Autoconhecimento

Autoconhecimento: aprenda a monitorar e acolher suas emoções

08/02/2021

Quando comecei a fazer terapia, a psicóloga me deu um exercício onde eu tinha que monitorar minhas emoções. Pode parecer bobo, mas achei difícil prestar atenção ao longo do dia e conseguir nomear o que eu estava sentindo. Acredito que precisava mesmo melhorar essa área do meu autoconhecimento.

Autoconhecimento?

É estranho parar para pensar sobre os sentimentos, porque eu sempre vivi no automático e não me percebia nesse sentido. As vezes, notava que estava irritada, mas se me perguntassem, ia ter que pensar um pouco para responder porque estava me sentindo daquela forma.?

O exercício durou um tempo mas, mesmo parecendo sem sentido, foi muito importante para eu me conhecer melhor e saber o que estava acontecendo. Se antes eu passava por cima do que sentia e continuava tocando o barco no atropelo, hoje já consigo nomear o que está acontecendo.?

Autoconhecimento?

E isso é bom para me escutar, acolher as sensações e poder replanejar a rota conforme o momento. Agora já sei que não adianta eu querer fazer mil coisas num dia que estou triste. As coisas simplesmente não andam, ou se andam, dão errado. ?

Pra mim é muito mais produtivo parar um pouco, comer algo gostoso e deitar um pouco e só depois arregaçar as mangas. As coisas acabam funcionando melhor do que sair que nem uma louca fazendo tudo com um aperto no coração. ?
?
Fico feliz de ter tido a coragem de fazer terapia e procurar ajuda e hoje poder seguir meu pequeno ritual de acolhimento quando preciso.

Autoconhecimento: mandala lunar

A mandala é um círculo com várias divisões que acompanham os ciclos da lua, ela também funciona para anotarmos os dias de nossa menstruação e monitorar os sentimentos que nos acompanham. A cada dia do mês, você marca na mandala as cores correspondentes aos seus sentimentos e faz isso ao longo de todo ano. Essa forma de marcar as sensações é bacana para ver o que funciona em ciclo pra gente. Também é legal de ver o que causam esses sentimentos a cada mês. Eu descobri bastante sobre mim mesma fazendo esse exercício em 2018 e 2019. Neste post eu explico tudo sobre a mandala lunar com cuidado.

Autoconhecimento?

Autoconhecimento: vídeo

Abaixo eu mostro em detalhes a ferramenta da mandala lunar para monitorar emoções e falo também sobre um gráfico que a psicóloga me mandou na época.

você pode gostar também destes posts

3 comentários

  • responder Carina 08/02/2021 às 09:55

    Estive pesquisando um pouco sobre Comunicação Não-Violenta e tem bastante a ver com a identificação de sentimentos – realmente, é bem difícil de entender o que estamos sentindo e identificar quais as nossas necessidades que abarcam esses sentimentos.
    É, inclusive, difícil entender o que é sentimento ou não!
    Autoconhecimento é uma viagem bem maluca, mas muito produtiva. Adoro os posts de vocês sobre isso 🙂

    • responder Márcia Vieira Rodrigues 27/05/2021 às 11:58

      Carina! Amei o vídeo, obrigada por explicar o que é e como fazer o acolhimento, foi muito esclarecer pra mim?

  • responder Autoconhecimento: aprenda a monitorar e acolher suas emoções | Brainers 08/02/2021 às 20:28

    […] Aprenda autoconhecimento monitorando suas emoções de uma maneira prática e aprenda como acolher esses sentimentos. Veja todo o conteúdo no site do autor […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB