Resenhas Sinceras

Algodão chique de 79 reais: será que vale o preço?

25/10/2020

Pelo título, já deu pra perceber que temos aqui um post polêmico, né! hahahaha Bom, a verdade é que, nesses quase 12 anos testando produtos de beleza, nunca tinha sequer passado perto de um algodão chique, desses vendidos por grandes marcas do mercado de cosméticos. Quer dizer, pelo menos até receber da Shiseido um pacote com 165 unidades do seu Facial Cotton.

algodão chique

Mas, antes de eu falar dele, quero contextualizar um pouco. Para alguns tipos de cosméticos, como demaquilantes, águas micelares e tônicos faciais, preciso de algodão. Sei que existem alternativas mais sustentáveis para ele, mas não adianta: sou uma entusiasta do assunto! Há muito tempo venho experimentando diferentes marcas, fazendo comparativos e tudo mais.

Pois é, minha amiga: algodão não é – nem de longe! – tudo igual. Juro pra você. Pra começar, as melhores versões costumam ser em discos ou quadradinhos. Pode esquecer aquele chumaço que só retém produto e não espalha direito! O mercado nacional já tem algumas boas opções e eu posso dizer de boca cheia que a melhor delas é da Bellacotton (ou Flexicotton, nome da fábrica que produz pra muitas marcas diferentes, como Triss, Panvel Faces e Dalla Makeup).

E o algodão chique?

algodão chique

Nunca vou me esquecer de quando vi, exatos 10 anos atrás (!!!), um post no Dia de Beauté sobre os algodões da Chanel. Eram cheios dos esquemas: tripla camada com miolo de fibras elásticas de algodão australiano e as superfícies feitas de algodão egípcio colhido manualmente, entre várias outras coisas. Eu não estou brincando, era isso mesmo! hahahaha

Na época, essa história deu o que falar, ainda que a própria Vic tenha escrito no título que eles eram o ápice da frescura. Mesmo assim, pra quem trabalha com beleza e gosta muito do assunto, sempre rola aquela pulguinha atrás da orelha para experimentar, né? Foi desse jeito que eu fiquei por uma década: apenas imaginando se um algodão chique assim fazia, de fato, diferença.

O que eu sei é que, sim, ainda tem algodão porcaria por aí: áspero, que desmancha por qualquer coisa, que solta fiapos e absorve os líquidos de um jeito que eles não vão parar onde devem (na pele). Então qualquer um que custe bem mais caro, ao meu ver, jamais pode ter essas características! Na verdade, ele tem é que me dar benefícios extras reais, para além da marca vista na embalagem.

Facial Cotton Shiseido

algodão chique

De acordo com a Shiseido, os quadradinhos são feitos de algodão 100% natural e fabricados de maneira a proporcionar uma textura super suave. Permitem máxima absorção de produtos para auxiliar a aplicação, que fica mais uniforme por toda a pele. Fabricados no Japão (o que faz sentido).

Não há mais detalhes além disso. Na prática, os algodões têm 5,5 cm x 6,5 cm, ou seja, não são daqueles modelos grandões. Para passar tônico, basta um. Mas, para demaquilar, vão dois, pelo menos aqui comigo! O toque do produto é macio, mas honestamente não achei uma nuvem também (por “nuvem”, entenda a coisa mais suave do mundo, hahahaha).

algodão chique

Se você puxar com força, se desfaz como qualquer algodão! Outro detalhe é que as laterais não são seladas (entenda aqui), então dá para dividi-lo em dois – o que não recomendo, porque ficaria fino demais. Falando nisso, o miolo é onde dá pra ver os fiapos, mas ele fica protegido pelas faces uniformes, com pequenas ranhuras.

Aí é que começa algo que eu poderia dizer que se trata de um diferencial. Comparando com um disco de algodão dos meus preferidos, a textura se parece mais com uma espécie de tecido, sabe? E é na hora da aplicação de qualquer produto que eu senti diferença na prática. É visível que, ao menos no caso desse algodão chique que testei, o líquido se espalha de maneira mais uniforme sobre a pele, sem que fique sugado em meio às fibras.

algodão chique
Aqui tem um exemplo: apliquei exatamente o mesmo número de gotas de tônico nos dois algodões. Repare como o quadrado está mais transparente: isso significa que o líquido não ficou retido na parte interna e atravessou para a outra face, o que gera menos desperdício e uma melhor experiência de aplicação.

Não estou dizendo que os demais discos de algodão – bons – fazem isso e geram desperdício de produto, mas que os algodões da Shiseido simplesmente geram uma experiência de uso muito interessante. E eu prometo que deixei de lado o renome da marca! Testei como se fosse qualquer outro item da mesma categoria (como faço sempre, na real).

Resumindo

Tem sido uma experiência muito boa usar esses algodões na minha rotina de skincare! Jamais seria capaz de fazer esse cálculo, mas vale dizer que o desperdício dos seus produtos ao usar um algodão comum , de bolinha, pode (disse “pode” não que isso é regra, tá?) sair mais caro do que comprar a versão mais chique do mercado – fique atenta!

Mas confesso também que dificilmente eu pagaria uma média de 48 centavos por algodão usado. Já ia encher a boca pra dizer que lá fora fica bem mais barato de comprar, mas que nada: a cotação do dólar está tão alta que o mesmo pacote que aqui custa 79 reais sai por 12 dólares nos EUA, ou seja, 68 reais na cotação de 23/10.

Talvez sinta saudades do algodão chique? Provavelmente vou sentir. Se você tem essa grana pra dar e é realmente fã de skincare, pode confiar que vale a queda. Tem na Época Cosméticos.

você pode gostar também destes posts

2 comentários

  • responder Marjorie 28/10/2020 às 16:00

    Na Daiso tem algumas marcas de algodão muito parecido com esse. Talvez não sejam “tão especiais”, mas acho bem mais macios que os discos de algodão comuns, e muito mais baratos (acho que custa uns 8 reais a caixa com 80).

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB