#SáBrevivendo

Sendo sincera: como é a vida de blogueira

24/08/2019

Em 2018, completei 10 anos sendo “blogueira profissional”. Parece que foi ontem, né? Pois com esse tempo, o nome da profissão já mudou e hoje até é moda ser “influenciador”. Quem diria que eu teria a profissão do momento, hum? A Sabrina de 15 anos nunca acreditaria nisso!

Pois eu todo esse tempo eu aprendi algumas lições sendo blogueira e hoje vou te falar sobre algumas delas.

#1 Dá para viver disso, sim

Esse não é o primeiro ensinamento que eu listaria, mas é o que as pessoas mais tem curiosidade de saber, por isso resolvi colocar logo no topo da lista. O Coisas de Diva começou em 2008 e demoramos bem uns 4 anos para começar a ganhar algum dinheiro com ele. Nunca foi nossa intenção trabalhar como blogueiras e passamos todo esse tempo “pagando para trabalhar”, tirando dinheiro do bolso para pagar hospedagem, programadora e etc. Depois disso, conseguimos um patrocínio da Sephora, que naquela época se chamava Sacks, e com o tempo fomos conseguindo novos clientes.

Hoje nós 3 nos sustentamos com o valor que ganhamos no blog. Mas como em qualquer empresa, temos meses bons e meses ruins. Mas até o momento, não precisamos de um renda extra para pagar as contas do mês.

Porém, nós conseguimos isso porque o Coisas de Diva já está estabelecido, com 10 anos de conteúdo dentro do Google e presença consolidada nas redes sociais. Não sei se teríamos o mesmo resultado se montássemos do nada um canal agora. Provavelmente, não.

#2 É o melhor trabalho do mundo

Quando eu era nova, a moda entre as meninas era querer ser modelo e manequim. Hoje a criançada quer ser influencer e youtuber e eu posso imaginar o porquê disso.

Quando eu mesma olho para minha vida, não consigo acreditar em quão privilegiada eu sou. Trabalho com maquiagem e cosméticos, testando produtos e dando minha opinião sobre eles. Conheço as coisas em primeira mão, recebo um monte de press kits em casa, sou convidada para eventos, já viajei a trabalho por causa disso. Tenho reconhecimento, as pessoas são fofas comigo. Sim, é um sonho realizado e não consigo imaginar uma vida melhor que essa! Quem sabe quando tiver uma linha de produtos. RISOS

#3 É o melhor, mas ainda é trabalho

Minha vida é privilegiada pra caramba, mas eu também trabalho muito. Consigo entender o estereotipo da influenciadora que fica em casa tomando CHAMPA e ganhando MIMOS, mas na vida real da blogueira classe média, a vida é bem menos glamourosa que isso.

É como se eu trabalhasse numa agência de midia social, mas com um único cliente. Além de produzir todo o conteúdo que você vê para blog, Youtube, app, newsletter e Instagram, ainda cuidamos do comercial, financeiro, administração, marketing, RP e assessoria de imprensa do Coisas de Diva. Só que com 3 pessoas para fazer tudo isso.

Por mais que o trabalho que apareça seja só do conteúdo, posso dizer que 60% do meu tempo é voltado para a administração da empresa, planejamento e organização das coisas. E assim como toda firma, a gente resolve muito pepino chato nos bastidores da notícia.

Passo 90% do meu tempo sentada na frente do computador, com roupa de ficar em casa e sem maquiagem na cara. Não acredite nas minhas fotos maquiada e super arrumadinha do Instagram, aquilo é só um pedaço da minha vida!

#4 O blog não é um passatempo

Quando começamos o blog, ele era um passatempo, algo que fazia no meu horário depois do trabalho e nos finais de semana. Com o tempo, ele foi ficando mais profissional, com mais posts, mais vídeos, mais presença nas redes e a coisa foi se complicando.

Eu trabalhava fora e ao mesmo tempo, tinha o blog, que a cada dia demandava mais do meu tempo. Não vou negar, teve uma época que eu não tinha vida social nenhuma e todo meu tempo livre era dedicado ao Coisas de Diva. Eu estava feliz por ver a empresa crescendo, mas ao mesmo tempo, ficando bem maluquinha.

Foi nessa época que sai do meu emprego formal e resolvi me dedicar ao blog. Logo na sequência, precisei me auto impor um horário de trabalho, porque meu passatempo estava se misturando ao meu trabalho e eu me dedicava por muito mais tempo que deveria. Era normal ficar resolvendo coisas até de madrugada, ou produzindo conteúdo nos finais de semana porque queria sempre fazer algo mais legal do que já estava fazendo. Isso foi bacana para impulsionar o blog, mas a longo prazo, estava me deixando meio doente.

Hoje o blog não é mais um passatempo e sim um trabalho. Tem conteúdo todo dia, tem vídeo 3 vezes por semana no canal, todo dia tem conteúdo no app e no Instagram, independentemente se estamos de férias ou doentes. Isso quer dizer que a presença é constante, mas nem sempre estou no meu melhor dia.

#5 A questão das publicidades

É comum o pensamento de que blogueiras tem propostas de publicidade transbordando e que são todas ricas.

Eu sou muito privilegiada, sim, principalmente pelas coisas que meus pais me proporcionaram. Mas a realidade do Coisas de Diva não é assim tão glamourosa como as pessoas imaginam. Tem meses que são bons, em outros, não temos dinheiro para pagar as contas do mês. E isso faz parte do mercado.

A tendência atual é que, as marcas apostem nos influenciadores de grande porte, com milhões de seguidores, investindo bastante neles. Ou façam ações com micro influenciadores, pagando pouco ou fazendo permuta por produtos. Nós ficamos no limbo entre tudo isso ai.

Fora isso, como eu disse ali em cima, temos blog, YouTube, app, newsletter, Instagram, tudo isso alimentado com conteúdo de qualidade, sem enrolação ou coisas mal feitas. Se for parar para pensar, somos produtoras de conteúdo. E conteúdo bem feito.

Isso tudo é pago com as publicidades, que não são abundantes, não. Então quando você se deparar com um publi feito por nós, saiba que aquilo está nos ajudando a manter o Coisas de Diva em pé.

E, como sempre, continuamos só topando fazer publicidade de coisas que nos identificamos e que acreditamos. Já cansamos de recusar propostas muito boas pela falta de alinhamento com o que acreditamos. Não está sobrando dinheiro, não. Longe disso. Mas nossa credibilidade nunca esteve à venda.

você pode gostar também destes posts

12 comentários

  • responder Marcia Almeida 24/08/2019 às 16:06

    Leio o blog há muitos anos, já vi vários outros se perderem ou encerrarem ao longo de quase uma década, enquanto vocês seguem firmes e fortes. Eu continuo voltando todos os dias porque vejo empenho e verdade, além de ótimo conteúdo e matérias muito bem escritas. Vida longa e próspera às três garotas e à comunidade Coisas de Diva!

  • responder Juliane 25/08/2019 às 13:41

    Acompanho o cdd há anos.
    Admiro o trabalho, dedicação e criatividade de vocês.
    Já vi blogs e influencers perderem o foco e se deslumbrado com tudo.
    Já vcs não. Sempre com os pés no chão, simplicidade e gerando excelente conteúdo.
    Que venham os 20….30 anos do CDD.
    Bjs meninas

  • responder Ana Carolina 25/08/2019 às 19:03

    “nossa credibilidade nunca esteve à venda”. Escrevendo com os pés, pq com as mãos estou aplaudindo! Por isso acesso diariamente e é meu blog preferido! E ainda indico prazamiga tudo!

  • responder Bianca 25/08/2019 às 22:43

    Recentemente fiz uma “limpa” nas pessoas que sigo. Parei pra analisar quem são, o que vendem, como vendem. O que pensam.
    Ficaram vocês. Que transmitem tudo com qualidade, pés no chão e senso crítico. As três meninas de Curitiba que fazem blog com essa pegada de fanzine que eu tanto curto. Abraço!

  • responder Betty Carvalho 26/08/2019 às 10:39

    Parabéns pela coragem de se desnudar em público. Acompanho o blog há muitos anos, conheço e acredito na verdade dele, o papel de vocês tem uma extensão enorme na sociedade, acho o conteúdo útil e muito bem feito (sou relações públicas e design de moda, opino com olhar profissional). E achei sensacional a iniciativa de apresentar a realidade desse mercado.

    Muito obrigada pelas contribuições e mais uma vez parabéns!!!

  • responder Bete Novaes 26/08/2019 às 10:59

    Sigo o blog acredito que há uns 7 anos pelo menos. O trabalho de vcs nas redes é um dos que mais admiro pela sinceridade, leveza e a preocupação visível de vcs em nos passar o melhor em beleza, bem estar (físico e mental) e autocuidado, além de nos dar dicas de olhar para o outro (principalmente a outra) com amorosidade. Vida longa ao Coisas de Diva e mais sucesso para vcs! Beijos pra cada uma! <3

  • responder Debora 26/08/2019 às 15:58

    Meninas, o CDD é o único blog que eu acompanho, porque vcs são as únicas que têm credibilidade: sinalizam publicidade, dão opiniões sinceras, testam produtos de todas as faixas de valor, sem perder a humildade e a simpatia.

    Vcs já me ajudaram a adotar produtos que hoje não vivo sem (tônico micelar e demaquiante em óleo, por ex) e me salvaram de várias roubadas.
    Hoje só compro produtos que tenham sido resenhados por vcs!

    Além disso, o CDD não tem aquele apelo consumista exagerado que vemos em outros blogs, sempre estimulando a comprar mais; vejo que vcs prezam muito mais pela qualidade e pela compra consciente.

    E, ainda por cima, dão dicas de livro, filme, série, restaurante, coisas para casa, auto estima…! Ou seja, um blog que ultrapassa a questão estética e foca na complexidade que é ser mulher.

    Muito obrigada pelas dicas (sempre sinceras)! Sou uma verdadeira fã de vcs <3

  • responder Silmara 26/08/2019 às 16:11

    Aplaudindo muito esse post! Morro de preguiça de comentar rssrs, apesar de sempre bater ponto por aqui, mas estou aqui pra dizer que sigo o blog há muitos anos e justamente por vcs produzirem conteúdo com verdade. Parei de seguir vários perfis porque acho que as pessoas se perderam no deslumbramento e isso acaba nos deixando desconfortáveis com a comparação vida real versus vida blogueira. Beijos meninas!

  • responder Juliana 27/08/2019 às 09:09

    Meninas, sigo seu trabalho desde o começo, e vcs estão de parabéns!!! Não consigo comentar como há dez anos atrás (quando tinha muito tempo livre), mas devo dizer que a qualidade e a identidade são inquestionáveis. Comecei e deixei de seguir várias pessoas ao longo do tempo, vcs são as únicas que me mantenho seguindo. Acho que evoluímos em conjunto. Boa sorte! Qua vcs sejam sempre recompensadas pelo esforço e ótimo trabalho!

  • responder MARIA RAQUEL DE ALMEIDA MELO 30/08/2019 às 09:04

    Sigo o blog há uns 4 anos e sempre admirei muito a qualidade do conteúdo de vcs. Já perdi as contas de quantos produtos comprei confiando em resenhas e opiniões q vcs deram! Continue com esse trabalho bem feito e sincero! Vcs merecem muito sucesso!

  • responder Dani 30/08/2019 às 13:22

    Leio o blog desde a faculdade, uns 9 anos hehehe!!
    Adoro vocês e fico feliz que vocês tenham dado certo, mas ao mesmo tempo fico triste por pensar que, se vocês fossem negras, trans, lésbicas ou muçulmanas não teriam a mesma chance provavelmente.
    Nós brancas temos muito privilégio em todos os empregos. Triste realidade

  • responder Sabrina s costa 30/08/2019 às 17:00

    Parabéns pelos conteúdos e pela sinceridade com relação aos produtos usados. Já comprei produto “indicado” por blogueira e quando fui usar era ruim demais,conclusão, muitas se vendem por produtos ruins.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB