: A Year in the Life

01/12/2016

Quem é fã de Gilmore Girls como eu sabe: os livros são uma parte importante da história, já que a Rory passou sete temporadas lendo muitos e muitos títulos, de Dan Brown a Faulkner. Mais precisamente, foram 339 livros – que foram listados numa lista conhecida como o Desafio da Leitura de Rory Gilmore. Eu, como cresci assistindo a série, conheci alguns dos meus autores favoritos por meio da Rory: Faulkner, Jonathan Safran Foer, Sylvia Plath…

livros de gilmore girls

Então é claro que os novos episódios, de Gilmore Girls: A Year in the Life, que estrearam na Netflix semana passada, também teriam referências literárias – então para quem também curte as indicações de livros do seriado, quis fazer um post sobre o assunto. Quem ainda não viu pode ficar tranquila, o texto não tem spoilers da história, só dos livros citados mesmo haha.

livros de gilmore girls

Apesar de, nesses quatro episódios, a Rory aparecer menos lendo ou algum livro em mãos, vários livros são citados – Senhor dos Anéis, As Aventuras de Huckleberry Finn, Folhas de Relva (que aparece entre os favoritos do Richard, logo no primeiro episódio) do Walt Whitmann; On the Road, do Jack Kerouac, e até A Mágica da Arrumação, da Marie Kondo…

Se alguém quiser ver todos os títulos, tem aqui. Eu resolvi focar em quatro deles – três que eu já li, amo e indico (justamente por isso escolhi esses) e um quarto que fui eu mesma que escolhi para ler em seguida, assim que eu terminar meu livro do momento.

Livros de Gilmore Girls

livros de gilmore girls

Anna Kariênina, do Tolstoi: um clássico, afinal Rory nunca abandona os clássicos (ela aparece lendo esse na piscina) – lembro que levei meses e meses para terminar de ler, já que o negócio é longo e dramático (haha), mas adorei. Para quem é fã de um drama russo, envolvendo tragédias familiares, dilemas e culpa, recomendo muito!

Minha Luta, Karl Ove Knausgard: Minha Luta na verdade não é um livro, é uma série de livros que o autor norueguês escreveu sobre a própria vida. Vou confessar que antes de ler tinha achado muito pretensioso que alguém escrevesse tanto sobre si mesmo, mas ele tem uma escrita tão envolvente que é impossível parar de ler. Aqui no Brasil já foram publicados quatro livros dessa série, eu li os três primeiros e indico muito. O primeiro, que é sobre a morte do pai dele, que era alcoólatra, me deixou tão arrasada que chorei no metrô (hahaha sou dessas). Quem aparece lendo esse é o Jess, no último episódio.

Pense na Lagosta, David Foster Wallace: esse na verdade não é um livro, e sim um ensaio que a Rory cita no segundo episódio. Aqui no Brasil, ele foi publicado num livro de ensaios do autor, que se chama Ficando Longe do Fato de Já Estar Meio que Longe de Tudo. Já devo ter dito isso aqui em algum post sobre livros, mas Foster Wallace é um dos meus autores favoritos e esse livro é simplesmente genial – esse texto em específico é sobre o Festival da Lagosta do Maine, em que ele fala sobre a festa e sobre como as lagostas são preparadas. Ele tem uma forma muito única de escrever e esse é um dos livros que eu mais indico para os meus amigos.

Um Holograma para o Rei, Dave Eggers: para terminar, o livro que eu escolhi para ler. Esse autor é citado numa conversa entre Rory e Jess – eles só falam o nome dele, não citam nenhuma obra em específico, então escolhi essa aí. É sobre um empresário que está indo à falência na Arábia Saudita – alguém já leu algo dele?

Quem mais tá na loucura Gilmore comigo? _o/

você pode gostar também destes posts

19 comentários

  • responder karla 01/12/2016 às 14:04

    Marina e suas excelentes indicações de leitura… Amo!!!

  • responder Fernanda 01/12/2016 às 14:24

    Eu sempre fui do tipo que devorava uns 4 livros por férias, até que parei de ter férias e até que agora só gostaria de poder dormir mais horas (tanto é que nem comento mais aqui). Um dia desses, faço uma loucura e leio um livro que não seja de medicina!! Hahaha

  • responder Márcia Daniella 01/12/2016 às 14:30

    É uma lista bem eclética, o que a torna ainda mais especial

  • responder Renata 01/12/2016 às 14:46

    Também sou dessas q leem e chora, da gargalhada, fica brava com o autor… Vou atrás de alguns dessa lista com certeza

    Adoro quando vcs postam sobre livros!

  • responder Jade 01/12/2016 às 16:54

    Ai que genial indicar os livros que Rory já leu! Tô reassistindo no Netflix (louca pra ver o revival, mas ainda tô na sexta temporada!) e fico besta como eu desperdicei as referências maravilhosas dela quando assistia na minha adolescência. Minha alegria é que acabei lendo muitos por conta própria durante a vida. Mas já anotei vários desde que recomecei a assistir. Desses que vc trouxe só li Karenina pq sou a louca da literatura russa, mas vou reparar isso já 🙂

  • responder Giselle reis 01/12/2016 às 18:21

    Entao, o chato é q os titulos dos livros aqui no Brasil, sao diferentes. Se for la na Saraiva… ralvez eu nao encontre nenhum! Sera q tem algum lugar com essa lista com os titulos como chegaram no Brasil??

  • responder Miriã Andrade 01/12/2016 às 21:43

    Adorei as dicas, mesmo vendo vagamente alguns episódios da série, me interessei bastante! 😉

  • responder Luiza 02/12/2016 às 00:52

    Neste momento: tentando ler Foster Wallace e falhando miseravelmente. O título “Graça Infinita” tem a ver com o tempo que leva pra terminar aquilo.

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 02/12/2016 às 07:38

    Minhas leituras estao tao atrasadas..Ultimamente a mente esta cansada e nao to parando para ler
    mais gosto de ver as indicações
    beijos

  • responder Luiza 02/12/2016 às 11:52

    a série já é insossa , imagina ler livro disso

  • responder Gabriela R. Salomon 02/12/2016 às 13:42

    Adorei as dicas!!!! 🙂

  • responder Malu Frazão 02/12/2016 às 14:34

    Se não me engano, esse livro do Dave Eggers virou filme com Tom Hanks (não lembro o nome agora hahaha mas foi o último flime que ele fez).

    • responder Cláudia Christina 02/12/2016 às 14:55

      Negócio das Arábias é o nome do filme. Se for fã do Tom Hanks, vale assistir ….

  • responder elisa. 02/12/2016 às 14:50

    <3 melhores indicações, sempre. aliás, essa semana mesmo indicaram O Circulo, do Dave Eggers, e ia te perguntar sobre. <3 <3

  • responder Mariana 03/12/2016 às 11:09

    Sabe o que podia rolar também?
    Uma super lista com todas as referências musicais debatidas pela Rory e Lane!
    Se alguém achar, avise! kkkk

  • responder Joanne 05/12/2016 às 13:55

    Os posts com dicas de livros estão entre os melhores do blog! Por favor, continue <3

  • responder Ana Flávia 03/01/2017 às 20:42

    Adorei as indicações…

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB