Guias Skincare

Protetor solar em bastão: quanto passar, afinal?

12/02/2024

Já falamos muitas vezes sobre a quantidade correta de protetor solar facial fluido ou em creme. Mas e no caso do protetor solar em bastão, como fica esse cálculo? Hoje vamos tirar a dúvida de muitas pessoas, incluindo você, já que chegou até aqui!

Antes, veja um truque ótimo e que eu uso há anos para nunca errar na quantidade quando vou passar meu filtro no rosto:

Protetor solar em bastão

O protetor solar em bastão – ou stick, como também é chamado – pode ser com ou sem cor. A gente costuma falar mais sobre as versões que entregam cobertura ao rosto, já que são bem práticas para o dia a dia e ajudam muito a cobrir as manchinhas e o melasma. Inclusive, essa proteção física extra é incrível para não agravar o problema, viu?

As opções incolores, no entanto, são ótimas para quem pratica atividades ao ar livre, uma vez que grudam mais na pele e têm resistência maior em relação aos filtros fluidos ou em creme. Ou seja: você consegue suar ou mergulhar sem que o protetor saia com tanta facilidade ou fique escorrendo para os olhos, o que pode ser bem chatinho. Muita gente usa em crianças também.

O problema da quantidade

Em função da apresentação diferente, em bastão, muita gente fica na dúvida sobre quanto, afinal, é necessário passar para obter o FPS e a proteção UVA indicadas pelos fabricantes. Acontece que as informações sobre quantidade são bastante desencontradas! Numa pesquisa rápida, você verá que cada marca ou dermatologista fala uma coisa.

protetor bastão sallve

Por exemplo: quando fizemos a resenha tripla sobre o novo protetor solar em bastão da Sallve, pesquisei a recomendação de uso. Encontrei um conteúdo da própria marca, com opinião profissional, dizendo que o correto é aplicar de 3 a 4 vezes sobre a mesma região. Mesmo sendo incolor, isso com certeza dá ao produto um sensorial mais pesado.

Mas agora olha que loucura o vídeo que uma seguidora me mandou! Ele é de uma cientista especializada em cosmética. Ela fez um teste e descobriu que são necessárias MUITAS camadas de filtro em stick para atingir o FPS que as marcas colocam nos rótulos! Isso significa uma quantidade tão absurda que fica inviável de usar.

E agora?

Desse jeito, você pode até se desanimar de investir nesse tipo de produto, né? Mas calma que tem solução para o impasse. Ainda dá para se beneficiar das características do protetor solar em bastão sem deixar a pele um sebo!

No caso dos protetores com cor, a dica é antiga e vale muito a pena: primeiro, passe a quantidade adequada de filtro incolor, seja ele fluido ou em creme. Depois, utilize o stick para uniformizar o tom da pele, caprichando nas áreas mais suscetíveis à hiperpigmentação. Assim, você dispensa a base e ganha uma barreira extra de proteção.

Quando o assunto são os filtros em stick incolores, dá para fazer exatamente a mesma coisa. “Ah, mas aí qual é a vantagem de usar?” – você me pergunta. A primeira é que, em função da textura mais grossa, ele não vai deixar nada escorrer no seu rosto durante alguma atividade ao ar livre. E a segunda é que fica muito mais fácil para a reaplicação!

Espero ter ajudado você com esse impasse!

você pode gostar também destes posts

2 comentários

  • responder Priscila 13/02/2024 às 12:56

    Preciso testar esse tipo de produto pra ver se gosto do sensorial no meu rosto.

  • responder Tamires Sales 14/02/2024 às 11:24

    Depois que comecei fazer uso deste protetor solar em bastão…… não quero saber se outro.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB