Cabelos Dicas

Pequenas dicas práticas de combate ao frizz

05/08/2014

Há uns dias falei que estava preparando um post só com dicas para diminuir o frizz dos cabelos, lembram? Muita gente se empolgou então já coloquei para hoje :). O post, na verdade, são apenas dicas bem simples que fui descobrindo ao longo do tempo e que para mim funcionam bem – além disso, a gente também abre o debate sobre o assunto aqui nos comentários e pode descobrir truques novos.

Já comentei sobre isso aqui no blog algumas vezes – tenho o cabelo bem fininho, bem liso e em bastante quantidade, o que significa que, para uma pessoa como eu, que não domina as técnicas da escova de salão, o frizz é uma constante quando seco o cabelo. Depois de algumas horas, o negócio se normaliza, mas é algo que me incomoda um pouco se eu precisar sair logo em seguida de lavar. Então faço isso aí embaixo (às vezes só um dos itens, às vezes todos, depende bastante de cada situação):

1) Antes de lavar
Uma meia hora antes de lavar, pego algum óleo capilar (varia bastante de acordo com o que eu tiver disponível, atualmente estou usando os da L’Oréal ou o novo da Tresemmé, Oil Radiante – vai ter resenha dele em breve) e passo bastante do meio até as pontas dos fios. Não precisa deixar PINGANDO, mas tem que ficar melequento, tem que parecer que você passou óleo mesmo. Prendo num coque e deixo assim até a hora de lavar. Isso hidrata bem os fios e acho que dá uma diminuída no frizz depois.

2) Na lavagem
Quando for lavar, concentre o shampoo só no couro cabeludo mesmo, não precisa fazer uma maçaroca com todo o cabelo – o shampoo/espuma que passar pelo comprimento dos fios quando você enxaguar já limpa bem o cabelo em si.

Além disso, não dispense o condicionador e, se quiser ainda dar uma reforçada, use uma máscara hidratante anti-frizz (eu tenho usado essa da Wella e gosto bastante porque ela não pesa).

3) Na secagem
Tente sempre posicionar o secador de cima para baixo, para já secar os fios na direção certa. Além disso, quando o cabelo está uns 80% seco, eu aplico um tiquinho de óleo capilar, aí termino de secar. Dessa forma, acho que o óleo é absorvido mais rapidamente e o cabelo fica macio sem ficar com aparência oleosa.

Em geral eu lavo os cabelos à noite, aí quando ele está totalmente seco – e eu achar que precisa – aplico um hidratante levinho antes de dormir. Meus preferidos do momento são o spray bifásico da Seda e a emulsão anti-frizz da Charming Cless. No dia seguinte, o cabelo amanhece macio e no lugar.

4) Dicas extras
Eu sempre tento pentear o cabelo o mínimo possível – às vezes não rola porque meu cabelo embaraça bem, mas penteie só se for muito necessário. Ah, e um pente de madeira de dentes largos também ajuda.

Agora, se tudo der errado, sempre tem a chapinha – isso, claro, se você tem o cabelo liso ou gosta de alisar. Obviamente que não acho que ninguém tenha que alisar o cabelo, muito pelo contrário – mas como o meu já é liso, para mim é uma opção fácil porque não faz muita diferença no resultado final, só dá uma ajudinha com o frizz mesmo. Para quem não quer alisar, um acessório bacana ajuda a desviar a atenção.

Ufa, e é basicamente isso. E vocês, o que fazem? Me contem 🙂

você pode gostar também destes posts

63 comentários

  • responder Cassia 05/08/2014 às 13:43

    O melhor produto que já usei para frizz foi o Ego Boost da Tigi! Ele não é destinado a esse fim, mas a textura dele tira o frizz até da piaçava da vassoura, sem pesar!! Eu uso na raiz, quando prendo o cabelo, e é perfeito, divino. Uso há mais de 5 anos. O único defeito é o preço no Brasil (180 reais, contra U$15 nos EUA…)

  • responder EDILAINE FANELA 05/08/2014 às 13:52

    Hoje mesmo vou passar óleo antes de lavar.

  • responder moniq 05/08/2014 às 13:59

    Uma coisa que uma vez testei e deu muito certo foi passar um pouco de bepantol liquido quando o cabelo estiver quase seco e vc ver que vai rolar frizz, o efeito é instantaneo!! Também gosto de fazer um coque nesses casos, quando solto os fios ficam mais modeladinhos e no lugar.

  • responder Elis 05/08/2014 às 14:17

    Uma técnica antiga é, depois que escovar o cabelo, jogar um jato de ar frio por todo o comprimento…

  • responder Sylvia Aline 05/08/2014 às 14:21

    eu passo óleo antes de lavar e um pouquinho quando está quase seco. também uso pente de madeira, ajuda muito

  • responder Fran 05/08/2014 às 14:25

    Eu uso o bepantol líquido na raiz do cabelo seco por indicação da minha dermato, pois tenho muitos fiozinhos nascendo e que ficam espetados e ajuda bem!

    • responder Lívia Santiago 06/08/2014 às 13:12

      Curti essa do Bepantol líquido nos fios novos! Meu problema com frizz é justamente esse! Obrigada!

    • responder Tatá 06/08/2014 às 13:59

      Fran, voce pode explicar como vc usa? Passa na raiz do cabelos seco antes de lavar ou depois de seco passa um pouquinho para abaixar os fios como finalizado ?!

    • responder Fran 06/08/2014 às 19:37

      Tatá passa depois que lavou e estiver seco exatamente como finalizador como vc disse!

    • responder Tatá 07/08/2014 às 22:25

      Valeu Fran, providenciando Bepantol liquido ja !!!

    • responder Debora 09/08/2014 às 20:16

      Fran, será q rola em cabelo oleoso? Tenho esse mesmo problema, dos fiozinhos nascendo q ficam espetados, mas meu cabelo é oleoso e morro de medo de passar o q quer q seja na raiz :/

    • responder dany stace 11/08/2014 às 01:36

      Gostei dessa dica do bepantol, já estou comprando.

  • responder Lilian 05/08/2014 às 14:35

    Eu vi um comentário no face que dizia: não fique com cabelo de DIVA, DIVA-SSOURA…kkkkkk vamos se ligar nos truques!!!

  • responder Mah 05/08/2014 às 14:46

    Eu gosto de passar óleo quando o cabelo seca e tá cheio de frizz, meu favorito é o orofluido. Eu prefiro que o óleo seja mais ou menos denso, os muito leves (tipo o extraordinário) não da jeito. E depois do óleo passar um pente de madeira.

  • responder Nanda 05/08/2014 às 14:49

    Falou em frizz, falou comigo. E nunca consigo domá-los, vou usar das técnicas do post e dos comentários também pra me ajudar. 🙂

  • responder Lilian 05/08/2014 às 14:53

    Meu cabelo é liso, fino e ralinho. Não adianta passar condicionador porque pesa e fica muito oleoso, então, me adaptei muito bem aos leites para pentear, Ego Boost e moroccanoil, para pentear uso a escova tangle tweezer. Diminui muito o trabalho e o resultado é bom.

  • responder Fernanda Penido 05/08/2014 às 15:02

    A dica 1 é inédita, só li aqui no blog e estou doida para testar! Meu cabelo é liso, fino e oleoso, então, não rola de ficar aplicando muito óleo depois de lavado… Assim, para combater o frizz uso um produto específico para isso e que pode ser usar na raiz (literalmente! rs) do problema: o lotus shield da Avon, deixa os fios no lugar sem pesar!

    • responder Manon 06/08/2014 às 13:46

      Oi Fer! Esse produto vende ainda no Avon? Li sobre ele em outro post que foi bem comentando e fui correndo procurar mas não encontrei na revista =/ estou com muito frizz na raiz, cabelos novos, muito triste =x hehe

    • responder Fernanda Penido 06/08/2014 às 14:18

      Oi, Manon!
      Fui procurar e tem mesmo um post deste produto aqui no blog! 😉
      Procurei na revista da Avon campanha 15 e não tem, mas acho que é um produto que não vem em todas as revistas, tipo o bronzer mosaico, sabe? Acredito que em breve volte ou que então eles estejam mudando a embalagem, vários produtos da Avon, desde a linha de maquiagem, até cremes corporais, estão sendo relançados com embalagens novas! De qualquer forma, sou revendedora e não me lembro de ter visto aviso de última vez no folheto!

    • responder Manon 06/08/2014 às 15:39

      Pois é, eu li o post aqui do blog e fiquei interessadíssima! Principalmente pq as meninas comentaram que ele poderia ser usado na raiz. Bom, talvez seja isso mesmo que você falou, tem produtos que não vem em todos os ciclos, ou está passando por alguma reformulação.. Vou aguardar as próximas campanhas! Obrigada pelo retorno 😀

    • responder Debora 09/08/2014 às 20:20

      Fui atrás dele depois q vi seu comentário e tb não achei na revista… :/ Tb tenho cabelo oleoso e fiquei super interessada em testar… Torcendo pra voltar logo! 🙂

    • responder dany stace 11/08/2014 às 01:35

      Ah nacredito nisso, amava ele 🙁

  • responder Márcia Daniella 05/08/2014 às 15:26

    Amei a dica de passar óleo antes. Como meu cabelo é oleoso, levei anos para perder medo dos óleos que existem no mercado. Depois que testei moderadamente, gostei bastante. Agora to com vontade de arriscar um pouco mais, rs, rs, Sua dica chegou em boa hora.

  • responder Janaína Santos 05/08/2014 às 15:39

    Adoro esse óleo extraordinário é maravilhoso!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

  • responder Michele Bdz 05/08/2014 às 15:47

    Que máximo essa ideia do óleo antes de lavar..

    Mas não fica muito pesado (tenho cabelo misto)?
    Qto tempo vc deixa +/- Marina!?!

    • responder Sylvia Aline 06/08/2014 às 08:54

      Não sou a Marina, mas… meu cabelo também é misto e não fica pesado nem oleoso depois da lavagem. o bom é deixar de 20 a 30 minutos e não passar próximo da raiz

    • responder moniq 06/08/2014 às 10:25

      se vc usar esses óleos de cosméticos é mais perigoso pesar se exagerar na quantidade, pq contem muita parafina liquida. eu prefiro usar um óleo vegetal, além de ajudar a controlar o frizz também nutri o cabelo de verdade. Inclusive os óleos vegetais é até bom vc passar na raiz, muitos são antibactericida e ajudam a prevenir caspa, até ajudam no crescimento também.

    • responder Raíssa 06/08/2014 às 11:40

      Michele, eu não vou dizer que “não” porque já pesou no meu cabelo quando eu usei um óleo mais pesado (de coco) e errei na mão, mas não precisa ficar com medo, é só escolher um óleo mais levinho e lavar bem depois.

  • responder Clarissa Barros 05/08/2014 às 16:26

    Não sofro muito com esse problema, mas em relação ao pente, tem um que eu uso e ele é anti-estático… O nome dele é Mascardi, ele é vendido em trio e aqui em Salvador eu achei de R$13,00 o trio, mas dizem que na Argentina é muito mais barato visto que o produto é de lá.

  • responder Fer 05/08/2014 às 16:46

    Uma coisa que um cabeleireiro me ensinou foi passar a máscara hidratante antes do condicionador, pois assim o cabelo está com as cutículas abertas e a absorção é melhor… Como meu cabelo tem tendência a ser mais seco (ou seja, o frizz incomoda), achei que essa dica ajudou realmente… 🙂

  • responder Isabel 05/08/2014 às 17:11

    Meu cabelo é cacheado, então nem preciso falar o trabalho que tenho, né? Quando lavo o cabelo, não seco com toalha, e sim com uma peça de algodão. Diminui bastante o frizz!!

  • responder Raíssa 05/08/2014 às 17:37

    Muito boas as dicas, estava esperando esse post. Eu incluiria também um protetor térmico com alguma função anti-frizz, eu uso o fluido para escova da Eudora e funciona bem – também não sei fazer escova, mas ele seca mais comportado.
    Já sigo a maioria dessas dicas, mas a do óleo eu faço só com óleo vegetal 1x por semana, tenho preguiça de fazer em toda lavagem. 😐 Também sumi com meu pente de madeira, uso só a tangle teezer e uma escova de madeira, mas meu cabelo está tão curtinho que praticamente nem precisa pentear.
    Estou namorando o Phytodéfrisant e ele é justamente para esse fim, tô juntando os cascalhos para comprar, parece maravilhoso.

  • responder Priscila 05/08/2014 às 17:46

    Que legal, nunca pensei em usar óleo antes de lavar!
    Vou fazer o teste com certeza.

  • responder Fernanda Gabriela 05/08/2014 às 20:24

    Meu cabelo é tb fino e liso (não tão liso qto o da Marina) e ainda oleoso! Cabelo oleoso ressalta ainda mais o frizz pq ele fica concentrado só do meio da cabeça para baixo (uó). Meus truques incluem sempre secar com secador (pq o calor amansa a juba louca) e passar um oleozinho e fluidos sem enxague da vida. Para aqueles baby hairs q ficam saltando da cabeça um sprayzinho de cabelo resolve. 😉

  • responder Bárbara 05/08/2014 às 20:30

    Marina, uma coisa que me ajuda muito é passar um bom jato de ar frio depois de secar o cabelo e também passo uma gotinha de algum óleo.

  • responder priscila 05/08/2014 às 20:38

    Estou louca em busca dessa bisnaga da Wella e não acho em lugar nenhum, acho até que saiu de linha, fui até na Ikesaki e não acho : (

  • responder Andrea 05/08/2014 às 21:37

    Adorei, Marina! Eu gosto de usar o óleo da Elséve misturando 1 ou 2 pumps dele(depende de como eu sentir meu cabelo)com o condicionador ou a máscara da L’oreal que uso 2x/semana como condicionador. Faço uma misturinha e enxáguo normalmente. O coque que algumas meninas falaram tb funciona muito, pq né, quero o cabelo sem frizz e não chapado. Uns ondulados acho que fica muito charmoso! E qdo quero ele chapado, funciona super bem o After Party da Tigi, esse sim, nem um piolho se segura nos fios depois dele! Bjokas

  • responder Carol 05/08/2014 às 21:51

    Ótimo post!!! Tenho cabelos cacheados e vivia fazendo química para relaxar as ondas. Mas a melhor coisa que fiz foi parar a química, abolir o pente (só desembaraço com os dedos na hora do banho) e não secar mais com toalha, que aumenta a eletricidade estática dos fios.
    Agora meus cachos recebem muitos elogios e o temido frizz aparece bem menos que antes. Vou experimentar o spray da Charming pra ver se elimina o arrepiadinho remanescente.. rs..
    Bjs

    • responder Raíssa 06/08/2014 às 11:55

      Bem lembrado, acho que esfregar o cabelo na toalha ou torcer o cabelo e fazer um “turbante” só atrapalha também, o que não dá frizz, dá quebra. Eu não aboli o pente, mas não uso no cabelo molhado de jeito nenhum, pior ainda se for de plástico.
      Outro dia vi um vídeo de uma menina que “bate cabelo” (girando a cabeça mesmo) depois de lavar e achei hilário, mas confesso que testei. Ela diz que ajuda a secar mais rápido e a desembaraçar depois. Me senti um cachorro molhado/headbanger fazendo aquilo, mas me ajudou a abolir a toalha de vez (meu cabelo é curto e liso). Não é que fazer a Joelma funcionou? Hahaha.

    • responder dany stace 11/08/2014 às 01:32

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morrendo de rir com seu comentário (fazendo a Joelma) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk hahahahahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • responder Paloma 05/08/2014 às 23:01

    Estava bem ansiosa por esse post. Meu cabelo é fino, em grande quantidade E ondulado, ou seja, frizz a todo vapor. Eu uso a dica do óleo faz uns dois meses e acho que ajuda muito! E uso justamente o extraordinário, que tenho amado. Nunca tentei o pente de madeira, só penteio meu cabelo com aquelas escovas raquete (minha paixão), mas darei uma chance a ele.

  • responder Tatá 05/08/2014 às 23:47

    Estava bem ansiosa por este post e adorei. Usar óleo antes de lavar é uma coisa que aprendi aqui no CDD e realmente deixa o cabelo muito macio. Pena que quase nunca lembro de fazer isso. Mas meu problema mesmo é domar aqueles fios que estão nascendo e qdo prendemos o cabelo ficam todos espetados!! Me tira o bom-humor, já que uso muito cabelo preso ! Não sei o que fazer a não ser passar spray fixador ou usar um shampoo bem hidratante, dai abaixa esses fios, mas tenho que lavar em menos de 24 h ja que meu cabelo é normal. Alguem tem alguma dica para isso?

  • responder Geórgia Cabral 06/08/2014 às 02:12

    A dica de “lambuzar” o cabelo com óleo chama-se umectação e entrega aos cabelos nutrientes vindos do óleo e é IMPORTANTÍSSIMO! Geralmente nos preocupamos em hidratar, hidratar, hidratar, mas nosso cabelo precisa além de água, nutrientes e aminoácidos!

    Para a umectação ser ainda mais eficaz é só fazer toda semana e com óleo vegetal puro, como o óleo de côco e argan ou até um azeite de oliva extra-virgem – existe uma infinidade! Quanto mais puro, mais nutritivo e mais nossos cabelinhos nos agradecem!

    Ótimo post!! <3

    • responder Andrea 17/08/2014 às 15:06

      Adorei!!

  • responder Manuela 06/08/2014 às 08:19

    Me ensinaram a secar o cabelo “por dentro”, ou seja, não jogar o ar quente nos cabelos de cima, e secar com difusor (cabelo crespo). Quando estou com paciência, funciona mesmo… 🙂

  • responder Ana Paula 06/08/2014 às 08:32

    O que tem acabado com o meu frizz foi usar uma dessas escovas rotativas pra modelar o cabelo seco (a minha é mondial, mas é tipo polishop) . Deixa o cabelo super arrumadinho o dia todo (mesmo qnd meu cabelo seca ao natural). Não serve pra secar o cabelo, só pra modelar mesmo, mas eu adoro por que meu cabelo é meio fino e ondulado, e consigo controla-lo sem ficar com cara de chapinha… Ja to usando a alguns meses sem dano ao cabelo.

  • responder Eluana Gomes 06/08/2014 às 08:43

    O que ainda não fiz foi o óleo antes de lavar, tentarei na próxima lavagem. O pente de madeira já me acompanha a algum tempo, e o spray da Seda é meu queridinho de todas as manhãs antes de sair! Não pesa e o cheirinho é uma delícia.

  • responder Maria 06/08/2014 às 09:32

    Uma dificuldade q tenho tbm é com os cabelinos nascendo que ficam espetados na parte de cima da cabeça, quando prendo tbm passo fixador, mas a impressao q eu tenho é q quando passo e dps lavo resseco mais e acaba ficando com mais frizz.

  • responder kris 06/08/2014 às 11:35

    Adorei as dicas, tenho problemas sérios com o frizz haha

  • responder Marcela Bini 06/08/2014 às 11:42

    Eu já tinha lido sobre o uso do óleo antes de lavar, mas nunca entendi muito bem como! Acho que vou tentar! Usando óleo nos cabelos secos acaba quase sempre pesando pq meu cabelo e fino e pouquinho! =/
    Pode ser efeito placebo, mas tenho certeza que a Tangle Teezer diminui meu frizz tb! hehehe

  • responder Patrícia 06/08/2014 às 12:08

    Eu só uso pente de madeira e também não dispenso um leave-in, com os cabelos ainda úmidos. Acho que ajuda bastante.
    Gostei da dica do óleo antes de lavar o cabelo. Vou tentar da próxima vez…

  • responder Polyana 06/08/2014 às 13:15

    Vou testar isso de passar óleo antes de lavar. Eu sempre seco o cabelo e passo umas gotinhas de óleo no final 😉

  • responder Lívia Santiago 06/08/2014 às 13:18

    A maioria das dicas eu já uso… E infelizmente não tenho muita coisa pra acrescentar, rs! Gostei MUITO da dica do Bepantol líquido para diminuir o frizz dos fios novos e curtinhos que deixaram aqui.
    Ah, eu só acrescentaria uma dica: EVITE AO MÁXIMO passar as mãos no cabelo, que aumenta a eletricidade estática. Nada de ficar sensualizando batendo cabelo, que deixa a raiz oleosa e o comprimento cheio de frizz, rs!

  • responder Aline Queiroz 07/08/2014 às 11:38

    Amei o post! Tbm só passo shampoo no couro cabeludo, se tenho q secar o cabelo como secador, no final sempre jogo um jato frio, acho que ajuda.

    Bjos

  • responder Rute Gonzaga 07/08/2014 às 14:34

    Algumas dicas ja conhecia, gostei da do shampoo e preciso de um pente de madeira urgente, pq o frizz aqui è tenso.

  • responder Larissa 10/08/2014 às 21:58

    Nunca tive frizz, mas de uns tempos pra cá notei que meu pente de plástico estava causando esse problema. Substitui por um de madeira e pronto, nunca mais.

  • responder dany stace 11/08/2014 às 01:28

    Post maravilhoso, testarei a dica na próxima lavagem, o meu cabelo e seco acho que deve funcionar né?

  • responder dany stace 11/08/2014 às 02:22

    Ah porque meus coments não estão pegando?

  • responder Blog Pras Meninas 13/08/2014 às 20:20

    Que post maravilhoso. Estava esperando por ele.

  • responder Miriã Andrade 16/08/2014 às 03:51

    Vou tentar as dicas!! Tudo que puder fazer para domar esse bendito frizz, é válido! 😉

  • responder Vick Neumann 16/08/2014 às 22:14

    Adorei as dicas. Não conhecia a maioria delas.
    Beijos da Vick
    http://www.vickneumann.com

  • responder Lucia 10/02/2015 às 15:58

    Eu desisti de comprar pente de madeira, andam tão grosseiros e mal acabados, e repuxam meu cabelo todo. Tenho preferido um antiestático mas ando cobiçando muito uma tangle teezer. Quanto a produtinhos ando muito no escuro. Meu problema é transpirar na cabeça, meus fios (finos e escorridos) ficam meio úmidos e a treva se faz!

  • responder Anti-frizz: tá quanto? 27/09/2015 às 14:00

    […] Marina mostrou aqui 4 dicas que ela segue para combater o […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB