Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Ahá, o post decorativo de hoje é muito legal por uma razão – é o primeiro que eu faço desse estilo depois de me mudar, diretamente da minha nova casinha :). Se você segue a gente lá no Instagram, provavelmente já tinha me visto dando a notícia há uns dias – ainda não mostrei muito pela razão clássica de toda mudança: ainda não tá tudo organizadinho, e umas caixas de livros ainda tão atrapalhando meu caminho haha. Mas falta pouco e em breve vocês verão mais dela por aqui!

Por enquanto, vamos ao assunto do dia – minha saga do espelho encostado na parede. Essa história começa quando eu ainda morava em Paris – um dia estava andando numa feira de rua (dessas que as pessoas ficam na calçada vendendo coisas que têm em casa e não querem mais) e me deparei com essa moldura:

espelho encostado na parede

Amei, mas por motivos práticos não pude trazê-la comigo haha. Desde então, porém, cismei que queria algo parecido para emoldurar um espelho e deixar encostado na parede, tipo assim:

espelho encostado na parede

Já de volta ao Brasil, um dia voltei a pensar nisso e em onde poderia achar a moldura como eu queria. Até que um dia reparei: eu já tinha a moldura em casa mesmo, estava em um espelho que era dos meus pais e deve ter mais de 30 anos. Eu só precisava deixá-la como eu queria, branca com aspecto envelhecido. Nunca tinha feito nada do tipo, mas com ajuda do Google e do meu pai, deu bem certo e ficou exatamente como eu queria.

Espelho encostado na parede: como eu fiz

Basicamente, o trabalho é bem simples: usei só uma lixa grossa para madeira (número 60), lixas finas (números 150 e 220) também para madeira, tinta branca à base d’água, cera (daquelas de encerar carro mesmo) e, claro, muita paciência, haha. Primeiro, removi o espelho velho que tinha nela e depois comecei o trabalho.

espelho encostado na parede

Removi com a lixa grossa toda a camada externa de verniz – como essa moldura que eu estou usando é antiga, ela já tinha sido envernizada e encerada várias vezes, então levou um tempinho. Caso você tenha interesse em fazer algo do tipo em outra peça que seja nova, por exemplo, precisa lixar só para deixá-la lisinha mesmo.

espelho encostado na parede

Depois de totalmente lixada, comecei a pintá-la – passei três demãos de tinta branca, sempre esperando secar antes de passar a próxima. Quando a terceira camada estava bem sequinha, comecei a lixar de novo – usei primeiro a lixa grossa, fui passando aleatoriamente, onde queria que ficasse com aspecto mais envelhecido. Depois, para dar acabamento, passei as mais finas por cima. Quando ficou como eu queria, só finalizei passando cera por cima, para a tinta ficar mais opaca. E fim – aí coloquei um espelho novo (já que o antigo estava todo manchado e era muito velho) e trouxe pro apartamento.

Espelho encostado na parede: como ficou

Por enquanto ele fica encostadinho na parede mesmo, na sala, e ficou exatamente como eu queria! O bom é que como ele não fica pendurado, se eu cansar dele aí posso simplesmente mudar de lugar e encostá-lo em outra parede.

espelho encostado na parede

espelho encostado na parede

E essa aí foi minha saga do espelho – só pra mostrar que a gente mesmo pode fazer as coisas, transformar o que já tem em casa invés de comprar tudo novo sempre. Economizei e ainda fiquei com uma peça que tem bastante história :). Ah, provavelmente vou fazer de novo esse processo com outras coisas, se curtirem o assunto posso mostrar mais detalhadamente por aqui.

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
28 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Ficou muito bacana o espelho…
    Adoro quando vcs fazem posts de decoração!!!

  2. maria león

    ficou ótimo! mas meu olho vegano pegou uma pele de bichinho servindo de tapete… não curti :,-(

  3. Monique

    Nossa, Marina, amei! Ficou lindo!

    Adorei o assunto sim e adoraria ver posts nesse estilo aqui!

    Beijo

  4. Ana

    Gostei do seu espelho. Ficou bacana o branco envelhecido. Mas também acho bonito o ouro envelhecido.

  5. Márcia Daniella

    Eu amo dar outra função pra coisas. Outro dia, peguei um escorredor de louças que ninguém queria mais aqui em casa, pintei ele e o transformei em um organizador para o meu material de pintura. Ficou bem legal.

  6. Edna Yumi Dias

    Adorei a idéia e do faça vc mesmo, mas não consigo parar de olhar pra girafinha muito fofo!

  7. Que maraaaa ficou muito lindo, ainda não tinha visto espelhos encostados na parede juro rsrs, mas gostei muito da idéia. levando em conta que tenho um bebê de 2 anos não posso aderir no momento haha

  8. Fernanda Gabriela

    Ficou lindo!! E muito original! Adoro esse espirito de fazer de algo antigo outra coisa que vc quer muito. Em tempos de bloguers que tudo ganham e mal tem espaço para tudo que recebem, ver esses exemplos é maravilhoso. Parabens, Marina e cdd.

  9. karoline araujo

    Oi, Marina.
    Achei super legal essa idéia. Adorei o pouco que vi da sua casinha nova. Acho muito legal quando a pessoa faz coisas com as próprias mãos ou traz enfeites de viagem. Da todo um toque pessoal.
    Queria te perguntar onde vc comprou esse quadrinho “hello gorgeous”
    bjo

  10. catia

    o espelho fica só fica encostado, mesmo? sem prender nada? morreria de medo dele escorregar!

  11. Maria

    Ficou lindo, Marina. Vc ta morando sozinha?

  12. Luciana Correa

    Me apaixonei pela sua girafinha!

  13. Marina

    Esse cantinho estava pedindo um espelho msm viu..

  14. TAÍS

    Só quero dizer que…amei essa girafinha meu deusssssss!!!! Mas o espelho ficou lindo. Vou seguir a dica!

  15. lindooooo <3 amei a dica, tenho um espelho parecido e vendo o resultado do seu certamente vou querer fazer igual 😛 Estou nessa fase de decorar apê também, então é pura diversão. Até fiz um postzinho sobre isso ontem: https://rachelsalvalaio.wordpress.com/

  16. Ameii, certamente vou copiar <3

  17. elisa lopes.

    a casa tá toda linda, esse espelho ficou incrível! tô muito feliz por você, amis. pela sua conquista, por você ter batalhado teu espaço, cheio de luz e de boas energias! que comece uma ótima fase, lotada de amor! e com meu espaço garantido nesse sofá maravilha! hihih <3

  18. Bete Mara

    Uau, seu apê tá lindíssimo! Essa sua cortina encantadora é de qual tecido? FIcou muito charmosa assim esparramada no chão (cá entre nós, é prático? Pq já vi gente reclamando que junta muita poeira e ando bem tentada a instalar minha nova cortina assim xD).

  19. Marília

    Ameeei o estilo da sua decoração!!
    Quando estiver tudo pronto, mostra mais pra gente!!

  20. Hadassa Pereira

    Gostei mesmo foi da girafa de pelúcia…
    De onde é Marina? rsrsrsrsrs
    Beijos!

  21. Gabriela R. Salomon

    Marina! Sua decoração ficou igual às fotos de pinterest! Lindo demaisss 😀

  22. Gostei muito dessa técnica de deixar com cara de envelhecido, ficou ótimo. Adoro quando a gente não precisa comprar muita coisa pra muda a decoração, e ainda fica com a história da peça e a sensação de “fui eu que fiz”, acho o máximo.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  23. Miriã Andrade

    Adorei sua nova casinha, Marina! É muito empolgante ter nosso próprio cantinho, parabéns! 😉

  24. Ficou muito legal o espelho, e realmente é uma peça com história, um espelho que já tinha mais de 30 anos.. agora com carinha nova, vai durar certeza pelo menos mais 30