Cosméticos Skincare

Maskne: a acne causada pelo uso de máscaras (e como afetou minha pele)

24/09/2020

O termo maskne (mask + acne) vem circulando por aí há uns bons meses, mas o problema não é exatamente novo. Afinal, muitos profissionais de saúde sempre tiveram que conviver com o uso de máscaras, né? Mas com a pandemia, o negócio se ampliou e se intensificou – e muita gente vem sentindo na pele (literalmente) os efeitos.

Nesse post, conto um pouco da minha experiência sobre. Mas queria saber de vocês também: sentiram mudanças na pele? Como estão lidando com isso?

Observações sobre a maskne

É claro que, perto do cenário global e de tudo que está acontecendo no mundo, esse parece um problema menor. Mas por aqui a gente fala de autoestima – e a saúde da pele está diretamente ligada a isso, então faz todo sentido que a gente fale disso. Mas apesar dos efeitos negativos, infelizmente no atual momento não dá para dispensar a máscara – nem incentivamos isso. Tem que usar máscara, sim! E tentar equilibrar as coisas da melhor forma possível. Se você estiver tendo dificuldades com isso, procure seu dermatologista. Um profissional sempre vai saber indicar a melhor saída para sua pele e necessidades, ok?

Minha pele

Ter espinhas no nariz era raro pra mim – agora vive acontecendo!

Tenho pele normal a seca e nunca tive tendência à acne. Nem na adolescência nem agora – exceto, é claro, pelas eventuais espinhas que aparecem de vez em quando. Também trabalho em casa – já trabalhava antes da pandemia – então não uso máscara diariamente nem por muito tempo. Talvez por conta da combinação de todos esses fatores, até pouco tempo atrás não tinha notado muitas mudanças na minha pele.

Mas o clima deu uma esquentada nas últimas semanas por aqui e aí aconteceu: acne na região das bochechas/mandíbulas, queixo e nariz. Também senti aumento no número de cravos no nariz. Não foram mudanças extremas, mas notei. Então imagino que quem precise usar máscara diariamente possa ter notado esse tipo de diferença de forma mais intensa ou rápida.

O que acontece com a pele?

Saiu uma matéria bem legal sobre esse assunto na Allure – e tem esse post ótimo também do Fashionismo para quem quiser ler mais sobre. Mas basicamente o que acontece é que a máscara impede a circulação de ar e também abafa a pele. Logo, os poros entopem mais facilmente e isso pode levar ao aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, aqui no Brasil estamos entrando na primavera agora, né? Ou seja, os meses mais quentes ainda estão por vir, o que contribui com tudo isso.

E já que a gente precisa usar máscara, é preciso também pensar em qual a melhor forma para equilibrar a pele. A limpeza, por exemplo, tem que ser redobrada – tanto das máscaras quanto da pele. Mas também não dá para lavar o rosto em excesso ou você vai acabar irritando e ressecando a pele. Foque numa limpeza bem feita e em hidratantes de textura leve e rápida absorção.

Maskne: o que estou usando?

Eu fiz algumas substituições na minha rotina de cuidados e tem dado certo. Para começar, antes eu estava usando espuma de limpeza para pele seca, pois a minha estava bem ressecada (pois é!), troquei por um sabonete com argila branca. Isso porque a argila sempre ajuda a dar uma purificada na pele, ajuda a remover impurezas e é gentil ao mesmo tempo.

Tenho usado também hidratantes bem leves logo depois de lavar a pele, como o Aqua Sérum, da Adcos e o Phytosolution, da Vichy. Esse último, inclusive, é indicado para peles acneicas. Esses produtos ajudam a hidratar sem pesar. Depois, tenho usado o Comedomed, da Avène, que é um lançamento deles.

Recebi por aqui há algumas semanas e achei que não conseguiria usar, mas as circunstâncias me obrigaram a isso. Estou usando há umas duas semanas e senti que ele tem ajudado. A textura é leve, fácil de espalhar – e o cheiro dele me lembra o de remédio mesmo. Não é o melhor, mas some logo depois do produto aplicado. Sinto que ele ajuda a pele a cicatrizar mais rapidamente e a secar as espinhas (além de ajudar a evitar que novas se formem). Ainda vou testar melhor antes da resenha completinha, mas tenho gostado.

E aí, pras espinhas que já se formaram, tenho aplicado esse óleo secativo da Panvel. Não é milagre, mas ajuda também.

Em vídeo

E, já que você está por aqui e curte nosso conteúdo, que tal dar um pulinho também no nosso canal do Youtube? Se inscreve lá! Quem sabe você não nos ajuda a chegar aos 200 mil inscritos? <3

você pode gostar também destes posts

7 comentários

  • responder Kárin 25/09/2020 às 12:07

    SIM! Desde que comecei a usar as máscaras, tenho tido bem mais espinhas em torno da boca e no queixo. Com certeza deve ser porque a região está mais abafada 🙁

  • responder ana 25/09/2020 às 14:46

    Faço tratamento há anos para acne e estava sob controle.
    Com o uso diário das máscaras a situação piorou.
    O dermatologista receitou antibiótico oral.

  • responder Gislaine 29/09/2020 às 12:37

    Nossa, eu tive e tenho ainda muita espinha no queixo, vi que era algo que de vez em quando acontecia, mas uma só, de uns tempos pra cá apareceram várias, e pra mim é a máscara mesmo. Obrigada pelas dicas, o negócio é ter paciência e aceitar, tentar melhorar e continuar usando máscara enquanto precisar.

  • responder Paula 08/10/2020 às 19:52

    Eu tinha ouvido falar nisso mas só lendo esse post caiu a ficha de que provavelmente a máscara é a responsável pelas minhas espinhas aleatórias no nariz!! O Pixi glow (que tem um ácido mas não lembro qual!) me ajuda bastante quando estou com espinhas – e minha pele é seca também.

  • responder Máscaras de tecido e antiviral para comprar online 13/10/2020 às 14:30

    […] também tudo sobre maskne, a acne causada pelo uso de […]

  • responder Jana 23/10/2020 às 11:50

    Eu também nunca tive espinhas, nem na adolescência, agora é uma atrás da outra 🙁 mas paciência, melhor tratar espinhas que tratar COVID

  • responder Joana 12/11/2020 às 18:51

    Eu sempre cuidei da minha pele, nunca tive mts espinhas, mas cravo sim. Usei roacutan pq a limpeza de pele não dava conta, estava super controlado. Mas de uns tempospra cá, mts cravos na bochecha. Tô tomando antibiótico oral e usando adapaleno nas lesões :/

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB