Cosméticos Dossiês

Tudo sobre água micelar: o que é, pra quê serve e dicas de produtos

22/12/2021

Você sabe o que é água micelar? Provavelmente tem uma ideia, mas será que conhece tudo sobre ela? Hoje, com a ajuda da dermatologista Dra. Marina Hayashida, vou te contar para que ela serve e dar dicas de produtos!

Água micelar: perguntas e respostas

O que é água micelar? O que são as tais micelas?

A água micelar é uma substância usada para limpar e purificar a pele. Isso acontece porque ela tem as micelas, que são partículas que atraem os resíduos deixados pela oleosidade, sujeira, poluição do dia a dia e maquiagem. A maior vantagem dela é fazer isso sem ressecar o rosto.

Muitas marcas vendem a solução micelar como um produto multibenefícios. Para quais funções o produto tem, de fato, validade?

Esses multibenefícios têm a ver com a maneira com que a água micelar é formulada. Ela pode demaquilar e higienizar por conta das micelas. Se a solução for feita em água termal, há também os benefícios de acalmar e hidratar o rosto. E, quando usada como tônico, após a limpeza com outros produtos, pode fechar poros e melhorar a textura da pele.

Em quais momentos da rotina de skincare você recomenda o uso da água micelar?

A água micelar pode ser usada de diversas formas. Uma delas é como demaquilante, por exemplo, à noite. Então, antes de lavar o rosto, você passa a solução, retirando a maquiagem. E, como comentado antes, você pode também usá-la como uma espécie de tônico. Primeiro, você limpa todo o rosto com um demaquilante e lava com sabonete facial. Em seguida, passa a água micelar para ajudar ainda mais na limpeza, acalmar, purificar… Nesse caso, vale prestar atenção nas propriedades além da higienização que algumas marcas oferecem, como calmante, antioleosidade, hidratante, clareadora e por aí vai.

Existem pessoas que limpam o rosto somente com a solução micelar, sem enxágue. Tudo bem ou existe alguma questão para ficar de olho?

Eu não recomendo a substituição do sabonete facial da manhã por solução micelar. Na minha opinião, não é a mesma coisa. O sabonete é muito importante para tirar o sebo que a gente produz durante a noite em função da oclusão de ficar com o rosto no travesseiro. Especialmente em peles normais e oleosas. Na minha prática clínica, percebo a diferença na qualidade da pele de quem faz uma rotina mais completa, incluindo sabonete. Se você quer controlar a oleosidade e melhorar os poros, o ideal é não trocar um produto pelo outro. Poder, você até pode, inclusive porque não há estudos científicos a esse respeito que comprovem algum malefício. Porém, na dúvida, recomendo sempre sabonete facial.

Alguma dica para diferenciarmos as águas micelares disponíveis no mercado em termos de qualidade?

Isso é mais com relação à marca em si, infelizmente. Porque a gente sabe que alguns laboratórios fazem produtos superiores por conta do maior investimento no desenvolvimento do produto. Há mais estudos e maior qualidade de ingredientes. Não tem como olhar na composição e diferenciar.

Dicas do CDD

Aqui vão algumas águas micelares testadas e aprovadas pelo Coisas de Diva! Estou recomendando aqui essa de laboratório para o caso de você querer usá-las como tônico ou como única forma de limpeza porque, segundo a Dra. Marina, são um pouco melhores para ficarem na pele sem enxágue.

Em vídeo

Espero que tenha gostado do conteúdo!

você pode gostar também destes posts

1 Comentário

  • responder Mauli 05/08/2022 às 15:02

    Este produto tira a mancha e espinhos?

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB