Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Outro dia fiz um post por aqui que tem a ver com esse assunto – dicas de organização – e muita gente curtiu, comentou e até pediu para eu falar mais sobre, fiquei bem feliz com a repercussão!

Então resolvi fazer esse post de hoje com algo que tem a ver com organização e com beleza – a caixinha de esmaltes! Sei que muitas de vocês que estão sempre por aqui adoram coisas relacionadas a unhas e manicure, assim como eu, então começarei por aí.

dicas de organização

Dicas de organização: caixinha de esmaltes

Bom, eu sempre adorei esmaltes e, depois do blog, minha quantidade de vidrinhos passou a aumentar loucamente – há alguns anos eu comprava muitos e ganhava outros tantos. O resultado era uma gaveta imensa que estava lotada e sempre muito bagunçada. Com o tempo, meu gosto para esmaltes foi mudando – de uma pessoa que usava todo tipo de cor, passei a escolher sempre os mesmos tons (nudes, preto, vinho, vermelho escuro, azul marinho… Continuo tendo uns mais coloridos, claro, mas em menor quantidade, já que uso com menos frequência).

dicas de organização

Então comecei por aí: tirei primeiro tudo que estava fora da validade (eu sei que às vezes a gente guarda um esmalte específico que já está grosso e vencido, só porque “a cor é tão linda, quero ver se acho outro parecido”, mas é hora de desapegar) e joguei fora. Depois, o que estava ainda na validade mas eu não queria ou não usava mais, fui doando para amigas.

Depois disso, escolhi uma caixa que seria THE ONE AND ONLY caixinha dos esmaltes – não podia ser grande porque eu queria justamente diminuir o número de coisas que eu tinha, mas também não poderia ser muito pequena porque eu mesma faço minhas unhas em casa, além de falar sobre o assunto aqui no blog também. Escolhi uma da Tok & Stok que tem um tamanho muito bom (não achei a minha específica no site, mas lá tem vários outros tipos para escolher – também dá para achar em qualquer loja que venda coisas do tipo ou mesmo reutilizar uma caixa que você já tenha em casa).

Aqui também tem várias caixas fofas que podem te ajudar na tarefa de manter as coisas arrumadinhas – e ainda dão um charme para a decoração.

dicas de organização

Além disso, separei também uma nécessaire que é onde eu coloco coisas como bases, top-coats, alicates, lixas, removedores e qualquer ferramentinha que eu use para fazer as unhas. Me prometi que tudo que eu tenho relacionado a esmaltes e unhas teria que caber sempre nessa caixa. Não está mais cabendo? Hora de mais uma limpeza. Para mim tem funcionado – preciso me impor certas metas (mesmo que sejam simples, como essa) porque assim tenho conseguido viver de forma mais organizada, além de aos poucos mudar minha natureza desorganizada.

E vocês, como guardam esmaltes?

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
44 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Denise

    Tambem preciso dar um limpa nos meus esmaltes!como sujestao de post sobre o assunto, que tal fazer um sobre maquiagens em especial batons!

    Beijos!

  2. Cris v.

    Eu aguardo os meus em uma necessarie rígida e pequena pra não caber muita coisa, porque se couber demais exagero na quantidade.

  3. Fernanda Gabriela

    Eu tb guardo numa caixa. Na verdade, eu tenho 2. Em uma eu deixo esmaltes mais diferentes, do tipo que eu usarei 1 ou 2x no máximo dentro da validade dele. Na outra, eu ponho os nudes, vermelhos e rosas que são que mais pego para usar mesmo. Não gosto de misturar muito pq ver aquele moooonte de esmalte me deixa aflita e em dúvida e as vezes esconde aquele esmalte tão amado que no meio dos outros… Deixo os utensílios de unha em uma necessaire separada e é isso. Adoro cuidar das minhas unhas. :p

  4. Dani

    Também guardo em caixas os esmaltes, fica muito prático pra visualizar. E o que facilitou muito minha vida foi guardar as outras coisas como lixas e palitos em uma daquelas necessaires de viagem com divisórias transparentes. Muito mais fácil de carregar!

  5. Márcia Daniella

    Amei sua estratégia pra exercitar do desapego! Eu amo esmaltes e tenho muitos mesmo. Vou tentar reproduzir sua sugestão por aqui. Tenho uma maletinha onde guardo os vidrinhos, mas ela encheu e eu continuei comprando, rs, rs. Agora com o incentivo do seu post, vou tentar mudar essa situação. 😉

  6. Ana

    caraca, marina, em termos de esmaltes nos organizamos exatamente da mesma forma!

  7. Gili

    Eu faço exatamente assim! Acessórios numa necessaire e esmaltes numa caixa, com a diferença de que minha caixa é gigante. #viciada Mas eu também só tenho esmaltes que cabem nela, quando não cabem mais, eu tiro uns de circulação. Hahahah!

  8. Vish, eu tenho muitosssss vidrinhos e ficam todos guardados numa maleta de mão (dessas de viagem). O problema é que ela é grande e sempre cabe mais vidrinhos! Rsrs!
    Mas, em minha defesa, preciso dizer que é uma maneira boa de guardar, pq eu faço minhas unhas em casa – eu mesma faço. Aí, o que acontece?! Qnd vou fazer a manicure, levo a maletinha e lá tem TUDO o que preciso. O problema é que ela tá cada dia mais pesada, mesmo eu criando minhas misturinhas e me prometendo não comprar mais nenhum vidrinho. Qnd estou em casa (no Rio) até consigo, mas bastou viajar e ver uma novidade, uma coisa que não vou achar por aqui, que já era… Rsrs

    beijos!

  9. Isabel

    Eu guardo os esmaltes numa caixinha organizadora na geladeira. O calor daqui acaba com eles, então na geladeira conserva melhor. As lixas e palitinhos eu guardo numa necessáire na gaveta da penteadeira.

  10. Jade

    Talvez se vc deixá-los de cabeça pra baixo fique mais fácil de visualizar as cores, Marina. Os meus 15 esmaltes (não passo dessa quantidade, se quiser mais um tenho que me desfazer de outro) ficam em uma necessaire transparente e os acessórios em outra menor, mas é basicamente o mesmo jeito que vc faz =)

  11. Que caixa fofa 🙂 Tenho uma parecida. Bj
    http://www.startlivinginstead.pt/

  12. Eu guardo numa maletinha de madeira, deixo junto algodão, cortador de unha, lixa e alicate. Deixo tudo junto por cor, e sempre que faço a limpa da validade, acho que as cores são muito iguais. Fiquei sem pintar as unhas por dois meses porque tinha enjoado de todas as cores. Daí comecei a ver vídeo das blogueiras e fico de olho quando elas gesticulam para ver a cor do esmalte. Vai me entender.

    http://www.ziperchique.com.br/2016/06/maquiagem-igari-japao.html

  13. Fernanda Hitomi

    Eu acho super válido você, como blogueira e influenciadora, incentivar o “desapego”. Vejo muitas colegas de profissão sua ostentando closets gigantes e uma “coleção” de bolsas e sapatos que sinceramente acabariam com a fome na África #exagero #achoquenao
    O ser humano é capaz de viver com pouco sim, e consumir só o essencial. Faz um tempo que comecei a me conscientizar sobre consumo e o que deixamos para trás (porque o lixo não desaparece magicamente como alguns acham) .
    Enfim, parabens Marina 🙂

    • Vanessa

      Excelente! Tbm acho muito importante essa abordagem por aqui, indo na contramão da maioria.

    • que bom, meninas <3 fico super feliz!

  14. Fabiana

    Olá,
    Tenho até vergonha de falar dos meus esmaltes, tenho muitos vidrinhos e confesso que tenho muita dificuldade de desapegar, até dos vencidos. Se é uma cor que gosto muito eu guardo mesmo que esteja vencido, confesso. Tenho 2 caixas grandes separados assim: numa delas ficam os esmaltes que estou gostando no momento, comprados há pouco tempo e que são daquela época. Na outra caixa ficam os que não estou usando muito no momento, mas que vou usar em outra época do ano, é que eu mudo meu estilo de acordo com a época do ano. No inverno gosto de tons mais fechados, como vinho, roxo, vermelho, azul, preto, nudes e no verão eu uso os mais vivos como laranja, rosa, branco, nude claro, glitters, etc., então eu sempre mudo as caixinhas. Confesso que compro sempre, por isso sempre separo os que não pretendo mais usar ou não gostei da cor para que eles caibam nas caixinhas, que estão sempre lotadas.
    Além das caixinhas tenho uma necessaire grande onde guardo acessórios e uns 5 esmaltes que separei para usar nas próximas vezes.
    Ainda tenho uma outra caixinha bem pequenas com algumas coisas de nailart, como carimbos, plaquinhas, glitters, etc.
    Amo esmaltes e não resisto quando vejo algo que me agrada.
    Beijos
    Fabiana

  15. Erika

    Eu me desapeguei de alguns vencidos.
    Você conhece a maneira certa de descartar os esmaltes?
    Algumas cidades existe posto de coletas, mas como a minha cidade não tem pesquisei na internet como devo fazer, porque jogar o vidro de esmalte com o esmalte dentro contaminar o solo.

    • em geral levo nos coletores de esmalte da risqué 😉

  16. Neza

    Ai, Marina, acho que somo gêmeas distantes! rs
    Igual a vc, há alguns anos coloquei um limite, seria só minha necessaire e nada mais. Quando tá lotando, faço uma faxina (e até mesmo quando não lota vivo fazendo). E também usava todo tipo de cor, mas de repente, de uma hora pra outra, me vi escolhendo sempre as mesmas. Ainda gosto de variar de vez em qdo, mas na maioria das vezes escolho cores parecidas.

  17. Iara Oliveira

    Nossa amo esmalte não passo uma semana sem trocar a cor tenho uma bolsinha onde guardo tudo tenho tudo organizadinho e sempre dou uma arrumada Valeu Marina muito fofa sua matéria.

  18. lurdes

    Ótimo post Marina,preciso muito fazer uma limpa na minha caixa de esmaltes. Tenho mais de 40 vidrinhos pois eu mesma faço minhas unhas em casa,mas hoje vejo que não tenho necessidade de tantas cores assim já que meu gosto mudou muito. Antes usava qualquer cor,hoje prefiro os nudes e cores mais fechadas. E também já faz algum tempo que estou me desapegando de algumas coisas. Antes comprava por impulso,hoje já nao faço mais isso. Parabéns Marina,muito bom o post. Faça mais post assim,sobre organizaçao,dicas e conscientizaçao sobre viver bem com menos pois é coisa rara já que outras blogueiras incentivam é ter cada vez mais e mais.

  19. Gabriela R. Salomon

    Mas eu vou é correndo pegar uma bolsinha para colocar base, alicates e etc. ótima ideia 🙂

  20. Luiza

    tenho 3 caixas e esmalte pode ser usado mesmo após a validade, se o problema for so a textura existem diluentes pra isso, agora se o cheiro e cor estiverme ruins ae não dá. de evz em quando me livor de uns. mas enfim amo esmaltes e de cores variadas, jamais me contentaria com nude e preto. e batons tb tenho centenas

  21. Jéssica

    Eu também tenho uma caixinha pequena e faço minhas unhas em casa. Mas sempre tive duvidas sobre como armazenar melhor, para durar mais, sabe? tenho a impressão que fica grosso muito rápido.. Alguém tem alguma dica?

  22. Tayanne Dutra

    Até tomei um susto ao ler o título desse post! HAHAHA Pois fiz exatamente isso hoje, fiz a limpa na minha caixinha dos esmaltes, que era um caixona com uns 40 esmaltes, que foram reduzidos a 15, estavam lá, fazendo volume, ocupando espaço em uma maleta gigante e desnecessária, cores que eu nem usava mais e ainda por cima VENCIDOS… fiquei com as cores que gosto e se encontram dentro da validade, vou comprar uma caixinha menor e viver com o que tenho, não tenho necessidade e nem dá tempo de usar tanta variedade de esmalte como eu tinha, adorei o post e a super transmissão de pensamento rs

  23. Marina, eu passei por essa fase e fiz a mesma coisa que você. Cheguei a ter mais de 180 vidrinhos de esmalte e percebi que não usava determinadas cores por que simplesmente não combinavam mais com meu estilo de vida. Descartei, doei e organizei em uma necessário “durinha”. Restaram poucos e bons esmaltes que tenho usado sim. Tenho me policiado muito. Não compro mais esmaltes, minha meta é usar o que tenho. Beijos e ótimo dia.

  24. Fê Ramos

    Marina, eu fiz uma caixinha de esmaltes com uma bolsinha (mesma técnica que você) a uns 5 anos. O mais incrível é com o tempo a caixa foi diminuindo porque via quantas cores similares eu tinha e que no fundo não precisava comprar nada! Hoje coloco alguns fora de tempo em tempo e só compro novo se a cor for bem diferente das que eu tenho ou se tiver vencido o que tinha em casa, o que convenhamos…é bem raro! É uma bela economia! bjuuu

  25. Beatriz Aguiar

    Confesso que sou um pouco “neurada” com meus esmaltes! haha Sempre fui viciada de ter uma caixa lotadaaaaa, dps mudei completamente de “estilo” e estou numa fase igual a sua: neutros, vermelhos, pretos e cinza. Básico assim. Guardo os esmaltes numa caixa de plastico fofinha com uns 30 cm de largura mais ou menos e em outra maletinha pequena guardo itens para realmente fazer a unha. Deu certo!

  26. Ioná Augusta

    Oooi! Tenho uma bolsinha igual a sua (que ganhei de uma amiga super querida <3) onde guardo tudinho rsrsrs! Não tenho muitos esmaltes… uso mais base e os tons clarinhos. Nela coloco lixa, aliate…

  27. Carolina Carneiro

    OI Marina! Amei a idéia! Mas amei mais ainda a sua necesserie! De onde é?

  28. Carol Magnani

    Marina, adorei sua organização…ficou mto fofa!! Eu tenho uma necessaire bemmm velhinha onde sempre guardei td. Agora comprei uma menorzinha q carrego no carro, qdo tenho intervalos e consigo pintar a unha rapidinho..otimizando o tempo rsrs…bjs

  29. Eu guardo em caixas também, mas de madeira ^^
    fazem parte da minha decoração haha

    Um beijo,
    Foca no Glitter

  30. Patrícia

    Guardo numa caixona, tenho mais de 200… Estou tentando diminuir a quantidade mas não consigo. Confesso que não olho a validade dos esmaltes e sim a qualidade, ou seja, se estiverem grossos ou finos demais, ou sofreram mudança de cor, decantaram e não misturam mais, jogo fora… Inclusive fiz uma limpeza esses dias e estou com uma sacola para me desfazer…
    Aqui em Brasília não tem coletor da Risque (pelo menos nunca vi, nem fiquei sabendo) e como estou com essa sacola para me desfazer e não consigo simplesmente jogar no lixo, e pela quantidade, não vou abrir um por um e derramar num jornal para secar e limpar o vidrinho com acetona……………… procurei um local e… tcharam: caí nesse site:
    http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-maquiagens-e-esmaltes-avon
    Irei me cadastrar e testar… e fica a dica…

  31. Pat

    Essa idéia de usar uma necessaire pra guardar as ferramentas de fazer unha é bem boa mesmo, minhas coisas ficaram mais organizadas depois que passei a usar uma. Agora pra esmaltes não tem jeito, tenho cerca de 250, e não pretendo diminuir. Não tenho culpa se tem tanto esmalte lindo por aí, ha ha.

  32. elisa.

    Eu gosto que quando você fala em desapego, meta e organização, você imediatamente assume isso e muda, ou seja, cumpre. Nada mais frustrante do que viver enfiada em regra e meta e não cumprir nada. Por isso adoro ler o que vc escreve, porque é verdadeiro! <3 Vc me inspira, migue!

  33. Miriã Andrade

    Eu guardo na minha gaveta do criado mudo. Preciso encontrar organizadores que caibam pra ficar mais bem arrumadinho, adorei esses, lindos! 😉

  34. Também uso uma caixinha (na verdade uma latinha que ganhei) e decidi que todos os esmaltes teriam que caber nela, então se compro um, me desfaço de outro e tô sempre olhando pra jogar fora o que fica grosso ou dar o que não uso mais.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  35. Caroline

    Olá,queria uma dica de esmalte para ir em um casamento a noite e eu gosto de cores escuras se puder me ajudar eu agradeço

  36. Caroline

    Olá,queria uma dica de esmalte para ir em um casamento a noite

  37. Melisse

    Meninas !! Vocês que são super antenadas, me indiquem um lugar para comprar esmalte da Chanel aqui em Curitiba ! Please !!

  38. Adorei as dicas

  39. Dicas super úteis.