#SáBrevivendo Reflexão

Um relato de como é morar sozinha aos 40 anos

06/08/2019

Dia desses eu usei aquele negocinho do Instagram pro pessoal fazer perguntas, e um monte de gente perguntou sobre a experiência de morar sozinha, então bora falar sobre isso.

Eu coloquei o lance da idade no título só pra chamar a atenção mesmo, RISOS! Mas acredito que a experiência de morar sozinha é igual para todo mundo em diferentes idades.

Morar sozinha não quer dizer solidão

Eu sempre achei a ideia de morar sozinha uma coisa muito maravilhosa. Inclusive, esse sempre foi meu sonho máximo, então não entendo muito bem essa relação que algumas pessoas tem de que morar sozinha está relacionado com tristeza e solidão.

Acredito que para quem tem família grande e gosta muito de ter companhia o tempo todo, isso pode ser um ponto de entristecimento, sim. Mas morar sozinho não quer dizer que você estará só o tempo todo. Chamar os amigos, vizinhos e o pessoal da família para papear, sempre é uma opção.

Eu gosto bastante de morar sozinha, curto minha liberdade e também a paz de poder deixar as coisas do meu jeito sem precisar dar nenhuma satisfação sobre nada. Como já disse por aqui anteriormente, estou bem feliz com minha situação.

A liberdade é a melhor coisa

Acredito que uma das melhores coisas de morar sozinha é ter a liberdade de fazer o que quiser, a hora que quiser, sem precisar explicar nada pra ninguém. Quem almoçar sorvete? Beleza. Quer deixar a louça acumulando por 3 dias? Tudo bem. Quer trazer o contatinho pra casa? Opa, tá liberado.

A casa é sua e a responsabilidade sobre ela é só sua, então você é livre para decidir o que quiser. E as consequências do que você faz também são inteiramente suas.

Ficar doente é a pior coisa de morar sozinha

Entre as coisas chatas de morar sozinha, acredito que a pior delas é quando a gente está doente. Ter que sair para comprar remédio ou levantar para fazer comida é dureza. Mas sempre tem a opção de pedir ajuda para alguém próximo ou da família, ou quem sabe, passar uns dias na casa dos pais.

Pagar boletos também não é nada feliz, mas faz parte da vida.

Morar sozinho quer dizer boletos pra pagar e casa pra arrumar, sim!

Como comentei ali em cima, a responsabilidade sobre a casa é sua. O que quer dizer que, se você não lavar a roupa, não vai ter peças limpas para usar. Se não levar o lixo pra fora, a coisa vai começar a cheirar mal em breve. Se não pagar o boleto, a luz vai ser cortada. O amadurecimento é imediato.

Meus pais sempre trabalharam fora com uma jornada de trabalho muito intensa. E, trabalhando em casa, era eu que cuidava mais ou menos das coisas do lar quando estava lá. Por exemplo, eu que ia no mercado, eu que fazia o jantar. Então já estava mais ou menos familiarizada com as coisas do dia a dia e de como manter uma moradia. Para mim, essa transição não foi uma surpresa muito grande e nem algo complicado demais.

Dicas práticas para quem quer morar sozinha

Está pensando em morar sozinha? Então começa a perguntar para seus amigos quanto mais ou menos eles gastam com aluguel, luz, mercado, essas coisas. Assim você vai começar a ter uma noção de quanto seria seu gasto mensal morando sozinha. Depois dessa estimativa de orçamento, você já consegue se planejar para ver se essa ideia é viável dentro do salário que ganha. Eu cheguei até a fazer uma planilha imaginária de gastos e ao longo dos meses ia vendo se o tanto que eu ganhava seria suficiente pra manter uma casa.

Veja também: Thais contou tudinho sobre seus gastos morando sozinha aqui.

Outra dica boa é: sempre tenha uma reserva de dinheiro para pequenas eventualidades. Como, torneira que estraga ou a conta de luz que vem alta demais no inverno. Se conseguir ter essa graninha extra, você ficará mais tranquila para essas emergências.

Pensa também se você se sente tranquila sozinha, almoçando sozinha ou passando um final de semana sem ninguém. Essas coisas vão acontecer eventualmente, então é legal já ter essa consciência para não ficar super triste quando isso acontecer.

Como eu falei, eu gosto bastante da minha independência, então estou bastante realizada com esse meu momento atual.

OS CRÉDITOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Para deixar a sua e a minha vida mais fácil, criei uma página fixa aqui no blog onde estou listando todos os produtos e serviços que estão sendo utilizados no apartamento. A página é essa aqui. Assim, se alguém quiser saber qual é o modelo da pia da cozinha ou qual foi a empresa que fez meus móveis, vai achar tudo nessa mesma página. Ela será atualizada constantemente.

INSTAGRAM DO @MEUAPARTAMENTINHO

Criei uma conta no Instagram só para os assuntos de reforma e decoração, me segue no @meuapartamentinho.

você pode gostar também destes posts

10 comentários

  • responder Paula Mattos 06/08/2019 às 18:09

    Eu moro sozinha e concordo plenamente como o artigo em questão, a autora Sabrina está certíssima quando diz que morar sozinha não precisa ser necessariamente considerado momentos de tristeza e solidão. Quem faz nossa vida e momentos serem bons e prazerosos somos nós mesmos. Seja feliz!

  • responder Letícia Bombassaro Ceratti 06/08/2019 às 20:00

    Eu nunca tive vontade de morar sozinha, antes de casar morava com minha mãe. Acho que é algo bem pessoal. Tenho agora um bebê de 5 meses e como ficamos só nós dois em casa, acabo me sentindo bem sozinha durante a semana, já que meu marido faz pós e volta pra casa quando estamos dormindo. Essa parte da solidão é a única desvantagem quando o bebê é bem pequeno. Mas para quem trabalha acho que não é tão difícil morar sozinha. Desculpem o desabafo kkkk

  • responder Clézia 06/08/2019 às 21:03

    Nunca morei sozinha e não sei se é para mim rs, ainda moro com meus pais (tenho 37 anos) e ano que vem sairei da casa deles para a minha casinha para morar com meu futuro marido, fico meio deprê quando meus pais viajam, sempre fui aquela pessoa que fica agoniada de chegar em casa e não ter ninguém com quem conversar rs. Gosto de fazer programas sozinhas, vou ao cinema, shopping, comer sozinha, mas talvez morar só não seja minha vibe, mas acho mto massa quem tem esse perfil independente.

  • responder Ana Paula 07/08/2019 às 11:43

    Não estou morando sozinha, mas estou fora a Brasil a 6 meses, viajando o mundo ao lado do marido, e sinto quase a mesma coisa que você descreveu…
    às vezes pode ser solitário, ficar doente é a pior parte, você sente saudade… mas vale muito a pena!
    http://www.worldby2.com.br

  • responder Clara 07/08/2019 às 16:00

    Eu concordo com você Sabrina. Eu amo viver sozinha. Eu emigrei para a Noruega com 28 anos para trabalhar como enfermeira e nunca tinha morado sozinha. Sempre morei com os meus pais. Mas posso dizer que a experiência é maravilhosa. Eu amo. Me sinto independente e realizada, amo sentar no sofá e assistir os meus filmes ou mesmo lêr até tarde. A pior parte talvez seja mesmo na questão de quando ficamos doentes. ?

  • responder Miucha 07/08/2019 às 18:10

    Amo acompanhar as coisas do apartamentinho <3

  • responder Ana 08/08/2019 às 17:11

    Amo morar sozinha! Engraçado como muitas pessoas não entendem né! Mas acho que os ultimos anos foram de muito autoconhecimento e aprendi a apreciar muito a minha companhia e gostar de mim. Já namoro há 2 anos e ele também mora sozinho. Em algum momento vai fazer sentido morarmos juntos, mas por enquanto amo esta liberdade.

  • responder Denise D . 10/08/2019 às 08:32

    Fico impressionada como o brasileiro é atrasado em relação a outros países no quesito “fazer as coisas sozinho e morar sozinho”. Kkk
    Situações normais, como viajar, sentar num restaurante ou viver sozinho, aqui no Brasil é um dramalhão.

    Tá na hora de evoluir, minha gente !
    Bora ver a vida sob novas perspectivas !

  • responder Pam 20/08/2019 às 23:04

    Podem me acusar de não ser leitora antiga (mas sou apenas desatenta): estou 100% em choque que a Sá está na casa dos 40 😮

  • responder Um dia comum comigo: como é morar sozinha 02/10/2019 às 09:30

    […] Um relato de como é morar sozinha aos 40 anos […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB