Dossiês

Tudo sobre olheiras (com informações de dermato!)

09/06/2023

Se você estava em busca de um bom conteúdo sobre olheiras, pode relaxar porque acabou de achar! Essa questão costuma gerar muitas dúvidas e é assunto que dá pano pra manga, viu? Sabendo disso, fiz uma série de perguntas para a dermatologista Marina Hayasida, que atende em São Paulo! Bora conferir?

Antes de começarmos, é preciso entender que existem alguns tipos de olheiras. E olha só: segundo a Dra. Marina, é muito mais comum a gente apresentar dois ou mais deles do que um só, sabia? Para identificar quais são, nada substitui uma consulta dermatológica. Se isso for possível para você, é o melhor que pode fazer! Não espere milagre de produtos ou de receitas caseiras: confie na opinião profissional e nos diversos tratamentos feitos em clínica disponíveis atualmente.

Olheiras vasculares

olheiras

Coisas de Diva: Você pode explicar o que são, quais as características e quais são as causas das olheiras vasculares?

Dra. Marina Hayashida: As olheiras vasculares [ou sanguíneas] são aquelas olheiras escuras, mas por conta da vascularização do local. Elas vão piorando progressivamente por conta do aumento de vasos da região e da deposição de hemossiderina, que vai extravasando e intensificando o aspecto arroxeado.

As olheiras vasculares têm causa genética. Porém, elas tendem a se agravar principalmente com relação aos hábitos de vida: tomar muito sol, dormir mal, não se alimentar bem, beber álcool, fumar e também, por exemplo, quando a rinite alérgica está descontrolada.

CDD: Então é nesse tipo de olheira que faz diferença o sono da noite anterior? Qual o grau de influência?

MH: É nesse tipo de olheira sim que também fazem muita diferença as noites mal dormidas ou as noites em que a pessoa está dormindo pouco sequencialmente. O grau de influência é variável.

CDD: Por que fazer compressas geladas ajuda a melhorar o aspecto de olheiras vasculares? Você recomenda essa prática? Se sim, de que forma?

MH: Por serem causadas por vasinhos, quando colocamos qualquer coisa gelada na região, o vaso vai contrair, ou seja, ele vai fazer uma vasoconstrição, e por isso a aparência das olheiras vai melhorar temporariamente. Tudo que for geladinho é bem-vindo: compressas, máscaras para a área dos olhos, rolinhos de pedra…

Na prática do dia a dia, eu acabo não recomendando isso porque é algo que leva tempo e muita gente está sempre na correria. Mas uma vez por semana, se a pessoa for fazer, por exemplo, alguma máscara facial e quiser colocar alguma coisa mais geladinha perto dos olhos, ajuda bastante.

CDD: Sendo super sincera: até que ponto os cosméticos que usamos em casa podem ajudar? Que tipos você recomenda para esse caso (em termos de ativos, especialmente)?

MH: Os dermocosméticos podem ajudar um pouquinho a melhorar principalmente a questão do inchaço que fica associada com a olheira vascular, assim como a própria vasodilatação.

Os dois principais ativos seriam a cafeína e o ginkgo biloba. Normalmente, eles não estão isolados em dermocosméticos, já vêm com ácido hialurônico e às vezes até clareadores, por exemplo. Até porque a maioria das pessoas tem olheiras mistas. Acho ótimo utilizar no dia a dia, mas é preciso entender que a melhora é pouca.

CDD: O que é possível ser feito em consultório para tratar esse tipo de olheira?

MH: Os melhores tratamentos que existem hoje são com luz pulsada ou com laser. O objetivo dos dois é a destruição dos vasinhos que ficam superficiais na região das olheiras para melhorar o aspecto arroxeado. Normalmente, são necessárias de 3 a 6 sessões, com frequência mensal, e depois disso uma manutenção anual.

Olheiras pigmentares

olheiras

CDD: Você pode explicar o que são, quais as características e quais são as causas das olheiras pigmentares?

MH: As olheiras pigmentares [ou melânicas] ocorrem pela deposição de melanina na pele ao redor dos olhos, portanto têm coloração acastanhada. Elas têm predisposição genética e vão se agravando com o tempo, principalmente por conta da exposição solar. Claro que os outros fatores relacionados aos hábitos de vida também estão envolvidos nesse tipo de olheira, mas não com a mesma intensidade observada na olheira vascular.

CDD: Então a pessoa que tem precisa redobrar o cuidado com a proteção solar?

MH: Infelizmente, a maioria das pessoas ainda não usa protetor no dia a dia. E, quando passa, às vezes acha que não pode aplicar na área dos olhos ou simplesmente não quer porque usa algum produto que causa ardência. Utilizar o protetor solar todo dia já é um tratamento de pele, inclusive para a olheira pigmentar.

CDD: É possível clarear olheiras pigmentares em casa, apenas com tratamentos tópicos? Quais tipos são os mais recomendados (em termos de ativos, especialmente)?

MH: Teoricamente, esse tipo de olheira é o que mais responde aos tratamentos em casa. Existem muitos ativos clareadores possíveis, como niacinamida, ácido tranexâmico, alfa arbutin, vitamina C, pré resorcinol, ácido tioglicólico, etc.

CDD: Quem tem esse tipo de olheira pode passar clareadores de rosto na região?

MH: Não recomendo que se use o próprio clareador de rosto na área dos olhos. A chance de isso gerar problemas como irritação, dermatite, coceira e vermelhidão é bem alta, já que a pele da região é muito fina e sensível. Na teoria, todos os ativos que usamos para clarear o rosto podem ser utilizados na área dos olhos. Porém, em produtos específicos, eles estão em menor concentração e vêm associados a ativos hidratantes.

CDD: O que é possível ser feito em consultório para tratar esse tipo de olheira?

MH: Dá para fazer em consultório peelings mais intensos, MMB (microagulhamento com a entrega de substâncias clareadoras), radiofrequência microagulhada com clareadores e laser de clareamento com ponteiras específicas para a região.

Olheiras profundas

olheiras

CDD: Você pode explicar o que são, quais as características e quais são as causas das olheiras profundas?

MH: Esse terceiro tipo de olheira, assim como os demais, é genético. Nele, existe uma nítida profundidade, porque por mais que a pessoa passe corretivo, cubra com base, ou seja, tire toda a questão pigmentar, ainda fica uma sombra ali. As olheiras profundas [ou estruturais] vão agravando com o envelhecimento do rosto, com a estrutura que vai perdendo suporte. Tem gente que não tinha essa olheira tão profunda antes e passa a percebê-la depois dos 20 e poucos anos.

CDD: Tem algo que possa ser feito em casa mesmo para esse tipo de olheira?

MH: Não tem muito o que se fazer em casa com relação à olheiras profundas. Uma ideia seria buscar disfarçá-las com truques de maquiagem para tentar deixar a região com menor profundidade. Mas mesmo assim é difícil, porque normalmente é uma área que se tenta iluminar e ainda assim não se obtém o resultado desejado.

CDD: Então é só com preenchimento mesmo?

MH: O melhor ainda é o preenchimento com ácido hialurônico. Ele é um gel estéril que vem dentro de seringas e aplica-se na região das olheiras para suavizar a profundidade.

Gostou do conteúdo?

Espero que tenha curtido saber mais sobre as olheiras com as informações preciosas da Dra. Marina Hayashida. A verdade é uma só: não tem como zerá-las totalmente, mas é possível melhorar o aspecto!

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB