Cabelos

Pré-poo: o que é, como fazer e 3 receitinhas caseiras

19/10/2021

Recentemente, comecei a testar uma técnica que já é velha conhecida de muita gente que tem química ou cabelo muito ressecado: pré-poo. Também conhecida como pré-shampoo. Não tem nada de novo nela – inclusive, lembra muito a umectação, da qual sempre falo por aqui. A diferença é que normalmente se faz usando uma misturinha de máscaras, óleos e outros ingredientes. Eu tenho adorado e conto melhor para vocês nesse post.

Pré-poo: o que é?

Como o próprio nome indica, pré-poo ou pré-shampoo é uma técnica feita antes do shampoo, antes da lavagem dos fios. Serve tanto para ajudar a hidratar e repor nutrientes quanto para ajudar a proteger as pontas da água quente e ação detergente dos shampoos. As misturinhas podem ser feitas sempre que for lavar o cabelo. Já quanto aos produtos prontos, melhor seguir a indicação dos rótulos.

Como fazer?

Basicamente, você faz sempre da mesma forma, independente dos produtos que use. Ou seja, mais ou menos meia hora antes de lavar o cabelo, você vai besuntar bem o comprimento e pontas (cabelo seco mesmo!) usando uma mistura de máscara capilar, óleos e outros.

Passa no cabelo seco mesmo. Eu deixo agindo de 20 a 30 minutos e aí lavo normalmente (shampoo, condicionador ou máscara, tudo normal).

Eu tenho feito isso praticamente todas as vezes que lavo o cabelo e tenho gostado muito do resultado. As pontas ficam macias, mais hidratadas e alinhadas. Além disso, sinto que ajuda a evitar que as pontas fiquem muito mirradas ou espigadas. Eu não corto meu cabelo já tem quase um ano, então isso é importante.

Produtos prontos

Já dá para encontrar no mercado produtos prontos para isso, como proteínas capilares, por exemplo. Nesse caso, o uso deve seguir a recomendação do fabricante – essas são boas opções para quem não quer ter trabalho fazendo misturinhas. Afinal, é só aplicar, né? Recentemente, testei essa da Haskell, da linha Bendito Seja, e achei muito boa.

Esse é só passar no cabelo, esperar e lavar. Falei dele aqui.

Outras opções são: o Umectação Oliva, da Lola (produto super multiuso! Adoro!); a proteína da linha da Boca Rosa para Cadiveu; esse da Inoar para cabelos cacheados; e esse aqui da Phyto, que pode inclusive ser aplicado no couro cabeludo.

Receitinhas caseiras de pré-poo

Eu deixei separado no meu banheiro alguns acessórios que uso sempre – um potinho, um medidor e uma espátula. Como meu medidor tem 10 ml, eu uso sempre essa medida e já aprendi a quantidade certinha de produto pro meu cabelo.

Em geral, uso três ou quatro medidas dessa, que pro tamanho e quantidade de cabelo que eu tenho, é suficiente. Aí faço várias combinações. Existem muuuitas, vou dar só algumas opções que tenho testado e que gostei, mas estão longe de serem as únicas. A graça é justamente testar e ver o que você gosta mais. Isso que estou mostrando aqui é pra servir como uma base para que você encontre tanto a quantidade quanto ingredientes adequados.

Misture uma ou duas medidas de máscara (estou essa da Salon Line, mas pode usar qualquer uma), uma medida de mel e uma medida de glicerina bidestilada.

Dá para fazer usando também uma ou duas medidas de máscara, uma medida de óleo de rícino e uma medida de óleo de coco.

Por fim, você pode usar uma ou duas medidas de máscara, uma medida de óleo vegetal (pode ser óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino) e uma medida de glicerina bidestilada.

E os óleos capilares?

Sim, como citei lá em cima, os óleos capilares também podem ser usados para fazer pré-poo. Afinal de contas, umectação nada mais é do que um tipo de pré-poo, né? Nesse caso, eu tenho preferido usar óleos próprios para os cabelos – já usei muito óleo de coco puro, mas sinto que eventualmente ele pode deixar os fios um pouco pesados… Então migrei totalmente para os óleos capilares e, olha, zero arrependimentos.

Faço da mesma maneira: aplico bastante produto no comprimento e pontas dos fios secos e deixo agindo por pelo menos 20 minutos. Depois disso, lavo com shampoo e condicionador normalmente. Meus favoritos para isso são: o da linha Óleos Marroquinos da Amend; o da linha Nutri Diamond da Eudora; Mythic Oil da L’oréal; Oil Reflections Light da Wella; e Cicaextreme da Kérastase.

Será que pré-poo é para mim?

Você tem cabelos com química? Pode ser coloração, descoloração, químicas de alisamento – se sim, é super para você, sim! Se não tem química, mas tem cabelos mais ressecados, especialmente nas pontas, sejam eles lisos ou crespos, é para você, sim! Basicamente, se você notou que seu cabelo está ficando muito ressecado, sem vida, com pontas espigadas, o pré-poo pode te ajudar. Além disso, você não perde nada testando, né? Testa e depois me conta!

Pré-poo: em vídeo

E, já que você está por aqui e curte nosso conteúdo, que tal dar um pulinho também no nosso canal do Youtube? Se inscreve lá! Quem sabe você não nos ajuda a chegar aos 200 mil inscritos? <3

você pode gostar também destes posts

18 comentários

  • responder Night Spa da Truss: boa opção para cabelos danificados 17/12/2020 às 09:30

    […] gosto muito desses tratamentos para antes da lavagem dos fios. Tanto que esse ano me joguei no pré-poo e digo que faz muita diferença na saúde dos fios. Especialmente para quem tem cabelo danificado […]

  • responder Júlia 29/12/2020 às 16:33

    Eu vou começar a tentar fazer com as máscaras que não vejo muito resultado no meu cabelo após o shampoo.
    Assim não jogo fora desperdiçando meu dinheirinho 🙂

  • responder Thays 12/01/2021 às 20:48

    E depois lava normal, shampoo e condicionador?
    Ou passa shampoo, faz uma hidratação, e depois condicionador??

    • responder Renata 20/01/2021 às 06:42

      Faço do comprimento pras pontas,depois pode usar o shampoo só no couro que ao escorrer a espuma pras pontas já limpa o necessário

      • responder Maielly 24/03/2021 às 14:34

        Shampoo, hidratação e condicionador.

        • responder Karyne 27/04/2021 às 22:32

          Posso fazer um pre poo com oleo fe ricino e glicerina ?

    • responder ARIADNE 10/04/2021 às 22:17

      normal! Shampoo>> hidratação>> condicionador!

    • responder Karen Pinheiro Aragão 22/04/2021 às 15:25

      Olá Thays! Mesmo fazendo o pré poo, tem que hidratar também.

  • responder Arlete 25/01/2021 às 13:04

    Eu amo essas receitinhas de vcs

    • responder Raphaela 26/04/2021 às 19:56

      Quando passar o pre poo, na hora da lavagem pode lavar duas vezes o pré poo vai proteger as pontas? Mesmo aplicando duas vezes shampoo

    • responder Mila 08/03/2023 às 00:32

      Olá.
      Qual a medida de cada item no pré poo vc usa?

  • responder Nathaly 04/02/2021 às 10:40

    Pode guardar as receitinhas para usar em outros dias??

  • responder Pâmela 11/03/2021 às 13:03

    Só estou com uma dúvida, em outros sites falam que não é indicado usar em todas as lavagens, somente após 15 dias, fiquei confusa. Mais como estou precisando mto, faço em todas as lavagens, lavo 2x por semana pq meu cabelo não é oleoso, vou intercalando, um lavagem hidratação, na outra nutrição e uma vez ao mês faço uma reconstrução com queratina líquida.

  • responder Daysyanne 09/05/2021 às 12:40

    É verdade que não devo usar óleos no pré poo quando eu for suar máscara de reconstrução?

  • responder Salão Virtual 24/06/2021 às 02:02

    Amei a receita. Vou testar! Beijos!

  • responder Juliana 30/06/2021 às 16:00

    O pré poo pode colocar o óleo de alecrim junto com a máscara??

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB