Cabelos

Já ouviu falar em proteína capilar? Entenda o que é e como usar

25/03/2024
Proteína capilar

Bora falar sobre proteína capilar? Se você não sabe muito bem o que é isso, mas vem escutando o termo por aí ultimamente, não se aflija! Hoje vamos conversar sobre esse tipo de produto que vem virando uma tendência por aqui. Bora?

O que é proteína capilar?

Produtos de “proteína capilar” são tratamentos intensivos destinados a fortalecer, reparar e revitalizar os cabelos danificados. Eles contêm proteínas hidrolisadas, como queratina, colágeno e seda, que são pequenas o suficiente para penetrar na estrutura do fio e reparar as áreas danificadas. Essas fórmulas são especialmente úteis para cabelos que sofreram com processos químicos, calor excessivo ou fatores ambientais que comprometem sua integridade, elasticidade e brilho. Ao repor a proteína perdida, esses produtos ajudam a reconstruir a estrutura do cabelo de dentro para fora, resultando em fios mais fortes, resistentes e saudáveis. Eles são um componente vital na rotina de cuidados com cabelos que precisam de um “SOS”, trabalhando para minimizar a quebra e prevenir futuros danos.

Proteína capilar é pra mim?

Como expliquei aqui em cima, os produtos tipo proteína capilar são mais indicados por quem faz química nos fios. Ou seja, quem pinta ou faz descoloração (meu caso), alisamento e outros procedimentos do tipo. Além disso, quem usa chapinha ou ferramentas de calor com muita frequência também pode curtir o efeito nos fios. Já quem tem os cabelos sem química talvez não se dê tão bem – os fios podem ficar um pouco rígidos ou pesados, ok?

Como usar?

O mais recomendado é sempre ler as instruções que estão na embalagem do produto que você vai usar, ok? Mas, de maneira geral, as proteínas podem ser usadas tanto nos fios úmidos quanto secos. Servem como um produto de finalização, sabe? Além disso, muitas delas ainda funcionam como protetor térmico! Ou seja, são produtos que ajudam a proteger a hidratação dos fios quando usamos chapinha, secador, babyliss.

Proteína capilar

Pessoalmente, gosto de aplicar com foco no comprimento e pontas dos fios, que são as regiões onde o cabelo vai ficando mais danificado. Mas vale ficar atenta a um ponto específico: a quantidade! Pois é, minha gente – como dá para ver nas imagens desse post, proteína capilar é um tipo de produto com textura diferente. Parece um gel, só que mais espesso. E a gente usa bem pouquinho, tá? É literalmente passar o dedo na embalagem, pegar um pouquinho e espalhar. Se ainda tiver na dúvida, no vídeo aqui abaixo dá para ver quanto eu uso. Ah, eu tenho bastante cabelo e cabelo longo, ok?

Proteína capilar: dicas de produtos

Se você ficou animada para usar, segue algumas sugestões de produtos:

SHRD

Não tenho certeza se o SHRD foi o primeiro produto desse tipo que surgiu. Mas certamente é o mais famoso! E até hoje, um dos únicos dessa categoria. Muita gente ama e é super fiel a ele. O grande problema: ele é super caro!

SHRP, Hidratei

Pois muito que bem, depois de anos reinando absoluta nas prateleiras, surgiu uma nova proteína capilar com preço um pouco mais amigo. E mais: o nome é quase igual! Essa é a SHRP da Hidratei. A formulação desse produto tem bastante mica, que é um pó brilhante – ou seja, se seu objetivo é tratar os fios e ainda conseguir cabelos mais brilhantes, vai nele.

Hair Protein, Braé

Tenho usado essa e gostado muito! Já até linkei nossa resenha tripla no Instagram aqui em cima – se você não viu ou não segue a gente, corre para corrigir isso, minha filha! Além disso, fiz um post só sobre essa proteína aqui bem recentemente, então vou deixar linkada aqui.

E aí, já usaram ou ficaram curiosas para testar?

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB