Skincare

Protetor solar é bom para espinha? Dermato explica

18/11/2023

Será que protetor solar é bom para espinha? Se você está se fazendo essa pergunta, chegou ao post certo! Conversei com a dermatologista Marina Hayashida, que atende em São Paulo, sobre o assunto. A ideia é esclarecer, de uma vez por todas, quais impactos têm o sol e filtro solar em si na pele acneica. Vamos lá?

Protetor solar é bom para espinha?

Para começar, vale dizer que todas as peles precisam de proteção solar. Não importa se você vai ficar dentro de casa ou na sombra: mesmo que não haja luz direta, a radiação UV continua presente! E, como sabemos, ela é responsável pelo envelhecimento precoce, formação de manchas, queimaduras solares e, principalmente, câncer de pele.

Coisas de Diva: Qual a importância da proteção solar para quem tem acne, em especial?

Dra. Marina Hayashida: A acne é uma doença inflamatória da pele e, por si só, já traz manchas avermelhadas ou acastanhadas. O protetor é imprescindível porque ele protege a pele da radiação UV e da luz visível, ajudando para que não se formem ainda mais manchas ou manchas mais escuras e mais difíceis de serem tratadas depois.

CDD: O protetor traz algum benefício no tratamento das espinhas em si?

MH: Existem alguns protetores solares com ativos que podem ajudar na inflamação da acne, como, por exemplo, o gluconato de zinco e a monolaurina. Entretanto, não acho que isso realmente faça diferença na prática, pois o que faz mais diferença mesmo são os demais produtos com concentrações maiores de tratamentos para acne.

É por isso que consultar um dermatologista é essencial se você tem alguma questão de pele! Esse é o profissional certo para avaliar e indicar tratamentos.

CDD: Muitas pessoas fogem do filtro por achá-lo muito gorduroso. Quais características devem ser buscadas num protetor solar ideal para pele acneica?

MH: Na verdade, a escolha vai depender mais do tipo de pele e do gosto pessoal de cada um. Isso porque a acne pode aparecer em quem tem pele seca, normal, mista ou oleosa, ou seja, não está relacionada diretamente apenas à pele oleosa. De um modo geral, quem tem acne prefere protetores fluidos com toque seco, protetores em bastão ou protetores em gel-creme.

O sol ajuda nas espinhas?

CDD: Existe a crença de que o sol ajuda a secar as espinhas. De que forma a exposição solar sem proteção pode agravar um quadro de acne?

MH: Essa é uma crença infelizmente errada. Em um primeiro momento, pode até se ter a impressão de que as espinhas estão mais secas porque a pele pode ressecar como um todo. Porém, logo na sequência, ela fica ainda mais oleosa, com dilatação dos poros e piora da acne – tanto cravos quanto espinhas.

CDD: O que é acne solar? Como evitar que ela surja? E, caso aconteça, qual é o tratamento?

MH: É o aparecimento de cravos e espinhas, principalmente no verão, devido à exposição solar direta misturada com sudorese e aumento de oleosidade da pele em função do clima. A acne solar deve ser tratada com skincare adequado para cada tipo de pele, incluindo limpeza com sabonete de manhã e à noite, bem como uso de protetor solar mais fluido ou leve. Se necessário, indica-se medicações tópicas prescritas em consulta. Vale também evitar a exposição solar direta.

Deu pra ver que protetor solar é bom para espinha, ou melhor, para a pele como um todo! Não deixe de usar e, na dúvida, procure sempre um especialista em pele!

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB