Autoconhecimento Resenhas Sinceras

Passei 3 dias longe do celular e isso foi o que aprendi

14/09/2020

Estive doente nos últimos dias e, por causa disso, passei um tempo longe do celular. Tive uma crise de labirintite aguda causada por stress, então tive tontura e enjoos devido a crise. Meio por não conseguir ler letrinhas pequenas e meio para poder me acalmar, fiquei esse tempo longe do celular e das redes. Isso foi o que aprendi nesse tempo.

#1 Eu não perdi nada estando fora das redes

As redes sociais são, além do meu trabalho, também um passatempo. No entanto, tenho percebido que pegar o celular e passar de uma rede social para outra é um ciclo infinito. Por mais que esteja fazendo um post para o blog, gravando um vídeo ou lidando com alguma coisa em casa, de tempos em tempos, eu sempre pegava o celular para viajar de rede em rede.

Ficando “forçadamente” longe do celular, percebi que não perdi nada em ficar 3 dias longe, sem atualizar Instagram e Twitter 359 vezes diariamente. E ainda, percebi que ver as redes sociais 1 ou 2 vezes no dia, já me deixava por dentro do que estava sendo falado. Definitivamente é algo para eu prestar atenção quando estiver 100% boa.

#2 Eu tenho tempo sobrando, sim!

Ficando longe do celular, eu percebi como tenho tempo SIM para fazer outras coisas. Ler livros, fazer curso, ouvir podcasts, organizar a bagunça do armário ou até maratonar séries sem levantar do sofá, eu tenho tempo para isso. É só não ficar 28 horas seguidas pulando entre todas as contas de Instagram, YouTube, Facebook e Twitter! Parece bobo e muito lógico, mas percebi o quanto é absurdo o tanto de tempo que passo “sem fazer nada” dentro das redes sociais. O tal do FOMO (Fear of missing out), que é tipo um “medo de ficar fora das coisas” é muito real para mim. E também é mais uma coisa para eu prestar atenção daqui para frente.

#3 Ninguém morreu por eu não responder o Whatsapp

Estou sendo exagera, mas o que eu quero dizer é que não houve nenhum tragédia por eu demorar o dia todo para responder alguém no Whatsapp. Eu avisei minha família que não estava conseguindo ler direito e pedi para me ligarem caso precisassem falar comigo, e pronto. Desliguei do Whatsapp e só dei uma olhadinha rápida uma ou 2 vezes no dia para ver se tinha algo urgente de trabalho rolando. E não tinha.

Percebi que as notificações de Whatsapp me dão uma sensação de urgência muito grande e sempre acho que tenho coisas a resolver ou que estou devendo algo pra alguém. Ficar esse tempo longe me mostrou que 99,5% das coisas NÃO são urgentes e não precisam do meu estado de alerta infinito. Não tive problema algum em responder as conversas no meu tempo. E por isso, vou fazer o possível para usar o Whats como aliado e não como um chefe chato e exigente que quer tudo para ontem.

Veja também, 3 coisas que aprendi passando por um período de depressão.

#4 O milagre da bateria

Esse último ítem é só uma piadinha, mas ficando longe das redes e do whats, a bateria do meu celular começou a durar MILAGROSAMENTE mais de 2 dias. Será que meu pai tem razão em dizer que eu vivo com a cabeça no celular? RISOS

você pode gostar também destes posts

6 comentários

  • responder Marcela 14/09/2020 às 11:54

    Acho que você vai gostar de assistir o documentário The Social Dilemma. Achei muito interessante e fala bem isso que você resumiu nesse post.

  • responder Marcela Andrade 14/09/2020 às 13:40

    ah menina que loucura.
    Meu carregador queimou na última sexta 14/09, resolvi ficar sem celular até chegou o outro chegar, então estou totalmente por fora das redes e whatspp… vejo só algumas notícias e ta tudo bem…
    Mas é impressionante como pra algumas pessoas isso já abala, essa necessidade de precisar estar on line.
    Olha, e num é que to gostando de estar off. hahaaha

    Tas melhor?

    Beijo (virtual) pra vc! 🙂

  • responder Leila 14/09/2020 às 13:45

    Eu recentemente tomei a decisão de ficar aos domingos off-line e eu percebi isso que você falou, as coisas continuam do mesmo jeito e eu não perdi nada de importante em ficar off-line.

    • responder Erika 18/09/2020 às 11:27

      Nossa, adorei a ideia. Vou tentar aderir!

  • responder Xica 15/09/2020 às 10:08

    Sah, incrível como a gente fica on e perde tempo as vezes com bobeirinhas que não tem mto a ver né! Eu ultimamente to pegando bode do whats, não sei pq, mas estou tentando passar um tempo off dele tb, responder apenas o que é necessário mesmo, não engatar conversas infinitas com alguém durante o dia pq isso diminui minha produtividade e além disso, toda vez que estou on aparece alguém com quem eu não quero falar no momento e aí acho chato estar online e não responder kkkkk Ultimamente to só respondendo pela barra de notificação mesmo! kkk
    Face eu quase não vejo mais pq é tanta propaganda, tanta coisa de política que ultimamente prefiro não me estressar, se entro é mais pra jogar candy crush 😛 E o insta é como vc disse, olhando umas 2, 3x por dia já me inteiro dos assuntos e tá ótimo! E isso foi meio que uma coisa natural, antigamente eu era A LOUCA das redes sociais, mas ultimamente tá me cansando.

  • responder Andrea 20/09/2020 às 22:28

    Oi, Sá! Espero que esteja melhor!! 🙂

    Eu sempre fui a contra celular/redes sociais, até ser dominada pelo whatsapp e instagram. *facepalm pra mim* Sei do roubo de dados, de como afeta a saúde mental, mas quando me dou conta, minha média no último app é de 5h!! :O E o pior é que não fiz nada além de ver memes e ser influenciada a gastar mais do que podia… Tirei o aplicativo do celular e só acesso pelo notebook, mas queria apagar a conta mesmo (o que estou quase fazendo, aliás).

    Mas o maior problema pra mim é o twitter: como dá pra acessar sem ter conta, direto me vejo sugada nas tretas e lá é um buraco negro de infelicidade… Já pensei em bloquear o site por algum add-on, mas nunca sai da ideia, só penso… XD

    Quero voltar ao eu que ao tinha paciência pra celular. 🙁

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB