Corpo Pele

Foliculite: o que é, causas e tratamento!

27/11/2023

Quem é que nunca sofreu com foliculite por aí? Eu mesma já tive minhas questões com ela – e vamos combinar que é uma chatice, né? Pra gente entender melhor sobre o assunto, chamei a dermatologista Marina Hayashida, que atende em São Paulo, pra contribuir com esse post. Bora?

foliculite

Foliculite

Coisas de Diva: O que é foliculite?

Dra. Marina Hayashida: É uma inflamação do folículo piloso (responsável pela produção e crescimento do pelo) que pode acontecer em qualquer região da pele do corpo (couro cabeludo, rosto, braços, pernas, glúteos, etc.) e que pode ter diversas causas, desde irritativas até infecciosas secundárias a bactérias ou fungos.

CDD: Quais são seus sintomas?

MH: A forma mais comum de a foliculite se manifestar é como bolinhas vermelhas e pústulas (bolinhas com pus) na região acometida, que podem às vezes coçar e, dependendo da inflamação, causar dor.

Causas

CDD: Quais fatores de saúde tornam uma pessoa mais suscetível a ter foliculite?

MH: Depende do tipo de foliculite. A irritativa secundária a atrito e depilação pode acontecer em qualquer pessoa sem fatores de saúde associados. As infecciosas normalmente acometem pessoas com algum grau de imunossupressão, principalmente portadores de doenças que usam medicamentos imunossupressores e aqueles em tratamento de câncer.

CDD: E que causas externas são mais comuns para seu desenvolvimento?

MH: Aqui vai uma listinha com as principais:

  • Uso de roupas apertadas com atrito e inflamação local;
  • Infecções bacterianas;
  • Infecções fúngicas;
  • Medicamentos.

foliculite

Tratamento

CDD: Por que a depilação com lâmina causa foliculite? O que é possível fazer nesse caso?

MH: Não são todos os casos em que a lâmina causa foliculite. Isso acontece mais nas pessoas que usam uma mesma lâmina múltiplas vezes e depilam no sentido contrário ao pelo. Nestes casos, vale utilizar a lâmina apenas 3 ou 4 vezes, descartando-a depois, sempre no sentido a favor dos pelos.

CDD: E no caso da foliculite no bumbum, quando é recorrente, o que pode ser feito?

MH: É um caso que ocorre por atrito na região devido ao uso de calcinhas e roupas sintéticas e apertadas, principalmente calça jeans. Também acontece por sobrepeso ou obesidade e por ficar muito tempo sentada. Nestes casos, as dicas são usar roupas de algodão mais soltas, perda de peso e evitar permanecer por muitas horas sentada.

CDD: No caso de infecção, muitas pessoas espremem o local na tentativa de retirar o pus. Quais os perigos dessa prática tão comum?

MH: Piorar ainda mais a infecção e virar um abscesso, uma forma mais grave de infecção que pode necessitar de drenagem cirúrgica, além de manchas e cicatrizes.

CDD: Como é o tratamento da foliculite a depender de seu grau?

MH: Além dos cuidados locais ditos acima, medicamentos com corticoides, antibióticos e/ou antifúngicos, a depender de cada caso.

Ou seja: os casos mais comuns de foliculite podem ser evitados, minha amiga! E, se a situação está recorrente ou avançou pra algo mais sério, procure sempre o auxílio de um dermatologista, combinado?

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB