Cosméticos Dicas Vídeos

Como organizar produtos de beleza? 8 passos infalíveis!

13/02/2020

Cansada de tanta bagunça nas suas coisas? Então vem cá porque hoje vou ensinar você como organizar produtos de beleza! São 8 passos que não precisam ser feitos todos no mesmo dia. Ou seja, sempre que tiver um tempinho, você estará trabalhando em prol da arrumação!

Como organizar produtos de beleza: os 8 passos

Respire fundo, anote minhas dicas e simplesmente COMECE! Se você parar pra pensar muito, talvez vá deixando pra um depois que nunca chegará. Força, minha guerreira, que no fim o resultado vai compensar o esforço!

como organizar produtos de beleza

1: reunir tudo num só lugar

Como é que você vai começar uma organização se não tem domínio sobre aquilo que possui? Por isso, a primeira coisa a se fazer é ir caçando pela casa todos os seus produtos de beleza espalhados. Além disso, esvazie gavetas, armários, caixas… Depois, coloque tudo sobre uma superfície grande, como uma cama de casal, uma mesa maior ou até mesmo o chão.

como organizar produtos de beleza

2: separar os itens por categorias

Pense em grandes grupos: maquiagens, perfumes, cosméticos, gadgets/acessórios de beleza… Não se preocupe muito em subdividir, porque se tentar fazer isso em meio àquele mar de coisas, possivelmente terá mais trabalho e ficará estressada com o processo, vai por mim!

como organizar produtos de beleza

3: separar os itens por subcategorias

Agora sim você pode ir fazendo as subdivisões. É bom porque as coisas já estarão categorizadas – sendo assim, dá para trabalhar em cada área de acordo com seu tempo disponível. No caso dos cosméticos, por exemplo, dá para pensar em: rosto, corpo, cabelo, cuidados específicos… Quem faz a subdivisão é você, de acordo com sua necessidade!

como organizar produtos de beleza

4: escolher seus organizadores

O que manda é seu gosto e seus recursos! Você pode usar aquilo que já tem, investir em novos aparatos ou reaproveitar coisas pouco usuais para a arrumação (até pote de sorvete vira organizador!). Só não se esqueça de medir a área disponível para guardar tudo pra ver se vai caber direitinho.

Meu mais recente investimento foram caixas de plástico da marca Uniso, uma rede de itens asiáticos como a Miniso e a Daiso presente aqui em São Paulo. Comprei 4 caixas grandes com tampa, 2 pequenas com tampa e 2 bandejas organizadoras triplas e gastei R$ 97,92 em tudo.

5: colocar os itens nos organizadores

Meio óbvio, eu sei, mas tem que estar aqui! Nesse momento, é bem possível que você vá mudando de ideia sobre a forma de acondicionar o que tem. Faça testes! Veja se os produtos de beleza cabem mesmo e se aquela forma de guardar vai ficar prática para você. Não tem regra!

como organizar produtos de beleza

6: organizar bancadas

Vale sua bancada de maquiagens, de perfumes e de cosméticos em geral. A única que tenho disponível fica no banheiro, em conjunto com a pia e o espelho. Mesmo não sendo o ideal em função da umidade vinda do chuveiro, é ali que prefiro deixar todos os meus produtos de skincare! Se eles ficarem enfiados numa caixa dentro do armário eu não uso.

A dica para organizar bancadas é deixar as coisas que realmente importam para você à mão. E nada de aleatoriedade na arrumação: use os organizadores ou até mesmo bandejas para separar o que possui! No meu caso, vão os produtos pra rosto em ordem de uso, para facilitar minha vida. Também gosto de ter acesso fácil a cotonetes e algodões, além dos itens básicos de higiene bucal.

7: organizar gavetas

A maior parte dos banheiros tem armários – consequentemente, em geral, há gavetas! Talvez você use as gavetas de outro tipo de móvel, mas, no fim, as ideias para organizar são as mesmas, viu?

Minha sugestão, caso sua casa seja alugada ou o móvel esteja muito detonado, é forrar as gavetas. Nas minhas, usei um material emborrachado vendido a metro na Leroy Merlin. Cortei do tamanho do fundo e simplesmente coloquei em cima, sem precisar colar nada! Isso dá uma sensação de higiene e aquela renovada também.

Para gavetas, as bandejas são ótimas opções para gerar divisórias. Mais uma vez, fica a lembrança de você olhar bem as medidas das suas, porque tem muitas fora do padrão! Outra ideia é colocar caixinhas pequenas, abertas ou fechadas, dependendo do que prefira.

Nas minhas, fiz a seguinte divisão:

  • Primeira gaveta: escovas, pentes e acessórios de cabelo;
  • Segunda gaveta: itens para manicure, depilação e sobrancelha;
  • Terceira gaveta: itens de higiene em geral, lentes de contato e acessórios relacionados;
  • Quarta gaveta: gadgets de beleza, como lixas e escovas de limpeza elétricas, além de carregadores.
como organizar produtos de beleza

8: organizar armários, prateleiras ou nichos

Generalizei porque não sei exatamente como é o espaço disponível na sua casa! De todo modo, acredito que haja um armário debaixo da pia do banheiro com prateleiras internas, assim como a gavetas. É o meu caso!

Fiz a seguinte divisão usando não somente caixas (abertas ou fechadas), mas também cestos organizadores. Saca só:

  • Caixa grande para cosméticos e frascos em miniatura, que costumo levar em viagens;
  • Organizador grande para produtos de cabelo e cosméticos de corpo;
  • Caixa grande para itens de higiene, como coletores menstruais, lenços umedecidos e absorventes diários;
  • Organizador grande para itens de higiene em geral de reserva;
  • Cesta grande para gadgets de beleza relacionados a cabelos (secador, escova elétrica, babyliss e por aí vai);
  • Caixa de acrílico pequena para primeiros socorros e medicamentos tópicos, como pomadas e géis.

Eu tenho CERTEZA de que, depois das minhas dicas, como organizar produtos de beleza nunca mais será uma questão para você! Espero que tenha gostado das ideias! Se tiver mais alguma dica, compartilhe com todo mundo nos comentários, por favor! <3

Como organizar produtos de beleza: em vídeo

Body Zara | Óculos Prada | Batom Lip Matte Latika 19

Quer saber como organizar maquiagens e perfumes também? Clique aqui!

Lista de produtos e marcas citados no post

Lojas Uniso: http://unisobrasil.com.br/lojas/

Lojas Balaroti: http://portal.balaroti.com.br/nossas-lojas/

Bandeja Oval Mimo Style: https://rstyle.me/+IO_Wj4mDx8RMnmcODjLt9Q

Kit Bancada Goldberg Tok&Stok: https://www.tokstok.com.br/kit-bancada-3pcs-quartzo-rosa-goldberg/p?

você pode gostar também destes posts

1 Comentário

  • responder Cristina Mattoso 10/03/2022 às 08:12

    Parabens!!!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB