Dossiê dos ingredientes Dossiês Guias Skincare

Vitamina C pura ou derivados? Entenda a diferença entre os ativos

17/07/2020

Que a vitamina C é um dos queridinhos do skincare a gente sabe bem. Mas você sabe escolher entre produtos com vitamina C pura ou derivados? Sabe as diferenças entre os dois ativos? Pois é justamente sobre isso que vim falar aqui hoje. Bora?

A Vitamina C é um ativo que promete luminosidade para a pele, além de ajudar no clareamento de manchas e na produção de colágeno. Acontece que, em geral, no rótulo a gente encontra apenas o nome do ativo, sem a indicação se aquela é a versão pura ou um derivado. Então é bem comum que muita gente nem saiba o que está usando exatamente.

vitamina c pura ou derivados

Vitamina C pura ou derivados? Qual a diferença?

Para começar, a vitamina C pura é uma molécula muito instável. Assim que você abre um frasco do produto e ele entra em contato com o ar, seu processo de oxidação já começou. Ou seja, com o passar dos dias, o produto que em geral é transparente ou levemente amarelado, vai ficando cada mais escuro. E o cheiro de vitamina C (é um cheiro bem característico!) vai ficando mais forte. Além disso, sua eficácia vai aos poucos diminuindo também.

É exatamente por isso que sempre dou essa dica: vai abrir um produto com vitamina C pura? Use até o final! Sem ficar alternando com outros, sem deixar de lado ou esquecê-lo na prateleira. Do contrário, você acaba perdendo seu dinheiro. Mora com alguém que também curte skincare? Aproveite pra dividir, assim vocês usam o produto com sua máxima potência.

vitamina c pura ou derivados
Desses produtos acima, dois contém vitamina C pura e dois contém derivados.

Os derivados de vitamina C vieram como uma forma da indústria de cosméticos produzir produtos que fossem mais estáveis. Ou seja, sem a oxidação tão rápida que acontece com a versão pura. Por isso os produtos com derivados podem ser usados com mais calma, sem essa corrida contra o tempo (haha). Por outro lado, esses ativos não são tão potentes quando a vitamina C pura. Os efeitos na pele são mais leves e demoram mais a aparecer.

Como diferenciar

Como comentei lá em cima, nem sempre a informação de que um produto contém vitamina C pura ou derivados está clara no rótulo. Por tanto, não tem jeito: é preciso ler as letrinhas miúdas. Leia a listagem de ingredientes. Se nela estiver contido o termo “ácido ascórbico” ou então “ácido l-ascórbico” (ou mesmo sua versão em inglês, ascobic acid), então esse produto contém vitamina C pura. Já se encontrar outros como ascorbyl palmitate, magnesium ascorbyl phosphat, tetrasubstudies lipophilies ascorbates, ou ascorbyl glucoside, o produto tem um derivado de vitamina C.

Existem vários, sendo esses que eu citei alguns dos mais comuns. Basicamente, se o produto não tiver o ácido ascórbico na lista, ele é um derivado.

Vitamina C pura

vitamina c pura ou derivados
Na maioria dos casos, produtos com vitamina C pura tem cor transparente ou levemente âmbar.

Dentre os produtos que tem vitamina C pura na composição, tenho duas indicações que funcionaram super bem pra mim. O primeiro é o Salicyli C10, da La Roche Posay. Esse é, provavelmente, meu produto favorito com esse ativo. Acho que dá para notar a diferença na pele muito rápido – em um ou dois dias – e esse efeito é mara! Pele mais uniforme e luminosa. Tanto que usei o meu até a última gotinha.

Atualmente estou testando o Liftactive da Vichy (em breve sai resenha só dele!). Ele é MUITO leve, praticamente líquido mesmo. A pele absorve muito rápido – mal tenho tempo de espalhar! E tô achando super bom também. Se você procura algo bem leve (já que o Salicyli tem uma textura mais viscosa), vai nesse!

Lembrando que, se você tem pele oleosa, aqui tem algumas indicações de produtos com vitamina c.

Derivados de vitamina C

vitamina c pura ou derivados
Já as versões com derivados podem vir em uma série de texturas, como sérum, creme, óleo…

Já entre os produtos com derivados de vitamina C, ressalto dois que usei recentemente e que funcionam super bem pra mim. O primeiro é o A-Oxitive, da Avène. Já usei uns dois frascos dele e considero um dos melhores nessa categoria. A textura é de sérum leve, espalha fácil e deixa a pele bonita, iluminada e hidratada.

Outra boa opção é o Vitamine C, da linha da Marina Smith. Também super leve, não pesa na pele e ainda deixa um toque aveludado. Também sinto que deixa a pele macia e mais luminosa. Ah, o cheirinho dele é uma delícia!

Recomendação de uso: em geral, a maioria dos fabricantes indica o uso de produtos ou vitamina C ou derivados pela manhã. Isso porque esse é um ativo que combina bem com o protetor solar na tarefa de evitar o envelhecimento precoce da pele. Mas se preferir aplicar à noite, sem problemas também.

Versão em vídeo

E, já que você está por aqui e curte nosso conteúdo, que tal dar um pulinho também no nosso canal do Youtube? Se inscreve lá! Quem sabe você não nos ajuda a chegar aos 200 mil inscritos? <3

você pode gostar também destes posts

15 comentários

  • responder Fernanda 18/07/2020 às 02:06

    Adorei o conteúdo. Tenho o active C10 e ele oxidou muito. Assim que abri o creme era levemente esbranquiçado e agora está todo alaranjado. Pra mim que não uso a vitamina C todo dia vale mais a pena comprar o derivado.

  • responder Carina 18/07/2020 às 12:19

    Os cosméticos com vitamina C pura costumam ter validade bem curta. O Salicyli C10 mesmo tem só dois meses!
    E é sempre bom pensar também no que a nossa pele precisa realmente, antes de investir.

    • responder Lucia 28/07/2020 às 18:16

      Sim, eu achava que essa vitamina C era o que eu precisava, colágeno, elasticidade, luminosidade. Mas a dermato barrou, Vitamina C é péssima pra quem tem pele sensível e rosácea. É possível que tenha gente sabotando a própria pele sem saber.

    • responder Luciana 30/07/2020 às 18:05

      Por favor, onde vc viu sobre essa validade de dois meses? Não duvidando, mas tenho o produto e não encontrei a informação, entrei em contato com o Sac e responderam que é pra considerar o prazo de validade impresso na embalagem.

      • responder Tatiane 10/10/2020 às 05:39

        Oii! Sou nova no assunto, quem tem pele oleosa não pode usar a vitamins C pura ou tem alguma marca específica? Obrigada!?

        • responder Marina Fabri 12/10/2020 às 10:03

          O post com indicações pra pele oleosa está linkado aí em cima.

    • responder Gloria 30/03/2021 às 11:33

      Eu uso o da Adcos, é maravilhoso. Só deixa a pele um pouco grudenta na hora.

  • responder Andréia 22/07/2020 às 10:30

    Adorei o post. Muito esclarecedor.

  • responder silvana dos santos Trojahn 26/07/2020 às 11:15

    Adorei, para mim sempre foi uma confusão de qual comprar!

  • responder Vichy Liftactiv AOX Concentrate: veja o que eu achei do sérum 07/08/2020 às 09:30

    […] Em geral, o melhor horário momento para aplicação da vitamina C é pela manhã. Eu explico isso n…. […]

  • responder Raquel Batista 10/10/2020 às 16:22

    Amei a explicação. A primeira que eu usei era derivada, o hidratante antioxidante da Sallve. Eu gostei demais dele. Minha pele ficou ótima! Agora estou usando o Salicyli C10, e também amei muito ele. Minha pele super aceitou e ficou maravilhosa! Ele tá quase no fim, e a cor dele tá de um laranja bem escuro. Mas eu acho q ele continua deixando minha pele bonita.

  • responder Skincare com Vitamina C: tudo que já testamos e aprovamos 29/10/2020 às 10:16

    […] Vitamina C pura ou derivados? Entenda a diferença entre os ativos […]

  • responder Sérum 10 SkinCeuticals: testei na pele oleosa 40+ 08/12/2020 às 13:38

    […] Entenda tudo sobre Vitamina C pura e seus derivados. […]

  • responder Vitamina C da Payot: veja o que achei do sérum da marca 13/06/2021 às 18:21

    […] melhor absorvível pela pele. A fórmula conta com 2% de tetraisopalmitato de ascorbila – o ativo é, por tanto, um derivado de vitamina C e não sua versão […]

  • responder Vitamina C Biossance: testei o sérum uniformizador da marca 03/12/2021 às 09:46

    […] C pura, para que fique mais estável. Porém em contato com a pele, ela volta a sua forma original. Ou seja, costuma ser mais potente enquanto antioxidante do que as versões derivadas. E isso eu achei incrível, porque é uma vitamina C pura mais estável. Até o cheiro é mais […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB