Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Eu até já falei de argila branca aqui no blog há algum tempo, mas como tenho usado muito para fazer máscaras no rosto ultimamente, resolvi fazer mais um post – argila não costuma ser cara, é fácil de usar, é natural e faz super bem para pele! Quer ver?

argila branca

Argila Branca: benefícios

A argila branca que a gente usa na pele, que vem em pó, nada mais é do que um produto composto de pequenas partículas de silicato – nesse caso específico, ela tem também alumínio. Dentre todas as argilas disponíveis, a branca está entre as mais leves, já que tem pH próximo ao da nossa pele.

Ela promete revitalizar a pele, ajudar a clarear manchas, suavizar e cicatrizar, além de ajudar a reduzir inflamações. Ajuda também a renovar a pele, já que faz uma leve esfoliação, remove a oleosidade sem desidratar a pele e absorve toxinas e impurezas.

Argila Branca: como usar

Para usar argila branca na pele, o procedimento é sempre o mesmo – você mistura a argila com alguma coisa até ela virar uma pastinha. Esse ‘alguma coisa’ pode ser soro fisiológico, água mineral, água termal e pode incluir também algumas gotinhas de óleos essenciais. Tudo vai depender do que você tem em casa, das necessidades da sua pele e da sua vontade de querer ser alquimista das argilas (haha). A verdade é que existem inúmeras combinações possíveis!

A que eu costumo fazer é bem simples, mas bem eficaz pra mim: misturo uma colher de sopa bem cheia de argila branca com um pouco de água termal, aplico a pasta no rosto limpo e seco e deixo uns 20 minutos. Se, depois de aplicada na pele, eu notar que a argila está secando muito rápido e esfarelando, eu borrifo mais um pouco de água termal por cima. Depois disso, enxaguo normalmente e fim. Acho que deixa a pele mais bonita, com mais viço e menos irritada – eu costumo fazer essa máscara uma ou duas vezes por semana, depende da necessidade da minha pele ou da minha disponibilidade.

Mas, como comentei lá em cima, se você quiser incrementar sua máscara com óleos essenciais, você pode procurar aquele que se adequa mais ao que você precisa. Para usar, você prepara a máscara da mesma forma, mas adiciona algumas gotinhas do óleo junto e mistura. Os óleos essenciais que são mais facilmente encontrados – e usados para isso – costumam ser os de lavanda (acalma e relaxa a pele), capim limão (bom para diminuir a oleosidade da pele), palmarosa (tem ação clareadora), melaleuca (bom para peles com acne, já que tem poder cicatrizante e antisséptico).

Você também pode misturar mais de um óleo – se sua pele está sensível por conta de algumas espinhas inesperadas, você pode misturar algumas gotinhas do óleo de lavanda e algumas do de melaleuca, por exemplo. Além desses que eu citei, existem muitos outros óleos essenciais e garanto que algum deles vai se encaixar nas necessidades da sua pele.

Argila Branca: onde comprar

Dá para encontrar argila branca com facilidade em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e sites (assim como os óleos essenciais). Uma loja online que tem muitos tipos de argila é essa aqui (mas nunca comprei nela!).

 

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
22 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Dalvania

    Marina, não usa nada metálico quando prepara a argila. Nem recipiente, nem colher.
    Não sei a explicação ~técnica, mas quando um metal entra em contato com a argila ele meio que contamina ela e perde um pouco das propriedades.

  2. Márcia Daniella

    Que coincidência!! Agora mesmo estou com uma máscara de argila branca no rosto. Aproveitando o domingo para spa em casa 😉

  3. Gabriella Braga

    Marina, naão sei dizer o porquê, mas nas primeiras vezes que eu procurei sobre a máscara de argila, o que eu mais li foi pra não fazer com nada de alumínio, metálico e afins, porque vai ter alguma reação com as propriedades da argila.
    To amando essa sintonia de posts já que fiz essa máscara ontem mesmo! Hahaha Beijos

  4. Juliana

    Já usei argila, mas faz tanta baguncinha…. :/

  5. Fernanda Gabriela

    Adoro mascara de argila branca! Eu já usei por um bom tempo, mas dei uma parada pq comprei uma industrializada da clinique (que inclusive tem argila branca!) e estou usando essa. Adoro como a pele fica fresquinha e com sensação de limpeza. Qd eu usava, colocava uma gotinha de oleo essencial de tea tree e ficava uma beleeeza!!!! Usava agua mineral gelada para misturar tb. Para quem tem a pele muito oleosa pode misturar a a argila branca com a mesma medida de argila verde. Sério: é vida! É viciante!

  6. Miriã Andrade

    Vou tentar fazer agora no feriadão, adorei! 😉

  7. Gabriela R. Salomon

    Eu já estava pensando em comprar e agora garanto que eu compro! hehehe 😀

  8. Larissa

    Cara, não sei onde vc leu isso de usar recipiente metálico mas em todos os produtos de preparo em casa tem um aviso para não fazer justamente isso. Qualquer metal altera a composição de produtos. Matais oxidam em contanto com produtos líquidos e pastosos e liberam substancias que alteram a composição dos produtos. É bom investigar essa sua informação…

  9. Priscila

    Eu prefiro a argila verde! Acho mais potente!

  10. Heloisa Carvalho

    Estou há um tempão me ensaiando pra começar a usar máscaras! Meus poros gritam de tão gigantes, alguém sabe de alguma que ajude nesse aspecto?

  11. Nossa… que interessante,.
    Realmente não parece ser nada complicado…

    Vc vai fazer resenha de outros tipos de argila também, ou é somente essa que vc costuma usar!?

  12. Cuidado simples e super acessível pois você pode encontrar nos mercados publicos e casa de especialidades na sua cidade. Se não tiver,vai de internet mesmo haha
    Uso a branca a roa e a verde pra fazer sabonetes artesanais tbm.

  13. Teve uma época que eu fazia toda semana de argila verde, mas aí a argila acabou e acabei não comprando de novo por pura preguiça. Vou ver se volto a fazer e aí já aproveito pra adquirir alguns óleos essenciais tbm.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  14. […] Veja, neste post da Marina, todos os benefícios da argila branca e dicas de como usá-la. […]

  15. Agatha

    Adorei as dicas!! 🙂
    Será que posso usar recipiente de plástico para fazer a mistura? Ouvi dizer que não pode…será que perde alguma propriedade?!

  16. Luara Lua

    argila branca é boa para manchas.
    Vc ja viu argila com colageno?

  17. maria

    ela hidrata tbm?

  18. Rosemeire candida. Aniceto Catherina

    Quero aprender comprar coisas boas e baratas

  19. Belo

    Argila branca, aquela boa de verdade, você encontra aqui.
    https://www.santorganico.com.br/buscar?q=argila+branca

  20. Jonathan Freitas

    Boa noite!

    Há alguns anos parei de cuidar do meu hipotiroidismo e meu hormônio TSH (Q ajuda a tireóide) começou a trabalhar sozinho e a produzir um componente que escurecia meu pescoço e um pouco do meu ombro como se fosse sujeira. Após ir ao médico e a retomar o uso dos remédios, iniciei pra clarear essas manchas por conta própria antes de ir a um médico dermatologista pra tentar reverter essa mancha e o clarear. Uso já há quatro aplIcações a argila branca e VI MUITO RESULTADO. As pessoas próximas q sabiam o quando aquela área escurecida me incomodava começaram a comentar comigo o quanto já estava clara, e tb a minha pele do rosto ficou incrível.
    Também uso a argila preta, pois tenho pele mista e algumas manchas de espinha. Porém, a minha pele ficou com uma tonalidade mais uniforme.
    Tenho usado a marca “D´agua natural” (branca) e a preta é de loja de produtos naturais pesado na hora.

    Beijos meninas e acreditem que funciona mesmo!

  21. Reginalda

    Posso usar argila branca com clara de ovo.Ja que os dois são excelente para pele?

    • vilma

      essa combinação da argila branca com a clara de ovo deve ser perfeita , tai vou fazer tambem.