Cabelos

Ritual de cuidados com os cabelos: uma rotina completa

23/08/2022

Existem tantos produtos para o cabelo disponíveis no momento que a gente até se perde, não é? Por isso, hoje fiz um resumo de tipos de produtos e para que serve cada um dentro do ritual de cuidados com os cabelos. Assim você consegue escolher sabiamente o que usar na sua rotina.

Ritual de cuidados com os cabelos: uma rotina completa

Ritual de cuidados com os cabelos: acidificante

Após procedimentos químicos, os cabelos sofrem com o enfraquecimento, promovendo porosidade e quebra aos
fios. Sendo assim, reequilibrar o PH, significa auxiliar na devolução de saúde aos fios, garantindo maior cosmeticidade e força após esses
processos invasivos.

Sendo assim, os ácidos serão responsáveis por fortalecer as ligações enfraquecidas do cabelo devido as químicas
ou por fontes de calor, além de melhorar a força resistência dos fios sensíveis. Se você tem algum tipo de química no cabelo, é interessante usar.

Veja aqui tudo que já falamos sobre acidificante no Coisas de Diva.

Ritual de cuidados com os cabelos: uma rotina completa

Umectação

A umectação é um tratamento feito com a aplicação de óleos vegetais nos fios de cabelo. O objetivo é repor nutrientes perdidos, mais especificamente os óleos, que irão devolver a força e o brilho dos fios, reduzir o frizz, o ressecamento e os danos causados por agentes externos.

Sendo assim, a umectação muitas vezes é realizada como parte do cronograma capilar, que é formado por três técnicas: a hidratação, a nutrição e a reconstrução. Mas a umectação não entra como um tratamento extra e, sim, como susbtituto da nutrição, veja na sequência do texto. Veja aqui como fazer a umectação nos cabelos.

Ritual de cuidados com os cabelos: uma rotina completa

Ritual de cuidados com os cabelos: máscaras para os cabelos

Dentro dessa categoria, existem mais ou menos 4 tipos de máscaras que podem ser interessantes para seus cabelos. Conheça cada uma delas.

Enfim, segundo o tricologista, cabeleireiro e cosmetólogo Tharik Bonomo, a reparação ou nutrição é feita com lipídeos: óleos e manteigas que proporcionam maciez aos fios. Já a reconstrução é geralmente feita com queratina, para repor a massa do fio. É indicada para fortalecer os fios, devolvendo a massa perdida naturalmente ou nos processos químicos como progressivas, alisamentos, tinturas.

Máscara de reconstrução

A reconstrução capilar age na estrutura do fio, penetra no córtex que é a parte mais externa do fio, melhorando a qualidade até chegar a cutícula. As cutículas capilares são escamas transparentes que refletem a luz e, consequentemente, dão brilho aos fios, funcionando como uma parede transparente que os protege e ficam acima do córtex.Enfim, a reconstrução é ideal para danos mais intensos. 

Mas a reconstrução é indicada para cabelos ressecados, quebrados, danificados ou que sofreram com processos químicos como progressivas, alisamentos, tinturas, etc. Ela devolve a massa, a proteína e os aminoácidos que podem ser perdidos naturalmente ou depois da química.

Algumas boas linhas de produtos que tem função de reconstrução são Resistance Therapist de Kerastase, Extreme da Redken e Extreme Bleach Recovery da Redken.

Ritual de cuidados com os cabelos: uma rotina completa

Máscara de reparação

A reparação capilar serve para a recuperação da parte externa do fio para cabelos secos e ressecados, que apresentam danos mais moderados. Ela é aconselhada para fios que, após passarem por alguma química, principalmente coloração e alisamento, tiveram a porosidade do fio afetada e ficaram quebradiços. O objetivo é reestruturar e devolver as propriedades naturais do cabelo.

Algumas boas linhas de produtos que tem funçãod e reconstrução são Absolut Repair Gold Quinoa L’Oreal, Cicaextreme Kerastase e Resistanse Force Architecte Kerastase.

Ritual de cuidados com os cabelos: uma rotina completa

Máscara de nutrição

A nutrição capilar é responsável por repor nutrientes importantes para os fios. Mas todos os fios de cabelo carregam uma camada protetora rica em lipídios, essencial para reter a hidratação dentro da sua estrutura e proteger a queratina que é proteína que dá força, brilho e elasticidade ao cabelo. A nutrição capilar age exatamente nesse ponto. Sendo assim, ela devolve os óleos necessários ao cabelo, restaurando a barreira protetora e possibilitando que outras etapas do cronograma capilar, como a hidratação e a reconstrução, funcionem corretamente. 

“Mas também conhecida como umectação, ajuda a repor os lipídios. Ou seja, seu objetivo é devolver a gordura e a oleosidade dos fios, responsáveis por mantê-los saudáveis e alinhados. É um tratamento recomendado para fios que necessitam recuperar a vitalidade e a força ou para cabelos longos e médios, como prevenção.” destaca Tharik.

Procure pela linha Nutrifier da L’Oreal e pela Nutritive Irisome da Kerastase.

Ritual de cuidados com os cabelos: uma rotina completa

Máscara de hidratação

Enfim, a hidratação capilar é responsável por repor a água e os nutrientes que os cabelos perdem diariamente. Seja por exposição solar ou frio, poluição, uso de fontes de calor, como secador e chapinha, ou até mesmo químicas que deixam o cabelo ressecado. 

“Mas busque o auxílio de um profissional na área para, caso tenha dúvidas, identificar o que o seu cabelo precisa e quais produtos são indicados para cada situação, para seus cabelos se tornarem cada vez mais saudáveis, com brilho e sedosos.” finaliza Tharik Bonomo. A linha All Soft da Redken é uma boa linha de hidratação.

Ritual de cuidados com os cabelos: uma rotina completa

você pode gostar também destes posts

1 Comentário

  • responder Iândia 23/08/2022 às 12:35

    Post sempre perfeito. Uso quase tido da redken hj em dia, porém não faço cronograma capilar jkkk uso oq temc

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB