Cabelos

Protetor solar para cabelo: como proteger os fios da radiação UV?

16/03/2024

Vamos falar sobre protetor solar para cabelo? Sempre me pedem indicações, então resolvi transformar a dúvida de vocês em post. Mas vale a gente lembrar de uma coisa importante: a proteção do couro cabeludo é diferente da proteção dos fios contra raios UV, ok? Ou seja, demandam produtos e ações diferentes. Vamos falar um pouco disso ao longo de post. Venham comigo!

Protetor solar para cabelo

Protetor solar para cabelo x protetor para couro cabeludo

Assim como a pele precisa de proteção contra os raios UV, o couro cabeludo e os fios de cabelo também requerem cuidados específicos para evitar danos solares. O couro cabeludo é, na verdade, uma extensão da pele e, portanto, suscetível a queimaduras solares, ressecamento e outros efeitos nocivos da exposição solar, necessitando de proteção semelhante à pele com produtos contendo FPS.

Já os fios de cabelo, sendo matéria morta, não se queimam como a pele, mas podem sofrer degradação e ressecamento sob a exposição UV prolongada, o que leva ao desbotamento da cor, perda de brilho e aumento da quebra. Portanto, enquanto o couro cabeludo precisa de proteção solar para prevenir queimaduras e danos à pele, os fios de cabelo requerem produtos específicos que criem uma barreira protetora contra os raios UV, preservando sua saúde e aparência. Reconhecer a necessidade de diferentes tipos de proteção é fundamental para manter tanto o couro cabeludo quanto os cabelos saudáveis e protegidos do sol.

Como proteger o couro cabeludo da radiação UV?

Como o couro cabeludo é pele, podemos usar filtros solares em spray na região. Felizmente, hoje já temos algumas boas opções no mercado. Esses produtos são geralmente mais leves e menos gordurosos do que os protetores solares em creme. Mas eventualmente podem deixar resíduo oleoso de qualquer maneira.

Além disso, usar bonés, chapéus de aba larga ou lenços pode fornecer uma barreira física contra os raios UV. O bom que esse tipo de acessório atua protegendo tanto o couro cabeludo quanto os fios. Eu, sinceramente, prefiro usar um boné ou chapéu mesmo. Mas temos abaixo algumas sugestões de produtos de ambas as categorias.

1. Episol Bruma

O Episol Bruma é um protetor solar facial em spray que tem rápida absorção, ação antioxidante e controle de brilho e oleosidade por até 12h. O FPS 50 e ele promete proteção contra raios UVB, UVA e infravermelho. Além disso, promete ficar com acabamento invisível na pele e sensação refrescante. Pode ser aplicado por cima da maquiagem. É feito pensando na pele do rosto, mas pode ser usado também no couro cabeludo.

2. Episol Intense

Protetor solar para cabelo

O Episol Intense Spray Bruma FPS 50 é um protetor solar em formato spray que traz ação hidratante, antioxidante, rápida absorção. Além disso, dizem que pode ser aplicado em pele molhada. Vale lembrar que esse, diferentemente da alternativa aqui em cima, é voltado para a pele do corpo. Ou seja, isso quer dizer que é uma alternativa um pouco mais barata. Porém também pode deixar o cabelo mais pesado e oleoso, ok?

3. Hydro Lotion Isdin

Protetor solar para cabelo

O Fotoprotector Hydrolotion é um protetor solar corporal bifásico que oxigena a pele e protege contra os danos causados pela exposição solar. A marca alega que, graças à sua formulação com Chlorella Maris, o produto revitaliza a pele dos danos induzidos pela radiação solar graças à sua ação antioxidante. Esse também é um protetor solar corporal, ou seja, pode deixar o cabelo um pouco mais pesado.

4. Barreira física

Agora, se você não curte muito a ideia de aplicar protetor no couro cabeludo, uma boa ideia é apostar nas barreiras físicas de proteção. Ou seja, bonés, chapéus, lenços e etc. Vale lembrar que tecidos muito fininhos também não vão oferecer proteção adequada, ok? Assim como chapéus que tenham muitas áreas vazadas. Pessoalmente, uso muito boné e funciona bem. Além disso, hoje é fácil fácil de achar opções elegantes e estilosas!

Como proteger o cabelo da radiação UV?

Os produtos de proteção UV para os fios contêm filtros solares específicos que ajudam a prevenir o desbotamento da cor, o ressecamento e a degradação da queratina provocados pela exposição solar. Eles também são enriquecidos com ingredientes hidratantes e reparadores, como óleos e silicones, que formam uma barreira protetora ao redor do fio, mantendo a umidade e melhorando o brilho e a suavidade. Diferente dos protetores para a pele, esses produtos para os fios são desenvolvidos para não deixar resíduos pesados ou oleosos, garantindo que o cabelo permaneça leve e manejável enquanto está protegido.

1. Photoage Capilar, Dermage

Protetor solar para cabelo

Gente, estou totalmente apaixonada pelo Photoage Capilar, da Dermage! é um spray de textura leve que cria uma película protetora ao redor dos fios. Isso ajuda a garantir a integridade da fibra mesmo quando exposta ao calor, seja solar ou térmico (secador de cabelo, chapinha e babyliss). Além disso, ele conta com uma combinação de ativos que auxiliam na hidratação e na nutrição dos fios. Promete também proporcionar brilho, maciez, redução de frizz e prevenção do desbotamento da cor. Esse fator da embalagem, KPF 50+, é tipo diferente de proteção – ele protege a queratina que compõe a fibra capilar.

Recentemente fiz uma viagem a Zanzibar e levei esse produto – o sol era intenso e ele protegeu os fios e ainda manteve o cabelo macio e hidratado. Ou seja, pra mim tá mais do que indicado!

2. Natura Lumina – Cabelos Expostos ao Sol

A Natura tem uma linha completa para cabelos expostos ao sol – com shampoo, condicionador e spray. Embora eu indique ela toda, hoje vamos focar no spray. Também usei em uma viagem pra praia e gostei muito. Segundo a marca, ele promete proteção intensa contra raios UV, ação anticloro e antissal do mar, além de cabelo com 50% mais brilho e 3x mais fáceis de pentear. A única coisa que não gosto sobre esse produto é essa fragrância que a Natura usa nos produtos kkk acho muito verde. Mas claro, isso é questão de gosto pessoal.

3. Haskell S.O.S Verão

Uma marca que também gosto bastante e que tem bons preços é a Haskell. E eles têm um produto justamente voltado para proteção dos fios antes de exposição solar. Ele é enriquecido com silicones que formam uma camada protetora na fibra capilar. A tecnologia da formulação libera gradualmente ativos que doam hidratação, prolongam a proteção e continuam agindo nos fios mesmo após o enxágue. Além evita o desbotamento da cor e recupera cabelos. 

E vocês, já usaram outros produtos da categoria de protetor solar para cabelo? Indica aqui nos comentários!

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB