autoestima

5 dicas para ajudar a desenvolver a autoestima

09/01/2019

Nos últimos anos estamos ouvindo falar muito em autoestima e amor próprio. Se ame, se aceite, se sinta bonita! Tudo isso parece muito legal, mas a gente sabe como é difícil atingir esse tipo de objetivo de verdade na vida real.

Eu por exemplo, passei uma vida toda encanada em como meu rosto e meu corpo deveriam ser, passei todo esse tempo odiando o que eu tinha e querendo ser de outra forma. Então, para mim, é um exercício diário desconstruir estes pensamentos e colocar outros no lugar. E além disso, sou uma pessoa muito prática, onde tudo funciona com certa objetividade. Acho legal me amar, mas como raios a gente faz isso? Esse meu post vem com 5 dicas práticas que me ajudaram e que podem ajudar você também.

5 dicas para ajudar a desenvolver a autoestima

#1 Documentário Embrace na Netflix

Já fiz um post inteiro falando sobre Embrace aqui, mas caso você não tenha se empolgado, volto para lembrar como esse vídeo é transformador. É sério, veja hoje mesmo, você vai ver como ele vai te ajudar a se ver de uma forma diferente.

Embrace é um documentário dirigido e produzido por Taryn Brumfitt, uma australiana que conta sua trajetória de aceitação do seu corpo, que é diferente e bem reveladora. O documentário acompanha Taryn por várias viagens e entrevistas com mulheres extremamente inspiradoras. Sério, mais uma vez, VEJA EMBRACE! Depois me conte aqui nos comentários o que você achou.

#2 Faça uma limpa nas redes sociais

Qual a rede social que você mais navega? Facekook, Instagram? Que tal dar uma olhada geral nas postagens e analisar como você se sente vendo tudo aquilo? Vou te contar que tempos atrás fiz uma super limpa no meu feed, deixando de seguir todos aqueles perfis que me faziam questionar meu corpo, minha aparência e até meu estilo de vida.

Comecei a acompanhar apenas pessoas reais, daquelas que eu me identificava de verdade, e que não vaziam eu me sentir menos ou inadequada. Foi libertador! Porque por mais que essa não seja a intenção, a gente acaba se comparando com as outras pessoas, tanto na aparência como no discurso que elas passam. Tente fazer isso também.

#3 Fique de olho na Mirian Bottan

E falando em Instagram, dê uma olhada no perfil da Miriam Bottan!  A Miriam já teve transtorno alimentar e hoje está num processo de aceitação de quem ela é. As postagens são maravilhosas e extremamente inspiradoras. Tenho vontade de curtir mil vezes gritando É ISSO MESMO!!!

Ela é sempre muito consistente no que diz e até nos comentários. É realmente um exemplo a ser seguido.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Um estudo australiano com meninas de 5 a 8 anos descobriu que 40% delas desejavam ser mais magras. Essas crianças não estavam preocupadas com a saúde, só aprenderam cedo que garotas precisam ser bonitas e que na nossa cultura magreza é um elemento importante da beleza. Quando eu conto que estou mais saudável depois de me curar da bulimia, sempre tem alguém pra dizer que “dava muito bem pra ter se curado sem engordar”, mesmo eu ainda sendo claramente uma pessoa magra com apenas um pouco de gordura localizada. A vergonha que você sente do seu corpo não é uma fraqueza sua. É o resultado de uma cultura sem vergonha da própria língua e escrava de um único modelo de beleza, que prefere um tanquinho mesmo quando isso custa a nossa saúde e felicidade. Por isso é urgente reaprender a se amar. Numa sociedade que lucra com a nossa insegurança, gostar de nós mesmas pode ser o começo de uma revolução. ???? #projetovidão .

Uma publicação compartilhada por Mirian Bottan (@mbottan) em

#4 Dê uma olhada no Papo Sobre Autoestima no Facebook

Um grupo idealizado pela Joana Canabrava e Carla Paredes onde a gente pode se sentir acolhida, com todas as nossas “neuras” sobre nosso corpo e relacionamentos. Por lá, as participantes podem trocar ideias, sentimentos e experiências sobre tudo que se relaciona com amor próprio.

E o que eu acho mais legal e que por lá nós vemos que tem mais um monte de mulheres que se sentem da mesma forma que a gente, que tem as mesmas inseguranças que as nossas ou que já passaram por coisas parecidas. É muito bom ver que não estamos sozinhas.

#5 Livros!

Acho muito legal ter livros que possam nos ajudar nesse processo. Curto ler, marcar trechos interessantes e até consultar novamente quando as coisas começam a ficar meio nebulosas dentro da minha cabeça. Dois livros que tenho por aqui e que me ajudaram foram A Coragem de Ser Imperfeito, recomendado por minha psicóloga e também o da foto abaixo, O Mito da Beleza de Naomi Wolf.

5 dicas para ajudar a desenvolver a autoestima

Sinopse: Em O mito da beleza, a jornalista Naomi Wolf afirma que o culto à beleza e à juventude da mulher é estimulado pelo patriarcado e atua como mecanismo de controle social para evitar que sejam cumpridos os ideais feministas de emancipação intelectual, sexual e econômica conquistados a partir dos anos 1970.

2 bônus: como desenvolver a autoestima

Como falei da Coragem de ser Imperfeito, vale a pena ver o TEDx de Brené Brown, a autora do livro citado. Você certamente vai se identificar. Já te poupo o trabalho de procurar e coloco ele aqui.

Outro conteúdo que vale muito a pena ver, quer dizer, ouvir, é o podcast 175 do Mamilos. O tema é Liberte seu Corpo e neles a Ju Wallauer e a Cris Bartis conversam com quem? Joana Canabrava e Miriam Bottan!! Essa dica teria entrado no meu vídeo original se eu não tivesse gravado ele antes do podcast ir ao ar. OUÇA AGORA MESMO!

5 DICAS para desenvolver a AUTOESTIMA em vídeo

Originalmente este vídeo foi publicado no nosso canal no finalzinho de 2018, então quem nos acompanha por lá já viu. Caso você tenha perdido, nele falo basicamente o que escrevi acima, só que com mais detalhes e de uma forma mais divertida. Acho que sempre vale a pena nos acompanhar no YouTube.

AJUDE A GENTE A CHEGAR NOS 130 MIL INSCRITOS!

O canal do Coisas de Diva no Youtube é super movimentado e recheado de informação. Que tal dar uma passadinha lá e se inscrever? <3

você pode gostar também destes posts

6 comentários

  • responder Carina 09/01/2019 às 18:18

    <3

  • responder Maria 09/01/2019 às 21:13

    Fzr Terapia tbm é uma boa. Me ajudou bastante a ter um olhar mais compreensivo cmg mesma.

  • responder Andréia 10/01/2019 às 10:35

    Acho muito bacana posts assim. Também gosto bastante das dicas da Carla e da Joana. Têm muitas mulheres que precisa dessa “ajudinha” para não entrar em “parafusos”.

  • responder Ana Polita 10/01/2019 às 10:52

    Amei! Comecei a ler e de cara pensei “preciso indicar o podcast do mamilos!” <3

  • responder Mauren 10/01/2019 às 11:42

    Oi Sabrina! Oba, no insta sigo vcs 3, a Marina Smith, a Chintia, a Bru Tavares e a Rayssa Eckert.
    Seguia a Camila Coelho, adoro ela, acho uma fofa, mas ficava para baixo me comparando com a beleza e a magreza dela. Então fui! Não é fácil se aceitar. Consegui melhorar minha vergonha de usar roupa de praia, já é um começo. Bom ano novo para vcs!

  • responder Marisa 10/01/2019 às 15:07

    Oie
    Ultimamente tenho feito uma limpa nas redes sociais! Gente magra demais, que viaja demais, compra demais, malha demais… enfim, muito longe da minha vida real, acabei excluindo! Não é inveja, mas a gente acaba se comparando e isso é ruim demais. Prefiro perfis leves, reais, alimentação saudável, fotos não tão perfeitas… Também exclui alguns perfis de “humor mais ácido” ou mesmo de “humor negro”, que já achei bem engraçados, mas hoje acho melhor acompanhar coisas mais leves. Nada de olhar redes sociais e ficar deprê… É pra espairecer, passar o tempo.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB