Cabelos Guias

Como cuidar do cabelo na natação? O guia definitivo!

07/03/2024

Uma pergunta que eu volta e meia recebo é: como cuidar do cabelo na natação? Afinal, a combinação de piscina + suor não é a melhor para os fios, né? Pois saiba que hoje eu vou responder essa dúvida baseada no meu conhecimento ANCESTRAL de nadadora combinado com dicas mais recentes também!

como cuidar do cabelo na natação

Como cuidar do cabelo na natação

O maior vilão é, sem dúvida, o cloro da piscina. Isso porque, devido ao contato com a água, as escamas dos nossos fios abrem e se tornam mais propensas aos danos da substância. Como seu pH é ácido, a tendência é de que os cabelos fiquem fracos, quebradiços, opacos e mais suscetíveis à queda. Ou seja: tudo que a gente não quer!

Eu sei que não são todos os espaços com piscina que usam cloro atualmente, o que é um alívio para quem quer cuidar das madeixas. Porém, nem sempre é o caso, né? Fora que pode não parecer, mas você sua durante seu treino, especialmente na cabeça. E a transpiração também impacta na condição dos seus fios, sabia? O cloreto de sódio que sai do seu couro cabeludo é capaz de desidratar toda a extensão e pontas.

Então vamos às sugestões para que você saiba cuidar melhor do cabelo na natação!

#1 Prenda o cabelo corretamente

O melhor jeito de prender o cabelo para fazer natação (ou até mesmo outros esportes) é o coque. Isso porque você protege mais os fios do suor e consegue ajeitar a touca melhor na cabeça. Mas atenção! Você não precisa: 1) esticar muito o penteado; 2) torcer a mecha com força; 3) usar o elástico super apertado.

#2 Preste atenção na touca

Falei aquelas coisas para não se fazer ali em cima pois a própria touca já dá um jeito de danificar os cabelos… Especialmente quando ela é daquelas de látex! Então, todo cuidado é pouco na hora de colocar e tirar. Dessa forma, você evita que o atrito quebre os fios, o que gera a sensação de frizz. Certifique-se de cobrir bem toda a cabeça para que o mínimo de água entre.

#3 Coloque algo nos fios antes de nadar

Na minha época de adolescente nadadora, a gente molhava os cabelos no chuveiro antes de colocar a touca na expectativa de minimizar os danos do cloro. Contudo, eu tenho uma dica ainda melhor para você. Que tal já ir tratando as madeixas enquanto nada? O melhor jeito é pegar aquele leave-in que você gosta e aplicar no comprimento e pontas antes de fazer o coque. Assim, em vez de somente “inchar” os fios com água, você sela as cutículas com vários componentes bons.

Eu prefiro usar leave-in com os cabelos úmidos, mas fica a seu critério! Só cuide para não exagerar na quantidade e cubra tudo com a touca. Depois que terminar de nadar, você lava normalmente.

como cuidar do cabelo na natação

#4 Não deixe o cloro agir

Já vi muito nas piscinas por aí aquele esquema de tirar a touca dentro da água e dar um mini mergulho no fim da atividade, sabe? Não faça isso! Primeiro porque pode cair cabelo (eca) e segundo porque o bendito do cloro vai ficar ali agindo! Isso também vale para quem não lava os fios assim que sai da natação. O ideal é já ir direto para o chuveiro, tá?

#5 Trate o cabelo no banho

É fundamental ter uma rotina de cuidados com os fios para quem faz natação. Então, minha jovem, além de usar seu shampoo e condicionador, é legal incluir pelo menos uma máscara de hidratação. A ordem correta é: shampoo/máscara/condicionador. Já a frequência de aplicação é você quem vai percebendo! Aí, se você quiser ir além, pode usar ampolas de tratamento, leave-ins e, especialmente, óleos finalizadores. O céu é o limite!

Agora me diz que você não sabe como cuidar do cabelo na natação! Espero que as dicas tenham ajudado.

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB