Resenhas Sinceras Skincare

Tudo sobre ácido azelaico: o que é, para quê serve e onde encontrar [2023]

08/10/2021

*Conteúdo atualizado em 2023

Se você gosta de assuntos relacionados à pele, já deve ter ouvido falar em ácido azelaico. Esse composto é geralmente receitado por dermatologistas para tratamentos variados. Pois hoje vou explicar direitinho o que é, para quê serve e onde encontrar o ativo!

O que é ácido azelaico?

Trata-se de um ácido dicarboxílico de cadeia saturada que, para uso tópico, vem do trigo, centeio e cevada. Além de ser encontrado em cereais, está presente também em seres humanos, já que é produzido por uma levedura que fica naturalmente nas peles saudáveis.

Para quê ele serve?

O ácido azelaico é capaz de:

  • Reduzir o crescimento de bactérias no folículo piloso (incluindo aquelas causadoras de acne);
  • Eliminar radicais livres, combatendo o envelhecimento;
  • Reduzir a inflamação, especialmente no caso de pessoas com rosácea;
  • Diminuir a pigmentação em pacientes com melasma.

As aplicações mais conhecidas são como tratamento antiacne, para melhorar a rosácea e também para diminuir manchas na pele. O composto é capaz de alisar sua superfície, removendo células excessivas e combatendo o aparecimento de imperfeições.

Maravilhoso, quero!

Ficou animada? Pois saiba que, infelizmente, a comercialização de cosméticos com ácido azelaico está proibida pela Anvisa (veja abaixo o parecer técnico emitido pela CATEC – Câmara Técnica de Cosméticos). Ou seja: aqui no Brasil, o composto é um medicamento de uso tópico. Por isso, para usá-lo, é necessária prescrição médica. E vamos combinar que visitar um dermatologista pra conhecer melhor sua pele é fundamental antes de sair passando coisa na cara!

Então, apesar de haver produtos com ácido azelaico nas prateleiras das farmácias, o correto é usar com a indicação de um médico mesmo! Dentre eles, creio que o mais conhecido seja o Azelan, que vem numa concentração de 15% na versão em gel e 20% na versão em creme. O composto é também manipulável, mas não pode ultrapassar os 20%.

Descubra o que eu achei do tratamento com metronidazol, outro medicamento para a rosácea.

Tem efeito colateral?

Tudo vai depender de como é a sua pele. A literatura padrão afirma que ele pode provocar:

  • Queimação;
  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Descamação;
  • Dor no local de aplicação;
  • Distúrbios no sistema imune.

Eu disse pode, tá? Por isso mesmo, não canso de repetir: procure um dermatologista pra acompanhar você! Como todo medicamento, cada dosagem, apresentação e rotina de uso podem impactar nos resultados.

Eu mesma já fiz tratamento com o Azelan Gel a pedido da dermatologista e gostei muito dos resultados. Em termos de cosméticos, só usei um produto gringo – evidentemente – com o composto (resenha aqui). Lembrando que tenho pele sensível, rosácea e um pouquinho de melasma.

Veja mais: tudo que você precisa saber sobre rosácea!

você pode gostar também destes posts

13 comentários

  • responder Andrea Dalmaz 10/10/2021 às 18:48

    Minha dermato recomendou, usou Azelan já tem alguns anos. Melhorou muito o aspecto da rosácea e da acne. E não senti nenhum efeito colateral

  • responder Rosácea: um compilado de toda a minha experiência com ela! 23/10/2021 às 16:26

    […] É comum ver dermatologistas indicando ácido azelaico para o tratar a rosácea. Isso porque ele tem propriedades anti-inflamatórias, ideais para quem sofre com a questão. Porém, trata-se de um composto que deve ser prescrito por médicos, ainda que seja vendido livremente por aí. Nacionalmente, não temos cosméticos com o ativo, uma vez que é proibido para essa finalidade pela Anvisa. Entenda melhor aqui. […]

  • responder Samira 30/10/2022 às 12:11

    Eu uso o Azelan faz um tempinho e até hoje não vi muito resultado não. Dos efeitos colaterais eu só sinto a coceira irritante mesmo, mas parece (não sei se é impressão minha) mas o número de espinhas parece ter até aumentado 🙁

  • responder Paula 18/01/2023 às 00:48

    O azelan vende normalmente sem prescrição médica sim.
    Uso há alguns meses e minha pele é outra. Pena não ter conhecido antes essa maravilha.

    • responder Perla Carvalho 22/03/2023 às 22:28

      Nossa como está a sua pele?? Tenho duas manchas que continua do mesmo jeito ?, em quanto tempo sua pele clareou??!

  • responder Milena 30/01/2023 às 10:46

    Aqui na Alemanha só vende com receita.

  • responder Mariana Rosário Maciel 11/04/2023 às 23:45

    Tenho rosácea ,mas tenho medo da reação que pode dá

    • responder Gabriel Araújo 02/05/2023 às 05:54

      Eu tenho rosácea e o que resolveu e fez desaparecer foi um creme 1% ivermectina manipulado o original se chama soolantra te aconselho.

  • responder Alessandra 18/05/2023 às 18:42

    Eu compro o acido azelaico todo mes e sem receita medica.

  • responder Victória Brito 07/06/2023 às 17:39

    Azelan é ótimo para as espinhas no rosto! Mas, é importante estar ciente dos efeitos adversos. Algumas peles sensíveis podem sentir incomodo.

  • responder Vânia barreiro Sampaio 19/07/2023 às 17:00

    Comprei com a discrição da dermatologista,tenho rosácea e estava atacada , usei uma semana ,vida muito arde,e ficou muito mas vermelho do que estava rececou meu rosto além de enxar o meu rosto,sendo assim só consegui usar uma semana ,aí voltei a usar a minha pomada mágica com cetaconazol betametasona e neomicina,no mesmo dia desinxou o rosto clarior a avermelhidao e saio os pus ,esperando acalmar o rosto para volta a usar o azelan para ver se e boa ou vai acontecer tudo de novo .

  • responder Eulália.v.rosa 20/07/2023 às 20:28

    Oi gente eu tenho Rosácea já estava cansada de usar várias pomadas,creme,hidratantes etc…sem resultado algum há um mês elas estavam bem irritadas meu rosto até ficou inchado procurei outro profissional já que o que eu estava me consultando não estava atendendo minhas necessidades.a dra me receitou azelan, hidratantes, protetor solar é um sabonete para a limpeza.temos que seguir direitinho se não ,não adianta só o azelan, não resolve.primeiro temos que fazer a limpeza c/ o sabonete indicado,passo o azelan em dias alternados uma quantidade de um caroço de ervilha somente nas lesões, pela manhã lavo c/ sabonete,passo o hidratante e o protetor fator 50 e repasso o hidratante e protetor ao longo do dia . Meu rosto está livre da rosácea 98% como sabemos a rosácea não tem cura então quando aparece uma pontinha de rosácea eu passo o azelan,mas também mudei meus hábitos alimentares não uso mais pimenta,vinho,embutidos, bebidas quentes , café etc.. tudo tem um preço e o custo e o benefício para meu rosto.espero ter ajudado c/ meu comentário.OBS quanto a ardência e vermelhidão isso é normal passe só nas lesões e não esfregue passe bem de leve a ardência desaparece em alguns minutos.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB