Reflexão

Depressão: 3 coisas que aprendi passando por essa experiência

08/04/2020

Dia desses contei lá no YouTube que estava passando por alguns momentos meio difíceis. Muitos deles fazem parte do que todos nós estamos vivendo, com muita ansiedade e angustia sobre como será nosso futuro com essa pandemia. Nessas horas, é super normal se sentir assim, pois é uma coisa que nunca enfrentamos antes e a gente fica meio incerto sobre as coisas.

Porém, outros pontos da vida também andam me deixando triste, e com isso, a montanha-russa de emoções veio com tudo. No vídeo eu explico tudo certinho.

Com todos esses acontecimentos, desde o ano passado, estou em tratamento médico e psicológico tratando uma depressão. Não costumo expor muito isso por aqui, mas acho que este é o momento que precisamos ter mais cuidado com nossa saúde mental. Essas são algumas cisas que aprendi.

Veja também: 3 coisas que aprendi fazendo terapia.

#1 É normal se sentir triste de vez em quando, mas não é normal se sentir assim sempre

Como comentei ali em cima, é normal a gente estar meio estranho agora, pois a pandemia nos traz incertezas sobre como as coisas serão. Não sabemos se nossa família ficará bem, se as pessoas no mundo ficarão bem, se a economia vai entrar em colapso ou não, se manteremos nosso emprego ao longo do tempo… São muitas as angustias e incertezas. Nesse caso, é muito compreensível que a gente se sinta triste, ansioso ou angustiado.

O que não é normal e se sentir assim por um tempo muito prolongado, onde não conseguimos fazer nossas tarefas do dia a dia normalmente. Aqui é preciso ligar um sinal de alerta e tentar se perceber melhor se não é o caso de uma depressão. Caso essa sensação esteja incomodando e deixando a vida meio paralisada, vale a pena consultar um profissional.

#2 Procurar ajuda profissional não é motivo de vergonha

Eu entendo que ainda existe muita resistência para pedir ajuda profissional, tanto de psiquiatras como de psicólogos. Ainda mais se a suspeita é de estar com depressão. Mas vai por mim, essa é a melhor coisa que você pode fazer por você mesmo.

Esses profissionais saberão te ajudar e quem sabe, até te receitar alguma medicação específica. Não tenha vergonha, não tenha medo. Assim como tomamos remédio quando estamos com uma úlcera ou com uma tendinite, as vezes também precisamos de remédio para mantermos nossa saúde mental. Se essa for a indicação para você, siga certinho as recomendações dos profissionais e alerte-os para cada sensação que você tiver. Esse é um trabalho conjunto,

Veja aqui algumas indicações para quem quer fazer terapia mas está sem grana no momento.

#3 Essa é uma situação momentânea

Não é porque você está triste ou ansiosa que isso quer dizer que VOCÊ É uma pessoa triste ou ansiosa. Esses são momentos que a gente passa devido aos acontecimentos e a como sentimos o mundo. Mas esses momentos passam, as coisas mudam. E se estamos nos sentindo angustiados agora, pode ser que daqui um ano a gente nem lembre mais direito porque estávamos nos sentindo assim. Tudo são momentos, fases que passamos, que não definem quem nós somos, mas fazem parte da construção da nossa vida.

Se o caso for de desânimo por causa do momento no mundo, dá uma olhadinha de algumas sugestões para se alegrar.

Fique bem e peça ajuda se precisar!

você pode gostar também destes posts

12 comentários

  • responder Cisglene 08/04/2020 às 11:04

    Entendo o que vc tá passando e torço para que todos fiquemos bem, logo.

  • responder Vivian 08/04/2020 às 11:34

    Todos nós vamos sair dessa muito mais fortalecidos ?

  • responder Raquel B. 08/04/2020 às 14:10

    Espero que você fique bem, é muito ruim passar por isso.

    Eu tive minha primeira crise depressiva quando era bem nova e, como passava por um momento bem difícil, não percebi. Achei que era a tristeza normal pelo que estava vivendo. Fui descobrir bem depois que estava deprimida, numa outra crise. Desde então passei por muitos médicos, fiz terapia, abandonei e retomei o tratamento várias vezes. No meu caso sei que terei que fazer tratamento para sempre. Ainda assim pouca gente sabe disso, não costumo contar.

    Infelizmente o momento em que vivemos é terrível para a saúde mental e muita gente vai adoecer.

  • responder Maria 09/04/2020 às 00:51

    Sá, tbm passei por isso ano passado e a melhor coisa que fiz por mim foi procurar uma ajuda médica (ja fazia terapia). Os remédios me ajudaram muito e com o combo terapia + remédios + psiquiatra consegui me reorganizar emocionalmente e hj me sinto bem melhor. A tristeza se tornou momentânea e não mais a minha vida. Desejo que vc fique bem e se organize emocionalmente da melhor forma possível. Um beijo grande e um abraço apertado!

  • responder Juliene 09/04/2020 às 08:57

    Realmente é um momento tenso, e a incerteza quanto ao futuro só piora as coisas, fico preocupada 24h por dia, não tanto comigo, mas com meus pais, fico pedindo a Deus para que isso passe logo, mas é como eu disse para uma amiga, um dia de cada vez, do contrário, a gente enlouquece

  • responder Andreia Venturini 09/04/2020 às 21:20

    APRENDA A SE MAQUIAR DE FORMA FÁCIL E PROFISSIONAL SEM SAIR DE CASA.
    COM CERTIFICADO INCLUSO.
    QUER APRENDER? APERTE ABAIXO.
    bit.ly/3aZZgV6

  • responder Paula Araújo 11/04/2020 às 21:52

    Agora imagine passar por essa pandemia tratando um câncer de mama, fazendo quimio, imunidade baixa e ter ficado careca, a coisa que eu mais temia. O mundo caiu, a depressão veio junto e vamos sobrevivendo

  • responder Patrícia Maia 12/04/2020 às 15:35

    Sabrina, por favor, não se cobre tanto de parecer estar bem neste momento. Depressão é uma doença séria e tenho certeza que todos irão entender se vc se afastar um pouco, apesar da falta que fará. Que seus pais se recuperem logo do susto e tenhamos esperança de que um mundo melhor e mais solidário será o resultado desse período de introspecção que estamos vivendo. Feliz Páscoa para vcs e suas famílias! Bjs

  • responder Akemi 14/04/2020 às 18:55

    É complicado o preconceito. Sofri durante muito tempo por medo de procurar um psiquiatra, achava que fazendo isso iria assumir de vez que era louca. Quando encarei o problema de frente e procurei um psiquiatra vi que foi a melhor coisa que fiz. Mas ainda é difícil falar isso abertamente, ainda existe muito preconceito, no meu caso só a minha família sabe.

  • responder PATRICIA 16/04/2020 às 21:36

    Sá, o relato que você fez mexeu muito comigo. Reconhecer que se está nessa situação e procurar ajuda são demonstrações de força e coragem. Saiba que tenho uma grande admiração pela pessoa que você é. Você é inspiração. Espero de coração que você fique bem…

  • responder Flavia Vieira 18/04/2020 às 18:44

    Sá, super entendo você não gostar de expor a situação, mas também acho muito nobre da sua parte e importante falar sobre isso.
    Como vc mesma disse, muita gente que precisa acha que é vergonha procurar ajuda ou que vai ficar viciadx no medicamento e fica cada vez mais deprimidx.
    Espero que fique bem e que consiga tocar quem está precisando.

  • responder Passei 3 dias longe do celular e isso foi o que aprendi 14/09/2020 às 09:30

    […] Veja também, 3 coisas que aprendi passando por um período de depressão. […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB