Skincare

Melasma no rosto: 3 agravantes que você não imagina!

01/04/2024

Tem melasma no rosto? Além de buscar tratamento adequado junto a um dermatologista, você pode controlar as tão temidas manchas com o uso constante de protetor solar (químico e físico, de preferência com cor!). Mas nesse conteúdo quero ir mais além e mostrar 3 fatores de piora do quadro que você nem deve imaginar! Confira a seguir.

Melasma no rosto

A título de lembrança, vale pontuar que o melasma no rosto não tem causa definida. No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. A predisposição genética também influencia em seu surgimento.

A verdade é que melasma não tem cura, já que é algo crônico, mas tem controle! E os cuidados precisam ser contínuos, viu?

Agora vamos então aos fatores que agravam a situação!

#1 Jato quente do secador

Secar o cabelo com jato quente é habitual no dia a dia de muita gente, né? Porém, esse acessório pode ser inimigo do melasma. Aliás, qualquer fonte de calor em contato direto com o rosto, seja ao cozinhar, tomar banho ou fazer sauna, por exemplo, não é bem-vinda. Especialistas explicam que as temperaturas altas levam o organismo a entender que a pele está sendo agredida. Isso gera o aumento da produção de melanina, formando manchas acastanhadas. Se o calor for inevitável, resfrie o rosto sempre que possível com bruma ou água termal.

#2 Exposição solar corporal

Aí você faz tudo como manda o figurino quando vai à praia ou à piscina: protege direitinho o melasma no rosto, reaplica a proteção, usa chapéu e assim por diante. Só que não resiste e toma aquele solão no corpo para se bronzear. Pronto, é se olhar no espelho e ver as manchas mais escuras! O que acontece, afinal? A exposição solar corporal estimula a produção do hormônio responsável por ativar os melanócitos, as células produtoras de melanina. Mesmo que o sol bata somente no corpo, ele piora a situação do rosto!

#3 Falta de proteção em casa

Ok, sabemos que os raios UVA e UVB, além da radiação infravermelha, são altamente prejudiciais para o melasma (e a pele como um todo). Contudo, já parou para pensar na luz visível? Essa é emitida pelos dispositivos eletrônicos que usamos diariamente e também por lâmpadas artificiais. Você sabia que ela é capaz de estimular a produção de melanina também? O fato acontece em menor grau, possivelmente de maneira cumulativa. Sendo assim, se você quer ser bem caxias com seus cuidados, considere o uso e a reaplicação de protetor solar com barreira física mesmo ficando dentro de casa o dia todo!

E aí, ficou melhor informada sobre os agravantes do melasma no rosto? Me conta nos comentários qual outro você conhece!

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB