Apartamento da Sá Reflexão

De coração aberto: como está sendo morar sozinha

17/03/2018

Você bem sabe que passei 10 anos economizando para poder tem meu apartamento, não é? Pois no último ano passei por uma bela de uma jornada, mas hoje posso dizer que a vida que tenho é sensacional.

O processo

A reforma do meu apartamento foi um desafio bem difícil para mim, demorou tempo demais, consumiu muito dinheiro e me estressou imensamente. Como não entendia nada de nada, era complicado tomar decisões sozinha da noite para o dia, sempre achava que estava fazendo alguma besteira e que ia me arrepender mais tarde. Mas fui levando do jeito que conseguia.

Assim que a casa foi começando a ficar habitável, comecei a trazer alguns móveis, roupas e utensílios. Vinha praticamente todo dia para o apartamento, então aproveitava essas viagens para trazer uma caixa aqui, uma cadeira acolá. Acredito que para mim, essa mudança em doses homeopáticas foi boa para ir me preparando para essa mudança.

Porém, esse momento me trouxe uma culpa ESTRATOSFÉRICA, me sentia abandonando meus pais e a casa onde passei grande parte da minha vida. Esse processo foi bastante sensível e não conseguia me permitir sentir felicidade. Como poderia estar feliz em deixar meus pais? E como eu poderia não estar feliz depois de uma conquista tão grande? Percebe o conflito de emoções? Levei todas essas questões para a terapia e junto com minha psicóloga, consegui trabalhar esses pensamentos. Foram alguns meses realmente bem emocionais e sensíveis para mim. Mas esse processo me ajudou a me conhecer melhor e saber quais são os meus limites.

Primeiros dias

Quando resolvi ficar no apartamento de vez, não tinha cozinha, não tinha cortinas e não tinha pia, mas achei que era hora de começar a morar na minha casa. Confesso que no começo foi esquisito, me sentia como uma visita, num lugar que ainda não via como MEU. Também me senti muito solitária, não ter meus pais e todos os meus cachorros foi esquisito e fiquei triste por um tempo questionando todas essas decisões.

Os meus cachorros continuam morando na casa dos meus pais, onde sempre estiveram. Essa foi a decisão que tomamos com base no bem estar dos próprios bichinhos. Hoje a Lady mora comigo no apartamento, onde se adaptou bem a nova rotina e novo espaço.

Mas com o passar dos dias e o estabelecimento da nova rotina, comecei a me sentir no meu espaço e a curtir cada novo momento: a chegada do sofá, a instalação das cortinas, o bolo no forno recém instalado. Cada coisinha foi sendo comemorada, das pequenas bobagens até as conquistas maiores, comecei a me permitir sentir felicidade e me orgulhar do que estava construindo.

Hoje não poderia estar mais realizada e vejo minha casa como uma extensão de mim mesma. Curto estar sozinha e ter toda a liberdade do mundo para fazer o que der na telha. Acho que estou no meio de um namoro com a minha casa e comigo mesma, e estamos todos nos curtindo. Este é um momento de grande realização para mim e só tenho a agradecer por todas as oportunidades que tenho e tudo que me foi permitido construir.

Em termos práticos, sempre fui muito certinha e responsável, então no dia a dia não tive muita dificuldade em manter a casa, ir no mercado, cozinhar ou limpar tudo. Essa rotina doméstica foi inserida bem de boa no meio dos afazeres do trabalho. Tirando lavar o banheiro – risos – acho gostoso cuidar de tudo e manter a casa funcionando. Única dificuldade que tive foi com os horários do condomínio de levar o lixo para fora, acabava me esquecendo e a cozinha passava dias fedendo. Pouco bocó! hahahaha

Escrevo tudo isso para dizer que nem tudo são flores e o processo de morar sozinha não foi assim tão fácil para mim, mas como tudo na vida, passamos por jornadas que nos fazem crescer. Depois de um tempo de tantos conflitos emocionais, posso dizer que hoje estou muito feliz e agradeço aos meus pais por estarem comigo nesse caminho. Também acredito que o processo de terapia foi essencial para eu conseguir digerir todos os sentimentos que estavam fervilhando dentro de mim. Agora, segue o baile!

Os créditos de produtos e serviços

Para deixar a sua e a minha vida mais fácil, criei uma página fixa aqui no blog onde estou listando todos os produtos e serviços que estão sendo utilizados no apartamento. A página é essa aqui. Assim, se alguém quiser saber qual é o modelo da pia da cozinha ou qual foi a empresa que fez meus móveis, vai achar tudo nessa mesma página. Ela será atualizada constantemente.

Instagram do @meuapartamentinho

Criei uma conta no Instagram só para os assuntos de reforma e decoração, me segue no @meuapartamentinho.

você pode gostar também destes posts

32 comentários

  • responder Estella 17/03/2018 às 16:29

    oi Sá! que texto lindo, obrigada por compartilhar essa experiência conosco, você é uma mulher incrível!! faz por merecer todas essas conquistas…admiro muito o blog e seu trabalho. Tambem me sentia visita quando sai das casa dos meus pais e fiquei independente, me identifiquei com seu relato. Bjs

  • responder Aline 17/03/2018 às 17:54

    Muito legal seu texto! E acredito ser super normal esses conflitos mas vale muito a pena ter seu próprio espaço. ?

  • responder Denise D. 17/03/2018 às 19:06

    Parabéns Sabrina, por mais uma vitória na vida.
    bjs

  • responder Raíssa 17/03/2018 às 21:02

    Realmente gostei de ler o seu texto, Sabrina. Acho que foi um passo importante e necessário, ter o seu próprio espaço.
    Parabéns pela conquista! Espero que em breve você sinta completamente que esse é o seu lugarzinho no mundo.

  • responder Helena 17/03/2018 às 21:18

    Esse é um dos momentos mais importante para nosso crescimento pessoal… ter nosso canto e nossa própria liberdade. Obrigado por partilhar sua visão a gente amei muito
    bjs

  • responder Anna 17/03/2018 às 22:28

    Parabéns Sá, foi difícil, caro, cheio de dúvidas, mas vc conseguiu!!! Parabéns!

  • responder MONICA PAIVA QUAST 18/03/2018 às 09:29

    Obrigada por compartilhar sua experiência e seus sentimentos, Sá! E parabéns pela conquista!

  • responder Rafaela 18/03/2018 às 11:13

    Eu saí de casa há quase 1 ano. E é um processo que ainda está em andamento.
    Minha mãe sente muita falta minha, e eu também sinto. Falo com ela no mínimo 1x por dia ao telefone e tento ir na casa dos meus 1x na semana. Mas adoro a minha casa, a Minha rotina, meu espaço. Não troco isso por nada.

  • responder Jéssica 18/03/2018 às 13:51

    Olá Sá! Adorei ler seu sincero relato . Gosto de textos assim, sinceros .. reais! Vejo muita blogueira postar apenas as “flores” ao sair da casa dos pais, mas sabemos que também há espinhos nessa mudança. Parabéns pela iniciativa e espero mais posts com esse tema… afinal, é sempre uma delicia aprender com a experiência do outro.
    Em relação a sair de casa, concordo com o que já foi dito abaixo: é um passo difícil, MAS importante na vida de todo ser humano.
    Muita paz e boas novas experiências no seu novo espaço ? Abraços

  • responder Márcia Daniella 18/03/2018 às 16:38

    Também me senti estranha quando sai da casa dos pais para o meu próprio apartamento. Eu tinha economizado por anos e era uma conquista imensa. Mas mesmo assim, eu ainda me sentia incompleta nos primeiros dias. Depois, fui me adaptando.

  • responder Carla 18/03/2018 às 20:02

    Também estou desde 2015 me preparando para sair da casa dos meus pais. Era pro apartamento já estar pronto, mas a construtora atrasou. Já comprei alguns eletros que ainda estão nas caixas e às vezes tenho algumas crises de ansiedade… é um misto de culpa por sair de casa (sou a mais velha de 3 filhas), junto com medo da responsabilidade, medo de não dar conta, medo de ter que me virar sozinha, sendo que com meus pais sempre tenho todo apoio e as facilidades de ser só filha… acho que no fundo é medo de crescer mesmo! Algo como: agora, definitivamente, sou adulta! Talvez isso decorra um pouco da superproteção que essa geração que tá chegando aos 30 recebeu…
    Mas por outro lado, acho que essa separação, por mais dolorosa que possa ser, é necessária, se não nos acomodamos enquanto o resto do mundo segue suas vidas.
    Penso até que é bom para os relacionamentos amorosos que vamos desenvolver com a saída de casa…

  • responder Heloisa Carvalho 19/03/2018 às 07:31

    Meu único dilema pra sair da casa dos meus pais foram os bichos que eu precisei deixar para trás (também pelo conforto e segurança deles). No mais, foi muito bom para mim ter meu espaço. Muito lindo seu relato, toda decisão importante traz alegria e angústia ao mesmo tempo.

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 19/03/2018 às 09:08

    Bem provável que ano que vem vou morar, pois provavel que vou trabalhar em outra cidade
    bom ber a esperiências de outros, nos ajuda a enfrentar essa mudança que para mim vai ser dificil…
    seu AP ta lindoooo

  • responder Aline 19/03/2018 às 12:21

    Olá, Sabrina, quando tomei a decisão de sair novamente da casas do meus pais, me sentia uma ET, por não estar sentindo 100% de felicidade. Foi muito bom ler seus relatos sobre os medos e culpas. Foi muito bom sentir que não fui a única. Abraços e boa sorte!

  • responder Ana 19/03/2018 às 23:11

    Sa, estou em um processo bem parecido. Meu processo de financiamento está sendo um parto, muito demorado, com muitos erros da agência, isso porque eu nem passei pela reforma! Toda hora me sinto desgastada porque tudo é novo, não sei fazer todos estes trâmites. Mas já estou vivendo alguns momentos de culpa.As vezes quero ficar o tempo todo com os meus pais porque sei que em alguns meses não vou focar mais :S
    Tamos junto! Um beijo.

  • responder Sylvia Aline Peinado 24/03/2018 às 14:46

    Eu queria morar sozinha, mas pelos motivos errados (briga em família), mas hoje eu agradeço quem não deixou. Se mudar da casa dos pais para se casar também é um conflito emocional e eu passei por isso. Seu apartamento é lindo e você deve se orgulhar muito.

  • responder Cynthia Casagrande 24/03/2018 às 19:00

    E eu me senti exatamente assim quando saí de casa rsrs única diferença que tinha um marido que ouvia minhas lamentações ao invés da terapeuta hahahahah

  • responder Bianca 25/03/2018 às 22:35

    Sá que relato sensivel. Tambem moro sozinha e cada criado mudo comprado foi uma vitoria imensa. Essa foto ficou linda e representa bem a mulher que mora sozinha: Livre para pensar enquanto degusta uma bebida apreciando sua solitude. ?

  • responder Rosiane 25/03/2018 às 22:50

    Que bom ler seu relato, Sabrina! Achei que fosse loucura minha ficar desesperada ao pensar que, saindo de casa, estaria abandonando meus pais; quando todo mundo diz que Ok deixar os pais “pra trás”.
    Eu ainda tô no processo de procura. E não vejo a hora de achar um lugar pra chamar de meu!

  • responder Um relato de como é morar sozinha aos 40 anos 06/08/2019 às 15:03

    […] a paz de poder deixar as coisas do meu jeito sem precisar dar nenhuma satisfação sobre nada. Como já disse por aqui anteriormente, estou bem feliz com minha […]

  • responder NAIR GUERREIRO 27/08/2019 às 01:09

    gostei da materia como é morar sozinha.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB