Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Eu tinha outro post programado para hoje, mas ontem comecei a ver essa foto aqui embaixo, da Alicia Keys, em todos os lugares, no Facebook e em sites de notícias… Fui ver do que se tratava e vi que a imagem faz parte de uma sessão de fotos que a cantora fez para a revista Fault – e na edição em que ela está na capa, Alicia fala sobre decisão de parar de usar maquiagem. Isso aí mesmo, ela resolveu que não queria mais se maquiar. Li a carta que ela escreveu sobre o assunto e achei que tinha tudo a ver com o blog, então o post que eu tinha pronto ficou para depois haha.

alicia keys

(Essas fotos são de Zoltan Tombor, foram postadas lá no Instagram)

“Todos nós (especialmente as garotas) passamos por um momento em nossas vidas em que tentamos ser perfeitos. Pode ser na segunda série, depois das fotos de classe, quando você nota que seus colegas estão rindo do seu cabelo cacheado/com frizz, mesmo que sua mãe diga que é lindo. 

Pode ser no ensino médio, quando todas as “garotas bonitas” usam batom, delineador e máscara de cílios. Elas parecem modelos e te fazem se sentir ligeiramente desconfortável consigo mesma ou simplesmente invisível. 

Para mim, não acabou aí – quando comecei a ficar famosa, as pessoas me diziam que eu parecia grosseira, que eu devia ser mais feminina, que eu provavelmente era gay por causa disso. Mas a verdade é que sou de Nova York, onde todos que eu conhecia eram assim. Em Nova York, você precisa ser forte e os outros precisam saber que você não foge da briga, não tem medo de lutar.

Aos poucos, fui tentando me transformar num camaleão – não estava sendo 100% quem eu era, mas queria agradar as pessoas e por isso fui mudando.

Antes de começar a produzir meu novo álbum, fiz uma lista de coisas das quais eu estava cansada – uma delas era esse sentimento de que nós, mulheres, sofremos essa lavagem cerebral para achar que precisamos ser sempre muito magras, sexies, desejadas, perfeitas… Cansei de estarmos o tempo todo sendo julgadas, dos meios de comunicação que nos fazem acreditar que uma mulher de tamanho ‘normal’ não é ‘normal’ – muito menos ser plus size. Ou da ideia de que sexy significa estar quase pelada.

(…)

Toda vez que eu saía de casa, eu ficava muito preocupada se não aplicasse maquiagem. E se alguém quisesse uma foto? E se alguém POSTASSE essa foto? Isso me fazia cada vez mais insegura – e tudo isso baseado na importância que eu estava dando ao que os outros pensavam de mim.

Até o dia em que fui fazer as fotos para meu novo álbum – tinha acabado de sair da academia, estava sem maquiagem, com um lenço amarrado na cabeça. E a fotógrafa sugeriu que fizéssemos assim mesmo. Fiquei chocada e nervosa na hora, mas fizemos. E depois, olhando o resultado, vi que foi o momento em que me senti mais forte, mais empoderada, mais livre e mais bonita.

E isso foi uma revolução para mim. Não quero mais me cobrir. Nem meu rosto, nem minha mente, nem meus pensamentos, nem meus sonhos, minhas lutas, meu crescimento emocional. Nada.”

A carta original, em inglês, da Alicia, está aqui – eu apenas traduzi livremente alguns trechos dela.

alicia keys

O que ela escreveu tem TANTA COISA a ver com o que falamos aqui… Achei tão bonita a carta! Somos todas pessoas que sofremos com essa pressão pela perfeição, mesmo tendo realidades tão diferentes da dela. E apesar de eu amar maquiagem (esse blog é sobre produtos de beleza e todo esse universo, afinal de contas!), já faz um tempo que não a encaro como uma obrigação e sim como uma escolha – me sinto tão mais livre hoje do que eu era na adolescência ou nos meus 20 e poucos anos.

Hoje vejo tutoriais de maquiagem em que as meninas começam de cara lavada dizendo “vou falar rapidinho para não assustar vocês com meu rosto sem maquiagem” e acho um pouco triste. É uma forma de dizer que devemos, sim, estar o tempo com a base de maior cobertura possível, pois ‘meu deus e se alguém descobrir que tenho olheiras?’. Gente, por que o rosto de alguém sem maquiagem assustaria as pessoas? Aceitar quem somos com naturalidade é o primeiro passo para sermos menos afetadas por padrões que nos foram impostos – e o mais importante, para sermos mais felizes.

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
41 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Márcia Daniella

    Achei muito bacana a atitude dela. Se a maquiagem não a fazia feliz, não tinha mesmo porque ficar se forçando a usar. A maquiagem é algo muito legal, tem que ser divertida e agradável para quem a usa. Se a pessoa usa a maquiagem como uma máscara ou muleta para alguma fragilidade, ela se tornará algo doloroso. Eu por exemplo amo maquiagem, mas pra mim ela é algo leve e que me faz feliz.

  2. Camila

    Gostei!

  3. Arashi

    Alicia sempre arrebentando! Ela já havia declarado outras vezes sobre a pressão que ela sofreu e sofre pela aparência. O talento e a força que ela tem já se mostraram muito maiores.

  4. Mariana

    sensacional! ontem mesmo estava assistindo um vídeo de tutorial de maquiagem no youtube e a CULEGA já veio com esse papo de ‘deixa eu passar uma base logo pra recuperar a dignidade’. Gente, sério? Uma base na cara mede a sua dignidade?
    Não consegui mais ver vídeo depois dessa.
    Você falou tudo, Marina. Maquiagem é escolha, e não obrigação. Amei o post de hoje (L)

  5. Miriã Andrade

    Diva essa Alicia mesmo, é linda de qualquer jeito! 😉

  6. Jaqueline Silva

    Linda carta e belíssima atitude da Alicia!!!!! Mas sabe o que mais gostei desse post todo? O seu comentário final sobre as beauty bloggers/beauty tubers brasileiras que fazem tutoriais de maquiagem e SEMPRE iniciam os videos/posts com vergonha de ficar sem maquiagem p/ o seu público. Isso me incomoda taaaaaanto!!!!!! Pq querendo ou não é uma forma de dizer que ficar sem maquiagem não é ok, que a mulher deve sempre se maquiar p/ ir à padaria, à academia, ao hospital… Tem uma blogueira que acompanho que se maquiou até para o parto!!!!!!! Poxa, maquiagem tem que ser algo divertido, não uma obrigação!!!!! Fico SEMPRE feliz de ver aqui no Coisas de Diva que a essência de vcs é diferente! Obrigada meninas!!!!!

    • Sobre essa blogueira que se maquiou para o parto, não dá pra julgar. Ela mesma disse que se ela gosta tanto de maquiagem que passa até pra ir na padaria, qual a razão de não se maquiar para o dia mais importante da vida dela que era o nascimento da filha? É aí que está o problema. Agora a vibe “sou linda naturalmente e não preciso de maquiagem” não pode virar uma outra imposição. Para ela foi divertido, ela gostou e parecia muito contente com a escolha dela, ninguém a obrigou. Assim como Alicia resolveu não usar mais. Quem quer, usa até na praia. Quem não quer, não usa. Sem julgamentos!

    • Isso mesmo 🙂

  7. Priscila

    Adorei a carta! Acho a Alicia linda com e sem maquiagem.
    Mas agora que ela será jurada no The Voice, quero ver se ela não vai acabar e/ou precisar ceder aos padrões NBC.

  8. Simone

    Achei otimo você abordar esse assunto aqui Marina! Eu, particularmente, achei que ela ficou LINDA sem maquiagem! Adoro maquiagem , mas não abro mão de só usar quando estou afim. Saio direto sem nada, apenas um balm para não ficar com os lábios ressecados….e me sinto super livre! Parabéns pelo blog, a cada dia fica melhor! Adoro vocês três! Beijos

  9. Glau

    Adorei a reflexão. É isso aí, (des)use o que te faz feliz! rs
    Acho importante nos aceitarmos como somos, mas a frase de sempre das blogueiras, sempre encarei como uma brincadeira mesmo… =/

  10. Sacha Dourado

    Linda sem nenhuma make. Sou super a favor – principalmente porque tenho preguiça de tirar maquiagem, dai não me dou nem ao trabalho rsrsrs

  11. keylla

    Amei a carta dela! Passei pelo mesmo processo há uns 4 anos atrás. Usava maquiagem para agradar às pessoas e tentar a perfeição e me sentir aceita. Era muito doloroso não se sentir confortável sair até para ir à padaria sem estar toda montada. Para mim, era uma máscara social sem falar da fortuna que gastava com produtos e cosméticos que, segundo as blogueiras, eu tinha que ter para ser bonita e conseguir uma maquiagem incrível. Era horrível quando alguém me encontrava sem maquiagem e falava: ” Nossa, que diferente vc está hoje!” ou ” Nossa, como vc tá tão pálida…” . Eu sou assim, oras. Branca e pálida por natureza e amo ser assim.
    Hoje ainda uso maquiagem. Muito menos e mais leve que antigamente… Mas adoro ver minha pele, minhas imperfeições e se precisar sair de cara limpa, sem problemas! Uso maquiagem para realçar alguns pontos com a diferença que só tenho o essencial. Eliminei todo o excesso de maquiagem, paletas e cosméticos. Tenho na necessaire só o que realmente uso!
    Esse minimalismo tomou proporções para todas as áreas da minha vida: guarda-roupa, maquiagem, acessórios, relações…
    Por isso, Alicia, te entendo e te admiro pela coragem libertadora!

  12. Adorei o post! A Alicia está linda como sempre. Gostei muito desse desabafo dela, bem real. A maquiagem é legal mas não devemos ficar dependentes dela.

  13. Rachel G.

    As vezes quando estou assistindo vídeos no YouTube posso perceber algumas dizendo “me desculpa pela cara sem dignidade ” como se a maquiagem foi criada para me fazer mais digna … Por esse motivo muitas YouTubers que antes assistia não passam nem na minha lista de vídeos que quero ver, não quero ser influênciada por pessoas tão vazias.

    • keylla

      Tamo juntas!

    • “Como se a maquiagem foi criada para me fazer mais digna” Disse tudo! Maquiagem pode servir para nos sentirmos bonitas, mas acredito que não devemos nos sentir MENOS BONITAS sem ela.

  14. É muito comum gente pedir desculpa também por não estar com a sobrancelha feita ou ter um esmalte descascando e… sério, é assim que a gente é, os pelos nascem onde nascem e a unha não cresce com esmalte, tdo mundo sabe, ngm precisa pedir desculpa. Eu sempre questiono essa coisa real de escolha (do tipo, eu, a princípio, só uso maquiagem se quiser, mas se eu for, por exemplo, madrinha de um casamento e naquele dia eu não quiser… bom nem vou pensar em não querer, apenas vou usar), mas também não é fácil a gente se livrar das imposições e pressões, acho que começar a questionar é um bom começo e importantíssimo.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  15. lurdes

    Parabéns pela atitude dela. Maquiagem é legal,mas nao podemos ser escrava desse mundo de maquiagens. Devemos nos sentir bem sendo nós mesmo,sem se importar com o que os outros irão pensar. Se voce gosta de estar sempre maquiada tudo bem. Se não gosta,tudo bem também. O que não podemos é nos sentir obrigada a estar entre os padroes para ser aceita. Ja me senti assim,hoje ja nao sinto mais. Gosto muito de maquiagens,mas tem dias que saio de casa só mesmo com rímel e me sinto bem do mesmo jeito.

  16. lurdes

    Esquieci de dizer que,ppr mais que várias mulheres pensem assim,é complicado porque existem empregos que exige que a funcionária esteja muito bem maquiada.

  17. Gabriela R. Salomon

    Esse texto é belo demais! Li ontem a carta e ela está certa. A maquiagem não deve estar presa a nós, como algo que DEVE caminhar no rosto da mulher. Não acho certo nos tutoriais de maquiagem a youtuber falar que está feia com a cara limpa. ??????????? Sem comentários quando isso acontece. Imagino que devem dormir maquiadas se for assim.

  18. Parabéns para ela, queria um dia conseguir isso! Mas não sei lidar com a minha pele de porquinho :p e meus olhos pequenos.

    Um beijo,
    Foca no Glitter

  19. Fernanda

    Legal este post! Eu ainda não consigo sair de casa com cara de panda, sempre escondo minhas olheiras, e sim, essa dependência da maquiagem me incomoda. Quem sabe um dia vou conseguir superar rsrs

  20. Paula

    Oi Marina!
    Eu não costumo comentar nos posts (apesar de sempre estar por aqui), mas este especificamente me alegrou muito de ter lido.
    Fiquei muito tocada com o relato dela porque, toda vez que alguém fala que usar maquiagem é uma opção minha e de todas as mulheres, eu fico pensando em que tipo de mundo essa pessoa vive. A gente vive na era do instagram/facebook em que, como se não bastasse a PILHA de maquiagem que se coloca, ainda adicionam photoshop e filtros pra disfarçar cada “imperfeição” da mulher. Depois disso, ainda querem naturalizar esse tipo de loucura na gente.
    Aí vem não só a maquiagem, mas as insatisfações com o corpo, com as rugas, a vontade de fazer cirurgias plásticas e por aí vai. E isso não são só fatos que atingem nossa auto-estima ou nossa confiança, mas nossa conta bancária (alô? já pensou quanto custa um creme “anti-idade”????) e nosso tempo (ah, as horas tentando descobrir qual a base que se adapta mais ao nosso tipo de pele…). Imagina se a gente utilizasse esse tempo e essa grana pra pagar aquele curso de fotografia que você queria? Ou passar mais tempo com as pessoas que te fazem bem?
    Lógico que eu gosto de maquiagem e etc, senão nao estaria aqui, mas é MUITO assustador pra mim que eu (e várias outras mulheres) não tenhamos coragem de sair de casa sem maquiagem. Nao é loucura?

    Por isso, muito obrigada pelo post! Um beijo!

    • Exatamente! Adorei, apareça mais por aqui <3

  21. Muito top
    as vezes ficamos escravos da beleza e da maquiagem
    tem dias que saio mesmo de cara limpa
    bjs lindona

  22. Aline Prado

    Sabe o que é mais legal? Ver essa matéria comentada e incentivada em um blog DE maquiagem! Porque hoje em dia, a maioria deles é LOTADO de propagandas e tentam nos empurrar produtos a qualquer custo, incentivando o consumismo e nos fazendo sentir feias, erradas e deslocadas de cara limpa. Já comentei aqui que sou o tipo de pessoa que vai até ao hospital de maquiagem, porque é o que ME faz feliz, mas definitivamente não acho que é um padrão que deve ser imposto a todas, de jeito nenhum. Parabéns à Alicia e ao blog por divulgar essa atitude. Um beijão!

    • Adorei, é isso aí mesmo – maquiagem é uma escolha de cada um! <3

  23. Livia

    Texto maravilhoso o dela! Amo usar maquiagem mas não quero me sentir na obrigação de sempre estar usando maquiagem. Poder sair sem nada no rosto é libertador!

    Outra coisa que vem me incomodando ultimamente é justamente isso que vc mencionou da menina dizer “vou falar rapidinho para não assustar vocês com meu rosto sem maquiagem”. As mulheres tão sempre se desculpando e se justificando pela aparência delas. Pode ser uma olheira, espinhas, cabelo, corpo, depilação…Estou tentando prestar atenção nessas atitudes e perceber que não tenho que me justificar coisa nenhuma pelo me corpo e minha aparência!

    Beijo meninas e obrigada por serem muito mais que um blog sobre produtos de beleza!

  24. Angela Rizzon

    Li os posts abaixo e venho reforçar o que todas disseram: estamos nos envergonhando de sermos quem somos?. Ate quando isso? Eu, particulamente, uso bem pouco. Nao uso base e quando maquio os labios nao maquio os olhos. E mesmo quando maquio os olhos nao uso sombra: so uso rimel e lapis na linha d’ agua. Sempre me sinto melhor mostrando mais de mim mesmo. Maquiagem para mim e para mostrar mais de mim: alegria, cor e intensidade de mim. Usar maquiagem com esse intuito facilita para mim e para o outro as interaçoes sociais. É sempre um saco interagir querendo saber quem e tal pessoa. É uma canseira infinita. Para mim talvez seja natural essas ações porque sou branca e castanha clara, para muitas a cobrança e em doblo ou em triplo: mulher, negra, adolescente…A vida deve ser assim: um movimento por dia- o importante e nao parar de se movimentar.

  25. Fernanda Gabriela

    Eu acho mesmo que as pessoas devem ser livres para qualquer coisa: seja acordar maquiada e contornada ou viver de cara lavada. Alicia é uma mulher bela e sim ela vai ficar super bela sem maquiagem e a luz certa, o contexto certo e ela se sente poderosa assim: ótimo!
    Agora, se Joaninha não se sente dessa forma. Se joaninha tem o nariz de um
    Jeito x que ela não gosta, ou a pele manchada ou sei la o que e ela PRECISA da maquiagem para ser ela mesma e poderosa: qual a bronca? A pele é dela e o tempo é dela…
    Não sou pró movimento cara lavada não… Alicia. Sorry. Sou pró seja o que vc quiser ser. Já critiquei mto certas meninas por sairem de casa para a aula de postiços… E tb já critiquei as que vão à casamentos sem rímel… Quer saber? Elas não estão nem aí para o que a gente pensa… Vamos cuidar do nosso e buscar sempre nosso melhor.
    Tb estou como vc, marina… Uso make qd me dá vontade e aprendi a sair “desmontada” e ainda assim me sentir razoável, mas isso levou mtos anos de “ai meu Deus não passei rímel”, “ai o que será que vão dizer? Que virei baranga?” Fala sério, né? Rsrsrs

    • Danielle

      Amei esse post! Assim como a Fernanda sou super a favor do “seja o que você quiser ser”. Acho o maior ato de liberdade sair maquiada pra comprar pão na esquina ou então chegar no trabalho de cara lavada, hahaha! Já fui do tipo “Deus me livre sair com essa cara na rua sem make!”, mas nada mais libertador do que ser e usar (ou não usar!) o que quiser.
      Amo passar todos os dias por aqui pra acompanhar o blog, me sinto a vontade demais com essas três meninas que tem como lema “USE O QUE TE FAZ FELIZ”! Beijos!

  26. Marília

    Concordo demais com o que você e a Alicia disseram! O rosto limpo que é NORMAL, estar maquiado deveria ser exceção e não obrigação.
    Quando vejo moças do youtube pedindo desculpas pelas espinhas, pelas olheiras, pelas unhas por fazer, eu também fico com dó pensando “Como assim?”. Como se quem filmasse para o youtube fosse OBRIGADO a estar impecável. Fico triste de pensar que talvez as moças se comportem assim porque sempre haverá alguém insuportável comentando “credo, e essa unha feia?” ou algo do tipo. E isso mais uma vez levanta a discussão sobre os comentários de gente sem noção na internet, que se esquece que atrás do post existe um ser humano de carne osso com sentimentos.
    A gente ainda precisa mudar muito!

  27. Rosana de Castilhos Peixoto

    Esse final de semana estava vendo um programa na tv que uma blogueira foi ensinar como fazer para disfarçar olheiras. E ela foi ensinar maquiada! Um lado estava pronto e o outro estava sem corretivo, mas com a base e olho pronto. Na tv, não consegui ver nenhuma olheira nela. Mas acho que a imposição de aparecer na tv, num canal importante, bonita, foi mais importante do que ensinar o proposto.

    Apenas para deixar claro, não estou julgando a blogueira, que nem conheço. Acho que isso é algo da sociedade e da cultura mesmo. Imagina se ela aparecesse de cara lavada, quanto seguidor não ia ter pra falar que ela tava horrorosa?

  28. Posso estar variando um pouco, mas pelo que tinha lido por aí não é que ela ia parar de se maquiar não… É que ela não ia cobrir mais as sardas. Ou seja, provavelmente não usaria mais bases pesadas pra deixar aquela pele “perfeita”.
    Mas é isso aí. Ela tá muito certa! Se maquiar-se estava sendo mais sofrimento que alegria, tem que parar mesmo. A gente tem que buscar a nossa felicidade e ligar menos pro que os outros vão pensar.
    Fora que ela é linda com ou sem maquiagem! 🙂

    Bjs!

  29. Lilian

    Eu acho que, aproveitando esse assunto, também seria bacana dizer: Mulheres, parem de fazer comentários sobre a cara das amigas, colegas etc gratuitamente. Eu adoro usar maquiagem, mas vez ou outra que resolvo não usar, sempre vem alguém (em 99 % dos casos alguma mulher) e diz: “nossa! o que aconteceu que vc tá tão pálida hoje? que olheira é essa?”. Apenas parem de comentar de graça a sua opinião sobre a cara das outras. Viu que a amiga tá sem maquiagem hoje? então fala de outra coisa, ou não fala nada. Ninguém precisa que outra pessoa avise quando a gente tá com olheira!

  30. Adriane

    Marina, parabéns pelo texto. Seria tão legal se todos disseminassem amor em vez de “preconceito”, né? E nós, mulheres, temos que lutar contra tanta coisa no nosso dia a dia que fica tudo tão mais “leve” quando nos aceitamos como somos em vez de tentar agradar aos outros ou tentar encaixar em algum padrão “imposto” pela sociedade.

    Eu também amo maquiagem, adoro usar, mas é uma opção, não tenho vergonha de sair de cara lavada. Mas também entendo quem usa como uma forma de se aceitar. Legal a atitude da Alicia, faz que paremos para pensar um pouco.

    Por isso, além de aplaudir o teu texto (e o blog Coisas de Diva como um todo), acho que a tua última frase diz tudo o que gostaríamos de ler/ouvir: “Aceitar quem somos com naturalidade é o primeiro passo para sermos menos afetadas por padrões que nos foram impostos – e o mais importante, para sermos mais felizes.”

    Parabéns!! 🙂

  31. […] Alicia Keys e decisão de não usar maquiagem chacoalhou a internet e que decisão mais empoderadora minha gente!Admiro a artista e curti a reflexão do blog “Coisas de diva”.Amo maquiagem mas tem momentos que não há nada mais libertador do que sair de “cara limpa” e aceitar seus traços. Equilíbrio é tudo nessa vida!#ficaadica […]

  32. Gabriela

    Muito legal a atitude dela, e bacana vc retransmitir aqui. Eu adoro maquiagem, acho lindo um rosto bem maquiado, mas tenho muita alergia, então só uso em ocasiões especiais, porque se usar no dia a dia, minha pele fica horrivel. E me sinto super bem em sair, trabalhar, viver de cara lavada. Quando virou aquela febre o desafio de postar foto de cara levada eu pensei: “Como assim? A maioria das minhas fotos são de cara levada… hahaha. Qual o desafio nisso?”
    Também sinto vergonha quando vejo em blogs as meninas se referindo a cara lavada como se fosse feio, como se maquiagem fosse uma obrigação para sermos aceitas na sociedade.
    Acho que reclamamos muito da imposição da beleza da sociedade, mas nós mesmos passamos a maior parte do tempo alimentando essas neuras.
    Se alguém posta uma foto aparecendo uma celulite, ou uma gordurinha, ou uma espinha, sempre vai aparecer um monte de gente apontando o dedo, falando do defeito. Temos dificuldade não só de aceitar como nós somos, mas o proximo também. A maioria dos famosos tem essa neura pq estão muito mais expostos, e são mais criticados.
    Adoraria que mais famosas dessem o exemplo e postassem fotos mais naturais, mostrando que ser belo não significa parecer uma boneca de cera, mas pra elas fazerem isso, a sociedade tem que mudar tb e aceitar isso de outra forma. A mundança depende de todas nós.
    Eu não tenho muita neura em relação a sair sem maquiagem, mas tenho muitas neuras em relação a beleza…

  33. dani

    eu amo me maquiar, nunca saio sem maquiagem. Posso estar chateada, triste, mas quando começo me maquiar, eu adoooro, pra mim é uma terapia, não saio de casa de jeito nenhum sem maquiagem. Nem pra ir a padaria rs. A gente tem que fazer o que gosta, se não gostasse de me maquiar eu não usaria.

  34. Patricia Pereira

    Maravilhosa essa atitude da Alicia! Trabalho em um lugar em que os próprios colegas me cobram muito pra usar maquiagem pra ficar “mais bonita” e eu dou sempre a mesma resposta: “O rosto é meu, e eu passo maquiagem quando estiver com vontade e isso não muda em nada a minha beleza!” Eu amo maquiagem mas odeio essa coisa de usar por obrigação.