D.I.Y. Decoração

Decoração: a saga do espelho encostado na parede!

10/11/2016

Ahá, o post decorativo de hoje é muito legal por uma razão – é o primeiro que eu faço desse estilo depois de me mudar, diretamente da minha nova casinha :). Se você segue a gente lá no Instagram, provavelmente já tinha me visto dando a notícia há uns dias – ainda não mostrei muito pela razão clássica de toda mudança: ainda não tá tudo organizadinho, e umas caixas de livros ainda tão atrapalhando meu caminho haha. Mas falta pouco e em breve vocês verão mais dela por aqui!

Por enquanto, vamos ao assunto do dia – minha saga do espelho encostado na parede. Essa história começa quando eu ainda morava em Paris – um dia estava andando numa feira de rua (dessas que as pessoas ficam na calçada vendendo coisas que têm em casa e não querem mais) e me deparei com essa moldura:

espelho encostado na parede

Amei, mas por motivos práticos não pude trazê-la comigo haha. Desde então, porém, cismei que queria algo parecido para emoldurar um espelho e deixar encostado na parede, tipo assim:

espelho encostado na parede

Já de volta ao Brasil, um dia voltei a pensar nisso e em onde poderia achar a moldura como eu queria. Até que um dia reparei: eu já tinha a moldura em casa mesmo, estava em um espelho que era dos meus pais e deve ter mais de 30 anos. Eu só precisava deixá-la como eu queria, branca com aspecto envelhecido. Nunca tinha feito nada do tipo, mas com ajuda do Google e do meu pai, deu bem certo e ficou exatamente como eu queria.

Espelho encostado na parede: como eu fiz

Basicamente, o trabalho é bem simples: usei só uma lixa grossa para madeira (número 60), lixas finas (números 150 e 220) também para madeira, tinta branca à base d’água, cera (daquelas de encerar carro mesmo) e, claro, muita paciência, haha. Primeiro, removi o espelho velho que tinha nela e depois comecei o trabalho.

espelho encostado na parede

Removi com a lixa grossa toda a camada externa de verniz – como essa moldura que eu estou usando é antiga, ela já tinha sido envernizada e encerada várias vezes, então levou um tempinho. Caso você tenha interesse em fazer algo do tipo em outra peça que seja nova, por exemplo, precisa lixar só para deixá-la lisinha mesmo.

espelho encostado na parede

Depois de totalmente lixada, comecei a pintá-la – passei três demãos de tinta branca, sempre esperando secar antes de passar a próxima. Quando a terceira camada estava bem sequinha, comecei a lixar de novo – usei primeiro a lixa grossa, fui passando aleatoriamente, onde queria que ficasse com aspecto mais envelhecido. Depois, para dar acabamento, passei as mais finas por cima. Quando ficou como eu queria, só finalizei passando cera por cima, para a tinta ficar mais opaca. E fim – aí coloquei um espelho novo (já que o antigo estava todo manchado e era muito velho) e trouxe pro apartamento.

Espelho encostado na parede: como ficou

Por enquanto ele fica encostadinho na parede mesmo, na sala, e ficou exatamente como eu queria! O bom é que como ele não fica pendurado, se eu cansar dele aí posso simplesmente mudar de lugar e encostá-lo em outra parede.

espelho encostado na parede

espelho encostado na parede

E essa aí foi minha saga do espelho – só pra mostrar que a gente mesmo pode fazer as coisas, transformar o que já tem em casa invés de comprar tudo novo sempre. Economizei e ainda fiquei com uma peça que tem bastante história :). Ah, provavelmente vou fazer de novo esse processo com outras coisas, se curtirem o assunto posso mostrar mais detalhadamente por aqui.

você pode gostar também destes posts

28 comentários

  • responder Michele Bdz 10/11/2016 às 14:39

    Ficou muito bacana o espelho…
    Adoro quando vcs fazem posts de decoração!!!

  • responder maria león 10/11/2016 às 16:09

    ficou ótimo! mas meu olho vegano pegou uma pele de bichinho servindo de tapete… não curti :,-(

  • responder Monique 10/11/2016 às 16:43

    Nossa, Marina, amei! Ficou lindo!

    Adorei o assunto sim e adoraria ver posts nesse estilo aqui!

    Beijo

  • responder Ana 10/11/2016 às 17:06

    Gostei do seu espelho. Ficou bacana o branco envelhecido. Mas também acho bonito o ouro envelhecido.

  • responder Márcia Daniella 10/11/2016 às 17:09

    Eu amo dar outra função pra coisas. Outro dia, peguei um escorredor de louças que ninguém queria mais aqui em casa, pintei ele e o transformei em um organizador para o meu material de pintura. Ficou bem legal.

  • responder Edna Yumi Dias 10/11/2016 às 18:36

    Adorei a idéia e do faça vc mesmo, mas não consigo parar de olhar pra girafinha muito fofo!

  • responder Katya Mello 10/11/2016 às 18:50

    Que maraaaa ficou muito lindo, ainda não tinha visto espelhos encostados na parede juro rsrs, mas gostei muito da idéia. levando em conta que tenho um bebê de 2 anos não posso aderir no momento haha

  • responder Fernanda Gabriela 10/11/2016 às 18:55

    Ficou lindo!! E muito original! Adoro esse espirito de fazer de algo antigo outra coisa que vc quer muito. Em tempos de bloguers que tudo ganham e mal tem espaço para tudo que recebem, ver esses exemplos é maravilhoso. Parabens, Marina e cdd.

  • responder karoline araujo 10/11/2016 às 20:00

    Oi, Marina.
    Achei super legal essa idéia. Adorei o pouco que vi da sua casinha nova. Acho muito legal quando a pessoa faz coisas com as próprias mãos ou traz enfeites de viagem. Da todo um toque pessoal.
    Queria te perguntar onde vc comprou esse quadrinho “hello gorgeous”
    bjo

  • responder catia 10/11/2016 às 22:15

    o espelho fica só fica encostado, mesmo? sem prender nada? morreria de medo dele escorregar!

  • responder Maria 10/11/2016 às 23:28

    Ficou lindo, Marina. Vc ta morando sozinha?

  • responder Luciana Correa 10/11/2016 às 23:36

    Me apaixonei pela sua girafinha!

  • responder Marina 11/11/2016 às 07:57

    Esse cantinho estava pedindo um espelho msm viu..

  • responder TAÍS 11/11/2016 às 08:45

    Só quero dizer que…amei essa girafinha meu deusssssss!!!! Mas o espelho ficou lindo. Vou seguir a dica!

  • responder Raquel 11/11/2016 às 10:18

    lindooooo <3 amei a dica, tenho um espelho parecido e vendo o resultado do seu certamente vou querer fazer igual 😛 Estou nessa fase de decorar apê também, então é pura diversão. Até fiz um postzinho sobre isso ontem: https://rachelsalvalaio.wordpress.com/

  • responder Raquel 11/11/2016 às 10:21

    Ameii, certamente vou copiar <3

  • responder elisa lopes. 11/11/2016 às 10:48

    a casa tá toda linda, esse espelho ficou incrível! tô muito feliz por você, amis. pela sua conquista, por você ter batalhado teu espaço, cheio de luz e de boas energias! que comece uma ótima fase, lotada de amor! e com meu espaço garantido nesse sofá maravilha! hihih <3

  • responder Bete Mara 12/11/2016 às 10:18

    Uau, seu apê tá lindíssimo! Essa sua cortina encantadora é de qual tecido? FIcou muito charmosa assim esparramada no chão (cá entre nós, é prático? Pq já vi gente reclamando que junta muita poeira e ando bem tentada a instalar minha nova cortina assim xD).

  • responder Marília 13/11/2016 às 11:34

    Ameeei o estilo da sua decoração!!
    Quando estiver tudo pronto, mostra mais pra gente!!

  • responder Hadassa Pereira 13/11/2016 às 21:53

    Gostei mesmo foi da girafa de pelúcia…
    De onde é Marina? rsrsrsrsrs
    Beijos!

  • responder Gabriela R. Salomon 14/11/2016 às 14:02

    Marina! Sua decoração ficou igual às fotos de pinterest! Lindo demaisss 😀

  • responder Julia Kubrusly 23/11/2016 às 12:09

    Gostei muito dessa técnica de deixar com cara de envelhecido, ficou ótimo. Adoro quando a gente não precisa comprar muita coisa pra muda a decoração, e ainda fica com a história da peça e a sensação de “fui eu que fiz”, acho o máximo.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Miriã Andrade 04/12/2016 às 18:24

    Adorei sua nova casinha, Marina! É muito empolgante ter nosso próprio cantinho, parabéns! 😉

  • responder Maria Laura Martins 25/01/2017 às 08:43

    Ficou muito legal o espelho, e realmente é uma peça com história, um espelho que já tinha mais de 30 anos.. agora com carinha nova, vai durar certeza pelo menos mais 30

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB