Reflexão

5 coisas que aprendi trabalhando em casa

08/03/2017

Já faz bem 6 anos que trabalho em casa e vou te contar que hoje o negócio funciona direitinho, mas demorei para entrar no esquema e ter uma VIDA TRABALHÍSTICA decente.

Neste post tem tudo sobre a parede de quadro negro.

Começando do começo, sou designer e sempre trabalhei na área, ganhava pouco mas né, vamos fazer o que? Mas desde que o blog começou a crescer, o trabalho de produzir conteúdo e administrar uma empresa começou a consumir cada vez mais do meu tempo.  E o que acontecia é que me dedicava ao blog no horário do almoço e a noite, depois que chegava em casa. Ao longo do tempo comecei a abusar da boa vontade dos chefes e resolvia coisas do blog durante o expediente. A situação ficou chata para todos os lados e resolvi chutar o balde e me dedicar só ao blog. Na época foi uma loucura porque não ganhava com o blog nem metade do meu salário, mas no final das costas, deu tudo certo. Depois de todo esse tempo descobri algumas coisas sobre trabalhar em casa e administrar uma empresa.

#1 A gente acha que vai trabalhar menos, grande engano!

Não vou reclamar, mas a demanda de trabalho por aqui é infinita. Além das tarefas diárias, posso me envolver durante semanas em novos projetos e ideias. Tudo pode ser melhorado, feito de um jeito mais caprichado ou melhor pesquisado, e isso consome tempo. Se me deixar, passo 21 horas na frente do computador pesquisando coisas e tentando fazer do Coisas de Diva um lugar melhor.

Acho que isso acontece quando a gente tem uma empresa e quer muito que ela dê certo. Então todo o tempo do mundo é dedicado para fazer esse negócio funcionar. Eu achava que trabalhando por conta própria, ia virar a rainha da moleza e só fazer o necessário, tendo mais tempo livre. Mas nada disso! Hoje tenho menos tempo de lazer e aquela praia sonhada todo final de semana virou um sonho distante.

#2 No começo, trocar a noite pelo dia era normal

Na empolgação de “agora posso fazer o que eu quiser!”, meus horários viraram de ponta cabeça no primeiro ano trabalhando em casa. Eu achava que dava para acordar as 11h, almoçar as 16h e começar a trabalhar as 18h. No final das contas estava trocando a noite pelo dia e perdendo completamente a noção do tanto de horas que estava trabalhando. Demorou para perceber que estava ficando mais cansada do que o normal e que veja só, seguir regras e horários, na verdade, é uma coisa boa.

#3 Seguir horários é a chave do sucesso

Nessa loucura dos horários sem noção, acabava trabalhando demais e varava a madrugada inventando moda pro blog. Um belo dia resolvi que iria adotar horário de firma, começando a trabalhar de manhã cedinho, parando pro almoço e finalizando o EXPEDIENTE as 18h. Foi a melhor coisa do mundo! Comecei a me alimentar direito, fazer meu próprio almoço e não sentia mais que estava trabalhando em 3 expedientes.

Todo dia monto uma lista de tudo que preciso fazer e vou seguindo uma ordem de prioridades. Se no final do dia não der tempo de fazer tudo, paciência. Hoje não fico trabalhando até altas horas para resolver todas as coisas pendentes. Da mesma forma, também evito trabalhar no sábado e no domingo e faço de tudo para resolver a vida trabalhística durante a semana. Depois disso, a vida ficou mais leve e até minhas alergias diminuíram, ainda bem!

Antes eu não tinha esse “freio” e ficava obcecada até colocar tudo em prática, deixava até de sair porque queria terminar minha lista sem fim de tarefas e não tinha passatempo nenhum. Minha vida era meu trabalho, e só.

#4 Avise o pessoal que você está em casa mas está trabalhando

As coisas complicam se você divide a casa com alguém, porque normalmente as pessoas entendem que estar em casa quer dizer que você está disponível. Tudo bem ter que sair uma hora ou outra para resolver pequenos afazeres da casa, mas é importante não fazer disso uma rotina e conversar com seus companheiros. Se não o negócio descamba para o item acima e você vai passar o dia resolvendo coisinhas e acabar trabalhando a noite. E assim vai ladeira abaixo.

#5 Tenha uma canto para seu “escritório”

Seja qual for sua profissão, tente arranjar um canto em casa para ser o seu escritório. Antes eu trabalhava na sala de jantar e era uma bagunça, ou a casa vivia de pernas pro ar ou eu não achava minhas coisas. Parecia que eu não estava trabalhando de verdade e não conseguia ter uma rotina, com lugar certo para contas, produtos e material para tirar fotos.

Depois que arranjei um lugar para o “escritório” parece que o dia a dia ficou muito mais organizado e fácil de me achar. E veja bem, minha “sala” é um corredor da minha casa onde taquei uma mesa e uma estante. Não precisa ser nada chique, mas sim funcional para deixar o dia a dia mais fácil de ser resolvido. Parece uma frescura, mas ajuda a ter uma rotina mais certinha.

Com todas as regras parece que minha vida no blog é uma chatice só, mas na verdade tive que começar a seguir isso para não enlouquecer e não trabalhar além da conta. A vantagem é que mesmo tendo criado um horário fixo, não tenho chefe e não preciso mais dar satisfação da minha vida pra ninguém. Mesmo não sendo um mar cor de rosa com flamingos em volta, ter a própria empresa ainda é infinitamente melhor do que os outros trabalhos que já tive. Sou muito sortuda de ter tido essa oportunidade com o blog e de ter sócias que fazem tudo dar certo. <3

Aqui tem um post e um vídeo com a decoração do escritório.

Se você tiver mais alguma dica boa para compartilhar com a gente, conta aqui nos comentários!

você pode gostar também destes posts

12 comentários

  • responder Márcia Daniella 08/03/2017 às 10:51

    Já trabalhei em casa por uns meses e realmente arrumar adequadamente o cantinho de trabalho e organizar uma rotina foi fundamental pra tudo dar certo.

  • responder Maria 08/03/2017 às 15:11

    O que eu sonho em trabalhar em casa são nos dias que vou trabalhar um pouco doent, imagino q trabalhar em casa nesses dias deve ser melhor. Bjo Sá

  • responder Ariane 08/03/2017 às 15:41

    Também trabalho em casa, e confesso que se disciplinar pra seguir um horário é dificil pra mim.
    A maior dificuldade que tenho é em ser produtiva nos horários que me sobram do meu horário de trabalho, por exemplo, as vezes não tenho muito trabalho pra fazer no dia, e gostaria de usar o tempo que sobre pra estudar, praticar algo, etc, mas tudo que eu faço é ir dar uma “deitadinha” pra relaxar hahaha

  • responder Glau 08/03/2017 às 19:25

    Meu sonho! Não só trabalhar em casa (fugir do trânsito, transporte lotado, chuvas inesperadas), mas trabalhar para mim. Ter um trabalho que seja um fim em si mesmo e não trabalhar para os outros em troca de um dinheiro que eles acham que é certo. Deve ser muito gratificante trabalhar pra vc mesmo! Vc é mt sortuda e também muito competente por chegar onde chegou! Parabéns e obrigada pelas dicas, se um dia eu chegar lá, vou segui-las RS
    Beijos

  • responder Maíra 08/03/2017 às 22:09

    O ponto principal com certeza é que as outras pessoas que moram com você devem entender que você está em casa mas está trabalhando… Eu bem sei o que é isso.

  • responder Fernanda Gabriela 08/03/2017 às 23:35

    Bem isso! Não trabalho em casa, mas já fui concurseira e era praticamente um trabalho real. Difícil é lidar com os comentarios malas sobre vc não trabalhar pq está de pijamas. Ah povo atrasado! Bjssss

  • responder Alice Marques 09/03/2017 às 21:09

    Eu sou um bichinho noturno, quando trabalha em casa sofria demais com isso.
    Conseguir regras as coisas é bem difícil mesmo.

    Beijoks

    http://www.atesemsalto.com

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 10/03/2017 às 10:56

    Seguir os horarios e como vc disse
    a chave do sucesso, se nao as coisas nao andam
    beijos

  • responder Miriã Andrade 10/03/2017 às 22:20

    Deve ser muito bom trabalhar em casa, mas com certeza seguir algumas regrinhas são fundamentais! 😉

  • responder Juliana Aita 13/03/2017 às 19:14

    Também trabalho em casa e, menina, como é complicado!
    Adorei as dicas.
    Beijão!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB